As Características Da Educação A Distância

Publicado em: 17/04/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 10,951 |

A educação a distância abre caminhos para uma população que não tem tempo para estudar e que não tem muito dinheiro para investir, pois além de ser mais barato, o aluno não precisa gastar com o deslocamento. A flexibilidade de horários permite que o aluno estude, trabalhe e tenha um bom relacionamento social com a família.

Com os novos cursos que estão surgindo, a tendência é que o ensino a distância se torne ainda mais barato e com isso trará para as faculdades muitos alunos, fazendo assim com que aumente o numero de pessoas qualificadas no mercado de trabalho. No caso da faculdade de pedagogia, além de formar pessoa proporcionando um currículo melhor, ainda formar professores que poderão ensinar outras pessoas e completar esse ciclo de aprendizagem.

Quem opta por uma faculdade a distância tem que se conscientizar que terá que estudar em dobro, para chegar à aula com as duvidas prontas e não perder tempo, porem é mais fácil a adaptação, pois pode se estudar em qualquer lugar, até mesmo no deslocamento diário ao trabalho. As faculdades que trabalham com uma educação que não é presencial, precisa ter muita criatividade e muita tecnologia, para que os alunos se enteressem e aprendam o essencial para poder desenvolver o conhecimento em casa.

  Existem muitas semelhanças entre as faculdades que trabalham com a educação à distância e a presencial, pois em ambas os alunos têm que estudar para conseguir aprender, os conteúdos básicos são os mesmos, apenas com alterações que a faculdade pode optar por fazer, ambas foram criadas para formar bons profissionais e estão dentro da legislação.

A educação a distância pode formar pessoas capacitadas para uma determinada área, como a presencial, porem o aluno não vai precisar ficar em sala de aula para aprender, com isso ele terá um bom desenvolvimento critico, pois terá que avaliar o seu próprio rendimento e medir o quanto deverá estudar. É certo que não existe pressão para que ele estude, mas a vantagem é que se ele não estudar não vai conseguir terminar a faculdade. A educação a distância é a educação do futuro, com ela as pessoas não terão que abandonar o que gostam para estudar.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/as-caracteristicas-da-educacao-a-distancia-870716.html

    Palavras-chave do artigo:

    distancia

    ,

    educacao

    ,

    faculdades

    Comentar sobre o artigo

    Professor Marcos Paulo

    Esta modalidade de ensino não pode ser encarada como uma panacéia para todos os males da educação brasileira. Há um esforço muito grande dos educadores e pesquisadores da educação em mostrar que os problemas da educação brasileira não se concentram somente no interior do sistema educacional, mas, antes de tudo, refletem uma situação de desigualdade e polaridade social, produto de um sistema econômico e político perverso e desequilibrado...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 233

    Este trabalho teve como objetivos discorrer sobre processo ensino aprendizagem na Educação a Distância segundo pesquisa bibliográfica e experiência de tutoria presencial. E, também pesquisar sobre características que favorecem do processo ensino aprendizagem na educação à distância. Nos dias atuais a educação a distancia é de suma importância no cotidiano da população.

    Por: Raquel C. werlang GUIMARAESl Educação> Educação Onlinel 26/11/2014

    O presente artigo tem por objetivo abordar algumas questões sobre a EAD, sua criação, autorização, credenciamento e suas contribuições para a formação docente e profissional, através das novas tecnologias de ensino.

    Por: marcelo donizete da silval Educação> Educação Onlinel 14/09/2009 lAcessos: 14,881 lComentário: 4
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA - educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação ...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 154
    Professor Marcos Paulo

    Walter Perry e Greville Rumble (1987, 1­2) afirmam que a característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal, correspondência eletrônica, telefone ou telex, rádio, "modem", vídeo­disco controlado por computador, televisão apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc.

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 158
    Odalberto Domingos Casonatto

    A cidade de Camaquã no Rio Grande do Sul, está aproveitando a oportunidade do ensino a distância (EAD)- UNIASSELVI. Muitos estudantes pelos mais diferentes motivos utilizam este sistema para fazer a Faculdade. Outros já passaram por uma Faculdade, mas querem se especializar em sua área específica. Assim no intuito de aproximar as pessoas e de abrirem-se outras janelas para o conhecimento, a educação está utilizando esta poderosa ferramenta para levar o conhecimento a milhares de alunos.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Educação> Educação Onlinel 18/12/2010 lAcessos: 900

    O presente ensaio fala sobre as dificuldades da Educação a Distancia em se efetivar como modalidade de ensino. Características esta, que tem como o distanciamento entre aluno e professor, o que não significa que a aprendeizagem possa não se efetivar por causa dessa distância.

    Por: Salete Monteirol Educação> Educação Onlinel 28/10/2011 lAcessos: 149
    Professor Marcos Paulo

    O objetivo deste documento é servir de orientação inicial para aqueles que desejam começar a conhecer um pouco da modalidade da educação a distância. Ao mesmo tempo em que trata das características gerais da educação a distância, enunciadas pelos principais estudiosos da matéria, o documento apresenta algumas considerações sobre procedimentos que podem ser adotados principalmente por grupos que estão pensando em começar a produzir materiais e cursos para essa modalidade.

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Ensino Superiorl 15/09/2011 lAcessos: 117

    Motivos para procurar um curso a distância, principalmente supletivos a distância. Sabe-se que muitas pessoas não concluíram sua educação básica pelos mais variados motivos. Mas, com as exigências do mercado de trabalho, estas pessoas acabam ficando em desvantagem. Com um supletivo a distância, a pessoa não precisa frequentar uma escola regular para conseguir seu diploma.

    Por: Ricardo Pereiral Educação> Educação Onlinel 03/08/2012 lAcessos: 69

    Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 12

    Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 24

    A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 13

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 15
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 11
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 13

    A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 19

    Um Projeto Político Pedagógico Escolar é, pois um norte dentro da vida acadêmica, logo a gestão escolar deve saber trabalhar com ele, tirando o Maximo de proveito do mesmo.O artigo tratará desse assunto baseado na gestão que o coordena, verificará também a importância da gestão participativa dentro do ambiente acadêmico.

    Por: Wagner Trindade Oliveiral Educação> Educação Infantill 11/04/2009 lAcessos: 10,545 lComentário: 2

    Comments on this article

    11
    Munaicha 28/03/2011
    Quais Sao as caracteristicasdo Ensino a Distancia importantes para a sua definicao
    5
    fabiana 29/04/2009
    Para ser um iniciante voce está bem atualizado com este meio, adorei o seu comentário;parabems.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast