Gestão, planejamento e organização do trabalho escolar

Publicado em: 03/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 284 |

  GESTÃO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

 A gestão, planejamento do trabalho escolar requer uma postura ética capaz de mudar todo o funcionamento institucional com articulações que promova uma ação coletiva para a promoção de transformação social educativa.

Desse modo apresenta fatores fundamentais que construa uma educação de qualidade estabelecendo regras e normas estabelecidas pela Lei que regem o sistema educacional numa sociedade evolutiva capaz de mudar o pensamento dos educados que buscam conhecimentos necessários visando uma nova educação valorizando o ser humano em todo o seu contexto.

 Toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no Regimento Escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola.

Essa estrutura é comumente representada graficamente num organograma um tipo de gráfico que mostra a inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização ou serviço evidentemente a forma do organograma reflete a concepção de organização e gestão.

A estrutura organizacional de escolas se diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios e, obviamente, conforme as concepções de organização e gestão adotada, mas podemos apresentar a estrutura básica com todas as unidades e funções típicas de uma escola acima citada e vai como formação de saberes no desenvolvimento.

Podemos afirmar que o processo de conquista da democratização da educação brasileira passou por vários estágios. Num primeiro momento a idéia de democratização foi compreendida como direito universal ao acesso e, mais tarde, como direito a um ensino de qualidade e à participação democrática na gestão das unidades escolares e dos sistemas de ensino.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/gestao-planejamento-e-organizacao-do-trabalho-escolar-6027550.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    planejamento

    ,

    democratico

    Comentar sobre o artigo

    Alexandre Penante

    AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARÁ PELA SEDUC

    Por: Alexandre Penantel Educação> Ciêncial 17/01/2011 lAcessos: 1,180 lComentário: 1
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz um histórico do conceito da gestão democrática da educação enfatizanto as exigências legais e dos movimentos sociais. Nesse contexto, direciona o tema para uma análise da atuação e composição dos conselhos estaduais de educação no país e, em especial, no Estado do Espírito Santo.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 29/04/2011 lAcessos: 2,010

    Na busca por melhorias e desejos de fazer funcionar à educação que se descobriu na história, que o planejamento sempre foi o remédio para todos os problemas. Há idéia de planejamento foi se propagando no decorrer do tempo, e passou a ser difundida para os mais variádos seguimentos institucionais de empreendimentos. Tornando-se uma forma aplicável e rentável quanto seus objetivos buscados. Com a finalidade de se planejar tudo, acabou chegando há educação.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educaçãol 25/09/2009 lAcessos: 765
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz trata da legislação e dos documentos dos conselhos de educação que regulamentaram a obrigatoriedade da educação das relações étnicorraciais na educação básica, enfatizando a situação no Estado do Espírito Santo. O texto foi publicado no blog Damarlu Educação ( www.damarlueducar.blogspot) em 11 de maio de 2010.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 13/03/2011 lAcessos: 1,691

    A educação como arte suprema no processo cognitivo consolida a prática da convivência através de metodologias flexíveis e participativas na construção civil, elevando em alto nível as atividades comportamentais entre os funcionários, integrando-os na cultura e filosofia da empresa. Estas organizações empresariais, fruto dos anseios de uma ética profissional de caráter humanístico, facilitam a eficácia dos serviços, mão-de-obra e satisfação pessoal de todos os seus partícipes. Ao privilegiar a ab

    Por: Aparecido Fujimotol Educação> Ensino Superiorl 09/07/2008 lAcessos: 44,731 lComentário: 9
    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 70
    Simoni Caldeira da Fonseca

    O referente trabalho aborda a importância da gestão escolar para a organização pedagógica da Educação Infantil, pois a criança necessita de todo cuidado específico para sua idade e na escola ela deve encontrar este amparo. O gestor escolar tem a função de proporcionar à criança um ambiente todo aconchegante, colorido, organizado, com atividades permanentes, enfim, tudo o que é necessário para que ela tenha um desenvolvimento adequado.

    Por: Simoni Caldeira da Fonsecal Educação> Educação Infantill 11/12/2014 lAcessos: 31

    Os sujeitos que procuram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldade em conciliar o tempo do trabalho com o tempo da escola, pois se tratam de lógicas temporais distintas. A presente pesquisa tem por objetivo mostrar outras formas de organização do tempo escolar para e EJA tomando como referência o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Almira de Amorim e Silva em Cuiabá. A investigação está sendo realizada por meio de observação, aplicação de questionários e estudos.

    Por: KAREN CRISTINA DE ALMEIDAl Educaçãol 05/11/2009 lAcessos: 2,134

    Todo início de ano temos uma visão panorâmica das consequências da falta de planejamento e atitudes de nossos administradores públicos. Junto com as festas e comemorações, somos bombardeados pelas notícias de enchentes, quedas de barreiras, pessoas que perdem suas casas, seus bens e até mesmo suas vidas

    Por: Central Pressl Educação> Educação Infantill 17/02/2014 lAcessos: 40

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 13

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 21

    Criar sempre foi uma característica do ser humano. Com essa capacidade o homem cria mas precisa ser despertado e isso só acontece com sua interação com o mundo. Desde o inicio dos tempos o homem cria e produz novas tecnologias. Sempre movido por suas necessidades e desejos. Assim, através dos objetos inventados modifica o mundo e sua relação com o universo. Desde as mais antigas ferramentas até os mais modernos aparelhos percebe-se que a tecnologia é útil, necessária e fascinante.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14

    Ao longo da institucionalização da Sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que ainda precisamos saber muito sobre essa profissão tão paradoxal: para uns é fundamental em qualquer sociedade que se proponha séria; para outros, uma profissão como outra qualquer, sem nenhuma especificidade e, para completar, em qualquer caso, quase sempre mal remunerada.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    Por muito tempo discutiu-se a Educação no Brasil negligenciando sua relação com a economia. Porém, num certo momento, ficou impossível continuar a tentar analisar e explicar o processo educativo descolado da realidade econômica do país no qual ele se inseria. As implicações do desenvolvimento econômico do país de certa maneira apareceram na Educação, de uma forma ou de outra, particularmente quando se avalia os resultados do processo educativo.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 18
    Irineu Correia

    Este artigo analisa as contribuições de Vygostsky e Piaget para a construção do conhecimento na escola.

    Por: Irineu Correial Educação> Educação Infantill 07/03/2015 lAcessos: 17

    As ações afirmativas e a aplicação da Lei 10.639/03 que determina que seja ensinada nas escolas a história e cultura dos povos africanos ,ainda são pouco difundidas e claras para a maioria dos educadores no Brasil.Assim,esse artigo procura fazer um exame dos motivos para tal paralisia e tenta apontar caminhos para suprir essas lacunas.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/03/2015
    EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINS

    Trabalhar para melhorar a educação infantil é a meta de todo professor e a avaliação é o caminho para essa construção. Sabendo-se que a educação é o meio mais rápido para o cidadão desenvolver rapidamente de modo avaliativo e pedagógico, ao mesmo tempo transformador que garante subsidiar valores éticos na vivência diária social.

    Por: EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINSl Educação> Educação Infantill 05/07/2012 lAcessos: 147
    EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINS

    Euzimar de oliveira Martins [email protected] Professora: das séries iniciais Trabalho: como Técnica pedagógica LEITURA: a viagem ao mundo dos livros. O presente artigo foi elaborado na área da educação, na subárea a pedagogia, enfocando a leitura como uma viagem ao mundo dos livros na formação do leitor, conscientizando de que a leitura é muito importante para o seu desenvolvimento intelectual. Essa pesquisa foi bibliográfica.

    Por: EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINSl Educação> Educação Infantill 28/06/2012 lAcessos: 118
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast