O ensino fundamental e o uso de Dinâmicas de Grupo

Publicado em: 09/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 562 |

Atualmente o uso de dinâmicas de grupo vem crescendo em todos os setores, seja no meio empresarial com o objetivo de integrar colaboradores quanto no meio educacional para promover a interação entre professor e aluno.

Em meu contato com professores e educadores onde ministro cursos e palestras venho observando a tempos a grande carencia de conhecimentos de como aplicar uma dinâmica de grupo no ensino fundamental. A principal dúvida dos professores é em relação ao tipo de atividade que deve ser aplicada bem como o modus operandi.

Essas dúvidas ou receios em aplicar dinâmicas em sala de aula surge por vários motivos, entre eles a má formação dos educadores, entenda com má formação as instituições tanto públicas quanto privadas que não incluem em seu plano de ensino o uso de dinâmicas e também pela falta de apoio que os professores encontram ao apresentar suas idéias ao corpo acadêmico.

Com o objetivo de auxiliar educadores venho desenvolvendo um trabalho de treinamentos em escolas públicas e privadas com o intuito de preparar professores e diretores para aplicar dinâmicas de grupo em todos os níveis de ensino, fundamental, médio e superior.

Acredito que o futuro de nossa nação está nas mãos de professores e educadores que se desde cedo instruirem corretamente seus alunos estarão criando uma nação mais preparada para os desafios da globalização.

Nos treinamentos que promovo em empresas sempre pergunto se eles sabem o que é uma dinâmica de grupo ou se já participaram de uma antes, a grande maioria desconhece esse tipo de atividade e quando são apresentados a ela entendem seus benefícios no aprendizado, integração e interação entre os participantes.

Espero um dia num futuro não muito distante que esse grande número de pessoas que não sabem o que é uma dinâmica de grupo diminua gradativamente com as novas práticas de ensino que vem sendo aplicadas nas escolas.

Com a intenção de auxiliar professores e educadores a colocarem em prática essas atividades mantenho um site onde divulgo dinâmicas de grupo para os mais diversos fins e entre eles dinâmicas para professores e educadores.

Como o tema desse artigo é o uso de Dinâmicas de Grupo para Ensino Fundamental deixo aqui a indicação para aqueles que querem se aprofundar no assunto.

No site dedicado a Dinâmicas de Grupo para Professores vocês encontrarão dinâmicas para apresentação de alunos, integração, dinâmicas divertidas para realizar em sala de aula entre outras.

A você professor dedico meu respeito e admiração pois em suas mãos está o futuro de nossas crianças e consequentemente a esperança de um Brasil preparado para deixar de se emergente e se transformar numa nação reconhecida não somente pelas suas belezas e riquezas naturais mas sim pela formação e disposição de seu povo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-ensino-fundamental-e-o-uso-de-dinamicas-de-grupo-5555040.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino fundamental

    ,

    dinamicas de grupo

    ,

    alunos

    Comentar sobre o artigo

    Simone Lucas

    Resumo O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

    Por: Simone Lucasl Educação> Educação Onlinel 28/06/2012 lAcessos: 8,000
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo destaca a avaliação, tema esse voltado às séries do ensino fundamental. Consiste nas interrogativas sobre o que é avaliação da aprendizagem, avaliação do rendimento e auto-avaliação e sua eficácia. Apresentamos também os critérios para uma avaliação qualitativa, buscando mostrar através das concepções dos autores pesquisados a importância do preparo do educador.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 22/05/2011 lAcessos: 3,472
    WALERIA MARTINS RIBEIRO

    RESUMO O movimento corporal utilizada como estratégia para a passagem da Educação Infantil para 1ª série/2º ano do Ensino Fundamental, possibilita articular a movimentação do corpo na busca do saber, o que fará com que a criança desenvolva a personalidade, a conscientização de suas possibilidades de agir e transformar o mundo a sua volta, incentivando uma relação saudável com o próprio o corpo e o uso dele na aprendizagem. Dessa forma a Psicomotricidade se torna um importante instrumento de apr

    Por: WALERIA MARTINS RIBEIROl Educaçãol 15/07/2009 lAcessos: 1,819
    Escola Kindergarten

    Saiba por que é tão importante a boa qualificação dos professores do ensino fundamental e entenda porque você deve se preocupar com o sistema de educação que a escola dos seus filhos utiliza. Além disso, conheça dicas e aprenda a identificar qual o melhor sistema de ensino para suas crianças!

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 17/01/2013 lAcessos: 54
    Joice Lima Santana

    O presente trabalho discute á avaliação educacional no ensino fundamental. Nos últimos anos, a avaliação vem desempenhando um papel crescente nas diversas áreas da educação. Em todas as atividades humanas, a avaliação está presente, entretanto, na educação a avaliação é essencial, especialmente no âmbito da educação fundamental. Em outros níveis da educação a função da avaliação é seletiva, já no nível da educação fundamental ela exerce a função informativa.

    Por: Joice Lima Santanal Educação> Educação Infantill 20/12/2010 lAcessos: 2,480
    JAQUELINE

    Após estudos realizados em uma escola pública municipal da cidade de Unaí, foram propostas aulas práticas, utilizando do espaço do laboratório, complementando aulas teóricas com o intuito de estimular o aprendizado, onde o educador ajude o aluno a transformar sua curiosidade em esforço e consequentemente em conhecimento concreto. O objetivo principal foi ampliar o espaço educacional para além das salas de aula.

    Por: JAQUELINEl Ciências> Biologial 26/11/2011 lAcessos: 191
    vanessa de fatima silva moura

    Ao se considerar relevante o aprofundamento e o conhecimento em relação à formação docente para o uso de novas tecnologias educacionais. Percebe-se que a formação de professores para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma específica os computadores, que têm contribuído na educação e aprimoramento da pratica educativa, que deve ser pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola.

    Por: vanessa de fatima silva moural Educaçãol 18/07/2011 lAcessos: 1,521

    RESUMO Neste artigo lançou-se um olhar reflexivo sobre O Papel da Avaliação da Aprendizagem Aplicada na Região da CREDE 07, nas escolas que compõem os municípios de Canindé, Caridade, Paramiti, Itatira e Santa Quitéria. A presente pesquisa surgiu da necessidade de refletirmos sobre a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, onde avaliar seja um ato desenvolvido de forma processual, contínuo e diário.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educação> Ensino Superiorl 03/10/2008 lAcessos: 93,395 lComentário: 3
    Jussilene de J. S. de Souza

    Utilizar os gêneros como suporte nas salas de aulas é explorar a diversidade textual e visual, o professor aproxima os alunos das situações originais de produções de textos como: os jornalísticos, os científicos, os literários e entre outros que estão nos grandes textos escolares nos quais os livros didáticos deram espaço para gêneros como as letras de músicas, rótulo de produtos e muitos outros, dando ênfase positiva em nosso dia-a-dia sobre a língua em seus mais diversos usos autêntico.

    Por: Jussilene de J. S. de Souzal Educação> Línguasl 15/06/2010 lAcessos: 2,047 lComentário: 1

    Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 11
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014

    A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 13
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast