O trabalho em grupo através de dinâmicas e suas expectativas

Publicado em: 26/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,688 |

Método de trabalho em grupo

Segundo Libâneo (1994), o método de trabalho em grupos ou aprendizagem em grupo consiste basicamente em distribuir temas de estudos iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis, compostos de 3 a 5 alunos.O trabalho em grupo tem sempre um caráter transitório, ou seja, deve ser empregado eventualmente, conjugado com outros métodos de exposição e de trabalho independente.

Dificilmente será bem- sucedido se não tiver uma ligação orgânica entre a fase de preparação e organização dos conteúdos e a comunicação dos seus resultados para a classe toda.

A finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa. Para que cada membro do grupo possa contribuir na aprendizagem comum, é necessário que todos estejam com o tema em estudo. Por essa razão, exige-se que a atividade grupal seja precedida de uma exposição, conversação introdutória ou trabalho individual.

O trabalho em grupo é um momento de troca,  uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber.

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Para que servem:

- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.

Objetivo 

  • Orientar os alunos para participarem de dinâmicas de grupo
  • Expectativas para o futuro
  • Características  e sentimentos do trabalho em grupo

 DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO

Cada aluno receberá uma folha e vai responder o que sentiu participando de uma dinâmica de grupo. Devem-se estimular os alunos para que todos participem da atividade.

A intenção é que após a aula os alunos consigam ter uma visão sobre  como é participar de uma dinâmica de grupo e qual é o sentimento que obtiveram.

Depoimentos dos alunos, sobre o que sentiram após participarem de uma dinâmica de grupo. 

1-    Interessado por estar fazendo algo diferente. 

2-    Eu senti a capacidade de sonhar e da esperança, mas para todas as coisas é preciso agir.

3-    Senti-me com liberdade de expressar o que penso em um desenho.

4-    Fiquei com uma sensação boa, porque está arvore poderá o começo de uma vida melhor, com oportunidade de criar um mundo novo. 

5-    Não foi muito difícil realizar essa dinâmica, pois tudo que escrevi é o que faz parte da minha vida, ou seja, meus objetivos, sonhos que eu quero realizar.

 6-    Eu senti que nossas forças estão nas raízes, a base para viver está no tronco e o futuro esta nos frutos.Gostei muito de fazer a dinâmica foi uma ótima experiência.

7-    Senti que existem sonhos a se realizar mais que sem alguns esforços eles não vão realizar.

8-    Eu senti felicidade em fazer algo diferente e pensar em meus sonhos mais para frente. 

9-    Que a partir das raízes começou a vida e assim fui escolhendo o que queria, as escolhas da minha vida e o que quero. 

10- Senti algo diferente porque é estranho falar da sua vida o que você quer, quais seus sonhos e seus desejos, mas é tão fácil falar da vida dos outros. Falar da sua vida é algo diferente uma sensação relaxante é algo realmente alegre e feliz. 

11- As raízes da arvore representam o meu passado, o tronco representa o meu presente e a copa representa o futuro. O que me prende é a minha família, eles são a base do que eu sou eles me formaram hoje em dia eu estou fazendo coisas para que possa ter no futuro e os meu sonhos podem ser alcançados, se eu correr atrás deles para alcançá-los.

12- Eu senti quando foi para colocar os nomes, como as pessoas são especiais para mim, às vezes as pessoas que estão próximas fazem coisas especiais e muitas das vezes não enxergo. E tenho fé dos meus sonhos e projetos para o futuro vão se realizar.

13- Dificuldade para saber o que eu gosto o qual meu sonho.

14- Eu senti desde a raiz, ou seja, nossa infância, que somos ajudados pelas pessoas mais importantes para nos que nos ajudam no nosso desenvolvimento de cada dia, o tronco é o meu caminho para alcançar meu sucesso e o topo são as coisas que com esforço e Deus no coração vão alcançar.

15- Bom, isso fez  eu  lembrar das prioridades da minha vida, pro meu futuro.Coisas que já tinham caído no esquecimento, como meus amigos, meus sonhos, bom a minha vida.Foi muito bom lembrar dos momentos bons, que lá do fundo do coração floresceu de novo. 

16- Eu senti uma dinâmica muito boa, apesar de ser um teste que todos acham para loucos, mas é a realidade de teste do emprego hoje em dia. Interessante, surpreso e energias positivas. 

17- Eu senti muita dificuldade em colocar as coisas certas, achei divertido e senti boas energias.

18- Bom no começo senti o meu passado, pessoas que marcaram, que me ajudaram a crescer, a ser a pessoa que eu sou hoje, depois os prazeres da minha vida, tudo que gosto de fazer e realizar de me sentir feliz e por ultimo foi o rumo que quero para minha vida. 

19- Eu fiquei muito feliz em relembrar as coisas que passou e o que está por vir daqui para frente, espero que meus sonhos se realizem.

20- Eu achei legal fazer este desenho, eu gosto muito de dinâmicas. E essa dinâmica fez a gente pensar um pouco na vida, lembrar dos nossos objetivos. Lembrar de momentos que deixamos de lado em nossas vidas.

21- Eu me senti normal fazendo está atividade, pois uma  atividade sem dificuldades.

22- Senti-me com mais vontade de fazer todos os meus sonhos se tornar em realidade e que tudo posso se eu realmente alcançar a minha fé divina.

23- Que eu gosto de várias coisas, que eu sonho muito alto, que há pessoas sim importantes na minha vida e que não estou fazendo o que é necessário para realizar meus sonhos, estudar. E que preciso acreditar mais em Deus.

24- Eu senti saudade da minha família, senti felicidade quando escrevi curtir, dançar, viajar, sair, senti esperança ao se fazer faculdade. Para realizar meus sonhos ao ter meu carro, minha casa, tirar carta e ter uma família.

Expectativas mostradas pelos alunos após participarem de uma dinâmica de grupo

Alunos participantes

24

EXPECTATIVA

Qtd alunos

%

Cursar uma Universidade

17

71%

Ser bem sucedido profissionalmente

13

54%

Comprar bens. (carro e casa própria )

9

38%

Formar uma família

10

42%

Conhecer outros países

7

29%

Tirar carta de motorista

5

21%

Ficar rico

4

17%

Felicidade,sucesso, amor, saúde  e paz

9

38%

Amizade

3

13%

Conclusão

Dos 24 alunos que participaram da aula e fizeram a dinâmica de grupo 71% dos  alunos pretende cursar uma Universidade; 54% pretende ter um bom emprego e ser bem sucedido profissionalmente; 38% pretendem comprar bens, como ter sua casa própria e possuir o próprio carro; 42% pretendem construir uma família, 29% pretender conhecer outros países; 21% pretender tirar a carta de motorista logo; 17 % pretendem ficar rico; 38% deseja ter uma vida, cheia de felicidade, sucesso, amor, saúde e paz e 13% desejam ter sempre amigos  por perto.

Os dados da tabela mostram as expectativas, sonhos que esses alunos colocaram no papel. Nós depoimentos dados por eles. A dinâmica sérvia para eles pensarem um pouco mais na vida deles. E que foi uma boa experiência ter participado da aula e da dinâmica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AFONSO.M.L.M. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção.Belo Horizonte: Casa do Psicologo, 1899.

JUVENTUDE.P.I, Recriando Experiências: técnicas e dinâmicas de grupos.8°ed.São Paulo:Paulus, 2002..

LIBÂNEO,C.J. Didática. São Paulo: Cortez, 1994

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-trabalho-em-grupo-atraves-de-dinamicas-e-suas-expectativas-3137914.html

    Palavras-chave do artigo:

    alunos

    ,

    dinamicas de grupo

    Comentar sobre o artigo

    A importancia do uso de dinâmicas de grupo no ensino fundamental com o objetivo de integrar os alunos.

    Por: Luis Alvesl Educação> Educação Infantill 09/01/2012 lAcessos: 549
    Leandro de Souza Cunha

    O artigo é um levantamento bibliográfico que tem objetivo demonstra a teoria de grupos operativos de Enrique Pichon-Rivière. O texto ira tentar orientar o leitor ao magnífico mundo dos grupos operativos e como se forma os integrantes de um grupo que seu objetivo principal é a exceção de uma tarefa. Autores do Artigo. EDUARDO PEREIRA ALVES LEANDRO DE SOUZA CUNHA

    Por: Leandro de Souza Cunhal Psicologia&Auto-Ajudal 29/06/2010 lAcessos: 14,976 lComentário: 1
    Andersen Viana

    Este trabalho objetiva abordar alguns tópicos referentes ao conceito teórico-prático gerado pelo renomado psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers intitulado em português de "Grupos de Encontro". Sintetiza história e os variados processos, bem como suas aplicações em uma sociedade heterogênea e plena de contradições, onde o fator de desumanização é gerado também pelo uso intensivo da tecnologia.

    Por: Andersen Vianal Psicologia&Auto-Ajudal 09/08/2009 lAcessos: 2,994
    Lilian Bendilatti

    DINÂMICA PARA AUMENTO DE AUTO-ESTIMA E ENTROSAMENTO DO GRUP0 Quem eu sou faz a diferença. OBJETIVO: Autoconhecimento, melhora da auto-estima, promover entrosamento e laços afetivos do grupo.

    Por: Lilian Bendilattil Carreira> Recursos Humanosl 25/07/2011 lAcessos: 2,015
    Deise Silva

    Dentro das organizações, instituições de ensino e encontros sociais fazemos parte de diversos grupos, os quais são compostos por pessoas diferentes, mesmo que tenhamos algo em comum ou um mesmo objetivo as diferenças existentes prevalecem.

    Por: Deise Silval Carreira> Recursos Humanosl 19/02/2014 lAcessos: 22
    Nathália Alves de Oliveira

    O texto discute conceitos fundamentais para a aplicação da afetividade na escola entre professor-aluno e toda a equipe escolar. Demonstra a compreensão da dimensão afetiva e sua relevância no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A primeira parte analisa o processo ensino-aprendizagem como unidade, na qual a relação interpessoal professor-aluno é fator determinante. A segunda identifica o papel do professor na relação de troca com seus alunos de forma que valorize a afetividade ...''

    Por: Nathália Alves de Oliveiral Educação> Educação Infantill 08/02/2012 lAcessos: 2,778
    Jussilene de J. S. de Souza

    Utilizar os gêneros como suporte nas salas de aulas é explorar a diversidade textual e visual, o professor aproxima os alunos das situações originais de produções de textos como: os jornalísticos, os científicos, os literários e entre outros que estão nos grandes textos escolares nos quais os livros didáticos deram espaço para gêneros como as letras de músicas, rótulo de produtos e muitos outros, dando ênfase positiva em nosso dia-a-dia sobre a língua em seus mais diversos usos autêntico.

    Por: Jussilene de J. S. de Souzal Educação> Línguasl 15/06/2010 lAcessos: 2,030 lComentário: 1
    Júlio Barboza

    A importância dos Colegiados de alunos representantes na administração escolar.

    Por: Júlio Barbozal Educação> Ensino Superiorl 26/12/2010 lAcessos: 470
    João Florêncio Bastos Filho

    Este artigo tem o objetivo de sensibilizar o professor que atua em cursos de pós lato sensu sobre aperfeiçoamento de sua didática, a partir da troca de experiências profissionais entre os alunos. Professores que encorajam a participação dos alunos, por meio de debates em grupo e apresentação de trabalhos, desenvolvem interações em sala de aula que irão refletir positivamente no mundo corporativo.

    Por: João Florêncio Bastos Filhol Carreira> Gestão de Carreiral 18/04/2008 lAcessos: 2,926 lComentário: 1
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014

    O objetivo deste estudo foi conhecer como se insere e desenvolve a educação ambiental na educação infantil em escolas públicas de dois municípios no Estado do Espirito Santo, Brasil. Trata de um estudo descritivo quantitativo. O universo da pesquisa foi 58 professores de Educação Infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de autopreenchimento com 13 perguntas objetivas sobre educação ambiental na comunidade escolar. Solicitou-se a assinatura do termo de consentimento livre e

    Por: DANIELE DE ALMEIDA NUNESl Educação> Educação Infantill 28/08/2014

    O que acontece pode ser considerado como bastante simples, sendo que o alfabeto ilustrado acaba por se tratar de um papel ou até mesmo uma fita decorativa que poderá ser utilizada na parede, ou até mesmo em um móvel.

    Por: anamarial Educação> Educação Infantill 27/08/2014
    Ariane David

    Para que o professor possa ser mediador no contato com a leitura, precisa dominar alguns conceitos, saber o que é leitura, como ela acontece e quando, que sensação ela deve acarretar em nós, a abrangência que o ato de ler possui; ler não é decodificar, lemos tudo a nossa volta e com todos os nossos sentidos, na verdade lemos sem saber ler. A criação de um ambiente alfabetizador é um dos caminhos para esse contato com o mundo letrado dentro da sala de aula.

    Por: Ariane Davidl Educação> Educação Infantill 25/08/2014 lAcessos: 12

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 15
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos discentes nos processos de aprendizagem. Uma pessoa que não conseguiu desenvolver todas as habilidades de leitura e noção matemática encontrará muitas dificuldades e desafios para relacionar-se com a sociedade de um modo geral. Quando a Escola não ajuda com um atendimento personalizado e especifico, a criança deixa de vivenciar situações de construção da identidade.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 31
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 31

    Diante das dificuldades observadas e experienciadas no exercício do ofício de professor de matemática procurei superá-las e por isso desesnvolvi um método capaz de obter a tabuada de qualquer natural, e o artigo que se segue é apenas uma das muiitas formas de obter a tabuada do 1 ao 99.

    Por: alberto raicer de fariasl Educação> Educação Infantill 01/08/2014

    Trabalho apresentado na disciplina de Saúde Mental, foi observado relatos de cinco pacientes vindo de uma clinica de recuperação em atendimento no Ambulatório de Saúde Mental. O Ambulatório de Saúde Mental tem por objetivo o tratamento, a reabilitação e reinserção social, como também a promoção da saúde mental.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Saúde e Bem Estarl 30/06/2011 lAcessos: 471

    Alguns dos direitos dos idosos segundo o Estatuto do Idoso. Cabe a sociedade em geral fazer uso desse Estatuto.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Saúde e Bem Estarl 17/01/2011 lAcessos: 265

    O objetivo dessa pesquisa é avaliar a ocorrência e o nível de estresse em crianças que tiveram seus pais separados e como é a relação pai e filho após a separação conjugal. Especificamente pretende-se avaliar o nível de estresse das crianças após a separação, identificar os motivos de estresse vividos pela criança e a interação dessas crianças com os pais após a separação.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Educação> Educação Infantill 17/01/2011 lAcessos: 1,211

    Verificar se há correlação entre o abandono infantil e o transtorno de conduta em crianças e adolescentes do sexo masculino que foram abandonadas que estejam nas instituições pesquisadas.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Psicologia&Auto-Ajudal 04/08/2010 lAcessos: 2,809 lComentário: 1

    Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças especiais, na clínica da universidade de Roma.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Educação> Educação Infantill 04/08/2010 lAcessos: 4,240

    Verificar como é o relacionamento dos professores em uma escola particular na cidade de Curitiba. E propor uma proposta de intervenção para melhorar o relacionamento dentro da escola.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Educação> Educação Infantill 03/08/2010 lAcessos: 2,165

    A violência dentro do ambiente intrafamiliar está cada vez mais atingindo nossas crianças, é importante estar atento ao comportamento das crianças. A proposta de intervenção para atendimento teria que ser um atendimento familiar, porque a criança e a família e o próprio abusador estão inseridos no contexto que envolve o abuso.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Psicologia&Auto-Ajudal 31/07/2010 lAcessos: 1,254

    Existe casos de pedofilia no mundo todo. Ela se encontra no mundo virtual mas também assombra a vida de muitas crianças no mundo real.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 31/07/2010 lAcessos: 430 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast