As Características Da Educação A Distância

17/04/2009 • Por • 11,121 Acessos

A educação a distância abre caminhos para uma população que não tem tempo para estudar e que não tem muito dinheiro para investir, pois além de ser mais barato, o aluno não precisa gastar com o deslocamento. A flexibilidade de horários permite que o aluno estude, trabalhe e tenha um bom relacionamento social com a família.

Com os novos cursos que estão surgindo, a tendência é que o ensino a distância se torne ainda mais barato e com isso trará para as faculdades muitos alunos, fazendo assim com que aumente o numero de pessoas qualificadas no mercado de trabalho. No caso da faculdade de pedagogia, além de formar pessoa proporcionando um currículo melhor, ainda formar professores que poderão ensinar outras pessoas e completar esse ciclo de aprendizagem.

Quem opta por uma faculdade a distância tem que se conscientizar que terá que estudar em dobro, para chegar à aula com as duvidas prontas e não perder tempo, porem é mais fácil a adaptação, pois pode se estudar em qualquer lugar, até mesmo no deslocamento diário ao trabalho. As faculdades que trabalham com uma educação que não é presencial, precisa ter muita criatividade e muita tecnologia, para que os alunos se enteressem e aprendam o essencial para poder desenvolver o conhecimento em casa.

  Existem muitas semelhanças entre as faculdades que trabalham com a educação à distância e a presencial, pois em ambas os alunos têm que estudar para conseguir aprender, os conteúdos básicos são os mesmos, apenas com alterações que a faculdade pode optar por fazer, ambas foram criadas para formar bons profissionais e estão dentro da legislação.

A educação a distância pode formar pessoas capacitadas para uma determinada área, como a presencial, porem o aluno não vai precisar ficar em sala de aula para aprender, com isso ele terá um bom desenvolvimento critico, pois terá que avaliar o seu próprio rendimento e medir o quanto deverá estudar. É certo que não existe pressão para que ele estude, mas a vantagem é que se ele não estudar não vai conseguir terminar a faculdade. A educação a distância é a educação do futuro, com ela as pessoas não terão que abandonar o que gostam para estudar.

 

Perfil do Autor

Wagner Trindade Oliveira

Sou um autor iniciante, que gosta de ser autentico, estou me formando em pedagogia, pela universidade UNIDERP-Anhaguera.