Cursos pela Internet: Professor-tutor, ele é o segredo!

Publicado em: 03/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 274 |

De alguns anos para cá os cursos a distância vem crescendo enormemente. Por que isso acontece? É união da "fome com a vontade de comer". Pelo lado do estudante a mensalidade é muito menor, com pouco ou nenhum custo de deslocamento e flexibilidade de horário. Para as instituições de ensino, atingir um público sem limite geográfico e diminuição de custos.

Mas, um novo desafio aparece. Será possível manter a qualidade do ensino e superar a falta do contato direto aluno-professor? Acredito sim que é possível, porém ele passa diretamente pelas mãos principalmente do professor-tutor. Agora, é necessário um professor que esteja muito além do conhecimento técnico do assunto, apesar de fundamental como em qualquer tipo de curso. Para quem ainda não teve a oportunidade de participar, temos dois tipos de professores para os cursos totalmente online: O professor-conteudista (é o que desenvolve o conteúdo do curso) e o professor-tutor (é o que coordena um número X de alunos, e faz toda a interação com os mesmos através do sistema disponível).

O professor-tutor não pode ser considerado um "robozinho" atrás do sistema. Nos cursos existem vários perfis de alunos: Os naturalmente digitais (mais próximos ao conceito de geração Y, os com dificuldades digitais (por perfil de idade ou questões culturais/sociais), com tempo e sem tempo, com interesse e sem interesse, jovens e maduros, etc. Se em sala de aula se faz a necessidade de motivar, dar atenção, perceber o aluno e suas características, no ambiente este trabalho ganha inúmeras vezes maior importância.  Podemos resumir  o sua atuação em cinco palavras: Conhecimento, Domínio, Comprometimento, Pró-atividade e Percepção.

- Conhecimento da disciplina, pois sem ele todo o resto não faz sentido. O aluno rapidamente perceberá, mesmo à distância, o nível de conhecimento do professor.

- Domínio das ferramentas do sistema. Conhecer bem os recursos, características e até limitações da plataforma técnica oferecida,  para saber usar e auxiliar seus alunos.

- Comprometimento com os alunos e a instituição. Neste modelo faz-se necessário um maior esforço e atenção no desempenho das atividades.

- Pró-atividade. Não é possível ficar esperando que os alunos por si motivem a participação no curso. O professor–tutor deve ser o mais motivado e maior incentivador à participação dos alunos.

- Percepção. Se no modelo presencial reconhecer o perfil e características do aluno é importante, no virtual podemos dizer que é uma arte. A percepção aguçada e uma postura ética e profissional é que ajudará a "conquistar" o respeito e afeição dos alunos, fundamental para s solução de possíveis problemas e situações delicadas.

Cito uma frase que pode nos fazer refletir sobre o conceito exposto no artigo. O autor da frase quando questionado sobre "novos caminhos" respondeu:

"Não, não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar".
Thiago de Mello

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/cursos-pela-internet-professor-tutor-ele-e-o-segredo-4160795.html

    Palavras-chave do artigo:

    internet

    ,

    professor

    ,

    tutor

    Comentar sobre o artigo

    Ewe Pamplona

    Há infinitas possibilidades de empreender virtualmente, uma possibilidade que atrai muitos educadores é a de atuar como docente online. Você se interessa em ser um tutor a distância?

    Por: Ewe Pamplonal Educação> Educação Onlinel 18/12/2011 lAcessos: 881

    Este trabalho é resultado de estudos e procura abordar o tema situando-o no contexto histórico apresentando uma breve análise sobre a educação a distância enquanto resultado de um processo de mudança, contínuo e crescente, presente na própria história da Educação brasileira, tendo com primeiro aparato legal o Art. 25 $ 2º da L.D.B. 4.024/61, efetivando-se em grandes dimensões com a atual L.D.B. ( 9394/96) em seu Art. 80, vem regulamentar a Educação à Distância em todos os níveis e modalidades.

    Por: Veronica Schroederl Educaçãol 05/08/2013 lAcessos: 60

    Os sistemas de educação à distância representam um passo importante para a transmissão de conhecimento e são um forte aliado para instituições, professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias envolvidas caminham para uma maior facilidade de uso , o acesso às informações, possibilita que o processo de aprendizagem sem fronteiras geográficas, sem barreiras culturais e com tempo de execução seja definido pelo usuário, e este o protagonista de sua aprendizagem.

    Por: CLEA MARCIA PEREIRA CAMARAl Educação> Ensino Superiorl 03/03/2012 lAcessos: 1,087
    Roberto Mizuuti

    Este artigo discorre sobre a necessidade urgente e crescente de aquisição de conhecimentos tecnológicos cada vez mais específicos pelos profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, bem como sobre a utilização da Internet como meio de prover capacitação profissional através de cursos não-presenciais.

    Por: Roberto Mizuutil Tecnologia> TIl 04/09/2010 lAcessos: 410

    O advento das tecnologias de informação e comunicação e a disseminação dos cursos de formação para professores trouxeram novas perspectivas para a educação a distância, inclusive a utilização do suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, onde o hipertexto emerge como importante ferramenta de aprendizagem. Este artigo apresenta um breve histórico e algumas definições de hipertexto e reflete sobre a sua utilização na Educação a Distância, tomando por base o referencial t

    Por: Maria das Graças S. S. Seibertl Educação> Educação Onlinel 24/03/2011 lAcessos: 887
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA - educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação ...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 140

    Este artigo apresenta uma experiência do uso de instrumentos de avaliação na formação continuada para professores na modalidade a distância. Analisa o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Discorre sobre a avaliação, sua forma e importância, contextualiza sua aplicação nos “Cursos de Formação para Professores-tutores em EaD” promovidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Trata do conceit

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 02/02/2010 lAcessos: 2,717 lComentário: 1
    Flavio Andrade

    A educação presencial é a educação tradicional, a educação que acontece com a presença pessoal de professores, alunos e outros atores que participam do ensino x aprendizagem.

    Por: Flavio Andradel Educação> Educação Onlinel 11/07/2010 lAcessos: 1,869 lComentário: 1
    SANDRA MARA DALLE CORT DENARDI

    O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deu um novo impulso á educação a distancia fazendo aparecer, através da internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem.

    Por: SANDRA MARA DALLE CORT DENARDIl Educação> Educação Onlinel 18/01/2011 lAcessos: 714

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 15

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 11
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014
    Plinio Lessa

    Manual do Garçom Quem é o garçom? A figura tradicional e simpática, que ajuda a fazer a história de bares e restaurantes famosos, apresenta hoje em dia muitas outras facetas? Sim. Um garçom pode ser empresário, pode lançar tendências, pode fazer escola. Garçons com muito tempo de experiência apresentam suas respostas. Falam da profissão com orgulho e destaca o quanto a

    Por: Plinio Lessal Educação> Educação Onlinel 10/06/2014

    No mundo globalizado, ser competitivo não significa apenas um desafio diário para as empresas que têm somente uma razão de existir, mas uma grande conquista para aquelas que acreditam que seu maior diferencial está na essência humana da sua equipe de trabalho. Neste caso o treinamento a distância se torna "a bola da vez".

    Por: Carlos Roberto Puial Educação> Educação Onlinel 30/05/2014 lAcessos: 18
    Marcelo Pirana

    Dicas estratégicas para utilizar as redes sociais para a venda de produtos e serviços.

    Por: Marcelo Piranal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/04/2010 lAcessos: 408 lComentário: 2
    Marcelo Pirana

    Uma proposta para definir claramente o marketing de boca a boca, o marketing viral e o buzz marketing. Passa zumbindo pela multiplicação, segue criando relacionamento e finaliza com a venda na internet.

    Por: Marcelo Piranal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 05/10/2009 lAcessos: 425
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast