IDH - Índice de Desenvolvimento Humano 2010

Publicado em: 15/12/2010 | Acessos: 1,405 |
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano 2010 - É parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo Pndu - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. O relatório de 2010 abrange 169 países, 15 países e territórios a menos que o relatório anterior em virtude de algumas alterações na metodologia. O IDH tem o objetivo de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993.

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - Definição
O Índice de desenvolvimento Humano - IDH é uma medida comparativa de riqueza (medido pela renda), Conhecimento (medido por indicadores de educação ), saúde (medido pela longevidade) e outros fatores entre os países membros da ONU. Com isto matém os seus princípios básicos de que o progresso deve ser mensurado não apenas pelo crescimento econômico, mas também por conquistas em saúde e educação. O IDH, também pode ser calculado para um estado, município ou região.

Os Critérios Para Obtenção do IDH
O IDH também tem a particularidade de na sua avaliação da qualidade de vida da população considerar critérios abrangentes dessa população, pois considera os aspectos econômicos, e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção

  • Saúde - Expectativa de vida - Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas para aquele momento.
  • Educação - É o único que engloba dois indicadores, e ambos foram alterados. Sai a taxa de alfabetização, entra a média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais). Para averiguar as condições da população em idade escolar, em vez de taxa bruta de matrícula passa a ser usado o número esperado de anos de estudos (expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada, se os padrões atuais se mantiverem ao longo de sua vida escolar).
  • Renda Nacional Bruta per capita - O PIB (Produto Interno Bruto) per capita foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que abrange os mesmos fatores que o PIB, mas também leva em conta recursos enviados ou recebidos do exterior — é uma maneira de captar melhor as remessas vindas de imigrantes, excluir da conta o envio de lucro para o exterior das empresas e computar a verba de ajuda humanitária recebida pelo país, por exemplo. Assim como na versão anterior usava-se o logaritmo natural do PIB per capita, agora usa-se o logaritmo natural da renda. Também foi mantido o modo como os valores são expressos: em dólar corrigido pela paridade do poder de compra (PPC), que leva em conta a variação do custo de vida entre os países.

Variação do IDH
O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, é um número que varia de zero (0) (em países sem nenhum desenvolvimento humano) até um (1) (países com desenvolvimento humano total).

Classificação do Países de acordo com o IDH
Nos relatórios de IDH até 2009, os países eram classificados em quatro grupos definidos em intervalos de valores fixos de IDH. De 0 até 0,499 (baixo IDH), de 0,500 até 0,799 (médio IDH), de 0,800 até 0,899 ( elevado IDH) e 0,900 até 1 (muito elevado o IDH). O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2010 deixa de classificar o nível de desenvolvimento de acordo com valores fixos e passa a utilizar uma classificação relativa. A lista de países é dividida em quatro partes semelhantes. Os 25% com maior IDH são os de desenvolvimento humano muito alto, o quartil seguinte representa os de alto desenvolvimento, o terceiro grupo é o de médio e os 25% piores, os de baixo desenvolvimento humano. Deste modo o relatório de 2010 com 169 países, apresenta 42 países com IDH muito alto, 43 países com IDH alto, 42 países com IDH médio e 42 países com IDH baixo.

Brasil avança no novo Índice de Desenvolvimento Humano
O Brasil subiu quatro posições de 2009 para 2010 e ficou em 73º no ranking de 169 nações e territórios da nova versão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), O índice brasileiro, de 0,699, situa o país entre os de alto desenvolvimento humano, é maior que a média mundial (0,624) e parecido com o do conjunto dos países da América Latina e Caribe (0,704), de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano. Mas seguindo a nova metodologia, em comparação com os dados recalculados para 2009, o IDH do Brasil mostra uma evolução de quatro posições. Brasil está logo acima de Geórgia (74º), Venezuela (75º), Armênia (76º) e Equador (77º), e abaixo de Ilhas Maurício (72º), Macedônia (71º), Irã (70º), Ucrânia (69º) e Bósnia-Herzegóvina (68º).

Evolução na Década
Desde o ano de 2000, o IDH brasileiro teve um ganho de 7,6% (73ª maior variação numa lista de 137 países). O progresso foi mais rápido que o latino-americano (6,6%) e mais lento que o global (9,3%). Na última década, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 2,7 anos, a média de escolaridade cresceu 1,7 ano e os anos de escolaridade esperada recuaram em 0,8 ano. A renda nacional bruta teve alta de 27% no período.

O Melhor e o Pior do IDH
Quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida da população e quanto mais próximo de zero, piores são as condições de vida.
A lista é encabeçada pela Noruega (0,938), seguida de Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. A última posição é ocupada por Zimbábue (0,140), superado por República Democrática do Congo, Níger, Burundi e Moçambique.

Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 (divulgado em 4 de novembro de 2010) - A Verdadeira Riqueza das nações: Vias para o Desenvolvimento Humano

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/idh-indice-de-desenvolvimento-humano-2010-3854013.html

    Palavras-chave do artigo:

    idh desenvolvimento humano

    Comentar sobre o artigo

    RINALDO BARROS

    A conversa de hoje se prende a uma fratura exposta que é jogada na cara do povo brasileiro diariamente no horário nobre, a partir de barbaridades cometidas por grupos do crime organizado, assaltantes ou traficantes, a maioria entre 16 e 25 anos de idade. É a barbárie despontando, com o retrocesso do ser humano à sua condição mais degradada. É o óbvio ululante que muita coisa está errada.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 27/07/2012 lAcessos: 102
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva debater outros aspectos da condição humana e social imprescindíveis ao desenvolvimento, como a idéia de capital social, que tem sido posta como elemento capaz de produzir na sociedade a qualidade histórica indispensável ao seu auto-melhoramento. Neste contexto, a Educação é apresentada como a mais importante aliada na formação de sentimentos coletivos em detrimento de condutas individualistas e anti-éticas. Para tanto, fundamentou-se o artigo em pesquis bibliográfica.

    Por: José Bittencourt da Silval Educaçãol 04/09/2009 lAcessos: 2,357
    Alfredo Jorge Homsi Neto

    O presente trabalho versa sobre a estreita relação existente entre o efetivo investimento governamental no fortalecimento das Defensorias Públicas Estaduais e sua satisfatória repercussão para a elevação dos níveis de desenvolvimento humano das populações diretamente beneficiadas, com especial ênfase para as populações que habitam o semiárido brasileiro, onde constatamos altos índices de pobreza e subdesenvolvimento.

    Por: Alfredo Jorge Homsi Netol Direitol 25/04/2010 lAcessos: 371

    IDH mostra quem mais fez para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros nos últimos 20 anos. Se é para comparar, a vitória é dos tucanos.

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 09/08/2013 lAcessos: 12
    Rodnei Vecchia

    É possível desenvolver nações prósperas sem depredar seus recursos naturais. Basta ter equilíbrio e bom senso global.

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 23/05/2011 lAcessos: 49
    Felipe de Souza Ramão

    Atualmente presenciamos uma crise denominada crise “ecológica”, que trata-se indubitavelmente, do resultado de muitos anos de exploração voraz e "insustentabilidade” da sociedade capitalista, que sempre agiu de forma inconseqüente e sem nenhuma responsabilidade com o ambiente.Sabemos que outros modelos como o feudal e o socialista (socialismo real) tiveram impactos no ambiente, exploraram recursos naturais ...,porém a magnitude e a velocidade da exploração capitalista impede qualquer comparação.

    Por: Felipe de Souza Ramãol Educação> Ciêncial 02/05/2009 lAcessos: 1,484
    RINALDO BARROS

    É fundamental compreender a questão educacional como parte de um Projeto civilizatório de Nação. É importante repetir que, no entender deste locutor que vos fala, a Educação não pode ser um projeto de governo ou um projeto de partido, mas um projeto da sociedade, um projeto de Nação.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 10/08/2013
    Reginaldo Rodrigues

    Lembro-me que muitos anos atrás, quando passei no vestibular, meus amigos, familiares e até conhecidos ficaram eufóricos. Se muitos analisam o segundo lugar como aquele que quase chegou lá, imagine o décimo quarto.

    Por: Reginaldo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 27/03/2010 lAcessos: 315
    Carlos Henrique Araújo

    Publicado em novembro de 2006, o artigo compara a Educação no Canadá com a Educação Brasileira.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 28/01/2010 lAcessos: 1,231 lComentário: 1

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com efeito, é necessária a reconstrução da razão, a Ciência não será emancipada, do mesmo modo o cidadão como a velha razão, produto da Filosofia Iluminista ligada aos interesses do Estado liberal moderno, como a renascença foi apenas uma razão intermediria entre os dois momentos: antigo e novo Regimes.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 04/10/2014

    A educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a ser mais representativa da diversidade que existe na sociedade, tornando-se assim mais democrática e justa, sabendo lidar com as diferenças.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 02/10/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 33

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014 lAcessos: 12

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 27
    Silvio Araujo de Sousa

    O nível de dióxido de carbono na atmosfera atingiu níveis máximos em 2013, mas essa não foi a primeira vez...

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 30/05/2013 lAcessos: 38
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto básico sobre essa Reunião onde estarão presentes 178 representantes de países da ONU para encontrar soluções para os principais problemas sociais e ambientais do planeta.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Ciêncial 25/05/2012 lAcessos: 660
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - 3º ano do ensino médio - Hidrografia do Continente Africano - texto de apoio as atividades das páginas 14 e 15 do caderno do aluno volume 3 fornecido pela SEESP

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 1,093 lComentário: 1
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto rápido para ser desenvolvido em uma aula , com questão aplicada no vestibular da Unicamp

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 11/09/2011 lAcessos: 386
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - Texto suporte ao volume 3 pág. 4, 5 e 6 - Estruturas terrestres. O texto é apresentado num formato didático com o objetivo de levar o aluno a refletir, compreender e adquirir subsídios que o leve a solucionar as questões propostas no caderno do aluno.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 04/09/2011 lAcessos: 1,971
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto-atividade com questão do vestibular sobre a relação entre placas tectônicas e terremotos, como o que ocorreu no Japão em março de 2011. Para aplicação em uma aula de 50 minutos.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 18/03/2011 lAcessos: 4,506
    Silvio Araujo de Sousa

    Uma rápida análise do crescimento do PIB nos últimos 10 anos, onde pergunta-se , será que cresceu ou será que só é uma recuperação ?

    Por: Silvio Araujo de Sousal Finanças> Investimentosl 07/03/2011 lAcessos: 329
    Silvio Araujo de Sousa

    Produção do gás que prejudica camada de ozônio caiu 99% desde 1986, desde 1 de janeiro de 2010 esta proibido sua fabricação, mas substância demora décadas para se dissipar na atmosfera.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Ciêncial 19/12/2010 lAcessos: 3,561
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast