O papel de motivador do professor

14/07/2011 • Por • 415 Acessos

O aprendizado de qualidade é aquele em que o professor ensina e aprende simultâneamente tornando-se parte singular no processo de crescimento próprio e do aluno.

Esta relação ocorre quando o aluno descobre no professor uma possibilidade de crescimento, se sente especial e entrega-se as tarefas do aprendizado. Quando ele descobre que seu professor se importa, o aluno fixa nele, e procura não passar despercebidos aos olhos do mestre. 

A maneiro do professor conduzir a clase sem dúvida influi sobre a motivação dos alunos, como  quando o aluno menos entusiasmado com seu aprendizado, que participa menos das aulas e acaba recebendo um olhar negativo de seu professor, isso o desanima ainda mais. Ao mesmo tempo ele percebe que seu colega que está com ótimas notas recebe elogios e menções. Esse é um ponto fraco de um educando: focar toda a dedicação aos que já estão motivados e deixar de lado os que mais necessitam de sua presença.

Não podemos negar que o perfil do aluno influência a conduta do educador, uma prova disso é que o professor normalmente da preferência aos alunos que possuem maior interesse, que perguntam mais e que estão sempre atentos. Ao contrário, subentende-se do aluno passivo, àquele que acha o professor incapacitado ou que este não seja de seu agrado, e alguns ainda são os que mais incomodam em sala de aula. 

Professor, se isto ocorre com você não se sinta culpado, procure focar seus sentimentos no crescimento de todos de maneira igual, não demonstre desinteresse com aqueles que não sabem mas precisam muito de você.

Palestrante Professor Daltro

Perfil do Autor

Palestrante Professor Daltro

O Palestrante Professor Daltro realiza palestras de motivação possibilitando a reflexão sobre o assunto e oportunizando "insights" dos...