Educação à Distância x Educação Presencial: algumas diferenças encontradas

Publicado em: 11/07/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 1,928 |

A educação presencial é a educação tradicional, a educação que acontece com a presença pessoal de professores, alunos e outros atores que participam do ensino x aprendizagem. É uma modalidade de educação mais antiga e que apresenta bons resultados, porém o que observamos são mudanças significativas ocorridas nas últimas décadas em relação ao ensino, às metodologias e até as ferramentas e técnicas utilizadas que são comprovadamente mais eficientes que estão sendo utilizadas nas escolas, universidades e centros tecnológicos.

Com o avanço da informática e particularmente o desenvolvimento espantoso da Internet o mundo já não é mais o mesmo. A educação à distância é a nova modalidade de educação que também por conta desse avanço veio para ficar.

Vivemos no mundo da informação e uma das mais utilizadas é a informação automática. Cada vez mais cresce a utilização de computadores e suas redes virtuais desenvolvidas quase sempre em todas as áreas e muito buscadas por todos.

A grande rede é utilizada por muitos, sejam profissionais: professores, advogados, administradores, médicos, engenheiros, economistas, etc ou até mesmo jovens que são apenas estudantes. A utilização de ambientes virtuais é uma realidade e assim, pouco a pouco educação presencial vai dividindo espaço com a chamada educação virtual. Esse tipo de educação utiliza técnicas e ferramentas que possam ajudar na agilidade de comunicação de pessoas e instituições distintas e distantes. Se formos ver um pouco da história da educação vamos identificar que o século XXI trouxe avanços significativos com uma educação inovadora, mas também cheia de desconfianças.

No seu início, a educação à distância utilizava certos meios mais convencionais como o rádio, a televisão, hoje, verifica-se a crescente utilização do computador como ferramenta dessa educação por meios digitais e virtuais. Para boa parte da população brasileira o contato com o computador e com a própria Internet já não é mais um sonho. Até o governo já desenvolve atualmente políticas educacionais voltadas para a utilização do computador e da Internet.  

Como o presente artigo foi escrito não para esgotar o assunto, mas para estabelecer algumas diferenças entre os dois tipos de educação, vamos às ilações: em minha análise observo que enquanto na educação a distância existe separação física ente professor e aluno, na educação presencial isso não ocorre.

A educação presencial não possui o chamado tutor, um intermediador do processo ensino x aprendizagem. O tutor é um dos atores do ensino à distância que mantem maior contato com o aluno do que o professor; na educação presencial não há intermediário, isto é, não é necessário um tutor.

Na educação a distância há utilização de meios de comunicação mais automáticos e impressos, há uma comunicação bilateral e possibilidade de encontros ocasionais com objetivos de socialização e didáticos; os alunos têm mais autonomia. Já na educação presencial nota-se que há a convivência numa mesma estrutura física com docentes e discentes, a forma mais comum de procedimentos metodológicos é a aula expositiva e dialogada que permite o "face to face".

Uma outra diferença que devemos considerar é o ritmo de aprendizado. O ritmo da aprendizagem na educação a distância é de certa forma, controlado pelo aluno, destacando aqui, a maleabilidade para a auto-aprendizagem, as avaliações e controles discentes são ditados pelo professor e tutor, enquanto que na educação presencial o ensino-aprendizagem é mais focado no professor, ou seja, este último tem que se empenhar mais para com o aprendizado do aluno. Enquanto a educação à distância apresenta dias e horários de aula mais maleáveis, a educação presencial apresenta horários mais rígidos.

Diferenças a parte, os dois tipos de educação, modernamente, são muito utilizados e detalhe, praticamente no mundo todo verifica-se a utilização de ambos.   

Na educação à distância a comunicação deve ser frequentemente bem analisada, controlada e avaliada do que a educação presencial. A educação a distância é mais nova e utiliza neotecnologias com linguagens html, enquanto que a presencial utiliza muito mais a oralidade e tecnologias mais convencionais.

Em síntese, apesar das distinções, ambos tipos de educação, se bem conduzidos e orientados ajudam na construção da educação por parte de professore, tutores e alunos. 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/educacao-a-distancia-x-educacao-presencial-algumas-diferencas-encontradas-2812473.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    ensino

    ,

    internet

    Comentar sobre o artigo

    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Antonio Carlos Machado

    Neste artigo discutiremos a presença das Tecnologias Educacionais de Informação e Comunicação para o eficaz processo de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no caráter de inclusão digital, cujo objetivo investigar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, que visem à inserção dos alunos da EJA dentro desse novo contexto de mudanças sociais e do avanço da tecnologia, de forma a garanti-lo sua inclusão no mundo digital e no mercado de trabalho.

    Por: Antonio Carlos Machadol Educação> Educação Onlinel 03/12/2011 lAcessos: 1,025

    Trata-se de um estudo de caso onde os alunos buscavam informações na internet como referenciais bibliográficos na construção coletiva de conhecimento. O sujeito da pesquisa foi os educandos de uma turma da 8ª série do ensino fundamental numa escola da rede pública estadual que já vivenciam o uso do computador no seu cotidiano. Percebe-se que durante a pesquisa a função mediadora do professor foi fundamental na busca da leitura crítica dos referenciais disponíveis nos sites.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educaçãol 16/03/2008 lAcessos: 3,467

    A internet já explodiu como a mídia mais revolucionária desde o surgimento da televisão. Negócios, relacionamentos, lazer e educação são alguns dos maiores benefícios proporcionados pela web a empresas e pessoas.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Educação> Educação Onlinel 10/10/2008 lAcessos: 504

    Distribuidora de valor agregado, empresa conta com parceiros como Cisco e Smart para levar o que há de mais avançado em tecnologia às instituições de ensino do país. Evento vai até quinta-feira (4), em São Paulo, no Palácio das Convenções do Anhembi

    Por: Carlos Leall Press Releasel 01/09/2014 lAcessos: 18
    Professor Marcos Paulo

    Walter Perry e Greville Rumble (1987, 1­2) afirmam que a característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal, correspondência eletrônica, telefone ou telex, rádio, "modem", vídeo­disco controlado por computador, televisão apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc.

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 153
    Rose Emanuelle

    Para a sociedade atual as mudanças ocorridas na educação se fazem necessário, afinal a maioria das praticas educativas está pautada no trabalho apenas com o livro didático, deixando em segundo plano outras formas, método e técnicas de ensino-aprendizagem, o que seria de grande relevância, visto que, estamos em meio a revolução tecnológica e informacional. E quando se refere a tecnologias, automaticamente associam-se os recursos didáticos que se utiliza em sala de aula.

    Por: Rose Emanuellel Educaçãol 13/08/2011 lAcessos: 581

    O texto em questão traz a importância e as facilidade do ensino à distância nos dias de hoje.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Onlinel 10/05/2009 lAcessos: 2,910 lComentário: 1

    Nos tempos atuais, com a evolução da tecnologia e internet, nós professores nos deparamos com algumas dificuldades com relação às crianças e adolescentes de hoje em dia. Lecionando Ciências, muitas vezes deparamos com estudantes que não compreendem a importância dessa disciplina e o quão fascinante é a mesa.

    Por: Magda Pinheiro da Silval Educação> Ciêncial 28/11/2013 lAcessos: 48

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com efeito, é necessária a reconstrução da razão, a Ciência não será emancipada, do mesmo modo o cidadão como a velha razão, produto da Filosofia Iluminista ligada aos interesses do Estado liberal moderno, como a renascença foi apenas uma razão intermediria entre os dois momentos: antigo e novo Regimes.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 04/10/2014

    A educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a ser mais representativa da diversidade que existe na sociedade, tornando-se assim mais democrática e justa, sabendo lidar com as diferenças.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 02/10/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 31

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014 lAcessos: 12

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 27
    Flavio Andrade

    Para se compreender como as empresas virtuais se desenvolvem e aproveitam a vantagem competitiva com a ajuda da Aprendizagem Organizacional (AO) inicia-se pelos conceitos cognitivo de aprendizagem e depois cultural desta última para um estudo mais objetivo e voltado para o âmbito das organizações.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Negócios Onlinel 04/10/2013 lAcessos: 49
    Flavio Andrade

    Em setembro de 2013 o setor de serviços empregou 64.290 pessoas a mais com carteira assinada do que demitiu, enquanto que o setor de comércio ficou com a segunda posição ao apresentar um saldo líquido de empregos de 50.070 vagas.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 04/10/2013 lAcessos: 52
    Flavio Andrade

    As empresas que não mudam tendem ao fracasso. Não basta apenas mudar, deve-se mudar para a sustentabilidade. Isso se justifica nas palavras de Andrade (2010) ao explicar que as empresas estão mudando de um cenário local para um cenário global: "Observamos empresas do Brasil cada vez mais avançando e conquistando espaço para se unirem e se tornarem mais fortes, mais globais. A questão é: e as pequenas empresas ficarão ainda menores e sem expressividade no mercado?"

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 04/10/2013 lAcessos: 54
    Flavio Andrade

    As empresas em geral sejam pequenas, médias ou grandes para realizar seus objetivos, metas e às vezes estratégias se apoiam em um forte planejamento seja em nível macro, isto é, formatado para o ramo de negócio em que atuam, seja em nível micro, para determinada área da administração; pode ser na área de marketing, produção, qualidade, bem como na área de pessoas.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 17/08/2013 lAcessos: 78
    Flavio Andrade

    A maioria de nós da área de Administração já ouvimos falar de ERP. Eu explico melhor: ERP é chamado literalmente Planejamento de Recursos da Empresa ou em inglês Enterprise Resource Planning. Toda empresa necessita de planejamento, independente do ramo de atividade, porte ou finalidade para atingir o sucesso. Então, com a globalização de informações cada vez mais rápidas tornou-se indispensável que os gestores pudessem manter um sistema de informação mais eficaz.

    Por: Flavio Andradel Tecnologia> Tecnologiasl 12/06/2011 lAcessos: 272
    Flavio Andrade

    É realmente incrível como jovens empreendedores no tempo do nosso século XXI se destacaram por suas ideias geniais que até hoje lhes rendem bilhões. Vamos citar o exemplo dos fundadores do Google: Larry Page, Sergey Brin e não tiramos o mérito de Eric Schmidt, diretor executivo da empresa, que também é co-responsável pelo capital acumulado pela organização.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 24/05/2011 lAcessos: 152
    Flavio Andrade

    Mudar é preciso, isso "quase" todo mundo já sabe, ou melhor, tem consciência disso! Mas será que as organizações se deram conta disso realmente? Ou melhor, dizendo, quem dá as ordens sabe que precisa mudar? E os colaboradores, clientes internos também já se questionaram sobre o assunto e tomaram uma atitude?

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 08/03/2011 lAcessos: 173
    Flavio Andrade

    Para se entender bem o assunto, demonstro nesse artigo que, os indivíduos portadores das ditas habilidades superiores como o precoce, o superdotado, o prodígio, o talentoso, o gênio e os idiots svants (sábios idiotas) são gradações de um mesmo fenômeno, mas com terminologias diferentes e há muito tempo estudadas por uma gama de profissionais: neurocientistas, psicopedagogos, psicólogos, professores e outros.

    Por: Flavio Andradel Educação> Educação Onlinel 06/03/2011 lAcessos: 2,214

    Comments on this article

    1
    Moacir Garcia 24/07/2010
    Flavio, excelente artigo!

    A educação a distância (EaD) não é novidade no Brasil - surgida no século XX com os chamados cursos por correspondência, a exemplo do Instituto Universal Brasileiro e Instituto Padre Reus, pioneiros nessa modalidade.

    Já o ensino superior EaD é recente. Foi legalizado através da Lei 9.394/1996, em seu artigo 80 - este artigo é regulamentado pelo Decreto 5.622/2005.

    Através da EaD, locais como o interior de nosso País, onde o acesso à educação superior seria quase impossível devido à longa distância dos grandes centros urbanos – onde geralmente funcional as faculdades - se houver acesso a internet, também haverá acesso à educação de qualidade.

    Assim, o acesso à educação se tornou mais democratizado através da EaD, pois dessa forma mais pessoas têm a possibilidade de efetuar diversos cursos online e até mesmo concluir cursos superiores.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast