O processo de intervenção psicopedagógica

05/09/2012 • Por • 188 Acessos

                              O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

        O processo de intervenção psicopedagógico tem em muito enfatizado as mudanças ocorridas na sociedade no decorrer do tempo, a imposição dos educadores e da família para uma rápida absorção dos conteúdos, que são trabalhados de forma complicada e extremamente cansativa na vida do aluno, faz levar as diversas considerações quais as hipóteses devem ser trabalhadas para tratar terapeuticamente o problema de aprendizagem do aluno.

        A psicopedagogia leva em consideração os estudos relacionados de ordem familiar e afetiva, que vai determinar as mudanças ocorridas nas questões emocionais do aluno e suas alterações comportamentais junto as atividades escolares que são impostas pelo o educador no decorrer das fases que irão ser trabalhadas para uma breve formalização do processo de ensino-aprendizagem da criança.

         Segundo Bossa ( 1994) é dever do psicopedagogo  analisar e captar sempre as perturbações referente ao processo de aprendizagem , havendo possibilidades de um acompanhamento participativo  da esfera educativa  , ajudando na interação  , onde deve haver a promoção de ações metodológicas, sendo essas ações adaptadas conforme a realidade  de cada indivíduo da esfera social , do qual  acontece os processos de orientação. O psicopedagogo transcorre em sua participação, através da equipe e possíveis projetos  tanto teóricos quanto na prática  de  planejamentos políticos educacionais , fazendo com que toda a comunidade escolar possa repensar nas atitudes docentes  e suas necessidades particulares no processo de ensino-aprendizagem.

          Portanto, é possível analisar que as atitudes tomadas pela comunidade escolar devem ser de toda a forma contemplada pela família da criança e suas interações quanto a autonomia da criança em aprender, e através desse processo único do desenvolvimento cognitivo do aluno será analisado durante o processo  de intervenção psicopedagógico.

        O sistema emblemático das relações familiares tem sido analisado através de sua importância no convívio da vida escolar do aluno e suas alterações comportamentais que irá de certa forma influenciar durante o processo terapêutico e análise do problema de aprendizagem apresentado pela criança, sendo comparado ao processo único de análise das hipóteses do que está ocasionando a problemática no processo de aprendizagem.

         De acordo com Souza (1995, p.58) os problemas psíquicos que se encontram na criança, podem servir de obstáculos no seu desenvolvimento cognitivo, e também em suas interações familiares  de maneira que as relações da criança com a família é  de grande influencia no processo de aquisição de seu conhecimento.

        Portanto é necessário que a família tenha uma atitude em saber interagir com a criança na medida em que o processo de aprendizagem vá ocorrendo naturalmente, e sua capacidade cognitiva vá absorvendo toda a contemplação de uma aquisição de conhecimento único que é trabalhado dentro de sala de aula, e que se for apresentado algum problema neste processo de interação, é necessário a intervenção terapêutica do psicopedagogo.

        Segundo Fernandez (1990, p.57) o processo de aprendizagem está dividido entre organismo, corpo, inteligência e desejo) e que estes quatro níveis estão ligados quando for constatado os problemas de aprendizagem apresentado pelo o aluno.

       A intervenção terapêutica deve trabalhar junto as ações conjuntas do desenvolvimento dos fatores que irão contribuir para o surgimento das dificuldades de aprendizagem apresentada pela criança, e também for analisar a participação da família e sua interação junto ao convívio da criança com os pais e a  escola.

Referência bibliográfica:

 BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto

Alegre, Artes Médicas, 2000.

FERNÁNDEZ, Alícia.  A inteligência aprisionada.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.       

http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=211

Perfil do Autor

Rogério Dantas de Souza

Garduação: Licenciatura Plena em História/ Instituição: Faculdades Integradas Simonsen /Pós graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional/ fala francês e espanhol/ trabalha em consultoria de monografia,TCC e trabalhos acadêmicos / email: rogeriodeantas@yahoo.com.br