Identificando O Papel Da Gestão Escolar No Ensino E Na Condução De Um Projeto Político Pedagógico

Publicado em: 11/04/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 10,545 |

    

Numa Escola é primordial que se tenha qualidade, ensino democrático e um PPP (Projeto Político Pedagógico) bem elaborado, as importâncias dos mesmos estão diretamente ligados a uma boa gestão escolar. Toda escola deveria ter na teoria, e na pratica um PPP, quando falo na teoria, me refiro ao documento propriamente dito, já na pratica são muitos os fatores que impedem o funcionamento, mas não vou entrar na questão. O PPP Define a escola, ou seja, resume suas normas e principalmente traça metas a serem alcançadas por todos os membros escolares. No sentido etimológico, o termo projeto vem do Latim projeto, particípio passado do verbo projicere, que significa "lançar para diante"; plano, inteiro desígnio; empresa, empreendimento. Esse documento é vital para um bom funcionamento da escola, principalmente se a mesma possuir uma gestão democrática, o Projeto Político Pedagógico servirá como exemplo para que a escola alcance um ensino de qualidade e duradouro.

      Os funcionários devem entender bem o que é um PPP, pois entender isso é compreender o trabalho pedagógico na sua total plenitude, devem estar na mesma freqüência, ou seja, deve-se dar direito de opinião para todos, porem sempre respeitando o que é essencial e viável para a escola naquele momento. O Projeto Político Pedagógico enquanto organização do trabalho da escola como um todo, está diretamente ligado a princípios que são: igualdade de condições de trabalho para os professores, para acesso e permanência na escola dos alunos, qualidade de ensino, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério, por isso que é fundamental sua aplicabilidade. Esses pontos ou princípios são fundamentais para a escola e a comunidade, pois é na manutenção dos mesmos que formamos cidadãos, por isso, que a gestão escolar deve sempre olhar nesse sentido, ou seja, o pedagógico e não somente em aspectos cotidianos ou materiais. A gestão de uma escola que quer ter qualidade de ensino, não deve achar uma tarefa fácil, pelo contrário, é uma tarefa árdua que deve sempre estar em reflexão coletiva com os membros da escola e comunidade. Primeiramente os gestores devem ter em mente que dividindo a gestão ou partilhando idéias entre todos, a escola cria sua identidade própria e também resolve os problemas pertinentes daquela comunidade, dando assim, lugar para que gerações futuras também possam desfrutar desse método democrático, por isso que acreditar que todos nós possamos entender esses processos, principalmente vindo de uma gestão escolar é o pontapé inicial para a ação coletiva na escola.

      Minha consideração final fica um pouco obvia, pois para termos um ensino, onde todos os aspectos serão abrangidos e a qualidade seja fator primeiro, temos que ter uma escola unida, ou seja, gestão escolar participativa, onde a comunidade (professores, alunos, pais e direção) tracem metas e objetivos comuns, o famoso PPP, Projeto Político Pedagógico. Muitas escolas o têm porem muito poucas põe em pratica o que está escrito, nem sequer modificam de um ano para o outro. Nessa realidade nua que nos é dada, basta termos consciência do assunto abordado nesse texto, para que possamos modifica - lá, recria - lá, reconstrui-lá, ou seja, sermos gestores de nossos futuros.

    

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/identificando-o-papel-da-gestao-escolar-no-ensino-e-na-conducao-de-um-projeto-politico-pedagogico-860789.html

    Palavras-chave do artigo:

    projeto

    ,

    participativo

    ,

    escolar

    Comentar sobre o artigo

    Tania Maria da Silva Nogueira

    Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo e visa investigar a motivação dos alunos em uma escola pública do Distrito Federal, Centro de Apoio Integral à Criança Santa Maria - CAIC, quanto as suas produções artísticas, assim como a dinâmica de incentivo oportunizada a estes alunos diante da realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar com a exposição desses trabalhos na comunidade escolar. Para viabilizar esse estudo, utilizou-se a entrevista por meio de roteiro de pesquisa com o

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 44
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    Conhecendo-se as necessidades reais para que ocorra uma educação de qualidade e observando, no decorrer de nossa carreira, como se constrói uma imagem de ineficiência da escola pública, tornando-a figurativa dentro das comunidades mais desprovidas, começamos a questionar quais seriam as reais causas de um comportamento tão passivo diante de uma realidade que está sendo construída.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 28/12/2012 lAcessos: 404

    Sendo o Projeto Pedagógico um documento referencial para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, o estudo aborda a importância da participação do professor na sua elaboração e na sua implementação. A pesquisa se baseia em nossa experiência em educação no Ensino Fundamental e Infantil onde percebemos que não é comum a participação dos docentes nos planos da escola, principalmente, o Projeto "Político" Pedagógico, e que o mesmo quase sempre não está à disposição da comunidade escolar. Assim,

    Por: Neide Pena Cárial Educação> Ensino Superiorl 26/06/2011 lAcessos: 12,692

    Tendo em vista propiciar ensino-aprendizagem com qualidade, capaz de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, fortalecer a integração escola/comunidade e promover maior e melhor participação dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos, executou-se o Projeto Interventivo que teve como ação principal a criação do Colegiado Escolar enquanto instrumento democrático de articulação da educação desenvolvida na escola.

    Por: Maria das Graças S. S. Seibertl Educaçãol 29/07/2012 lAcessos: 1,099
    Gilson da Silva Prestes

    Este artigo é referente ao Conselho Escolar da escola Diogo Penha, situada no município de Balneário Pinhal, irei explicar como funciona o mesmo desde sua criação até os dias de hoje, seus benefícios, importância e ate mesmo as dificuldades que o mesmo passa. O Conselho Escolar é um dos mais importantes órgãos dentro da instituição da escola.

    Por: Gilson da Silva Prestesl Educação> Ensino Superiorl 10/06/2012 lAcessos: 494
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Historicamente a escola é uma instituição com a função precípua de oferecer a educação de cunho formal e tem como norte os preceitos sociais de formação do individuo em determinado contexto histórico, por ser uma instituição social integradora das necessidades de sua sociedade, a escola proporciona a interação de valores, culturas assim como e propulsora da apresentação dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados, a intencionalidade de suas ações a tornam mantenedora do saber sistematiz

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 127

    Este artigo trata das leis que regem o Projeto Político Pedagógico orientado pela LDB 9394/96, após a Constituição de 88 e ainda aborda a formação docente e gestão democrática. A partir da autonomia deixada pela lei para elaboração e construção desse projeto.

    Por: Monique Millet de Limal Educação> Ensino Superiorl 27/03/2011 lAcessos: 9,980 lComentário: 2
    SANDRA VAZ DE LIMA

    O processo de gestão e organização do trabalho escolar constituem uma antecipação da prática, ou seja, planejar é prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora a tomada de decisões. A escola necessita formular objetivos, tendo como referência as suas necessidades em articulação com o projeto político-educacional do sistema de ensino do qual faz parte.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação> Ensino Superiorl 17/08/2008 lAcessos: 118,323 lComentário: 16
    Roseclér Avelino Dos Santos

    RESUMO:O presente estudo objetiva, através da pesquisa bibliográfica, conduzir-nos a uma reflexão a respeito do Projeto Político Pedagógico. Para isso apoiou-se na contribuição do estudo bibliográfico que permitiu-nos observação e análise sobre o tema .Segundo (LAKATOS, 1992), ), o estudo bibliográfico é: "Quando elaborado a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Para que fosse realizado

    Por: Roseclér Avelino Dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 06/12/2011 lAcessos: 188

    Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 12

    Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 21

    A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 15
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 11
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 13

    A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 17

    Artigo que fala sobre as principais características da educação a distância. Suas vantagens no cotidiano atual, seus beneficios em relação aos cursos não a distância.

    Por: Wagner Trindade Oliveiral Educação> Educação Infantill 17/04/2009 lAcessos: 10,949 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    RCM SOLUÇÕES 07/07/2010
    Para tornar sua instituição competitiva, você precisa contar com a melhor solução de gestão escolar.
    Com o portal escolar/web, você vai contemplar os servisos prestados pela sua instituição projetanto uma imagem de profissionalismo aos pais,alunos,professores,funcionários e toda comunidade.
    http://www.rcmsolucoes.com
    0
    vera 03/08/2009
    este jogo é muito divertido.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast