O papel de motivador do professor

Publicado em: 14/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 386 |

O aprendizado de qualidade é aquele em que o professor ensina e aprende simultâneamente tornando-se parte singular no processo de crescimento próprio e do aluno.

Esta relação ocorre quando o aluno descobre no professor uma possibilidade de crescimento, se sente especial e entrega-se as tarefas do aprendizado. Quando ele descobre que seu professor se importa, o aluno fixa nele, e procura não passar despercebidos aos olhos do mestre. 

A maneiro do professor conduzir a clase sem dúvida influi sobre a motivação dos alunos, como  quando o aluno menos entusiasmado com seu aprendizado, que participa menos das aulas e acaba recebendo um olhar negativo de seu professor, isso o desanima ainda mais. Ao mesmo tempo ele percebe que seu colega que está com ótimas notas recebe elogios e menções. Esse é um ponto fraco de um educando: focar toda a dedicação aos que já estão motivados e deixar de lado os que mais necessitam de sua presença.

Não podemos negar que o perfil do aluno influência a conduta do educador, uma prova disso é que o professor normalmente da preferência aos alunos que possuem maior interesse, que perguntam mais e que estão sempre atentos. Ao contrário, subentende-se do aluno passivo, àquele que acha o professor incapacitado ou que este não seja de seu agrado, e alguns ainda são os que mais incomodam em sala de aula. 

Professor, se isto ocorre com você não se sinta culpado, procure focar seus sentimentos no crescimento de todos de maneira igual, não demonstre desinteresse com aqueles que não sabem mas precisam muito de você.

Palestrante Professor Daltro

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-papel-de-motivador-do-professor-5021538.html

    Palavras-chave do artigo:

    palestrante

    ,

    professor

    ,

    motivacao

    Comentar sobre o artigo

    Acredito que Dom Pedro I, ao abaixar o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, já deslumbrava a importância desses "personagens" no contexto social do nosso pais, dia esse consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, daí o dia do professor.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Ensino Superiorl 18/06/2011 lAcessos: 125
    Wagner Campos

    No trabalho, a falta de motivação afasta os colegas, colabora para a existência de problemas de saúde, aumenta o retrabalho e torna o clima desagradável. Já o contrário, tornará o ambiente mais produtivo, criativo, harmonioso, com menos abstinência e menos retrabalho.

    Por: Wagner Camposl Negóciosl 09/09/2009 lAcessos: 2,189
    Natanael Gomes Filho

    Nesta história real o autor demonstra como treinamento, motivação e perseverança formam a base para um aprendizado sólido.

    Por: Natanael Gomes Filhol Educação> Línguasl 04/06/2010 lAcessos: 308

    No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 59

    SIPAT ou Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho busca através de Palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção contra os acidentes de trabalho.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Negócios> Gestãol 20/12/2011 lAcessos: 122

    Este texto de extrema importância para as empresas que desejam aumentar suas vendas foi escrito por meu amigo Fábio Langer Designer em Caxias do Sul. Palestrante Professor Daltro

    Por: Palestrante Professor Daltrol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 18/07/2011 lAcessos: 106

    Sou Professor, com muita honra, há 24 anos, mas gostaria de um dia ver o Brasil ou a família brasileira torcer e investir na educação como investem na Copa de 2014

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 18/06/2011 lAcessos: 177

    seus gestores. Ao longo de mais de sete anos foram documentados mais de 60.000 vivências de professores em nossa proposta denominado de SPA (Sistema Prático de Auto-Gestão). Tais estudos vivenciais sempre direcionados ao sistema público de vários municípios brasileiros na sua maioria no estado do Rio Grande do Sul, visitando "in loco", em torno de 377 secretarias municipais de educação, agregado e fundamentando a uma farta coletânea de literaturas de trabalhos científicos, identificamos os altos

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 39

    Os educadores não conhecem os problemas do estresse na sala de aula. Não há um investimento para o professor, juntamente com a desvalorização da profissão. Os pais, a sociedade e alguns gestores públicos não desprende atenção suficiente para a importância escola. Com tudo jogando contra o professor, como colocar o estresse ao seu favor?

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 49
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24

    SIPAT ou Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho busca através de Palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção contra os acidentes de trabalho.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Negócios> Gestãol 20/12/2011 lAcessos: 122

    Os educadores não conhecem os problemas do estresse na sala de aula. Não há um investimento para o professor, juntamente com a desvalorização da profissão. Os pais, a sociedade e alguns gestores públicos não desprende atenção suficiente para a importância escola. Com tudo jogando contra o professor, como colocar o estresse ao seu favor?

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 49

    seus gestores. Ao longo de mais de sete anos foram documentados mais de 60.000 vivências de professores em nossa proposta denominado de SPA (Sistema Prático de Auto-Gestão). Tais estudos vivenciais sempre direcionados ao sistema público de vários municípios brasileiros na sua maioria no estado do Rio Grande do Sul, visitando "in loco", em torno de 377 secretarias municipais de educação, agregado e fundamentando a uma farta coletânea de literaturas de trabalhos científicos, identificamos os altos

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 39

    No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 59

    Este texto de extrema importância para as empresas que desejam aumentar suas vendas foi escrito por meu amigo Fábio Langer Designer em Caxias do Sul. Palestrante Professor Daltro

    Por: Palestrante Professor Daltrol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 18/07/2011 lAcessos: 106

    Sou Professor, com muita honra, há 24 anos, mas gostaria de um dia ver o Brasil ou a família brasileira torcer e investir na educação como investem na Copa de 2014

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 18/06/2011 lAcessos: 177

    Acredito que Dom Pedro I, ao abaixar o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, já deslumbrava a importância desses "personagens" no contexto social do nosso pais, dia esse consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, daí o dia do professor.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Ensino Superiorl 18/06/2011 lAcessos: 125
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast