A Arte Da Tutoria Em Ead

Publicado em: 17/07/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 9,273 |

Dominar a arte da tutoria em EAD é um trabalho que existe do profissional competências similares as docentes do ensino presencial. Entretanto, os tutores não podem nem devem reproduzir nos ambientes virtuais a figura do docente tradicional que se limita a auxiliar na aprendizagem. Eles devem possuir uma formação multidisciplinar que englobem o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e tecnológicas que vão além dos conhecimentos acadêmicos especializados. O tutor atua como mediador do processo de aprendizagem que ocorre entre os atores (professor-aluno e aluno-aluno), significando que “mais do que ensinar, tratá-se de fazer aprender” (Perrenoud, 2000). Na perspectiva do ensino a distância, o tutor precisa organizar e utilizar bem o seu tempo, nas oportunidades deve oferecer atendimento e dar respostas alunos e no risco, que consiste na possível perda do aluno caso não aproveite a oportunidade.

 

O segredo está em utilizar inteligentemente os recursos tecnológicos ferramentas disponíveis para estabelecer uma interação com os cursistas. Oportunamente o tutor usará as TIC's em prol da construção de sólidos conhecimentos até para aqueles alunos que ainda não sabem como utilizar estes mecanismos, o docente orienta-los-a de forma que estes possam vencer esta barreira. Além disso, é desejável que o tutor que possua uma boa “formação acadêmica e pessoal, capacidade intelectual e domínio da matéria” também terá que demonstrar maturidade, empatia e cordialidade para lidar com as diferenças culturais e regionais que se deparar nesta atividade.

 

Não esqueça, a tutoria deve ter capacidade de análise e síntese, além disso, estar atentos aos avanços tecnológicos buscando capacitar-se continuamente. Seu objetivo de ensinar o aluno aprender a aprender enseja o aprendizado organizado e contínuo com técnicas atualizadas pois, segundo Authier os tutores “são produtores quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem”.

 

E finalmente, listamos algumas funções essenciais da tutoria. É papel do tutor estimular a interação entre os pares, ser o responsável pelas ferramentas de avaliação, dar feedback sobre os atividades e dúvidas dos alunos, monitorar seu desenvolvimento e participação no ambiente virtual de aprendizagem, indicar livros ( de bibliotecas normais e virtuais) sites e blogs incentivando a pesquisa de materiais fora do ambiente virtual. Promover discussões dentro dos objetivos do curso para ensejar novos conhecimentos, resolvendo conflitos e problemas online, se necessário abordando o aluno por outros meios como telefone, fax e email. O tutor deve envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Consideramos como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, intercâmbio de experiências e informações, estabelecer relações empáticas com os alunos e buscar filosofias (base do ato de educar).O tutor diferente não é aquele que inventa a roda , mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.

 

Referências Bibliográficas

 

Machado, Liliana Dias; Machado, Elian de Castro. O Papel da tutoria em Ambientes EAD. Texto disponível no Modulo III. Abril 2004.

 

Sarmet, Maurício Miranda; Abrahão, Júlia Issy. O tutor em educação a distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. In Educação em Revista. Dez. 2007.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/a-arte-da-tutoria-em-ead-1046751.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao on line tutoria ead

    Comentar sobre o artigo

    A educação cada vez mais alimenta ideais de reformulação na práxis educativa, rompendo com os erros cometidos no passado.Há quem diz que o ensino a distância ainda se baseia em práticas antigas. Assim sendo, requer a superação da questão da mentalidade do "quadro e do giz", com uma estrutura organizacional que possibilite garantir as condições necessárias para que os objetivos de uma educação de "qualidade", vista pela ótica dos antigos modelos, possam se concretizar.

    Por: Mirian Bartassonl Educação> Educação Onlinel 15/10/2011 lAcessos: 217

    Este trabalho é resultado de estudos e procura abordar o tema situando-o no contexto histórico apresentando uma breve análise sobre a educação a distância enquanto resultado de um processo de mudança, contínuo e crescente, presente na própria história da Educação brasileira, tendo com primeiro aparato legal o Art. 25 $ 2º da L.D.B. 4.024/61, efetivando-se em grandes dimensões com a atual L.D.B. ( 9394/96) em seu Art. 80, vem regulamentar a Educação à Distância em todos os níveis e modalidades.

    Por: Veronica Schroederl Educaçãol 05/08/2013 lAcessos: 72

    Refletimos acerca da prática pedagógica do professor-tutor em EaD, do ponto de vista do trabalho do professor, uma atividade educativa, técnica, produtiva, socialmente útil e transformadora, que promove o homem como ser social.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 18/11/2010 lAcessos: 1,455

    No mundo globalizado, ser competitivo não significa apenas um desafio diário para as empresas que têm somente uma razão de existir, mas uma grande conquista para aquelas que acreditam que seu maior diferencial está na essência humana da sua equipe de trabalho. Neste caso o treinamento a distância se torna "a bola da vez".

    Por: Carlos Roberto Puial Educação> Educação Onlinel 30/05/2014 lAcessos: 29

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com efeito, é necessária a reconstrução da razão, a Ciência não será emancipada, do mesmo modo o cidadão como a velha razão, produto da Filosofia Iluminista ligada aos interesses do Estado liberal moderno, como a renascença foi apenas uma razão intermediria entre os dois momentos: antigo e novo Regimes.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 04/10/2014

    A educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a ser mais representativa da diversidade que existe na sociedade, tornando-se assim mais democrática e justa, sabendo lidar com as diferenças.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 02/10/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 31

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014 lAcessos: 12

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 27
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Aproxima-se um novo ano e as pessoas ficam mais sensíveis e dispostas a realizar ...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Psicologia&Auto-Ajudal 21/12/2009 lAcessos: 122 lComentário: 2
    Rosa de Cátia Souza Silva

    A Secretária é um dos elementos fundamentais para o processo administrativo...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 18/09/2009 lAcessos: 10,726 lComentário: 3
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Como o secretário pode evitar o estresse nos dias de hoje? Leia e descubra...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 18/09/2009 lAcessos: 600
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O mercado de trabalho competitivo tem como reflexo a exigência de maiores qualificações do profissional...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/09/2009 lAcessos: 812
    Rosa de Cátia Souza Silva

    As comunidades virtuais fazem parte de uma nova tendência que começou a alguns anos com a acessibilidade a internet. Algumas destas comunidades são criadas com o intuito de fortalecer categorias profissionais...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Educação> Educação Onlinel 04/09/2009 lAcessos: 522
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O sucesso é procurado por muitos, mas tem significados diferentes para cada um de nós...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 04/09/2009 lAcessos: 241
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O sucesso pode ser alcançado basta se planejar e correr para o abraço...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 29/07/2009 lAcessos: 402 lComentário: 1
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Dominar a arte da tutoria em EAD é um trabalho que exige do docente competências ...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Educação> Educação Onlinel 17/07/2009 lAcessos: 1,678 lComentário: 3

    Comments on this article

    1
    Girle 25/01/2011
    Rosa de Cátia
    Adorei o seu artigo, vi o quanto nosso papel de tutor é importante no processo ensino aprendizagem dos alunos em EaD, interagir sempre, ser um facilitador do conhecimento..utilizar como você diz utilizar os conhecimentos existentes a seu favor!
    Um abraço
    Girle Lacerda
    1
    Aldagilsa Alves Aragao 16/01/2011
    Oi Rosa de kátia

    Você não imagina a quantidade de informações que você repassou para mim ao ler este artigo A arte de tutoria em EAD. Realmente é uma arte quando você consegue alcançar todos os seus objetivo sobre o papel do tutor
    No inicio sei que vai ser um pouco difícil mais com certeza foi tentar passar para meus alunos estes ensinamentos tão bem exposto por você.
    Gostei quando voce se refere ao tutor quando envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem.
    1
    José Francisco Marques 12/01/2011
    Cara Rosa de Kátia,
    Parabéns por tão belo artigo. Realmente, depois que comecei a adentrar o mundo da EaD, pude sentir cada aspecto por você explanado. O conhecimento mais intenso da utilização das tecnologias de informação e comunicação que naturalmente o curso instiga aos alunos, por certo renderá aos mesmos frutos diversos frente aos novos desafios que circundam tais áreas. No mais, o tutor deverá frente a isso, ser a ponte entre os vários membros que irão compor tais mecanismos. Humildemente vos digo: Sinto-me bem mais ciente das funções que serão atribuídas a um tutor.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast