O papel de motivador do professor

Publicado em: 14/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 343 |

O aprendizado de qualidade é aquele em que o professor ensina e aprende simultâneamente tornando-se parte singular no processo de crescimento próprio e do aluno.

Esta relação ocorre quando o aluno descobre no professor uma possibilidade de crescimento, se sente especial e entrega-se as tarefas do aprendizado. Quando ele descobre que seu professor se importa, o aluno fixa nele, e procura não passar despercebidos aos olhos do mestre. 

A maneiro do professor conduzir a clase sem dúvida influi sobre a motivação dos alunos, como  quando o aluno menos entusiasmado com seu aprendizado, que participa menos das aulas e acaba recebendo um olhar negativo de seu professor, isso o desanima ainda mais. Ao mesmo tempo ele percebe que seu colega que está com ótimas notas recebe elogios e menções. Esse é um ponto fraco de um educando: focar toda a dedicação aos que já estão motivados e deixar de lado os que mais necessitam de sua presença.

Não podemos negar que o perfil do aluno influência a conduta do educador, uma prova disso é que o professor normalmente da preferência aos alunos que possuem maior interesse, que perguntam mais e que estão sempre atentos. Ao contrário, subentende-se do aluno passivo, àquele que acha o professor incapacitado ou que este não seja de seu agrado, e alguns ainda são os que mais incomodam em sala de aula. 

Professor, se isto ocorre com você não se sinta culpado, procure focar seus sentimentos no crescimento de todos de maneira igual, não demonstre desinteresse com aqueles que não sabem mas precisam muito de você.

Palestrante Professor Daltro

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-papel-de-motivador-do-professor-5021538.html

    Palavras-chave do artigo:

    palestrante

    ,

    professor

    ,

    motivacao

    Comentar sobre o artigo

    Acredito que Dom Pedro I, ao abaixar o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, já deslumbrava a importância desses "personagens" no contexto social do nosso pais, dia esse consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, daí o dia do professor.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Ensino Superiorl 18/06/2011 lAcessos: 108
    Wagner Campos

    No trabalho, a falta de motivação afasta os colegas, colabora para a existência de problemas de saúde, aumenta o retrabalho e torna o clima desagradável. Já o contrário, tornará o ambiente mais produtivo, criativo, harmonioso, com menos abstinência e menos retrabalho.

    Por: Wagner Camposl Negóciosl 09/09/2009 lAcessos: 2,170
    Natanael Gomes Filho

    Nesta história real o autor demonstra como treinamento, motivação e perseverança formam a base para um aprendizado sólido.

    Por: Natanael Gomes Filhol Educação> Línguasl 04/06/2010 lAcessos: 301

    No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 46

    SIPAT ou Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho busca através de Palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção contra os acidentes de trabalho.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Negócios> Gestãol 20/12/2011 lAcessos: 101

    Este texto de extrema importância para as empresas que desejam aumentar suas vendas foi escrito por meu amigo Fábio Langer Designer em Caxias do Sul. Palestrante Professor Daltro

    Por: Palestrante Professor Daltrol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 18/07/2011 lAcessos: 97

    Sou Professor, com muita honra, há 24 anos, mas gostaria de um dia ver o Brasil ou a família brasileira torcer e investir na educação como investem na Copa de 2014

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 18/06/2011 lAcessos: 147

    seus gestores. Ao longo de mais de sete anos foram documentados mais de 60.000 vivências de professores em nossa proposta denominado de SPA (Sistema Prático de Auto-Gestão). Tais estudos vivenciais sempre direcionados ao sistema público de vários municípios brasileiros na sua maioria no estado do Rio Grande do Sul, visitando "in loco", em torno de 377 secretarias municipais de educação, agregado e fundamentando a uma farta coletânea de literaturas de trabalhos científicos, identificamos os altos

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 27

    Os educadores não conhecem os problemas do estresse na sala de aula. Não há um investimento para o professor, juntamente com a desvalorização da profissão. Os pais, a sociedade e alguns gestores públicos não desprende atenção suficiente para a importância escola. Com tudo jogando contra o professor, como colocar o estresse ao seu favor?

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 46

    Este artigo pretende discutir a formação de leitores no ensino fundamental sob o ponto de vista dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa(PCNs) recomendado para a formação de leitores na escola. Apontando para a necessidade de a escola reconhecer essa ação e sua importância no desenvolvimento humano, e que por meio dela, o aluno é capaz de transpor conflitos, descobrir uma infinidade de informações e transformá-las em conhecimentos funcionais para sua vida.

    Por: Doralice da Silva Marianol Educação> Educação Infantill 19/03/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Explicação do Livro de Foucault: Vigiar e Punir e sua ação pedagógica discriminatória. Para Foucault como para diversos outros epistemólogos, o ser humano não nasce pronto, não tem essência Locke, muito menos uma natureza a qual é atribuído a ela um determinado fundamento, são tábuas rasas, os homens são desenvolvidos pelas suas próprias atividades, que estão relacionadas com o corpo humano, na função do vigiar e punir.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Infantill 15/03/2014 lAcessos: 12
    Romilda Aparecida Lima

    Este artigo tem por objetivo refletir sobre as concepções de superioridade das elites sobre as percepções de infância e adolescência dos séculos XVI a XXI. Essas concepções apontam transformações socioeconômicas no Brasil, que pode nos assinalar a posição que encaixa os adolescentes enquanto seres. Nesta análise, percebe-se que de uma forma, ou de outra, continuam sendo válidas na atualidade, situações que não são novas, mas que se repetem séculos após séculos.

    Por: Romilda Aparecida Limal Educação> Educação Infantill 11/03/2014 lAcessos: 11

    Esse estudo objetivou-se fazer uma revisão bibliográfica sobre transtorno de déficit de atenção/hiperatividade focando na sua etiologia, diagnóstico e tratamento, além da prevalência. Essa pesquisa trouxe importantes contribuições para um melhor entendimento sobre o que seja o TDAH e suas causas.

    Por: Ana Cecília Melo de Mirandal Educação> Educação Infantill 05/03/2014 lAcessos: 12

    Este artigo tem como tema "A importância dos contos para a formação de valores e o desenvolvimento psíquico Infantil", abordando, a relevância que a contação de história demonstra na dimensão lúdica nos aspectos que favorecem o desenvolvimento infantil. Apresenta uma abordagem teórica, que favorece a reflexão e análise do tema. O questionamento que motivou a escolha dessa temática foi: qual é a importância da fantasia no desenvolvimento infantil? A pesquisa bibliográfica fundamentou a elaboração

    Por: Vilma vianal Educação> Educação Infantill 27/02/2014 lAcessos: 26
    Ademilson Rosa

    Quando falamos em educação, o Brasil ocupa sempre as últimas colocações. Todos querem saber de quem é a culpa, mas nem todos querem fazer a sua parte. Se existe alguém que é inocente nessa história, é o professor, pois ele vai para sala de aula transmitir seus conhecimentos, ao invés de ser bem recebido, ele é hostilizado por alunos sem educação.

    Por: Ademilson Rosal Educação> Educação Infantill 26/02/2014

    Todo início de ano temos uma visão panorâmica das consequências da falta de planejamento e atitudes de nossos administradores públicos. Junto com as festas e comemorações, somos bombardeados pelas notícias de enchentes, quedas de barreiras, pessoas que perdem suas casas, seus bens e até mesmo suas vidas

    Por: Central Pressl Educação> Educação Infantill 17/02/2014 lAcessos: 19
    FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA

    Alfabetização leitura do mundo, leitura da palavra é um livro de Paulo Freire com colaboração de Donaldo Macedo, publicado nos Estados Unidos e traduzido aqui no Brasil por Lólio Lourenço. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social é um livro da dra em Linguística Roxane Rojo. Tento aqui estabelecer uma relação analítica entre esses dois livros e aproximá-los no que se refere aos conceitos de alfabetização. O gênero do texto está muito mais para uma resenha do que propriamente um artigo.

    Por: FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTAl Educação> Educação Infantill 15/02/2014 lAcessos: 32

    SIPAT ou Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho busca através de Palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção contra os acidentes de trabalho.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Negócios> Gestãol 20/12/2011 lAcessos: 101

    Os educadores não conhecem os problemas do estresse na sala de aula. Não há um investimento para o professor, juntamente com a desvalorização da profissão. Os pais, a sociedade e alguns gestores públicos não desprende atenção suficiente para a importância escola. Com tudo jogando contra o professor, como colocar o estresse ao seu favor?

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 46

    seus gestores. Ao longo de mais de sete anos foram documentados mais de 60.000 vivências de professores em nossa proposta denominado de SPA (Sistema Prático de Auto-Gestão). Tais estudos vivenciais sempre direcionados ao sistema público de vários municípios brasileiros na sua maioria no estado do Rio Grande do Sul, visitando "in loco", em torno de 377 secretarias municipais de educação, agregado e fundamentando a uma farta coletânea de literaturas de trabalhos científicos, identificamos os altos

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 27

    No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 13/12/2011 lAcessos: 46

    Este texto de extrema importância para as empresas que desejam aumentar suas vendas foi escrito por meu amigo Fábio Langer Designer em Caxias do Sul. Palestrante Professor Daltro

    Por: Palestrante Professor Daltrol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 18/07/2011 lAcessos: 97

    Sou Professor, com muita honra, há 24 anos, mas gostaria de um dia ver o Brasil ou a família brasileira torcer e investir na educação como investem na Copa de 2014

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Educação Onlinel 18/06/2011 lAcessos: 147

    Acredito que Dom Pedro I, ao abaixar o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, já deslumbrava a importância desses "personagens" no contexto social do nosso pais, dia esse consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, daí o dia do professor.

    Por: Palestrante Professor Daltrol Educação> Ensino Superiorl 18/06/2011 lAcessos: 108
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast