A união da teoria e da pratica na sala de aula

21/08/2011 • Por • 179 Acessos

Cada vez mais nos colocamos diante desse dilema educacional : O que é de maior valia  ter um amplo conhecimento e abordagem teórica impecável ou apenas estar ligado ao que se refere a pratica e a experiência profissional?

Pois bem é de suma e extrema importância para o profissional estar ligado em seu contexto e relacionar as duas questões pois com o passar dos anos vemos e presenciamos um avanço significativo no meio educacional em relação ao ser pesquisador .

O professor deve ter em seu interior o pleno saber e consciência de que através de sua formação e pesquisa pode somar e diferenciar diante dos seus colaboradores e alunos.

O ser pesquisador e deve estar sempre presente pois ao se dedicar ao seu contexto a somatória vira a todos que estão a sua volta sendo de garantia de todos eo professor assume o papel de mediador ou orientador, de

facilitador da aprendizagem.

 

Entendemos, que a aprendizagem é o resultado do esforço inteligente de

ver e conhecer o mundo, onde, o indivíduo interage com os outros, levantando hipóteses,

reelaborando e construindo seus próprios conceitos, onde o sujeito passa a ser o autor portanto ao professor deve-se o papel de problematizar e orientar os que o cercam,visando um crescimento constante ,verticalizado ,através da união da teoria e da pratica de uma maneira coesa e equilibrada.

 

Querer aprender mais sobre determinado assunto é extremamente importante no sentido de que através do conhecimento aprimorado é possível "abrir" portas e desvendar ou até mesmo levantar novas questões quando nos sentimos estimulados a rever contextos pré- existentes, veremos surgir novas expectativas e perspectivas.

Através do conhecimento aprofundado podemos basear nosso trabalho de forma segura renovando expectativas diante das novas perspectivas que surgirão trazendo assim para a prática a renovação e o aprimoramento.

Podemos perceber que prática e teoria devem sempre caminhar lado a lado se completando de maneira sólida e satisfatória.

Desta forma podemos crer que o conhecimento não se extinge, apenas se aprimora.