Identificando O Papel Da Gestão Escolar No Ensino E Na Condução De Um Projeto Político Pedagógico

11/04/2009 • Por • 10,593 Acessos

    

Numa Escola é primordial que se tenha qualidade, ensino democrático e um PPP (Projeto Político Pedagógico) bem elaborado, as importâncias dos mesmos estão diretamente ligados a uma boa gestão escolar. Toda escola deveria ter na teoria, e na pratica um PPP, quando falo na teoria, me refiro ao documento propriamente dito, já na pratica são muitos os fatores que impedem o funcionamento, mas não vou entrar na questão. O PPP Define a escola, ou seja, resume suas normas e principalmente traça metas a serem alcançadas por todos os membros escolares. No sentido etimológico, o termo projeto vem do Latim projeto, particípio passado do verbo projicere, que significa "lançar para diante"; plano, inteiro desígnio; empresa, empreendimento. Esse documento é vital para um bom funcionamento da escola, principalmente se a mesma possuir uma gestão democrática, o Projeto Político Pedagógico servirá como exemplo para que a escola alcance um ensino de qualidade e duradouro.

      Os funcionários devem entender bem o que é um PPP, pois entender isso é compreender o trabalho pedagógico na sua total plenitude, devem estar na mesma freqüência, ou seja, deve-se dar direito de opinião para todos, porem sempre respeitando o que é essencial e viável para a escola naquele momento. O Projeto Político Pedagógico enquanto organização do trabalho da escola como um todo, está diretamente ligado a princípios que são: igualdade de condições de trabalho para os professores, para acesso e permanência na escola dos alunos, qualidade de ensino, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério, por isso que é fundamental sua aplicabilidade. Esses pontos ou princípios são fundamentais para a escola e a comunidade, pois é na manutenção dos mesmos que formamos cidadãos, por isso, que a gestão escolar deve sempre olhar nesse sentido, ou seja, o pedagógico e não somente em aspectos cotidianos ou materiais. A gestão de uma escola que quer ter qualidade de ensino, não deve achar uma tarefa fácil, pelo contrário, é uma tarefa árdua que deve sempre estar em reflexão coletiva com os membros da escola e comunidade. Primeiramente os gestores devem ter em mente que dividindo a gestão ou partilhando idéias entre todos, a escola cria sua identidade própria e também resolve os problemas pertinentes daquela comunidade, dando assim, lugar para que gerações futuras também possam desfrutar desse método democrático, por isso que acreditar que todos nós possamos entender esses processos, principalmente vindo de uma gestão escolar é o pontapé inicial para a ação coletiva na escola.

      Minha consideração final fica um pouco obvia, pois para termos um ensino, onde todos os aspectos serão abrangidos e a qualidade seja fator primeiro, temos que ter uma escola unida, ou seja, gestão escolar participativa, onde a comunidade (professores, alunos, pais e direção) tracem metas e objetivos comuns, o famoso PPP, Projeto Político Pedagógico. Muitas escolas o têm porem muito poucas põe em pratica o que está escrito, nem sequer modificam de um ano para o outro. Nessa realidade nua que nos é dada, basta termos consciência do assunto abordado nesse texto, para que possamos modifica - lá, recria - lá, reconstrui-lá, ou seja, sermos gestores de nossos futuros.

    

Perfil do Autor

Wagner Trindade Oliveira