Ética, Cidadania E Educação

Publicado em: 09/03/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 7,016 |

Introdução e Referencial Teórico

 

Nas ultimas duas décadas do século XX assistiu-se as grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia. Ocorreram grandes movimentos sociais, e com essas mudanças um pequeno vocábulo tem invadido praticamente todas as áreas da atividade humana. Refiro-me à palavra "ética". Fala-se em ética na política, em ética nas relações de trabalho, em ética profissional, em ética na escola, em formação ética dos alunos, associa-se ética à cidadania. Diante disso pergunta-se, qual significado de ética?

 

Segundo Larousse (2001), "ética é o conjunto de regras que orientam a conduta em uma atividade profissional, abordando fundamentos da moral". Já Aristóteles diz, que "ética é definida como uma ‘arte de viver', como uma busca da felicidade".

 

É importante também conhecer o significado de cidadania e educação, pois nos fará entender melhor a necessidade de resgatar esses valores para se ter uma educação digna.

 

Ainda Larousse (2001), "Cidadania é o individuo que goza dos direitos civis e políticos de um Estado"; e "Educação é o processo de desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física do ser humano".

 

Diante disso pude concluir que esses valores estão interligados entre si, ou seja, que um depende do outro para ter seu significado completo, para alcançar seus objetivos finais, que nesse caso, é transformar velhos hábitos e costumes em ações se baseiam e alguns princípios básicos: liberdade de expressão, autonomia, responsabilidade, honestidade, solidariedade, justiça, alegria, entusiasmo, amizade, valorização do próximo, criatividade, compromisso com a transformação social, democracia participativa e agilidade nas problematizações.

 

 

__________________________________________

1.Especialista em nível profissional integrada á educação básica na modalidade de jovens e adultos CAVN/ IFET- SOUSA – PB/UFPB.

 

A educação deve ser baseada em determinados princípios éticos e morais, que devem adapta-se a um campo de reflexão individual e coletivo que permita elaborar, racionalmente e autonomamente, princípios gerais de valores que ajudem os indivíduos e encarar criticamente a realidade cotidiana e as normas sócio-morais vigentes, de modo a contribuir para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência (SILVA 2007).

 

A frase "Educar par a cidadania" é uma prática política que permite dispor de argumentos que nos ajudem a continuar reivindicando e lutando por uma educação diferente para um futuro melhor, tendo consciência de que as novas reconceituações da educação devem ser acompanhadas de modificações da educação devem ser acompanhadas de modificações dos sistemas sociais para que ocorram as mudanças necessárias. É evidente que a educação por si só não é suficiente, ela é apenas mais um instrumento, embora fundamental, para promover essa mudança. Porém a educação tem uma virtude, sua capacidade de influir e de estimular outras importantes mudanças sociais (IMBERNON, 2006).

 

A cidadania é um importante referencial de que a educação necessita para construir uma nova organização e uma nova metodologia de trabalho. CORTINA (2003) , entende que a educação do cidadão, e da cidadã, deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois dessa maneira, eles poderão participar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que também são responsáveis pela realidade social.Em outras palavras aprender a ser cidadão e a ser cidadã, é aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência e, sobretudo, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da escola  e da comunidade, pois esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos, podendo ser ensinados tanto na escola como em casa, onde precisam ser dados às primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito e limites (SILVA, 2007).

 

A educação e a introdução da cidadania estabelecem processos para revisão de mudanças no interior das instituições educativas, de sua cultura organizacional, de sua metodologia, para que proporcionem aos cidadões a capacidade de compreender e interpretar a realidade, realizar uma leitura crítica dos acontecimentos e do meio comunitário, ou seja, a educação vai proporcionar ao cidadão, elementos para alcançar uma maior independência de juízo, de deliberação, de diálogo construtivo e de modo predominante, aprender a conviver (IMBERNON, 2006).

Metodologia

 

A pesquisa é do tipo bibliográfica, realizada na biblioteca da Escola Estadual Dr. José Duarte Filho, durante o período do mês de janeiro/2010, utilizando recursos materiais como: livros, artigos científicos.

 

 

 

 

 

 

Considerações Finais

 

Tal conseqüência está de acordo com uma visão de que os valores e princípios éticos são construídos pelo diálogo, na interação estabelecida entre pessoas dotadas de razão e emoções em um mundo constituído no processo de relações multiformes e conflitantes. Enfim, a promoção de uma educação em valores deve partir de temáticas significativas do ponto vista ético, proporcionando condições para que os desenvolvimentos da capacidade dialógica tomem consciência de seus sentimentos e emoções de si e das demais pessoas para gerar a capacidade autônoma de tomar decisão em situações conflitantes do ponto de vista ético-moral.

 

Referência

 

LAROUSSE, Dicionário da Língua Portuguesa, Editora Ática, 1ª edição, São Paulo, 2001.

 

IMBERNON, F.; Pátio: Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artemed, nov./ 2005-jan. 2006.

 

CORTINA, A.; O Fazer Ético: guia para a educação moral, São Paulo: Moderna 2003.

 

SILVA, C. S.R.; Ética e Cidadania: resgate de valores no ambiente escolar, Curitiba: revista gestão de rede, maio, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/etica-cidadania-e-educacao-1961393.html

    Palavras-chave do artigo:

    etica cidadania educacao

    Comentar sobre o artigo

    DANIELY LOPES

    Este trabalho tem por objetivo mostrar que a ética está no dia-a-dia das pessoas. Está inserida no cuidado com o material escolar; na atenção com os colegas;no respeito aos familiares e educadores;na valorização do patrimônio cultural e histórico;no cuidado com o ambiente.

    Por: DANIELY LOPESl Educaçãol 02/03/2010 lAcessos: 10,050 lComentário: 3
    MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMA

    O presente artigo tem como objetivo evidenciar a aproximação da Ética na Educação, bem como o grande valor e o efeito da aplicabilidade desse tema na educação. Sendo que ética é algo que se constrói, educa, pratica, conquista pela ação conjunta do individuo por meio de princípios universais, que regem as relações das pessoas.

    Por: MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMAl Educação> Ensino Superiorl 12/12/2011 lAcessos: 925
    JUCILENE CATARINA DA VEIGA

    Este artigo discute a Ética na Educação a partir da perspectiva de que o ser humano é um ser social-histórico, com uma visão ampla e ao mesmo tempo sintética e de uma visão de educação como ato de libertação. Refletir e seleciona alternativas buscadas pelo homem para atender às suas necessidades, determinando o seu perfil e sua forma ética de atuação, porque o "objeto da Ética é o ato humano, e o ato humano é produzido pela vontade."

    Por: JUCILENE CATARINA DA VEIGAl Educação> Educação Infantill 05/11/2010 lAcessos: 627
    Leandro Souza

    A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade e, enquanto tal conserva os valores dominantes (a moral) naquela sociedade. A educação é também uma possibilidade e um impulso à transformação: desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Toda educação é uma ação interativa: se faz mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos.

    Por: Leandro Souzal Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 264

    Trata-se de um texto que produzi para orientar minhas reflexões no 2♂ Painel - Família e Educação Cidadã, no XX ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, realizado em fortaleza/Ce. Tema: Escola, Família e Educação Cidadã. Período: 16 a 18/09/2009 2º Painel: Família e Educação Cidadã.

    Por: Francisca Francineide Cândidol Educaçãol 08/12/2009 lAcessos: 2,104 lComentário: 2
    MELO, Getúlio Costa

    O presente trabalho apresenta o conceito de cidadania frente ao contemporâneo Estado Democrático de Direito, as evoluções históricas, sociais, filosóficas, e sua relação aos Direitos Humano, numa perspectiva até os tempos da atual Constituição da República Federativa do Brasil.

    Por: MELO, Getúlio Costal Direitol 03/12/2013 lAcessos: 45
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 340,897 lComentário: 29

    O presente artigo se propõe a abordar o que são Direitos Humanos, fazendo uma breve retrospectiva histórica. Comentando que é possível constatar que ainda é tímida a introdução da temática da educação em Direitos Humanos na formação de professores e educadores em geral, na formação inicial e continuada.

    Por: Robson Stigarl Educaçãol 28/01/2010 lAcessos: 556
    Claudia Fernandes Duarte

    O meio ambiente não resume apenas ao aspecto ecológico mas também ao aspecto social.Faz-se necessário reavaliar o curriculo para Educação Ambiental(EA) ser integrada à interdisciplinaridade.O objetivo desse trabalho parte da ruptura epistemológica teoria x prática,indicativos para melhora da EA vivenciada na escola,conclui-se na pesquisa que a EA é exercida de modo isolado,paralelo,quando deveria incluí-la em todas as práticas educativas.

    Por: Claudia Fernandes Duartel Educação> Ciêncial 14/03/2011 lAcessos: 352

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 21

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 17

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 19

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 34

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 15

    Este artigo trata do ensino de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos, considerando, a escola e a sociedade com suas implicações na educação. É realizada uma análise sobre a caracterização dos alunos da EJA, levando em consideração toda sua evolução histórica e suas modificações. O texto apresenta reflexões acerca do paradigma Freireano, e outros autores como: Pinto e Carneiro; onde foram levantadas questões sobre a necessidade de formação docente especifica para esta área da educação

    Por: FRANCISCO GOMES DE ALMEIDAl Educaçãol 10/03/2010 lAcessos: 8,762 lComentário: 2

    Comments on this article

    1
    Elton 15/03/2010
    gostaria de acrecscentar e felicitar ao autor por falo tão transparente sobre ética; quando podemos dizer que esse artigo traz uma verdadeira lição de empenhos dio autor.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast