O Assistente Social Escolar

Publicado em: 05/08/2008 |Comentário: 51 | Acessos: 124,307 |

Alguma experiência do Serviço Social na Educação desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação ou por Projetos de Extensão Universitária encontram-se nos municípios de Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Goiás, Porto Alegre, São Bernardo do Campo, Bauru, Franca, Limeira, Santos, Ribeirão Preto, entre outros (Martins, 2000). O papel do Assistente Social no ambiente escolar poderá ser melhor e mais absorvido a partir do momento em que ele for construindo habilidades aceitas pelo núcleo escolar. Um exemplo seria à orientação dos alunos fora da sala de aula, especialmente no momento em que os mesmos passam por momentos difíceis, fase confusa em que estão desenvolvendo a personalidade, os adolescentes geralmente são os que mais sofrem nessa fase de autoconhecimento, em que se preparam para o mercado de trabalho.

Há muitos casos de drogas, violência doméstica, violência sexual, identificadas a partir do comportamento de crianças e adolescentes na escola. Isso reflete diretamente no rendimento do aluno, causando altos índices de evasão.

A entrada do profissional do serviço social na escola, portanto seria um fortalecimento para professores e diretores, pois hoje, os mesmos tentam além da tarefa de educar, também se desdobram na tarefa de compreender e intervirem sozinhos na realidade social de cada aluno, muitas vezes sem condições ou tempo para isso.

Segundo Almeida (2000, p. 19) "durante muitos anos associação entre Serviço Social educação esteve, quase que de forma automática, relacionada ao campo da formação profissional ou à dimensão educativa do trabalho dos assistentes sociais".

 

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. O Serviço Social na Educação. Revista INSCRITA, nº 6. Conselho Federal de Serviço Social, 2000. p 19.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro, "Serviço Social: mediação escola e sociedade". Franca/SP, UNESP-Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Dissertação de Mestrado, 2000.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 43 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-assistente-social-escolar-511047.html

    Palavras-chave do artigo:

    servico social

    ,

    educacao

    Comentar sobre o artigo

    INTRODUÇÃO A cada dia que se passa surgem novas industrias, se produz mais carros, constroem-se mais casas, desmatam se mais em fim as cidades crescem e com esses crescimentos desordenados surgem fatores que prejudicam a população e o meio ambiente. Estudar o meio ambiente,o serviço social consequentimente se fará necessario estudar a educação ambiental, como conscientizar a população quanto ao real quadro em que se encontra o meio ambiente. Estudar o meio ambiente requer um estudo só

    Por: Ralianal Educação> Ensino Superiorl 11/11/2010 lAcessos: 5,354
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, recebi apoio traduzido na inserção de manifestações oficiais dos titulares das respectivas pastas: Ou seja, os Ministros. Então optei por dividir a difícil tarefa de decidir por uma ou por outra com os nossos autores, na esperança de chegar a um consenso ou, no mínimo, a uma maioria. E ficamos surpresos com um resultado que dividiu em três.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 28/02/2014 lAcessos: 49

    O Serviço Social como profissão teve suas origens no desenvolvimento do sistema capitalista e no agravamento da questão social, atrelada à ideologia dominante e à doutrina social da Igreja Católica. Surge no Brasil, na década de 1930, pois neste período o País passava por uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

    Por: Mirian Bartassonl Educação> Ensino Superiorl 15/10/2011 lAcessos: 1,870

    Este artigo aponta que é possível desenvolver Políticas Públicas na efetivação da garantia dos direitos da população LGBT. A impossibilidade da população LGBT de participar da vida ativa da cidade é negar o direito à igualdade de oportunidades. As cercas sociais existentes na cidade demonstram a falta de conhecimento do quanto ela não está adaptada ao homem. O caminho percorrido pelo Serviço Social é remeter a discussão ao âmbito da profissão, mas sem cometer o chamado messianismo profissional.

    Por: Solange Massaril Direitol 31/08/2009 lAcessos: 1,404

    O presente texto aborda a questão da inserção da mulher nas escolas de Serviço Social e seu papel na sociedade a partir da década de 50 até os dias atuais.

    Por: Mirian Bartassonl Educação> Ensino Superiorl 13/10/2011 lAcessos: 647

    O Serviço Social como profissão tem seu inicio marcado pelas primeiras formas de ajuda, estas primeiras relatadas nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula, que acredita-se que sejam uns dos primeiros precursores da Assistência Social, embora se sabe que o Serviço Social é praticado desde a origem da história.

    Por: Gilrlane Costa Ramosl Carreira> Gestão de Carreiral 04/04/2013 lAcessos: 75

    Este ensaio escrito a cinco mãos por mim juntamente com as colegas Emanuelle Matias, Jéssica Cunha, Lucimá Carvalho e Thaisa Mayelle é referente aos questionamentos quanto à relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social. O trabalho em si teve como intuito realizar discussões a respeito do tema levantado e fundamentar-se para a atuação, sob uma ótica filosófica, do profissional do Serviço Social.

    Por: MILEIDE DA COSTA CHAGASl Educação> Ensino Superiorl 24/03/2011 lAcessos: 5,003 lComentário: 1
    Roger S Souza

    É a profissão que lida com o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo à sociedade. O assistente social trabalha com questões que levam à exclusão social, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

    Por: Roger S Souzal Educação> Educação Onlinel 05/07/2013 lAcessos: 58
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva debater outros aspectos da condição humana e social imprescindíveis ao desenvolvimento, como a idéia de capital social, que tem sido posta como elemento capaz de produzir na sociedade a qualidade histórica indispensável ao seu auto-melhoramento. Neste contexto, a Educação é apresentada como a mais importante aliada na formação de sentimentos coletivos em detrimento de condutas individualistas e anti-éticas. Para tanto, fundamentou-se o artigo em pesquis bibliográfica.

    Por: José Bittencourt da Silval Educaçãol 04/09/2009 lAcessos: 2,345
    Máira Leilaine

    Este trabalho tem por objetivo principal mostrar a importância do uso das TICs no âmbito escolar uma vez que estas estão presentes em todo momento, de modo a tornar significativo seu uso bem como a necessidade do educador em se atualizar e fazer parte desse novo mundo tecnológico de aprendizagem.

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 09/08/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 21

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 18

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 19

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 35

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 15

    Muito se fala sobre adoção, mas pouco se sabe a respeito de um universo complexo, onde a emoção e a razão estão diretamente ligadas e podem juntas mudar o destino de quem adota e de quem é adotado.

    Por: Fabiana Machadol Lar e Famílial 02/08/2008 lAcessos: 29,675 lComentário: 13

    Comments on this article

    4
    Odineia Monterrozo 10/11/2011
    Sou Assistente Social, atuante na rede pública: Assistente Social é uma equipe sociotécnica, com o compromisso de intervir junto ao ser em situação precária, na busca de sua potencialidade onde devemos intervir, através uma participação direta, para o crescimento individual ou coletiva de uma sociedade.
    Obs: tudo isso que me levou a fazer Serviço Social.
    0
    Polyana 20/10/2011
    Sou estudante de serviço social, gosto muito da minha futura profissão não pelo lado financeiro e sim no conhecimento e amplitude de desenvolvimento, em relação ao ser humano de poder compreender e atender a necessidade e o bem social.
    1
    francylucy silva 17/09/2011 pedreiras maranhão 17/09/2011
    ola sou academica do curso serviço social amo esse curso ja estou nos estagio pq a desigualdade social ainda e muito grande no brasil vamos luta para acaba com essa desigualdade o serviço social na escola e muito importante o assistente social e importante em todas as areas um abraço.
    2
    mariah genny 29/08/2011
    olá stou atenta a tudo o q diz respeito ao serviço social educacional mt interessante
    o artigo, além do mais stou precisando d material para meu tcc com o tema
    o assistente social no sistema escolar publico, por fv alguem me ajude.Stou no
    8 periodo,desde d ja obrigada!
    0
    Valdenice M. Moreira 11/08/2011
    Concordo com o colega Armando Terribili filho. A Educação a Distância é uma das principais formas de desgualificar o Ensino Superior no Brasil, pois até mesmo quando certos cursos exigem um estágio supervisionado, quase sempre isso é negado, nada mais justo, já que o mercado de trabalho é bastante excludente e exige-se profissionais competentes com as devidas qualificações. Um abraço.
    6
    Helena 30/06/2011
    oii pessoal!! moro em Rondonia e aqui ainda não tem assistente social escolar e estou preparando minha monografia sobre: atuação do serviço social na educação. gostaria de saber se alguém tem material algo assim e relato sobre a atuação de um assistente social na ativa...seria de muito boa utilidade...
    e combinamos qualquer eventualidade...
    fico muito grata!! beijoss a todos e fiquem com Deus
    2
    vÂnia lúcia máximo clarindo silva 28/06/2011
    Ola gostaria de ter mais conhecimentos nesta area de serviço social estou no primeiro período meu curso é a distância já fica um pouco dificíl
    1
    Kennia 24/06/2011
    Então,vejo que são profissionais,e que tem um certo conhecimento que adquiriram com o tempo,e gostaria de orientações,informações sobre o trabalho do Assistente Social na área da educação,pois faço serviço social por ser uma área em que eu me identifico e gosto muito e gostaria de adquirir conhecimentos,não só da educação,mas nas outras áreas também,na área escolar, porque em breve começarei um estágio em uma escola de cursos profissionalizantes e queria ter mais conhecimento do meu trabalho na instituição.
    Obrigada.
    2
    lia 18/05/2011
    quero um nome pra minha equipe do tcc de serviço social,alguem pode me da uma ideia
    1
    Aline Mamona 15/05/2011
    Boa Noite!
    Socorro, o que exatamente o ASSISTENTE SOCIAL faz na area EDUCACIONAL?
    Grata!!
    8
    Aline Mamona 15/05/2011
    Sou Assistente Social, trabalho numa escola privada, porfavor, me orientem como posso ser útil e desenvolver um bom trabalho para os pais - professosres - alunos.

    grata!
    4
    Rosani Garmatz 06/04/2011
    Estou iniciando meu trabalho de assistente social agora na área de educação, já havia trabalhado há 15 anos como professora, e gostaria de saber como contribuir com minha experiência nesta nova etapa de trabalho. Quero receber sugestões sobre a atuação dentro das escolas e creches para desenvolver um bom trabalho. Obrigada.
    3
    marilene da silva lima 23/03/2011
    eu gostaria de saber como eu posso atuar na escola se tem diretor, pedagogo, professor, orientador,etc. como eu vou resolver o problema do aluno.
    4
    Joelma Miranda 26/02/2011
    Sou assistente Social, atuante na rede pública, o artigo e muito importante, pois o serviço social na educação virá contribuir de forma sustentável na estrutura familiar, que constitui uma base para formação dos individuos.
    Sou candidata á atuar como assistente social na educação...
    3
    ROSANGELA T. DEMSKI GALVÃO 13/02/2011
    Ola!!!
    Estou me formando no curso de serviço social agora em maio, e ahei sua materia super importante. Tenho muito interesse em atuar na area da educação, sendo que estamos passando por uma fase difícil com nossas crianças e adolescentes, onde certos professores precisam atuar em dois setores educadores e assistentes sociais. Mas não tenho experiênciapara tal, por esse motivo preciso que me mantem informada sobre tudo na area de aducação
    0
    juliana alves 29/01/2011
    Bom sou recém formada em serviço social e já estou trabalhando,porém venho desempenhado meu trabalho com muitas dificuldades,principalmente na questão projetos,pois meu muícípio é de pequeno porte com 811 habitantes,a menor cidade de MG,então gostaria por gentileza ajuda na parte de projetos sociais.Obrigada
    4
    celia da silva fernandes natal 26/01/2011
    OLA amigos estava lendo os comentarios de voçeis e gostei muito estou com 36 anos e meu sonho e me formar em serviço social aqui em salvador e um pouco dificil mas sei que vou conseguir com o apoio de voçeis gostaria de mais informações tem horas que pensso que não tenho mais tempo de estudar mas e bom tentar vou ficar esperando alguns email voçeis estão de parabéns pelos comentario um abraço para todos .ass.célia.
    2
    Lidiamar Dos Santos Araujo 20/12/2010
    Estou no ùlltimo periódo do curso de serviço social,e a atuação do profissional na educação e de suma importancia e urgencia diante de tantos conflitos existentes. Atuando com compromisso etico, critico, participativo e capacitado parav desenvolver açôes interdiciplinares de orientções e informaçôes.
    0
    Sandra 05/12/2010
    Já atuei como assistente social, minha 1ª formação e a 2ª especialista em sociologia tenho atuado como professora do ensino médio e cada vez mais vejo a nessecidade de um assistente social na educação. Me vejo muitas vezes muito mais assistente social que educadora porque nos âmbitos escolares há uma necessidade imediata de reeducação quando deveria ser o contrário a educação.
    8
    Vera Lúcia Ribeiro de Lima 27/11/2010
    Sou assistente social, atuo na rede municipal de ensino há 14 anos, desde que passei no concurso trabalho na EMEF Padre Leonel da Franca. é um trabalho muito desgastante o atendiento individual de alunos. Principalmente quando os professores acreditam que vamos dar um "jeito" no(a) aluno(a). Não há a compreensão do novo papel social da escola e as exigências que a sociedade nos impõe quando o Estado não cumpre seu papel.
    O seviço social escolar precisa trabalhar em consonância com as redes de proteção de crianças e adolescentes, isso dá um real sentido ao trabalho fortalecendo-o e saindo do tradicionalismo.
    2
    Rita irlene 20/10/2010
    sou formada em assistete social não estou atuado na area,busco sempre cometarios, essa e uma forma para ficar mau enformada,adorei os cometrio espero esta sempre tendo informaçães muito importante,rita irlene de montes claros mg.
    2
    Laize 06/08/2010
    Gostei bastante do artigo. Estou começando um trabalho de pesquisa para começar a fazer um paper e preciso manter contato com Assistente Social que trabalhe na area educacional.
    1
    kaline 17/07/2010
    Estou no 5º período de Serviço Social, e gostaria muito de estagiar
    e futuramente trabalhar na escola, mas infelizmente na minha cidade
    não tem o profissional nas escolas. Gostaria de fazer minha monografia nessa area?Envie sugestoes.Obrigada!
    1
    Márcia 07/07/2010
    Parabéns pelo artigo, queria só fazer uma contribuição, a ação do Assistente Social no ambiente escolar pode ir muito além do atendimento indiviudal, acredito nossa ação pode e deve está voltada para formação crítico reflexiva, estimulando os alunos a se reconhecerem com pertencente a uma comunidade e que possui responsabilidades sobre esta.
    0
    kelly zenere 27/06/2010
    oi sou aluna do curso de matemática preciso elaborar um trabalho em forma de questionário entrevista com aluno pais e professores , aluno com dificuldades de aprendizagem pode me ajudar desde já agradeço.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast