O processo de intervenção psicopedagógica

Publicado em: 05/09/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 156 |

                              O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

        O processo de intervenção psicopedagógico tem em muito enfatizado as mudanças ocorridas na sociedade no decorrer do tempo, a imposição dos educadores e da família para uma rápida absorção dos conteúdos, que são trabalhados de forma complicada e extremamente cansativa na vida do aluno, faz levar as diversas considerações quais as hipóteses devem ser trabalhadas para tratar terapeuticamente o problema de aprendizagem do aluno.

        A psicopedagogia leva em consideração os estudos relacionados de ordem familiar e afetiva, que vai determinar as mudanças ocorridas nas questões emocionais do aluno e suas alterações comportamentais junto as atividades escolares que são impostas pelo o educador no decorrer das fases que irão ser trabalhadas para uma breve formalização do processo de ensino-aprendizagem da criança.

         Segundo Bossa ( 1994) é dever do psicopedagogo  analisar e captar sempre as perturbações referente ao processo de aprendizagem , havendo possibilidades de um acompanhamento participativo  da esfera educativa  , ajudando na interação  , onde deve haver a promoção de ações metodológicas, sendo essas ações adaptadas conforme a realidade  de cada indivíduo da esfera social , do qual  acontece os processos de orientação. O psicopedagogo transcorre em sua participação, através da equipe e possíveis projetos  tanto teóricos quanto na prática  de  planejamentos políticos educacionais , fazendo com que toda a comunidade escolar possa repensar nas atitudes docentes  e suas necessidades particulares no processo de ensino-aprendizagem.

          Portanto, é possível analisar que as atitudes tomadas pela comunidade escolar devem ser de toda a forma contemplada pela família da criança e suas interações quanto a autonomia da criança em aprender, e através desse processo único do desenvolvimento cognitivo do aluno será analisado durante o processo  de intervenção psicopedagógico.

        O sistema emblemático das relações familiares tem sido analisado através de sua importância no convívio da vida escolar do aluno e suas alterações comportamentais que irá de certa forma influenciar durante o processo terapêutico e análise do problema de aprendizagem apresentado pela criança, sendo comparado ao processo único de análise das hipóteses do que está ocasionando a problemática no processo de aprendizagem.

         De acordo com Souza (1995, p.58) os problemas psíquicos que se encontram na criança, podem servir de obstáculos no seu desenvolvimento cognitivo, e também em suas interações familiares  de maneira que as relações da criança com a família é  de grande influencia no processo de aquisição de seu conhecimento.

        Portanto é necessário que a família tenha uma atitude em saber interagir com a criança na medida em que o processo de aprendizagem vá ocorrendo naturalmente, e sua capacidade cognitiva vá absorvendo toda a contemplação de uma aquisição de conhecimento único que é trabalhado dentro de sala de aula, e que se for apresentado algum problema neste processo de interação, é necessário a intervenção terapêutica do psicopedagogo.

        Segundo Fernandez (1990, p.57) o processo de aprendizagem está dividido entre organismo, corpo, inteligência e desejo) e que estes quatro níveis estão ligados quando for constatado os problemas de aprendizagem apresentado pelo o aluno.

       A intervenção terapêutica deve trabalhar junto as ações conjuntas do desenvolvimento dos fatores que irão contribuir para o surgimento das dificuldades de aprendizagem apresentada pela criança, e também for analisar a participação da família e sua interação junto ao convívio da criança com os pais e a  escola.

Referência bibliográfica:

 BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto

Alegre, Artes Médicas, 2000.

FERNÁNDEZ, Alícia.  A inteligência aprisionada.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.       

http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=211

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-processo-de-intervencao-psicopedagogica-6169165.html

    Palavras-chave do artigo:

    psicopedagogia

    ,

    educacao

    ,

    alicia fernandez

    Comentar sobre o artigo

    João Beauclair

    Este artigo pretende abordar algumas questões essenciais no que concerne à formação pessoal em Psicopedagogia no nosso tempo presente. Compreende ser necessário ter coragem para re-significar os caminhos da Educação contemporânea e procura traçar os principais dilemas, desafios e tensões presentes na formação pessoal do/a psicopedagogo/a. A partir de uma sucinta discussão sobre os processos de autoria de pensamento como alternativa a tal questão, reforça que a pesquisa e práxis permanente, no agir e no pensar cotidiano, podem colaborar para que novas e significativas aprendências e ensinagens surjam no cenário da formação em Psicopedagogia no Brasil.

    Por: João Beauclairl Educaçãol 16/03/2009 lAcessos: 1,515
    Daniel Caraúna da Motta

    O que é psicopedagogia? Como e onde surgiu? Surgimento do termo "psicopedagogia" Objetivos e fundamentos primários... etc.

    Por: Daniel Caraúna da Mottal Educação> Ciêncial 10/06/2011 lAcessos: 7,659

    Atrelada aos vários campos científicos, a psicopedagogia emerge da necessidade de buscar soluções para os problemas de aprendizagem. Este artigo apresenta uma discussão sobre o campo de atuação e a importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Através de um estudo bibliográfico selecionou-se os pontos relevantes para esta discussão. O psicopedagogo precisa incidir suas atenções na dificuldade de aprendizagem, prevenindo-a e/ou resolvendo-a.

    Por: Maria Luiza Ferreira Duquesl Educação> Ciêncial 27/06/2011 lAcessos: 7,284

    Palavras-chaves: Teoria, Intervenção, Aprender, Diagnóstico, Tratamento, Atuação do Psicopedagogo, Computador.

    Por: Rosania Richa Virginio de Barrosl Educaçãol 13/10/2009 lAcessos: 7,919
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagogico ganha atualmente espaço nas instituições de ensino e empresariais.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/02/2012 lAcessos: 2,990
    João Beauclair

    Escrever este artigo, "para chegar aos olhos, ouvidos e coração dos professores, educadores, psicopedagogos," enfim, sujeitos em interação com a aprendizagem humana foi um desafio aceito por ser esta uma das missões que buscamos realizar. Cabe-nos, à medida que nos posicionamos no ato de caminhar, e seguir caminhando depois de já ter percorridos alguns percursos, autorizarmo-nos ao sentipensar probabilidades e (im)possibilidades de sistematização de uma Didática do Assombro.

    Por: João Beauclairl Educação> Ensino Superiorl 25/07/2012 lAcessos: 154
    João Beauclair

    Com o campo de movimentações que se abre a cada um de nós ao estudar e aprender sobre Psicopedagogia, uma questão logo nos é posta: como sair do lugar de alunos, onde sempre estivemos ao longo de nossas formações? Lugar este onde, mesmo com todas as boas vontades de plantão, fomos e ainda somos, sujeitos passivos, nem sempre ouvintes atentos, por tantas vezes distraídos com outros temas, coisas outras, latentes em nosso viver.

    Por: João Beauclairl Educaçãol 23/08/2010 lAcessos: 244

    O presente trabalho especifica que através dos jogos e brincadeiras a criança adquire aprendizagem significativa, pois o ato de brincar proporciona para a ela uma relação entre as coisas e pessoas e ao compará-las constrói o seu conhecimento, a sua percepção de mundo e a estruturação de seus aspectos sociais, culturais e familiares, retratando seu contexto e percebendo seus futuros papéis, favorecendo assim seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

    Por: Flávia Regina Araujol Educação> Educação Infantill 25/11/2011 lAcessos: 1,258
    Hilton Andrade dos Santos

    Muitos problemas de aprendizagem tem causas neurológicas que precisam ser analisadas sob o ponto de vista técnico, para que não sejam feitas pseudos deduções psicopedagógicas relativo a essas causas

    Por: Hilton Andrade dos Santosl Educação> Educação Onlinel 22/06/2011 lAcessos: 2,230
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24

    este artigo tem como objetivo ao estudo da psicomotricidade e sua contribuição em seu processo de ensino-aprendizagem da criança e suas ações que possibilitam o trabalho do professor frente ao aluno que apresentam dificuldades em seu comportamento psicomotor e como os profissionais de educação poderá trabalhar através de atividades e observação comportamental do aluno , as emanações que o corpo deste mesmo aluno , muitas d vezes é um caminho a ser percorrido para um aprimoramento metodológico.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educação> Educação Infantill 23/02/2011 lAcessos: 781

    Este texto trata de estudos e pesquisas relacionados a problemática da qualidade de ensino , a diminuição da evasão escolar e o aumento de concluintes do ensino fundamental relacionando a metodologia de Paulo Freire em que o processo de ensino-aprendizagem ocorrem naturalmente.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educaçãol 25/06/2009 lAcessos: 968

    este texto vem apresentar um estudo relacionado forma de socialização do indivíduo perante a educação e as formas metodológicas como são passados os conteúdos nas escolas e como a educação é um processo de libertação do indivíduo na sociedade.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educaçãol 12/06/2009 lAcessos: 1,286

    Este artigo tem como finalidade apresentar as formas de comunicação e linguagem da elite e da classe trabalhadora tal como elas atuam na sociedade e sua influência na educação.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educaçãol 07/05/2009 lAcessos: 6,771
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast