As grandes potências industriais

Publicado em: 29/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,905 |

O apogeu da Europa

Até ao começo do século XX, a Europa era a primeira potência industrial, comercial e financeira do mundo. Essa hegemonia devia-se, por um lado, como já sabes, ao enriquecimento provocado pela rápida industrialização e devia-se, por outro lado, ao domínio colonial sobre extensas zonas do globo, que estudarás a seguir.

No início do século XX, a Europa podia ser considerada:

  • «a fábrica do mundo» a assegurava por si só metade da produção industrial mundial e exportava para toda a parte os seus produtos manufacturados (tecidos, máquinas, etc.), recebendo em troca as matérias-primas (lã, algodão, borracha, metais) de que tinha necessidade;
  • o maior banqueiro mundial - investia os seus capitais em todos os continentes e em todas as actividades (plantações, minas, caminhos-de-ferro, portos), obtendo assim lucros fabulosos (eram europeus 88% dos capitais investidos no mundo);
  • o principal centro de comércio A pertenciam-lhe quase todas as grandes companhias de transporte marítimo, através das quais controlava o comércio mundial (62% das trocas internacionais eram realizadas pelos países europeus).

Embora, no seu conjunto, a Europa fosse, de longe, o continente mais desenvolvido, nem todos os países europeus tinham o mesmo grau de industrialização. As potências mais industrializadas eram, então, a Inglaterra, a Alemanha, a França e a Bélgica. Entretanto, fora da Europa, reforçava-se o papel de outras potências que, a pouco e pouco, iriam disputar-lhe a hegemonia.

 

A expansão dos rivais da Europa

De facto, os Estados Unidos e o Japão tinham iniciado, a partir da 2ª metade do século XIX, o percurso que os conduziria aos primeiros lugares da cena económica mundial. No início do século XX, tinham-se tornado rivais da Europa e começavam a arrebatar-lhe, pouco a pouco, o domínio de alguns mercados mundiais.

Em certas áreas (como a energia e a metalurgia pesada) os Estados Unidos eram já os principais produtores mundiais. Quase deixaram de importar produtos europeus e passaram a ser os grandes concorrentes da Europa nas exportações para a América do Sul e para o Extremo Oriente.

 

Tendo-se depressa adaptado a uma economia capitalista de tipo ocidental, o Japão tornara-se, no início do século XX, uma potência industrial relativamente importante. Os salários dos trabalhadores eram extremamente baixos, pelo que conseguia fabricar produtos a preços muito competitivos que exportava para os mercados asiáticos. Como, porém, dispunha de um território limitado e de uma população em rápido crescimento e necessitava de matérias-primas e de mercados, cedo iniciou, um processo de expansão territorial.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/as-grandes-potencias-industriais-3936505.html

    Palavras-chave do artigo:

    potencias industriais

    ,

    europa

    ,

    america

    Comentar sobre o artigo

    Este breve trabalho pretende analisar os aspectos econômicos referentes, principalmente `a Segunda Grande Guerra, embora trate também do primeiro grande conflito mundial. Buscaremos empreender uma investigação histórica do processo em questão, bem como das ideologias subjacentes `as teorias econômicas típicas do período estudado. Queremos averiguar quanto custou tais conflitos de grandes proporções, e qual a dinâmica da macro economia durante tais acontecimentos. Para tanto, nosso metodologia consistiu na pesquisa de textos de História, bem como textos complementares de economistas e filósofos.

    Por: Vinicius C. da Silval Notícias & Sociedade> Polítical 14/01/2010 lAcessos: 4,772
    Challis

    A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e também o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 229
    Felipe de Souza Ramão

    Atualmente presenciamos uma crise denominada crise “ecológica”, que trata-se indubitavelmente, do resultado de muitos anos de exploração voraz e "insustentabilidade” da sociedade capitalista, que sempre agiu de forma inconseqüente e sem nenhuma responsabilidade com o ambiente.Sabemos que outros modelos como o feudal e o socialista (socialismo real) tiveram impactos no ambiente, exploraram recursos naturais ...,porém a magnitude e a velocidade da exploração capitalista impede qualquer comparação.

    Por: Felipe de Souza Ramãol Educação> Ciêncial 02/05/2009 lAcessos: 1,488

    A esta personagem carismático e de grande caráter (Não todas as personagens carismáticos e de grande caráter são inteligentes e democratas) o jornal francês Lhe Monde deu por primeira vez o prêmio “a personalidade do ano, 2009” ao Presidente Lula Dá Silva por seu respeito à democracia, sua preocupação pelo desenvolvimento social e econômico do Brasil e a defesa do médio ambiente, que num país que tem o pulmão da terra mas grande do mundo, na amazônia, é excepcional ...

    Por: Victor Manuell Notícias & Sociedade> Polítical 31/01/2010 lAcessos: 41

    O presente artigo tem como objetivo fazer uma discussão epistemológica da categoria geográfia território e conceituar contrato territorial, ao mesmo tempo em que apresenta idéias opostas aos pensadores da Geografia contemporânea. Trata-se de um texto que aprofunda o debate quanto ao território e a influência da economia na organização espacial, para isso utilizamos o materialismo histórico-dialético.

    Por: Tulio Barbosal Educação> Ensino Superiorl 26/07/2008 lAcessos: 1,379

    Este artigo trata da evolução do espaço mundial, ao quais inclui os estados nacionais e suas políticas de mercado e suas histórias as quais evoluíram a partir dos tempos formando uma nova ordem que existe no mundo atual.

    Por: Francisco Augusto Tavaresl Ciênciasl 01/10/2009 lAcessos: 6,487 lComentário: 4
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O maior conflito armado ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplifica-se, etimologicamente, uma determinada corrente filosófica, ou qualquer visão de mundo, como o cristianismo, a respeito da verdade, a estrutura do entendimento desenvolve a lógica das ideologias diversificadas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Paulo Cesar Tomaz

    Esse artigo trata da Educação a Distancia e seu amparo legal na legislação brasileira.

    Por: Paulo Cesar Tomazl Educação> Educação Onlinel 07/11/2014 lAcessos: 11

    O psicopedagogo pode atuar nas escolas, empresas, hospitais, ou seja, institucional e clínica. Ora, na clínica a prática psicopedagógica apresenta um olhar clínico, observador, os quais dão condições às pesquisas que podem produzir a aprendizagem, identificando os obstáculos e os elementos facilitadores para conceder uma abordagem preventiva e curativa, ou seja, atitudes de investigação e intervenção.

    Por: Flávia da Fonseca Vieiral Educação> Educação Onlinel 05/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que representa de certo modo, conteúdos poderosos que exerceram profundas influências ao espírito humano crítico ao entendimento das relações humanas nos dois estados em referências.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2014
    Vanessa Fernandes

    Esse artigo apresenta a História da Família Souza, sua origem, repercussão dentro da história até os dias atuais e suas contribuições na construção da atual Cidade Niterói anterior Vila Real da Praia Grande. Portando de períodos e datações, assim como referências.

    Por: Vanessa Fernandesl Educação> Educação Onlinel 23/10/2014 lAcessos: 22

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014 lAcessos: 12

    O mercado de seguros de carros é composto por três agentes económicos: as companhias de seguros, o segurado e o corretor de seguros. O corretor de seguros é o intermediário legal entre a companhia de seguro de carro e o segurado. Cabe ao corretor apresentar ao segurado os diferentes contratos disponibilizados pelas seguradoras e garantir que seus termos sejam cumpridos por ambas as partes.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 03/05/2011 lAcessos: 220

    O mercado segurador é um sector com um peso importante na economia Brasileira. A actividade seguradora oferece aos seus clientes a transferência para si das eventuais responsabilidades destes, mediante o pagamento de um prémio de seguro, valor que deverá permitir a obtenção de resultados de exploração satisfatórios. Este prémio deverá também ser suficiente para não comprometer a assumpção de responsabilidades em que a companhia de seguros de carros poderá vir a incorrer e, numa visão mais alarg

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 07/04/2011 lAcessos: 461

    A economia brasileira expandiu-se de forma expressiva nos últimos anos. As companhias de seguros apresentaram taxas de crescimento ainda maiores, elevando sua importância na economia.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 25/02/2011 lAcessos: 156

    Estrutura do ecossistema Na biosfera podem delimitar-se várias unidades funcionais, os ecossistemas, ou seja, conjuntos formados por um meio físico (biótopo) e pelos seres vivos que nele habitam (comunidade biótica ou biocenose). Como a comunidade e o biótopo são mutuamente dependentes, o ecossistema é considerado como um sistema de influências mútuas entre os componentes da comunidade, e desses com o meio abiótico.

    Por: Carlos Santosl Ciências> Biologial 29/12/2010 lAcessos: 6,440

    Como sabes, o expansionismo europeu traduziu-se na formação de grandes impérios coloniais nos séculos XVI a XVIII, como foi o caso dos impérios português, espanhol, holandês, inglês e francês. Foi o apogeu do colonialismo europeu no mundo. A partir do fim do século XVIII, o colonialismo europeu pareceu começar a recuar, primeiro com a independência dos Estados Unidos da América e depois dos países da América Central e do Sul.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 235

    O direito à saúde intrinsecamente exige o estabelecimento de mecanismos acessíveis, transparentes e efectivos de monitoramento e responsabilização. Aqueles que possuem obrigações relacionadas com o direito à saúde devem prestar contas em relação ao exercício de suas funções, a fim de que possam ser identificados avanços e obstáculos; conforme necessário, ajustes na política de saúde e outras correcções podem ser, dessa maneira, realizadas.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 83

    Explica-se aqui o posicionamento deste acesso à justiça e o direito, para que fique conscientizado o papel deste dispositivo e seu relacionamento com os direitos fundamentais, pois são interligados, e conforme relata o Professor Leonardo Greco, realmente esta conexão existe, no acesso à justiça aos pobres e a todos os cidadãos que tenham necessidade de accionar a justiça e que não possuam meios financeiros para fazê-lo e realmente um acesso à justiça de modo eficaz, tem que ser levado a efeito e

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 172

    Os parâmetros internacionais de direitos humanos são claros: o Estado possui a obrigação jurídica de assegurar que medicamentos de boa qualidade estejam disponíveis em todo o seu território. Para tanto, faz-se necessária uma regulação efectiva dos medicamentos capaz de garantir a segurança, eficácia e qualidade destes nos sectores público e privado.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 96
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast