A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Publicado em: 11/06/2009 |Comentário: 7 | Acessos: 16,025 |

A Importância dos Jogos na Aprendizagem Matemática das Crianças de 4 a 6 Anos

A relação entre o jogo e a matemática, possui atenção de vários autores, e constitui-se numa abordagem significativa, principalmente na educação infantil, pois, é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que a cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.

De acordo com Schwartz (1966) a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se vagarosamente e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com atraso. Porém, trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se tornasse divertida.

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática, vem sendo debatida há algum tempo. Sendo bastante questionado o fato da criança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar um mero lazer.


A matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças, oferece aos homens em geral, varias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.

Segundo BOAVIDA, (1992) O principal objectivo da educação é ensinar os mais novos a pensar e a resolução de problemas constitui uma arte prática que todos os alunos podem aprender.

Miguel de Guzmán (1986) valoriza a utilização dos jogos para o ensino da matemática, sobretudo porque os jogos não apenas divertem, mas, também extrai das atividades, materiais suficiente para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.

De acordo com Borin, (1996) um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados pelos alunos.

Assim sendo o ensino da matemática na educação infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças, perante situações significativas de aprendizagem sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.

Referências

AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e Escrita na pré-escola. Papirus Editora, 1999

BRASIL. 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). 2000. Educação infantil: muitos olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem-matematica-966444.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos

    ,

    aprendizagem matematica

    ,

    jogos online

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo fala sobre os fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem, buscando compreender a interferência do sistema escolar, familiar e socioeconômico nos problemas de aprendizagem. A importância de pesquisar tal assunto estar em aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, assim como ampliar a visão a partir da literatura sobre o tema, proporcionando entendimento das representações e compreensão sobre os problemas de aprendizagem.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014 lAcessos: 13

    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que propõe o jogo eletrônico como atividade que estimula os alunos de maneira dinâmica e transformadora na disciplina da Matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Nele abordaremos a importância do uso da tecnologia como instrumento de aprendizagem na sala de aula, mostrando um vínculo entre a Matemática e o jogo, pois é necessário trabalhar o conteúdo da disciplina através de experiências do dia-a-dia do aluno.

    Por: Beatriz Pereira da Silveiral Educaçãol 03/08/2011 lAcessos: 686

    Se você acha que seus filhos estão perdendo muito tempo em frente ao pc jogando e que isso vai prejudicar o desempenho dele na escola além de prejudicá-lo em sua sociabilidade e tantas outras coisas que os pais gostam de dizer sobre os jogos, saiba que os jogos tem sim benefícios.

    Por: Prof. Agusto Nogueiral Tecnologia> Jogosl 30/11/2012 lAcessos: 21

    Este texto é resultado de pesquisa em andamento e tem como objetivo discutir a mediação do ambiente Moodle nas disciplinas presenciais de matemática do ensino médio, um olhar diferenciado para as ferramentas que atuam como mais um espaço de aprendizagem que vai além dos muros da sala de aula. A proposta surgiu da necessidade de compreender as diferentes possibilidades de trabalhar com um sistema de gerenciamento de cursos.

    Por: Allisson da Silval Educação> Educação Onlinel 20/01/2013 lAcessos: 46

    RESUMO A ação dos gestores diante do problema da violência escolar é de fundamental importância para a vida dos alunos que a ele possam ter acesso. Não é necessário uma análise profunda de nossa sociedade para perceber o quanto a violência está latente. O índice crescente da violência na sociedade, nas mais diversas formas, já passa dos limites concebíveis. Alguns livros e revistas nos mostram essa dura realidade, entre eles concentramo-nos, principalmente nos cinco seguintes, que nos mostram i

    Por: Ana Lidia Silva Duartel Educação> Ciêncial 22/06/2010 lAcessos: 7,665 lComentário: 1
    Karen Reis

    O segmento de jogos digitais, conhecido também como games, tem crescido assustadoramente nas últimas décadas e apontado como setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e da comunicação. No Brasil esta tendência não se distância dos principais mercados de games, como Estados Unidos e Japão, muito pelo contrário, o país do carnaval, da próxima sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, atrai cada vez mais investidores entusiasmados com as previsões otimistas do setor...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 09/10/2011 lAcessos: 75
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,455 lComentário: 1

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 21

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 17

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 19

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 33

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 15

    A Internet evolui e amplia a sua penetração em nossos lares a cada dia. Novas aplicações, novos modos de uso e uma gama completa de produtos e serviços ao alcance do clique do mouse e sem sair de casa.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 09/06/2010 lAcessos: 1,368

    Se hoje em dia muita gente diz que "jogo de corrida é tudo igual", eles devem isso à Papyrus, que criou há mais de uma década o clássico Indianapolis 500, visto como o primeiro simulador realista de corrida profissional. Depois dele, todas as empresas tentaram pegar vácuo atrás dele e o mercado foi inundado por simuladores de corrida. E acredito que poucos se impressionam com o fato da Papyrus ainda ser a empresa com alguns dos melhores jogos de corrida de todos os tempos.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 28/02/2010 lAcessos: 715

    Apesar da supremacia da Electronic Arts nos jogos de esportes, seu sucesso parece não ser tão inabalável em todas as áreas. A Sony veio com tudo nos Jogos de Carros! Se prepare!

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 28/02/2010 lAcessos: 539

    Às vezes, ser mau é bom. Veja o caso de "Dungeon Keeper", o divertido simulador que permitia aos jogadores criarem seus calabouços para tentar frustrar honrados cavaleiros medievais. "Evil Genius" se inspira no mesmo conceito, mas empresta o universo dos vilões de filmes da série James Bond como tema.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 22/10/2009 lAcessos: 405

    Jogos baseados em filmes já não são novidade para ninguém, mas "Evil Dead: Regeneration" é um caso um pouco diferente. Enquanto a maioria entra na onda dos filmes do tipo "arrasa-quarteirão", como "Homem-Aranha 2", ou, mais recentemente, voltam os olhos para clássicos lendários - estão sendo produzidos games baseados em "Scarface" e "O Poderoso Chefão" -, o jogo em questão foi buscar inspiração em um dos mais representativos filmes B do cinema americano.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 22/10/2009 lAcessos: 634

    Não é um cenário incomum: uma reunião de produtores de jogos eletrônicos discutindo seu próximo projeto. Em um dado momento, alguém tem uma idéia genial - por que não misturar dois populares jogos em um só? No caso de "Etherlords", os títulos são "Heroes of Might & Magic" e "Magic: the Gathering". Infelizmente, algumas vezes essa mistura acaba sendo mais atraente na teoria do que na prática.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 22/10/2009 lAcessos: 387

    Depois de causar repercussão no PC com seu jogo de estratégia "Kohan" e os pacotes de expansão do "F.E.A.R." original, a Timegate resolveu apostar mais alto e embarcar nos consoles (no caso o Xbox 360) com o jogo de tiro "Section 8"

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 03/10/2009 lAcessos: 411

    Apesar de sua longa estrada e status de ícone pop, Batman, assim como outros personagens dos quadrinhos, nunca foi dos mais felizes no videogame. Para cada bom jogo outros péssimos surgiram e fazia tempo que o Cavaleiro das Trevas não dava as caras no mundo dos games como astro principal de um título de ponta.

    Por: Luiz Soaresl Tecnologia> Jogosl 03/10/2009 lAcessos: 420

    Comments on this article

    0
    samia 18/10/2010
    nao sei pq8753
    0
    jhu 01/12/2009
    ñ queria saber em relação a todos os ensinos e ñ só a do ensino d 4 6 anos
    mas deu um aajudinha
    0
    ***PATY*** 24/10/2009
    EU AMOO JOGAR!!
    SE MINHA MÃE DEIXAR EU FICO O DIA INTEIRO JOGANDO!!!
    AINDA MAIS SE FOR JOGO DE MATEMÁTICA!!
    RSRSRS
    0
    jessica 17/09/2009
    eu adoro jogar
    0
    paula 10/09/2009
    Já procurei tantos jogos de matematica para apresentação na sala de aula, E ñ achei nenhum site com esse tipo. desisto de procurar cinseramente. Nem os melhores site achei.
    0
    blenda 25/07/2009
    jogo chato como dse fais para jogar os jogo porque eu nao to vendo nada aqui
    0
    julia 06/07/2009
    julia da vaca
    foca
    barbie
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast