A união da teoria e da pratica na sala de aula

Publicado em: 21/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 169 |

Cada vez mais nos colocamos diante desse dilema educacional : O que é de maior valia  ter um amplo conhecimento e abordagem teórica impecável ou apenas estar ligado ao que se refere a pratica e a experiência profissional?

Pois bem é de suma e extrema importância para o profissional estar ligado em seu contexto e relacionar as duas questões pois com o passar dos anos vemos e presenciamos um avanço significativo no meio educacional em relação ao ser pesquisador .

O professor deve ter em seu interior o pleno saber e consciência de que através de sua formação e pesquisa pode somar e diferenciar diante dos seus colaboradores e alunos.

O ser pesquisador e deve estar sempre presente pois ao se dedicar ao seu contexto a somatória vira a todos que estão a sua volta sendo de garantia de todos eo professor assume o papel de mediador ou orientador, de

facilitador da aprendizagem.

 

Entendemos, que a aprendizagem é o resultado do esforço inteligente de

ver e conhecer o mundo, onde, o indivíduo interage com os outros, levantando hipóteses,

reelaborando e construindo seus próprios conceitos, onde o sujeito passa a ser o autor portanto ao professor deve-se o papel de problematizar e orientar os que o cercam,visando um crescimento constante ,verticalizado ,através da união da teoria e da pratica de uma maneira coesa e equilibrada.

 

Querer aprender mais sobre determinado assunto é extremamente importante no sentido de que através do conhecimento aprimorado é possível "abrir" portas e desvendar ou até mesmo levantar novas questões quando nos sentimos estimulados a rever contextos pré- existentes, veremos surgir novas expectativas e perspectivas.

Através do conhecimento aprofundado podemos basear nosso trabalho de forma segura renovando expectativas diante das novas perspectivas que surgirão trazendo assim para a prática a renovação e o aprimoramento.

Podemos perceber que prática e teoria devem sempre caminhar lado a lado se completando de maneira sólida e satisfatória.

Desta forma podemos crer que o conhecimento não se extinge, apenas se aprimora.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-uniao-da-teoria-e-da-pratica-na-sala-de-aula-5145278.html

    Palavras-chave do artigo:

    teoria

    ,

    pratica

    ,

    pesquisa

    Comentar sobre o artigo

    O Curso de Formação de Docentes para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, implícita ou explicitamente, busca propiciar uma relação entre os conhecimentos científicos ofertados em suas disciplinas e a prática. A forma como essa relação se dá no curso pode ser observada na disciplina de prática de formação, como um processo de revisão do fazer pedagógico, um trabalho interdisciplinar de enriquecimento profissional .

    Por: sandra mara dobjenskil Educação> Ensino Superiorl 05/08/2011 lAcessos: 719

    Este artigo é parte de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e objetiva compreender como a experiência do professor pode contribuir para a construção da prática pedagógica e como pode resultar na construção dos saberes do trabalho docente.

    Por: Lourival da Silva Lopesl Educação> Ensino Superiorl 05/06/2011 lAcessos: 2,012

    A finalidade deste artigo é refletir sobre a instituição escolar e como este espaço deve ser usado para a pesquisa, contribuindo para a formação do professor, minimizando as barbáries nas práticas no qual muitas vezes são fragmentadas e vivenciadas de forma pragmática utilizando este espaço como desafios e possibilidades.para analisar estas questões no primeiro momento trarei a tona discussão sobre instituição escolar e posteriormente como o pedagógico pode articular no cotidiano escolar.

    Por: GEISA HUPP FERNANDES LACERDAl Educação> Ciêncial 27/06/2010 lAcessos: 3,248
    Antonio Reinaldo Santos Alves

    Este ensaio discute as relações entre a alfabetização e letramento em visa da aprendizagem de alunos jovens e adultos, tratando deste tema como um dos eixos para a formação de professores alfabetizadores. Queremos, portanto discutir a partir da prática dos professores alfabetizadores as possibilidades de se trabalhar estes conceitos ao mesmo tempo tão distintos, mas que se converge para o bom aproveitamento escolar, e perceber com são efetivadas as práticas e os eventos de letramento em EJA.

    Por: Antonio Reinaldo Santos Alvesl Educação> Ensino Superiorl 05/11/2011 lAcessos: 382
    Juliana Zantut Nutti

    As atuais pesquisas sobre a formação e atuação docente apontam para a necessidade de se colocar os professores no centro dos debates educacionais, dando-lhes voz para expressar as concepções, idéias teorias e crenças que possuem sobre o ensino. A ênfase das atuais pesquisas educacionais na figura docente parte preocupação da sociedade com os precários resultados dos processos de escolarização e da constatação de o professor é o profissional considerado como o responsável pela natureza e qualidad

    Por: Juliana Zantut Nuttil Educação> Educação Infantill 15/10/2011 lAcessos: 195

    A presente investigação teve como finalidade, realizar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e sua possível aplicação no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, assim, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental.

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educação> Ciêncial 28/09/2014 lAcessos: 39

    Pensar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas num sistema de educação popular e os desdobramentos delas decorrentes para os sujeitos significa pensar sobre as relações que se estabelecem entre educadores, educandos e os saberes emanados das experiências de ambos. Este artigo tem como objetivo conhecer os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática pedagógica de educadoras que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Projeto Monte Pascoal.

    Por: islene dos santos roquel Educaçãol 06/10/2013 lAcessos: 56

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 904

    A reflexão crítica na formação superior é necessária, porque gerar mudanças significativas, em relação á qualidade. Muitos professores no inicio de sua pratica não possuem preparação suficiente que atendam a tais necessidades. Soma-se a isto o risco dos professores não adotarem uma postura crítica em relação aos pressupostos teóricos. Para isto se deve levar em consideração as diferentes metodologias e teorias de ensino-aprendizagem para que possa iniciar sua prática na sala de aula conscient

    Por: LUCINETE ARAGÃO MASCARENHASl Educação> Ensino Superiorl 11/02/2015 lAcessos: 14

    Este artigo apresenta um breve histórico de como iniciou o atendimento as pessoas com deficiência até aos dias de hoje. Fala da Constituição Federal de 1988 que deu o primeiro passo a implementação da Educação Inclusiva no nosso país.

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 30/03/2015

    Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 25/03/2015

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 17

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 24

    A grande importãncia do professor dinamizar suas aulas e trazer para a sala de aula momentos prazerosos aos seus educandos.

    Por: Márcia Cristina P. Portol Educaçãol 12/06/2011 lAcessos: 282

    Esse artigo traz em seu contexto uma abordagem clara e objetiva de como o profissional ligado a educação deve ter um olhar diferenciado diante dos seus educandos,libertando-se de conceitos interiorizados de forma errônea e distorcida pela sociedade.

    Por: Márcia Cristina P. Portol Educaçãol 06/06/2011 lAcessos: 1,260
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast