O trabalho em grupo através de dinâmicas e suas expectativas

26/08/2010 • Por • 1,825 Acessos

Método de trabalho em grupo

Segundo Libâneo (1994), o método de trabalho em grupos ou aprendizagem em grupo consiste basicamente em distribuir temas de estudos iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis, compostos de 3 a 5 alunos.O trabalho em grupo tem sempre um caráter transitório, ou seja, deve ser empregado eventualmente, conjugado com outros métodos de exposição e de trabalho independente.

Dificilmente será bem- sucedido se não tiver uma ligação orgânica entre a fase de preparação e organização dos conteúdos e a comunicação dos seus resultados para a classe toda.

A finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa. Para que cada membro do grupo possa contribuir na aprendizagem comum, é necessário que todos estejam com o tema em estudo. Por essa razão, exige-se que a atividade grupal seja precedida de uma exposição, conversação introdutória ou trabalho individual.

O trabalho em grupo é um momento de troca,  uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber.

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Para que servem:

- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.

Objetivo 

  • Orientar os alunos para participarem de dinâmicas de grupo
  • Expectativas para o futuro
  • Características  e sentimentos do trabalho em grupo

 DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO

Cada aluno receberá uma folha e vai responder o que sentiu participando de uma dinâmica de grupo. Devem-se estimular os alunos para que todos participem da atividade.

A intenção é que após a aula os alunos consigam ter uma visão sobre  como é participar de uma dinâmica de grupo e qual é o sentimento que obtiveram.

Depoimentos dos alunos, sobre o que sentiram após participarem de uma dinâmica de grupo. 

1-    Interessado por estar fazendo algo diferente. 

2-    Eu senti a capacidade de sonhar e da esperança, mas para todas as coisas é preciso agir.

3-    Senti-me com liberdade de expressar o que penso em um desenho.

4-    Fiquei com uma sensação boa, porque está arvore poderá o começo de uma vida melhor, com oportunidade de criar um mundo novo. 

5-    Não foi muito difícil realizar essa dinâmica, pois tudo que escrevi é o que faz parte da minha vida, ou seja, meus objetivos, sonhos que eu quero realizar.

 6-    Eu senti que nossas forças estão nas raízes, a base para viver está no tronco e o futuro esta nos frutos.Gostei muito de fazer a dinâmica foi uma ótima experiência.

7-    Senti que existem sonhos a se realizar mais que sem alguns esforços eles não vão realizar.

8-    Eu senti felicidade em fazer algo diferente e pensar em meus sonhos mais para frente. 

9-    Que a partir das raízes começou a vida e assim fui escolhendo o que queria, as escolhas da minha vida e o que quero. 

10- Senti algo diferente porque é estranho falar da sua vida o que você quer, quais seus sonhos e seus desejos, mas é tão fácil falar da vida dos outros. Falar da sua vida é algo diferente uma sensação relaxante é algo realmente alegre e feliz. 

11- As raízes da arvore representam o meu passado, o tronco representa o meu presente e a copa representa o futuro. O que me prende é a minha família, eles são a base do que eu sou eles me formaram hoje em dia eu estou fazendo coisas para que possa ter no futuro e os meu sonhos podem ser alcançados, se eu correr atrás deles para alcançá-los.

12- Eu senti quando foi para colocar os nomes, como as pessoas são especiais para mim, às vezes as pessoas que estão próximas fazem coisas especiais e muitas das vezes não enxergo. E tenho fé dos meus sonhos e projetos para o futuro vão se realizar.

13- Dificuldade para saber o que eu gosto o qual meu sonho.

14- Eu senti desde a raiz, ou seja, nossa infância, que somos ajudados pelas pessoas mais importantes para nos que nos ajudam no nosso desenvolvimento de cada dia, o tronco é o meu caminho para alcançar meu sucesso e o topo são as coisas que com esforço e Deus no coração vão alcançar.

15- Bom, isso fez  eu  lembrar das prioridades da minha vida, pro meu futuro.Coisas que já tinham caído no esquecimento, como meus amigos, meus sonhos, bom a minha vida.Foi muito bom lembrar dos momentos bons, que lá do fundo do coração floresceu de novo. 

16- Eu senti uma dinâmica muito boa, apesar de ser um teste que todos acham para loucos, mas é a realidade de teste do emprego hoje em dia. Interessante, surpreso e energias positivas. 

17- Eu senti muita dificuldade em colocar as coisas certas, achei divertido e senti boas energias.

18- Bom no começo senti o meu passado, pessoas que marcaram, que me ajudaram a crescer, a ser a pessoa que eu sou hoje, depois os prazeres da minha vida, tudo que gosto de fazer e realizar de me sentir feliz e por ultimo foi o rumo que quero para minha vida. 

19- Eu fiquei muito feliz em relembrar as coisas que passou e o que está por vir daqui para frente, espero que meus sonhos se realizem.

20- Eu achei legal fazer este desenho, eu gosto muito de dinâmicas. E essa dinâmica fez a gente pensar um pouco na vida, lembrar dos nossos objetivos. Lembrar de momentos que deixamos de lado em nossas vidas.

21- Eu me senti normal fazendo está atividade, pois uma  atividade sem dificuldades.

22- Senti-me com mais vontade de fazer todos os meus sonhos se tornar em realidade e que tudo posso se eu realmente alcançar a minha fé divina.

23- Que eu gosto de várias coisas, que eu sonho muito alto, que há pessoas sim importantes na minha vida e que não estou fazendo o que é necessário para realizar meus sonhos, estudar. E que preciso acreditar mais em Deus.

24- Eu senti saudade da minha família, senti felicidade quando escrevi curtir, dançar, viajar, sair, senti esperança ao se fazer faculdade. Para realizar meus sonhos ao ter meu carro, minha casa, tirar carta e ter uma família.

Expectativas mostradas pelos alunos após participarem de uma dinâmica de grupo

Alunos participantes

24

EXPECTATIVA

Qtd alunos

%

Cursar uma Universidade

17

71%

Ser bem sucedido profissionalmente

13

54%

Comprar bens. (carro e casa própria )

9

38%

Formar uma família

10

42%

Conhecer outros países

7

29%

Tirar carta de motorista

5

21%

Ficar rico

4

17%

Felicidade,sucesso, amor, saúde  e paz

9

38%

Amizade

3

13%

Conclusão

Dos 24 alunos que participaram da aula e fizeram a dinâmica de grupo 71% dos  alunos pretende cursar uma Universidade; 54% pretende ter um bom emprego e ser bem sucedido profissionalmente; 38% pretendem comprar bens, como ter sua casa própria e possuir o próprio carro; 42% pretendem construir uma família, 29% pretender conhecer outros países; 21% pretender tirar a carta de motorista logo; 17 % pretendem ficar rico; 38% deseja ter uma vida, cheia de felicidade, sucesso, amor, saúde e paz e 13% desejam ter sempre amigos  por perto.

Os dados da tabela mostram as expectativas, sonhos que esses alunos colocaram no papel. Nós depoimentos dados por eles. A dinâmica sérvia para eles pensarem um pouco mais na vida deles. E que foi uma boa experiência ter participado da aula e da dinâmica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AFONSO.M.L.M. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção.Belo Horizonte: Casa do Psicologo, 1899.

JUVENTUDE.P.I, Recriando Experiências: técnicas e dinâmicas de grupos.8°ed.São Paulo:Paulus, 2002..

LIBÂNEO,C.J. Didática. São Paulo: Cortez, 1994

Perfil do Autor

Keila de Oliveira Paulin

www.psicologakeila.com.br