Cursos pela Internet: Professor-tutor, ele é o segredo!

Publicado em: 03/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 287 |

De alguns anos para cá os cursos a distância vem crescendo enormemente. Por que isso acontece? É união da "fome com a vontade de comer". Pelo lado do estudante a mensalidade é muito menor, com pouco ou nenhum custo de deslocamento e flexibilidade de horário. Para as instituições de ensino, atingir um público sem limite geográfico e diminuição de custos.

Mas, um novo desafio aparece. Será possível manter a qualidade do ensino e superar a falta do contato direto aluno-professor? Acredito sim que é possível, porém ele passa diretamente pelas mãos principalmente do professor-tutor. Agora, é necessário um professor que esteja muito além do conhecimento técnico do assunto, apesar de fundamental como em qualquer tipo de curso. Para quem ainda não teve a oportunidade de participar, temos dois tipos de professores para os cursos totalmente online: O professor-conteudista (é o que desenvolve o conteúdo do curso) e o professor-tutor (é o que coordena um número X de alunos, e faz toda a interação com os mesmos através do sistema disponível).

O professor-tutor não pode ser considerado um "robozinho" atrás do sistema. Nos cursos existem vários perfis de alunos: Os naturalmente digitais (mais próximos ao conceito de geração Y, os com dificuldades digitais (por perfil de idade ou questões culturais/sociais), com tempo e sem tempo, com interesse e sem interesse, jovens e maduros, etc. Se em sala de aula se faz a necessidade de motivar, dar atenção, perceber o aluno e suas características, no ambiente este trabalho ganha inúmeras vezes maior importância.  Podemos resumir  o sua atuação em cinco palavras: Conhecimento, Domínio, Comprometimento, Pró-atividade e Percepção.

- Conhecimento da disciplina, pois sem ele todo o resto não faz sentido. O aluno rapidamente perceberá, mesmo à distância, o nível de conhecimento do professor.

- Domínio das ferramentas do sistema. Conhecer bem os recursos, características e até limitações da plataforma técnica oferecida,  para saber usar e auxiliar seus alunos.

- Comprometimento com os alunos e a instituição. Neste modelo faz-se necessário um maior esforço e atenção no desempenho das atividades.

- Pró-atividade. Não é possível ficar esperando que os alunos por si motivem a participação no curso. O professor–tutor deve ser o mais motivado e maior incentivador à participação dos alunos.

- Percepção. Se no modelo presencial reconhecer o perfil e características do aluno é importante, no virtual podemos dizer que é uma arte. A percepção aguçada e uma postura ética e profissional é que ajudará a "conquistar" o respeito e afeição dos alunos, fundamental para s solução de possíveis problemas e situações delicadas.

Cito uma frase que pode nos fazer refletir sobre o conceito exposto no artigo. O autor da frase quando questionado sobre "novos caminhos" respondeu:

"Não, não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar".
Thiago de Mello

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/cursos-pela-internet-professor-tutor-ele-e-o-segredo-4160795.html

    Palavras-chave do artigo:

    internet

    ,

    professor

    ,

    tutor

    Comentar sobre o artigo

    Ewe Pamplona

    Há infinitas possibilidades de empreender virtualmente, uma possibilidade que atrai muitos educadores é a de atuar como docente online. Você se interessa em ser um tutor a distância?

    Por: Ewe Pamplonal Educação> Educação Onlinel 18/12/2011 lAcessos: 999

    Este trabalho é resultado de estudos e procura abordar o tema situando-o no contexto histórico apresentando uma breve análise sobre a educação a distância enquanto resultado de um processo de mudança, contínuo e crescente, presente na própria história da Educação brasileira, tendo com primeiro aparato legal o Art. 25 $ 2º da L.D.B. 4.024/61, efetivando-se em grandes dimensões com a atual L.D.B. ( 9394/96) em seu Art. 80, vem regulamentar a Educação à Distância em todos os níveis e modalidades.

    Por: Veronica Schroederl Educaçãol 05/08/2013 lAcessos: 76

    Os sistemas de educação à distância representam um passo importante para a transmissão de conhecimento e são um forte aliado para instituições, professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias envolvidas caminham para uma maior facilidade de uso , o acesso às informações, possibilita que o processo de aprendizagem sem fronteiras geográficas, sem barreiras culturais e com tempo de execução seja definido pelo usuário, e este o protagonista de sua aprendizagem.

    Por: CLEA MARCIA PEREIRA CAMARAl Educação> Ensino Superiorl 03/03/2012 lAcessos: 1,100
    Roberto Mizuuti

    Este artigo discorre sobre a necessidade urgente e crescente de aquisição de conhecimentos tecnológicos cada vez mais específicos pelos profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, bem como sobre a utilização da Internet como meio de prover capacitação profissional através de cursos não-presenciais.

    Por: Roberto Mizuutil Tecnologia> TIl 04/09/2010 lAcessos: 423

    O advento das tecnologias de informação e comunicação e a disseminação dos cursos de formação para professores trouxeram novas perspectivas para a educação a distância, inclusive a utilização do suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, onde o hipertexto emerge como importante ferramenta de aprendizagem. Este artigo apresenta um breve histórico e algumas definições de hipertexto e reflete sobre a sua utilização na Educação a Distância, tomando por base o referencial t

    Por: Maria das Graças S. S. Seibertl Educação> Educação Onlinel 24/03/2011 lAcessos: 923
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA - educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação ...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 154

    Este artigo apresenta uma experiência do uso de instrumentos de avaliação na formação continuada para professores na modalidade a distância. Analisa o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Discorre sobre a avaliação, sua forma e importância, contextualiza sua aplicação nos “Cursos de Formação para Professores-tutores em EaD” promovidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Trata do conceit

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 02/02/2010 lAcessos: 2,782 lComentário: 1
    Flavio Andrade

    A educação presencial é a educação tradicional, a educação que acontece com a presença pessoal de professores, alunos e outros atores que participam do ensino x aprendizagem.

    Por: Flavio Andradel Educação> Educação Onlinel 11/07/2010 lAcessos: 1,942 lComentário: 1
    SANDRA MARA DALLE CORT DENARDI

    O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deu um novo impulso á educação a distancia fazendo aparecer, através da internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem.

    Por: SANDRA MARA DALLE CORT DENARDIl Educação> Educação Onlinel 18/01/2011 lAcessos: 748
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O maior conflito armado ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplifica-se, etimologicamente, uma determinada corrente filosófica, ou qualquer visão de mundo, como o cristianismo, a respeito da verdade, a estrutura do entendimento desenvolve a lógica das ideologias diversificadas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Paulo Cesar Tomaz

    Esse artigo trata da Educação a Distancia e seu amparo legal na legislação brasileira.

    Por: Paulo Cesar Tomazl Educação> Educação Onlinel 07/11/2014 lAcessos: 11

    O psicopedagogo pode atuar nas escolas, empresas, hospitais, ou seja, institucional e clínica. Ora, na clínica a prática psicopedagógica apresenta um olhar clínico, observador, os quais dão condições às pesquisas que podem produzir a aprendizagem, identificando os obstáculos e os elementos facilitadores para conceder uma abordagem preventiva e curativa, ou seja, atitudes de investigação e intervenção.

    Por: Flávia da Fonseca Vieiral Educação> Educação Onlinel 05/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que representa de certo modo, conteúdos poderosos que exerceram profundas influências ao espírito humano crítico ao entendimento das relações humanas nos dois estados em referências.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2014
    Vanessa Fernandes

    Esse artigo apresenta a História da Família Souza, sua origem, repercussão dentro da história até os dias atuais e suas contribuições na construção da atual Cidade Niterói anterior Vila Real da Praia Grande. Portando de períodos e datações, assim como referências.

    Por: Vanessa Fernandesl Educação> Educação Onlinel 23/10/2014 lAcessos: 22

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014 lAcessos: 12
    Marcelo Pirana

    Dicas estratégicas para utilizar as redes sociais para a venda de produtos e serviços.

    Por: Marcelo Piranal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/04/2010 lAcessos: 417 lComentário: 2
    Marcelo Pirana

    Uma proposta para definir claramente o marketing de boca a boca, o marketing viral e o buzz marketing. Passa zumbindo pela multiplicação, segue criando relacionamento e finaliza com a venda na internet.

    Por: Marcelo Piranal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 05/10/2009 lAcessos: 434
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast