O Jogo Xadrez No Programa Mais Educação

Publicado em: 19/03/2010 |Comentário: 5 | Acessos: 1,540 |

O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

William Pereira da Silva

O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares (http://portal.mec.gov.br/) .

Dia oito de outubro estive reunido na Igreja de Mórmons, na cidade de Mossoró, no encontro de diretores, supervisores e monitores no Programa Mais Educação - Educação Integral -. Planejamos sobre as ações que deverão ser iniciadas no dia 19 de outubro com atividades de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães onde estarei sendo o monitor desta modalidade.
As ementas do xadrez Tradicional e xadrez Virtual relatam que o xadrez deverá desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a observação, a reflexão, a analise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar, ainda o gosto dos alunos para atividades de interação com a informática e a inclusão digital por meio do jogo de xadrez virtual.
Este é mais um espaço que irei ocupar no intuito de ampliar e difundir o jogo de xadrez escolar. Aceitei o desafio em saber da falta de pessoas capacitadas para desenvolver a metodologia adequada para estas atividades, o que comprovei no primeiro encontro, no qual relatei algumas das minhas experiências e fiquei de repassar por e-mail conteúdos para os outros monitores interessados. E propus um encontro para tirar dúvidas e  prepara-los com apostilhas.
O Clube de Xadrez Pensart estará presente nas atividades cedendo seu material para os momentos iniciais enquanto chega o material enviado pelo MEC.

Completando trinta anos na rede de ensino de Mossoró o desestimulo bate a nossa porta com freqüência, mas são essas e outras ações do governo que  instiga nosso espírito a experimentar mais uma vez praticas inovadoras no intuito de alimentar nossas esperanças numa educação melhor.

Da para perceber, mesmo antes de começar, as falhas na implantação do programa onde vemos a falta de estruturas físicas, recursos humanos e materiais insuficientes. Alguns monitores despreparados para atuar nas atividades oferecidas, muitos aceitam como uma experiência nova em suas vidas, outros pelo ensejo voluntarioso. Entretanto não devemos desestimular em agir, para mais uma vez tentar mudar algo na educação das crianças e jovens do nosso país dando as mãos e numa ajuda mútua reverter a situação atual do ensino brasileiro.

Os objetivos principais do Programa Mais Educação são louváveis e tem como metas ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer, visando qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental. O programa é composto por sete macrocampos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.

As atividades no jogo de xadrez com certeza trarão inúmeros benefícios àqueles que porventura aceitar participar destas atividades que é cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade. Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento do individuo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-jogo-xadrez-no-programa-mais-educacao-2015849.html

    Palavras-chave do artigo:

    mais educacao

    ,

    xadrez

    Comentar sobre o artigo

    O trabalho tem o objetivo de desenvolver uma melhor qualidade de vida para alunos que jogam xadrez da Escola Municipal Carmem Age, assim serão usados os métodos do Projeto foi realizado no período de um mês na qual foi aplicado um teste de raciocino e hábitos de vida na qual o primeiro foi antes de iniciar o projeto o e segundo foi após o projeto, assim obtendo ótimos resultados, que depois de um mês pode verificar que os através de testes que os alunos melhoram sua forma de vida.

    Por: Moises Ramos Batistal Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 155

    O Trabalho tem o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico através do xadrez, assim usará os métodos desenvolvidos no intuito de desenvolver o raciocínio lógico, assim o teste foi realizado durante um período de um mês na qual foi feito uma prova para avaliar como estava o raciocínio lógico da criança assim logo após no dia seguinte iniciou-se as aulas de xadrez para os alunos na qual durante um período de um mês passaram por pesquisa em sala de aula, assim levando os alunos a pensar.

    Por: Trysha Pallôma Brasil Mendesl Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 864

    A ciência e a arte desse esporte têm ajudado estudantes a desenvolver a memória, a concentração, a criatividade e a habilidade de prever as consequências das próprias ações

    Por: Naldo Pedrosal Esportel 05/06/2010 lAcessos: 593
    SANDRA VAZ DE LIMA

    O artigo busca demonstrar a importância da prática do xadrez no âmbito escolar como suporte pedagógico, utilizado como possibilidade de construção na formação dos alunos

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,982
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    A pesquisa possibilitou-nos demonstrar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, visto que os jogos e brincadeiras são, conforme diversos estudiosos, experiências que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas as crianças em fase escolar, indiferente de idade e série. Ostentada por expressivos referenciais teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas, auxiliarão no desenvolvimento infantil.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 15/05/2014 lAcessos: 138
    ANGELA DA SILVA SOARES

    Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre o brincar, a criança e a aprendizagem. Tendo como pressuposto a teoria sócio-interacionista, desenvolvida por Vigotsky e seus colaboradores Leontiev e Elkonin, esta teoria concebe a construção do conhecimento como um processo histórico-social, viabilizado pelas interações sociais, nas quais as crianças se apropriam da cultura, da forma dos homens de ser e agir no mundo.

    Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educação> Educação Infantill 31/03/2011 lAcessos: 6,270
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Dentre os jogos utilizados na escola, destaca-se no presente artigo “o Xadrez”, sendo um excelente jogo que ensina aspectos fundamentais da solução de problemas, criação de estratégias, utilizando a percepção, a flexibilização e reversibilização do pensamento como forma de ordenar o jogo.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,585
    Diercio Ferreira

    O presente artigo relata as origens do Xadrez e a lenda da origem do Xadrez descrita no livro o homem que calculava de Malba Tahan, mostra que o surgimento e a ocidentalização do Xadrez está contextualizada dentro do ambiente social e cultural da Europa medieval e cujas peças trazem a representação da estrutura de poder e das relações sociais medievais. Através da lenda de Lahur Sessa explica de forma didática o conceito de progressão geométrica em matemática.

    Por: Diercio Ferreiral Arte& Entretenimentol 11/06/2011 lAcessos: 136
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,347
    Zilda Ap. S. Guerrero

    No método de Frotagem o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho, e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Essa técnica foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ele foi um dos fundadores do movimento "Dada" e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Educação Infantill 18/09/2014 lAcessos: 173

    Ênfase no aprender não é de hoje que existe esse modelo de avaliação formativa. A diferença é que ele é visto com o melhor caminho para garantir a evolução de todos os alunos, uma espécie de passo á frente em relação á avaliação conhecida como somativa.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/09/2014

    Atualmente, o tema Educação Física na Educação Infantil vem sendo objeto de estudo de múltiplos pesquisadores. Essa "nova" área de estudo justifica-se pelo fato de que o movimento, a corporeidade e o lúdico são de suma importância para o desenvolvimento da criança.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014

    A verdadeira educação é aquela que instiga o desejo do indivíduo a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar-se. Levando em conta essa perspectiva, a educação precisa organizar seus conhecimentos, partindo dos interesses dos alunos e, desse modo, levá-los a outros patamares de aprendizagem, que são primordiais à formação e ao exercício da cidadania.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014 lAcessos: 11

    O presente artigo objetiva investigar como Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 15/09/2014 lAcessos: 16

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014 lAcessos: 12

    Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014 lAcessos: 14
    William Pereira

    A insatisfação dos professores de Educação física é justificável, em parte. Um dos motivos é justamente as condições desfavoráveis em que foram lançados a assumir uma situação nova sem os recursos didáticos como livros de 6º ao 9º ano do fundamental e Ensino Médio seqüenciados como tem as outras disciplinas, em que os professores recebem livros das editoras com todo conteúdo pronto e vasto material didático, e os de Educação Física vão tirar conteúdos de onde?

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 586
    William Pereira

    Dentro da hierarquia da Secretaria de Educação existem funções para cada setor ou cargo nele exercido, entretanto muitos saem de seus afazeres para entrar em determinada áreas que não lhe compete, querem disciplinar, determinar o funcionamento das escolas de acordo com seu pensar ou como pensa seu chefe político. Caso uma escola tenha um Diretor capaz, íntegro, uma equipe administrava responsável, conselho escolar atuante, grêmio estudantil participativo, associação de pais e mestres inserido n

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 92
    William Pereira

    Fui agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional "Prof. Solon Moura", entregado pelo nobre vereador Genivan Vale e o representante da OAB em Mossoró, na oportunidade o vereador incentivou mais ainda minha luta em defesa da educação e que desenvolvesse mais projetos para oferecer melhorias para as escolas. Recebi os aplausos da platéia e fui cumprimentado pela gerente Executiva da Educação, professora Ieda Maria de Araújo Chaves Freitas.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 05/12/2010 lAcessos: 78
    William Pereira

    Questiono muito com meus alunos sobre o dia, o que fazemos com ele. Nosso corpo ocupa um espaço e um tempo, de que forma utilizamos esse dia para nossa educação, para a manutenção deste corpo de forma saudável e com qualidade de vida, estamos utilizando bem o tempo para nossos afazeres? O Esquema Corporal dentro do estudo da Educação Psicomotora questiona e dá as diretrizes como utilizar nosso corpo em relação a este espaço-tempo.

    Por: William Pereiral Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 11/04/2010 lAcessos: 338
    William Pereira

    Este ano estou inserindo no Clube de Xadrez Pensart atividades de Raciocino Lógico e Fluidez de Pensamentos (RLFP). No primeiro dia do funcionamento em 2010 do Clube oferecemos jogos de sudoko, palavras cruzadas, damas, dominó, jogos de lógicas, banco imobiliário e evidentemente do jogo de xadrez que, por si só, já tem uma gama infindável de benefícios de estímulos cerebrais desde a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória...

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 11/04/2010 lAcessos: 1,676
    William Pereira

    Ainda percebo um acanhamento de muitos educadores em relação à informática, as causas são desconhecidas da minha observação, entretanto, quase em todas as escolas já encontramos computadores com internet e equipamentos como impressoras, scanner, DVDS e tantos outros recursos utilizados na multimídia.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 19/03/2010 lAcessos: 161
    William Pereira

    As contradições das religiões às vezes causam-nos surpresas. Há passagens Bíblicas condenando muitas das ações destas religiões, vejamos alguns trechos e vamos analisá-las:

    Por: William Pereiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/12/2009 lAcessos: 174 lComentário: 1
    William Pereira

    (Mateus 2:18)- Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.

    Por: William Pereiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/12/2009 lAcessos: 142

    Comments on this article

    0
    Hélio Ferreira da Silva 30/03/2011
    Olá, pratico capoeira e tenho uma dúvida sobre o projeto mais educação, sobre o termo de avaliação e seleção dos monitores, pois pelo que eu tenho observado muitos monitores não estão qualificado para exercer a função pois tenho visto pessoa dando aula sendo que nem treinar estas pessoa não treinam, sem falar de todo o processo didático ao qual essas pessoas não foram instruidas pois para ser professor de capoeira não basta saber jogar capoeira, e sim todo um processo que leva a uma graduação dentro de entidades de RESPALDO NASCIONAL, Pratico Capoeira a 8 anos, sou Graduado da Associação Cultural de Capoeira Escravos Brancos, sou Universitário da Universidade Estadual do Maranhão de Bacabal, e mesmo com todo esse curriculo ainda não consegui adentrar no projeto Mais Educação, gostaria de saber como eu posso adentrar no projeto para ser monitor e exercer a função ao qual eu venho me preparando a 8 anos... Fico grato com o auxilio de todos.
    0
    MARIA JOSÉ VIEIRA DE SOUZA 18/02/2011
    Estou eu como coordenadora do Pojeto Mais Educação este ano e, para que eu possa acompanhar melhor gostaria de contar com a colaboração de voces uma vez que o Xadrez é uma das atividades contempladas. Conto com sugestões de atividades e experiências. um abraço.
    0
    Janderson 27/06/2010
    eu so negro e muitos estão fazendo brincadeiras de mal gosto me chamando de macaco ,petroleo e ate os profesores me xingan o que devo fazer ?
    1
    nicelia 26/06/2010
    gostei do seu teste
    0
    Vanda Lucia Oliveira Silva 28/05/2010
    Bom Dia! iWllian
    sou coordenadora do Mais Educação em Bacabal -MA, apenas elaboramos o plano consolidado em que as diretores escolheram as atividades, que pretende desenvolver, mas tenho uma tarefa ardua que iniciar o planejamento das açoes, sei que primeiro temos que estudar muito sobre o que e Educação integral, sei tabem que é uma tarefa muito dificil conscientizar a todos da importancia do programa. vou levar seu como depoismento para o supervisores passarem para os monitores.
    que é uma das tarefas mais complicada do processo.
    Abraços

    e obrigada
    Vanda de Bacabal-MA

    acabei de descobrir seu texto sobre o xadrez,
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast