As Características Da Educação A Distância

Publicado em: 17/04/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 10,920 |

A educação a distância abre caminhos para uma população que não tem tempo para estudar e que não tem muito dinheiro para investir, pois além de ser mais barato, o aluno não precisa gastar com o deslocamento. A flexibilidade de horários permite que o aluno estude, trabalhe e tenha um bom relacionamento social com a família.

Com os novos cursos que estão surgindo, a tendência é que o ensino a distância se torne ainda mais barato e com isso trará para as faculdades muitos alunos, fazendo assim com que aumente o numero de pessoas qualificadas no mercado de trabalho. No caso da faculdade de pedagogia, além de formar pessoa proporcionando um currículo melhor, ainda formar professores que poderão ensinar outras pessoas e completar esse ciclo de aprendizagem.

Quem opta por uma faculdade a distância tem que se conscientizar que terá que estudar em dobro, para chegar à aula com as duvidas prontas e não perder tempo, porem é mais fácil a adaptação, pois pode se estudar em qualquer lugar, até mesmo no deslocamento diário ao trabalho. As faculdades que trabalham com uma educação que não é presencial, precisa ter muita criatividade e muita tecnologia, para que os alunos se enteressem e aprendam o essencial para poder desenvolver o conhecimento em casa.

  Existem muitas semelhanças entre as faculdades que trabalham com a educação à distância e a presencial, pois em ambas os alunos têm que estudar para conseguir aprender, os conteúdos básicos são os mesmos, apenas com alterações que a faculdade pode optar por fazer, ambas foram criadas para formar bons profissionais e estão dentro da legislação.

A educação a distância pode formar pessoas capacitadas para uma determinada área, como a presencial, porem o aluno não vai precisar ficar em sala de aula para aprender, com isso ele terá um bom desenvolvimento critico, pois terá que avaliar o seu próprio rendimento e medir o quanto deverá estudar. É certo que não existe pressão para que ele estude, mas a vantagem é que se ele não estudar não vai conseguir terminar a faculdade. A educação a distância é a educação do futuro, com ela as pessoas não terão que abandonar o que gostam para estudar.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/as-caracteristicas-da-educacao-a-distancia-870716.html

    Palavras-chave do artigo:

    distancia

    ,

    educacao

    ,

    faculdades

    Comentar sobre o artigo

    Professor Marcos Paulo

    Esta modalidade de ensino não pode ser encarada como uma panacéia para todos os males da educação brasileira. Há um esforço muito grande dos educadores e pesquisadores da educação em mostrar que os problemas da educação brasileira não se concentram somente no interior do sistema educacional, mas, antes de tudo, refletem uma situação de desigualdade e polaridade social, produto de um sistema econômico e político perverso e desequilibrado...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 229
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA - educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação ...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 149

    O presente artigo tem por objetivo abordar algumas questões sobre a EAD, sua criação, autorização, credenciamento e suas contribuições para a formação docente e profissional, através das novas tecnologias de ensino.

    Por: marcelo donizete da silval Educação> Educação Onlinel 14/09/2009 lAcessos: 14,858 lComentário: 4
    Professor Marcos Paulo

    Walter Perry e Greville Rumble (1987, 1­2) afirmam que a característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal, correspondência eletrônica, telefone ou telex, rádio, "modem", vídeo­disco controlado por computador, televisão apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc.

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 156
    Odalberto Domingos Casonatto

    A cidade de Camaquã no Rio Grande do Sul, está aproveitando a oportunidade do ensino a distância (EAD)- UNIASSELVI. Muitos estudantes pelos mais diferentes motivos utilizam este sistema para fazer a Faculdade. Outros já passaram por uma Faculdade, mas querem se especializar em sua área específica. Assim no intuito de aproximar as pessoas e de abrirem-se outras janelas para o conhecimento, a educação está utilizando esta poderosa ferramenta para levar o conhecimento a milhares de alunos.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Educação> Educação Onlinel 18/12/2010 lAcessos: 888

    O presente ensaio fala sobre as dificuldades da Educação a Distancia em se efetivar como modalidade de ensino. Características esta, que tem como o distanciamento entre aluno e professor, o que não significa que a aprendeizagem possa não se efetivar por causa dessa distância.

    Por: Salete Monteirol Educação> Educação Onlinel 28/10/2011 lAcessos: 148
    Professor Marcos Paulo

    O objetivo deste documento é servir de orientação inicial para aqueles que desejam começar a conhecer um pouco da modalidade da educação a distância. Ao mesmo tempo em que trata das características gerais da educação a distância, enunciadas pelos principais estudiosos da matéria, o documento apresenta algumas considerações sobre procedimentos que podem ser adotados principalmente por grupos que estão pensando em começar a produzir materiais e cursos para essa modalidade.

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Ensino Superiorl 15/09/2011 lAcessos: 116

    Motivos para procurar um curso a distância, principalmente supletivos a distância. Sabe-se que muitas pessoas não concluíram sua educação básica pelos mais variados motivos. Mas, com as exigências do mercado de trabalho, estas pessoas acabam ficando em desvantagem. Com um supletivo a distância, a pessoa não precisa frequentar uma escola regular para conseguir seu diploma.

    Por: Ricardo Pereiral Educação> Educação Onlinel 03/08/2012 lAcessos: 67

    Este artigo trata da expansão da modalidade Educação a Distância no ensino superior. Apresenta-se um breve histórico da educação a distância no Brasil, destacando os programas de educação a distância voltadas para o ensino superior, comentando sobre o uso das novas tecnologias na educação, observando os dados estatísticos referentes a instituições de ensino superior.

    Por: marcia pereiral Educaçãol 02/09/2009 lAcessos: 4,268
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24

    Um Projeto Político Pedagógico Escolar é, pois um norte dentro da vida acadêmica, logo a gestão escolar deve saber trabalhar com ele, tirando o Maximo de proveito do mesmo.O artigo tratará desse assunto baseado na gestão que o coordena, verificará também a importância da gestão participativa dentro do ambiente acadêmico.

    Por: Wagner Trindade Oliveiral Educação> Educação Infantill 11/04/2009 lAcessos: 10,536 lComentário: 2

    Comments on this article

    11
    Munaicha 28/03/2011
    Quais Sao as caracteristicasdo Ensino a Distancia importantes para a sua definicao
    5
    fabiana 29/04/2009
    Para ser um iniciante voce está bem atualizado com este meio, adorei o seu comentário;parabems.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast