Gestão, planejamento e organização do trabalho escolar

Publicado em: 03/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 253 |

  GESTÃO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

 A gestão, planejamento do trabalho escolar requer uma postura ética capaz de mudar todo o funcionamento institucional com articulações que promova uma ação coletiva para a promoção de transformação social educativa.

Desse modo apresenta fatores fundamentais que construa uma educação de qualidade estabelecendo regras e normas estabelecidas pela Lei que regem o sistema educacional numa sociedade evolutiva capaz de mudar o pensamento dos educados que buscam conhecimentos necessários visando uma nova educação valorizando o ser humano em todo o seu contexto.

 Toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no Regimento Escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola.

Essa estrutura é comumente representada graficamente num organograma um tipo de gráfico que mostra a inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização ou serviço evidentemente a forma do organograma reflete a concepção de organização e gestão.

A estrutura organizacional de escolas se diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios e, obviamente, conforme as concepções de organização e gestão adotada, mas podemos apresentar a estrutura básica com todas as unidades e funções típicas de uma escola acima citada e vai como formação de saberes no desenvolvimento.

Podemos afirmar que o processo de conquista da democratização da educação brasileira passou por vários estágios. Num primeiro momento a idéia de democratização foi compreendida como direito universal ao acesso e, mais tarde, como direito a um ensino de qualidade e à participação democrática na gestão das unidades escolares e dos sistemas de ensino.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/gestao-planejamento-e-organizacao-do-trabalho-escolar-6027550.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    planejamento

    ,

    democratico

    Comentar sobre o artigo

    Alexandre Penante

    AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARÁ PELA SEDUC

    Por: Alexandre Penantel Educação> Ciêncial 17/01/2011 lAcessos: 1,150 lComentário: 1
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz um histórico do conceito da gestão democrática da educação enfatizanto as exigências legais e dos movimentos sociais. Nesse contexto, direciona o tema para uma análise da atuação e composição dos conselhos estaduais de educação no país e, em especial, no Estado do Espírito Santo.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 29/04/2011 lAcessos: 1,966

    Na busca por melhorias e desejos de fazer funcionar à educação que se descobriu na história, que o planejamento sempre foi o remédio para todos os problemas. Há idéia de planejamento foi se propagando no decorrer do tempo, e passou a ser difundida para os mais variádos seguimentos institucionais de empreendimentos. Tornando-se uma forma aplicável e rentável quanto seus objetivos buscados. Com a finalidade de se planejar tudo, acabou chegando há educação.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educaçãol 25/09/2009 lAcessos: 733
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz trata da legislação e dos documentos dos conselhos de educação que regulamentaram a obrigatoriedade da educação das relações étnicorraciais na educação básica, enfatizando a situação no Estado do Espírito Santo. O texto foi publicado no blog Damarlu Educação ( www.damarlueducar.blogspot) em 11 de maio de 2010.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 13/03/2011 lAcessos: 1,670

    A educação como arte suprema no processo cognitivo consolida a prática da convivência através de metodologias flexíveis e participativas na construção civil, elevando em alto nível as atividades comportamentais entre os funcionários, integrando-os na cultura e filosofia da empresa. Estas organizações empresariais, fruto dos anseios de uma ética profissional de caráter humanístico, facilitam a eficácia dos serviços, mão-de-obra e satisfação pessoal de todos os seus partícipes. Ao privilegiar a ab

    Por: Aparecido Fujimotol Educação> Ensino Superiorl 09/07/2008 lAcessos: 44,699 lComentário: 9
    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 14

    Os sujeitos que procuram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldade em conciliar o tempo do trabalho com o tempo da escola, pois se tratam de lógicas temporais distintas. A presente pesquisa tem por objetivo mostrar outras formas de organização do tempo escolar para e EJA tomando como referência o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Almira de Amorim e Silva em Cuiabá. A investigação está sendo realizada por meio de observação, aplicação de questionários e estudos.

    Por: KAREN CRISTINA DE ALMEIDAl Educaçãol 05/11/2009 lAcessos: 2,100

    Todo início de ano temos uma visão panorâmica das consequências da falta de planejamento e atitudes de nossos administradores públicos. Junto com as festas e comemorações, somos bombardeados pelas notícias de enchentes, quedas de barreiras, pessoas que perdem suas casas, seus bens e até mesmo suas vidas

    Por: Central Pressl Educação> Educação Infantill 17/02/2014 lAcessos: 34
    Professor Marcos Paulo

    Esta modalidade de ensino não pode ser encarada como uma panacéia para todos os males da educação brasileira. Há um esforço muito grande dos educadores e pesquisadores da educação em mostrar que os problemas da educação brasileira não se concentram somente no interior do sistema educacional, mas, antes de tudo, refletem uma situação de desigualdade e polaridade social, produto de um sistema econômico e político perverso e desequilibrado...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 229

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 17

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 15

    Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa realizada na instituição Chácara Sorriso, na cidade de Patrocínio Paulista, na Av. Ronan Rocha. Onde destacamos a importância da música na aprendizagem e desenvolvimento sócio cultural da criança e do adolescente. O nosso objetivo foi trabalhar com a música, levando em conta aspectos histórico e sócio cultural, com o intuito de levar às crianças e aos adolescentes da instituição uma reflexão de cada música e do que elas representam em suas vida

    Por: Josianel Educação> Educação Infantill 28/09/2014 lAcessos: 34
    Zilda Ap. S. Guerrero

    A prática pedagógica do ensino de Ciências nas fases iniciais á formação autoral dos alunos como protagonistas de projetos vinculados á harmonia entre o homem e natureza de forma a construir um perfeito equilíbrio entre ambos. Portanto, as aulas de Ciências devem destacar o caráter de empresa vital, humana, fascinante, indagadora, aberta, promoção da argumentação criativa e analítica, a fim de comprovarem a veracidade da atividade científica, ou discordarem, promovendo teses, novos experimentos.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Educação Infantill 28/09/2014
    Fagner Vieira

    Muito se fala sobre elas, sobre vestibulinho, curso técnico, empregabilidade e etc. Mas você sabe quanto ganha um técnico? Sabe como e onde se inscrever numa ETEC? Este artigo reúne em nove tópicos, todas as informações sobre vagas, vestibulinhos e resultados de provas. Aqui você também vai encontrar links, a unidade mais próxima de você e estatísticas.

    Por: Fagner Vieiral Educação> Educação Infantill 27/09/2014 lAcessos: 15

    No presente artigo apontaremos a indisciplina na Educação Infantil pelos docentes como um dos principais obstáculos ao trabalho pedagógico. O objetivo deste trabalho é tentar resgatar alguns aspectos da postura do professor em relação à manipulação e a falta de limites das crianças. Definir limites com os alunos, deixar claro o que é possível ser feito e em que situações eles poderão ser cobrados só auxilia em seu crescimento pessoal e em suas atividades estudantis.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 26/09/2014 lAcessos: 38

    O presente artigo discute a importância da participação da família no processo educacional da criança na Educação Infantil. O artigo desenvolvido tem como objetivo discutir a importância da família na educação da criança, tanto no ambiente social da escola como no ambiente familiar, focalizando assim, o papel da família nesse processo.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 26/09/2014 lAcessos: 39

    A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 26/09/2014 lAcessos: 33
    EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINS

    Trabalhar para melhorar a educação infantil é a meta de todo professor e a avaliação é o caminho para essa construção. Sabendo-se que a educação é o meio mais rápido para o cidadão desenvolver rapidamente de modo avaliativo e pedagógico, ao mesmo tempo transformador que garante subsidiar valores éticos na vivência diária social.

    Por: EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINSl Educação> Educação Infantill 05/07/2012 lAcessos: 137
    EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINS

    Euzimar de oliveira Martins eusimar.oliveira@hotmail.com Professora: das séries iniciais Trabalho: como Técnica pedagógica LEITURA: a viagem ao mundo dos livros. O presente artigo foi elaborado na área da educação, na subárea a pedagogia, enfocando a leitura como uma viagem ao mundo dos livros na formação do leitor, conscientizando de que a leitura é muito importante para o seu desenvolvimento intelectual. Essa pesquisa foi bibliográfica.

    Por: EUZIMAR DE OLIVEIRA MARTINSl Educação> Educação Infantill 28/06/2012 lAcessos: 108
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast