Brinquedoteca e sua importância na escola

12/07/2013 • Por • 147 Acessos

Na maioria das escolas destinadas a receber crianças de 0 a 6 anos, adota modelos escolar, mas porém são poucos os espaços para as brincadeiras livres e tampouco a brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e leitura.

Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para as ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem e sempre as crianças acabam brigando ou se machucando.

 É a brinquedoteca escolar foi criada para ser um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente lúdico, onde tudo leva a criança a explorar, a sentir, a experimentar, com isso ela desenvolve o seu emocional, intelectual e social. Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade agradável e prazerosa, livre de brincar.  A brinquedoteca é o espaço da criança. Onde se reúnem brinquedos, jogos, livros. Mais do que um simples depósito de brinquedo, que muitas escolas fazem isso, este ambiente permite desenvolver a autonomia e a criatividade da criança. Por isso, não só os professores, mas todos da escola devem entender qual a importância de uma brinquedoteca escolar.

O ambiente escolar deve implantar o espaço lúdico oportunizando o direito de brincar e o resgate da ludicidade à criança. É importante saber que os brinquedos precisam motivar despertar e atender as necessidades, criatividade e interesses da criança e, ser compatível a sua faixa etária e estágio de desenvolvimento, ser multifuncional, versátil, com devida atenção à composição, segurança. Se a criança também aprende brincando então é fundamental que todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros. Por isso o lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade da criança e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá seu senso critico, terá atitude de pesquisador sobre os seus alunos.

Quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. A criança se sente mais estimulada, o que melhora a sua auto-estima, pois ao contrário dos adultos, as crianças pequenas ainda estão em processo de construção de caráter e conceitos sociais, ela aceita mais facilmente as mudanças. As crianças têm maior facilidade para conviver com outras crianças e se integrar nas atividades escolares sem preconceito e distinção que crianças maiores e adultos teriam.

A brinquedoteca vem para comprovar essas reflexões, trabalhando junto com o meio educacional com o intuito de valorizar o ato de brincar, com suas distinções e desmistificando preconceitos e tabus. Deixando claro que o brincar é direito da criança e no brincar a criança também está construindo conhecimentos importantes para seu desenvolvimento. Portanto é dever dos pais e profissionais da educação proporcionar espaços e condições para que isso aconteça de forma saudável e consciente.

 Bibliografia

 ALMEIDA, Paulo Numes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos, 11º ed. São Paulo/SP: Editora: Loyola, 2003.

 CUNHA, Nyle Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar, 1º ed. São Paulo/SP: Editora: Vetor, 2001.

 SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Organização).Brinquedoteca: O Lúdico em Diferentes Contextos. 9ª ed. Petrópolis/RJ: Editora: Vozes, 2004.

Perfil do Autor

noeli flor

Acadêmica -  pedagogia - 8º período- Unesc -  Faculdades Integradas de Cacoal -  Rondônia