As Placas Tectônicas e o Terremoto no Japão

Publicado em: 18/03/2011 | Acessos: 4,510 |

tectonicas2.jpg

As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre. Essas placas flutuam sobre o magma que, por possuir consistência fluida, permite que elas se movam. Este movimento é muito lento e imperceptível para os humanos, mas é responsável pelas mudanças no relevo da Terra ao longo de milhões de anos de existência do nosso planeta. A ocorrência de atividade sísmica (terremotos) e vulcões, esta relacionada as regiões próximas aos limites entre as placas tectônicas. A atividade sísmica quando ocorrem no fundo do oceano (maremoto) podem gerar tsunames (ondas gigantescas).

A observação do mapa Placas Tectônicas permite concluir que o Brasil está localizado no centro-leste da placa tectônica sul-americana, logo distante da região de contato com a placa de Nazca (Pacífico), onde a ocorrência de atividade sísmica de grande intensidade é mais frequente.  Portanto, os abalos sísmicos no Brasil, geralmente, são de baixa intensidade, sendo raros aqueles com graus superiores a 4 na Escala Richter, como os ocorridos na costa do Nordeste – CE e RN.

Questão: Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Província de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuízos materiais, além de ceifar vidas. Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonésia, provocando mortes e danos materiais. Em 11 de março de 2011 um terremoto de 9 graus, na costa nordeste do Japão, provocou um tsuname com ondas de 10 metros de altura, resultando em um nível de destruição e mortes jamais imaginados.

Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda:

a) Quais os principais fatores que geram atividades sísmicas no planeta?

b) Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade?

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia  - Escola Estadual Professor Renê Rodrigues de Moraes  - Guarujá  - SP  - Brasil

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/as-placas-tectonicas-e-o-terremoto-no-japao-4435787.html

    Palavras-chave do artigo:

    terremoto tectonica placas tsuname radiacao enem unicamp

    Comentar sobre o artigo

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com efeito, é necessária a reconstrução da razão, a Ciência não será emancipada, do mesmo modo o cidadão como a velha razão, produto da Filosofia Iluminista ligada aos interesses do Estado liberal moderno, como a renascença foi apenas uma razão intermediria entre os dois momentos: antigo e novo Regimes.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 04/10/2014

    A educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a ser mais representativa da diversidade que existe na sociedade, tornando-se assim mais democrática e justa, sabendo lidar com as diferenças.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 02/10/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 42

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014 lAcessos: 12

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 27
    Silvio Araujo de Sousa

    O nível de dióxido de carbono na atmosfera atingiu níveis máximos em 2013, mas essa não foi a primeira vez...

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 30/05/2013 lAcessos: 38
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto básico sobre essa Reunião onde estarão presentes 178 representantes de países da ONU para encontrar soluções para os principais problemas sociais e ambientais do planeta.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Ciêncial 25/05/2012 lAcessos: 662
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - 3º ano do ensino médio - Hidrografia do Continente Africano - texto de apoio as atividades das páginas 14 e 15 do caderno do aluno volume 3 fornecido pela SEESP

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 1,100 lComentário: 1
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto rápido para ser desenvolvido em uma aula , com questão aplicada no vestibular da Unicamp

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 11/09/2011 lAcessos: 386
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - Texto suporte ao volume 3 pág. 4, 5 e 6 - Estruturas terrestres. O texto é apresentado num formato didático com o objetivo de levar o aluno a refletir, compreender e adquirir subsídios que o leve a solucionar as questões propostas no caderno do aluno.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 04/09/2011 lAcessos: 1,986
    Silvio Araujo de Sousa

    Uma rápida análise do crescimento do PIB nos últimos 10 anos, onde pergunta-se , será que cresceu ou será que só é uma recuperação ?

    Por: Silvio Araujo de Sousal Finanças> Investimentosl 07/03/2011 lAcessos: 330
    Silvio Araujo de Sousa

    Produção do gás que prejudica camada de ozônio caiu 99% desde 1986, desde 1 de janeiro de 2010 esta proibido sua fabricação, mas substância demora décadas para se dissipar na atmosfera.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Ciêncial 19/12/2010 lAcessos: 3,563
    Silvio Araujo de Sousa

    IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, é parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo Pndu - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. O relatório de 2010 abrange 169 países. O IDH tem o objetivo de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 15/12/2010 lAcessos: 1,405
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast