A união da teoria e da pratica na sala de aula

Publicado em: 21/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 142 |

Cada vez mais nos colocamos diante desse dilema educacional : O que é de maior valia  ter um amplo conhecimento e abordagem teórica impecável ou apenas estar ligado ao que se refere a pratica e a experiência profissional?

Pois bem é de suma e extrema importância para o profissional estar ligado em seu contexto e relacionar as duas questões pois com o passar dos anos vemos e presenciamos um avanço significativo no meio educacional em relação ao ser pesquisador .

O professor deve ter em seu interior o pleno saber e consciência de que através de sua formação e pesquisa pode somar e diferenciar diante dos seus colaboradores e alunos.

O ser pesquisador e deve estar sempre presente pois ao se dedicar ao seu contexto a somatória vira a todos que estão a sua volta sendo de garantia de todos eo professor assume o papel de mediador ou orientador, de

facilitador da aprendizagem.

 

Entendemos, que a aprendizagem é o resultado do esforço inteligente de

ver e conhecer o mundo, onde, o indivíduo interage com os outros, levantando hipóteses,

reelaborando e construindo seus próprios conceitos, onde o sujeito passa a ser o autor portanto ao professor deve-se o papel de problematizar e orientar os que o cercam,visando um crescimento constante ,verticalizado ,através da união da teoria e da pratica de uma maneira coesa e equilibrada.

 

Querer aprender mais sobre determinado assunto é extremamente importante no sentido de que através do conhecimento aprimorado é possível "abrir" portas e desvendar ou até mesmo levantar novas questões quando nos sentimos estimulados a rever contextos pré- existentes, veremos surgir novas expectativas e perspectivas.

Através do conhecimento aprofundado podemos basear nosso trabalho de forma segura renovando expectativas diante das novas perspectivas que surgirão trazendo assim para a prática a renovação e o aprimoramento.

Podemos perceber que prática e teoria devem sempre caminhar lado a lado se completando de maneira sólida e satisfatória.

Desta forma podemos crer que o conhecimento não se extinge, apenas se aprimora.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-uniao-da-teoria-e-da-pratica-na-sala-de-aula-5145278.html

    Palavras-chave do artigo:

    teoria

    ,

    pratica

    ,

    pesquisa

    Comentar sobre o artigo

    O Curso de Formação de Docentes para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, implícita ou explicitamente, busca propiciar uma relação entre os conhecimentos científicos ofertados em suas disciplinas e a prática. A forma como essa relação se dá no curso pode ser observada na disciplina de prática de formação, como um processo de revisão do fazer pedagógico, um trabalho interdisciplinar de enriquecimento profissional .

    Por: sandra mara dobjenskil Educação> Ensino Superiorl 05/08/2011 lAcessos: 634

    Este artigo é parte de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e objetiva compreender como a experiência do professor pode contribuir para a construção da prática pedagógica e como pode resultar na construção dos saberes do trabalho docente.

    Por: Lourival da Silva Lopesl Educação> Ensino Superiorl 05/06/2011 lAcessos: 1,863

    A finalidade deste artigo é refletir sobre a instituição escolar e como este espaço deve ser usado para a pesquisa, contribuindo para a formação do professor, minimizando as barbáries nas práticas no qual muitas vezes são fragmentadas e vivenciadas de forma pragmática utilizando este espaço como desafios e possibilidades.para analisar estas questões no primeiro momento trarei a tona discussão sobre instituição escolar e posteriormente como o pedagógico pode articular no cotidiano escolar.

    Por: GEISA HUPP FERNANDES LACERDAl Educação> Ciêncial 27/06/2010 lAcessos: 3,217
    Antonio Reinaldo Santos Alves

    Este ensaio discute as relações entre a alfabetização e letramento em visa da aprendizagem de alunos jovens e adultos, tratando deste tema como um dos eixos para a formação de professores alfabetizadores. Queremos, portanto discutir a partir da prática dos professores alfabetizadores as possibilidades de se trabalhar estes conceitos ao mesmo tempo tão distintos, mas que se converge para o bom aproveitamento escolar, e perceber com são efetivadas as práticas e os eventos de letramento em EJA.

    Por: Antonio Reinaldo Santos Alvesl Educação> Ensino Superiorl 05/11/2011 lAcessos: 349
    Juliana Zantut Nutti

    As atuais pesquisas sobre a formação e atuação docente apontam para a necessidade de se colocar os professores no centro dos debates educacionais, dando-lhes voz para expressar as concepções, idéias teorias e crenças que possuem sobre o ensino. A ênfase das atuais pesquisas educacionais na figura docente parte preocupação da sociedade com os precários resultados dos processos de escolarização e da constatação de o professor é o profissional considerado como o responsável pela natureza e qualidad

    Por: Juliana Zantut Nuttil Educação> Educação Infantill 15/10/2011 lAcessos: 179
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014

    Pensar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas num sistema de educação popular e os desdobramentos delas decorrentes para os sujeitos significa pensar sobre as relações que se estabelecem entre educadores, educandos e os saberes emanados das experiências de ambos. Este artigo tem como objetivo conhecer os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática pedagógica de educadoras que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Projeto Monte Pascoal.

    Por: islene dos santos roquel Educaçãol 06/10/2013 lAcessos: 39

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 829

    A presente pesquisa visa apresentar um relato sobre o Estagio Supervisionado I bem como uma reflexão sobre a pesquisa desenvolvida junto ao Projeto de Fibrose Cística, tendo como principal finalidade compreender sua dinâmica e realidade. O levantamento dos dados aconteceu através de questionário não estruturado onde os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de descrever o cotidiano do projeto e suas atividades, assim como as melhorias na qualidade de vida do paciente.

    Por: Agta Amoriml Educação> Ensino Superiorl 06/10/2009 lAcessos: 3,258 lComentário: 1

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014

    Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014 lAcessos: 13

    O objetivo deste estudo foi conhecer como se insere e desenvolve a educação ambiental na educação infantil em escolas públicas de dois municípios no Estado do Espirito Santo, Brasil. Trata de um estudo descritivo quantitativo. O universo da pesquisa foi 58 professores de Educação Infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de autopreenchimento com 13 perguntas objetivas sobre educação ambiental na comunidade escolar. Solicitou-se a assinatura do termo de consentimento livre e

    Por: DANIELE DE ALMEIDA NUNESl Educação> Educação Infantill 28/08/2014

    O que acontece pode ser considerado como bastante simples, sendo que o alfabeto ilustrado acaba por se tratar de um papel ou até mesmo uma fita decorativa que poderá ser utilizada na parede, ou até mesmo em um móvel.

    Por: anamarial Educação> Educação Infantill 27/08/2014
    Ariane David

    Para que o professor possa ser mediador no contato com a leitura, precisa dominar alguns conceitos, saber o que é leitura, como ela acontece e quando, que sensação ela deve acarretar em nós, a abrangência que o ato de ler possui; ler não é decodificar, lemos tudo a nossa volta e com todos os nossos sentidos, na verdade lemos sem saber ler. A criação de um ambiente alfabetizador é um dos caminhos para esse contato com o mundo letrado dentro da sala de aula.

    Por: Ariane Davidl Educação> Educação Infantill 25/08/2014 lAcessos: 13

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 21
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos discentes nos processos de aprendizagem. Uma pessoa que não conseguiu desenvolver todas as habilidades de leitura e noção matemática encontrará muitas dificuldades e desafios para relacionar-se com a sociedade de um modo geral. Quando a Escola não ajuda com um atendimento personalizado e especifico, a criança deixa de vivenciar situações de construção da identidade.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 34

    A grande importãncia do professor dinamizar suas aulas e trazer para a sala de aula momentos prazerosos aos seus educandos.

    Por: Márcia Cristina P. Portol Educaçãol 12/06/2011 lAcessos: 268

    Esse artigo traz em seu contexto uma abordagem clara e objetiva de como o profissional ligado a educação deve ter um olhar diferenciado diante dos seus educandos,libertando-se de conceitos interiorizados de forma errônea e distorcida pela sociedade.

    Por: Márcia Cristina P. Portol Educaçãol 06/06/2011 lAcessos: 1,011
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast