Educação Móvel

Publicado em: 13/02/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 787 |

Um dos temas discutidos no 13º Congresso Internacional de Educação a Distância foi a utilização de dispositivos móveis para ensino a distância. O conceito de mobilidade ganha espaço no cotidiano das pessoas, principalmente no tocante aos processos de comunicação, haja vista o expressivo valor agregado que os celulares e os dispositivos móveis em geral estão proporcionando. O m-learning (ou mobile learning) surge do ponto no qual a computação móvel e o e-learning se interceptam para produzir uma experiência de aprendizado a qualquer tempo e qualquer lugar.

Foi apontado por várias vezes nos trabalhos científicos, a importância em não perder o objetivo da educação para a tecnologia. Dispositivos com foco em educação não devem reproduzir os desperdícios de hardware e de software que ocorrem no mercado corporativo. Mais em tecnologia nem sempre significará mais em educação.


O que se observa entre os proprietários de LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado), é a indecisão quanto aos investimentos para adaptar seus sistemas para celulares, PDAs e smartphones barrados por uma indefinição do mercado em adotar um padrão de interface gráfica para a diversidade de aparelhos e marcas, e a incompatibilidade com o conteúdo dos cursos. Podemos ter sim, uma versão mobile do LMS para WAP ou XHTML, mas o esforço deverá se concentrar em tornar os cursos, geralmente desenvolvidos em flash, compatíveis com aparelhos que aceitam a tecnologia.

Universidades e instituições de ensino têm implementado com sucesso novos ambientes de aprendizagem e já se preocupam com a compatibilidade dos dispositivos dos seus alunos. Para contornar o problema, os alunos podem receber um PDA para enviar conteúdo colaborativo para o ambiente, registrando situações do dia-a-dia que podem ser relevante ao assunto do curso e compartilhar com os colegas, como um tipo de wiki móvel.

A utilização de objetos de aprendizagem e webcasts durante o decorrer do conteúdo com a possibilidade de download para pendrives, MP3 e MP4 formam uma boa alternativa para complementar o aprendizado da Sala de Aula Virtual e aproveitar o tempo no trânsito, no aeroporto ou na espera da clínica.

Enquanto empresas como o Google apontam tendências lançando versões móveis dos seus serviços, aguardamos a chegada do iPhone no Brasil e a popularização dos preços para transmissão de dados para celulares. No Portal Educação, a “inovação” até agora se restringe ao recebimento de SMS para avisos de alerta do fórum e datas importantes para o aluno.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/educacao-movel-332346.html

    Palavras-chave do artigo:

    e learning

    ,

    ead

    ,

    m learning

    Comentar sobre o artigo

    Ewe Pamplona

    Com os avanços dos recursos tecnológicos e de comunicação, podemos através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ter acesso à educação de diversas formas. Cada dia surgem novas formas de acesso e interação. Alguma vez você já sentiu vontade ou efetivamente se aventurou pelo universo da educação online?

    Por: Ewe Pamplonal Educação> Educação Onlinel 12/12/2011 lAcessos: 154

    Este artigo apresenta uma experiência do uso de instrumentos de avaliação na formação continuada para professores na modalidade a distância. Analisa o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Discorre sobre a avaliação, sua forma e importância, contextualiza sua aplicação nos “Cursos de Formação para Professores-tutores em EaD” promovidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Trata do conceit

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 02/02/2010 lAcessos: 2,741 lComentário: 1

    O presente artigo tem por objetivo abordar algumas questões sobre a EAD, sua criação, autorização, credenciamento e suas contribuições para a formação docente e profissional, através das novas tecnologias de ensino.

    Por: marcelo donizete da silval Educação> Educação Onlinel 14/09/2009 lAcessos: 14,803 lComentário: 4
    Paula Ugalde dos Santos

    O presente texto reflete os elementos constitutivos da Cibercultura, buscando perceber os impactos do Ciberespaço nos Sistemas de Educação e de Formação, no contexto da Educação a Distância, explicitar o entendimento dos processos de educação e de aprendizagem na web, enquanto potencialmente favorecedores da inteligência coletiva e instigar a reflexão do papel dos educadores em sua ação educativa para formar aprendentes mais éticos, transformadores capazes de fazer melhores escolhas.

    Por: Paula Ugalde dos Santosl Educação> Educação Onlinel 22/07/2010 lAcessos: 987
    Cleia Moura

    A Realidade Virtual – RV pode nos oferecer no mundo de hoje possibilidades que anteriormente não existia, auxiliando na medicina, na arquitetura, nos jogos eletrônicos, entre tantas outras áreas, o que ajuda no crescimento e fortalecimento desta tecnologia. Neste contexto, o presente trabalho procura realizar a construção de uma ambiente virtual que represente a estrutura física da Fatec – Ourinhos. Navegue pela faculdade virtual em http://www.cleiam.xpg.com.br/portifolio.htm

    Por: Cleia Moural Tecnologia> TIl 22/09/2010 lAcessos: 1,379
    Ewe Pamplona

    Saiba como ter acesso a cerca de 90 e-books acadêmicos para download gratuito, divididos em mais de 20 áreas do conhecimento e que são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.

    Por: Ewe Pamplonal Educação> Educação Onlinel 14/02/2012 lAcessos: 337

    Este texto é resultado de pesquisa em andamento e tem como objetivo discutir a mediação do ambiente Moodle nas disciplinas presenciais de matemática do ensino médio, um olhar diferenciado para as ferramentas que atuam como mais um espaço de aprendizagem que vai além dos muros da sala de aula. A proposta surgiu da necessidade de compreender as diferentes possibilidades de trabalhar com um sistema de gerenciamento de cursos.

    Por: Allisson da Silval Educação> Educação Onlinel 20/01/2013 lAcessos: 46
    André Akagi

    Wikis, blogs, podcasts e redes sociais já fazem parte do cotidiano de boa parte dos internautas ativos e estão ditando tendências, dando rumo para os aplicativos baseados em web.

    Por: André Akagil Educação> Educação Onlinel 13/02/2008 lAcessos: 1,614
    Jaime Teles dos Santos

    O presente artigo é resultante de uma pesquisa bibliográfica acerca do papel da tutoria como dispositivo de auxílio na educação a distância, buscando analisar os fatores que ampliam a produção e divulgação de conhecimentos a partir desta modalidade de ensino. Para tanto, iniciou-se um processo de reflexão na tentativa de (des)construir a ideia de que a educação a distância é uma educação distante em que o aluno estará isolado nesse processo formativo (Tutores/professores/instituição).Foi realiza

    Por: Jaime Teles dos Santosl Educaçãol 18/02/2010 lAcessos: 1,991 lComentário: 1

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 21

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 15

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 18

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 32

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 15
    André Akagi

    Anunciado no fim de maio de 2009 e lançado em 30 de setembro de 2009, o Google Wave é confuso à primeira vista e logo nos faz pensar: O que fazer?

    Por: André Akagil Educação> Educação Onlinel 08/02/2010 lAcessos: 116
    André Akagi

    Uma das decisões mais importantes quando pensamos em iniciar um projeto de educação a distância passa pela escolha do LMS (Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado), que pode ser um fator decisivo na implantação e sustentação do projeto que envolverá gerenciamento administrativo, custos financeiros e recursos humanos.

    Por: André Akagil Educação> Educação Onlinel 13/02/2008 lAcessos: 50,062 lComentário: 1
    André Akagi

    Wikis, blogs, podcasts e redes sociais já fazem parte do cotidiano de boa parte dos internautas ativos e estão ditando tendências, dando rumo para os aplicativos baseados em web.

    Por: André Akagil Educação> Educação Onlinel 13/02/2008 lAcessos: 1,614
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast