O cururu e siriri a tradição de mato grosso

Publicado em: 07/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 307 |

Mato - Grosso tem tradição o siriri e o cururu baile da roça que hoje ganha glamour dentro do nosso estado, isto nas manisfestações culturais

As danças dramatizadas em versos simples nas comunidades rurais r que até hoje são cohecida como raízes da cultura do estado de Mato-Grossenses.

A partir de 2001 foi que surgui em Mato-Grosso o festival do cururu r do siriri.

Os grupos que participavam da festa de Santos deixaram o anomimato e começaram a participar nos palcos regionais , e eventos do governo, tv, revistas, jornais ,onde passa a ser entre a tradição e o comtempôraneo a rua e o festival.

No século XIX os homens entoados em versos e em desfios ao som da viola de cocho, o cururu era visto como ameaça as pomposas da elite de Mato-Grosso, pois aquelas que fregunetavam a elite dançava as valsas e assistiam os teatros.

Os escravos que viveram no século XIX, eram próibidos a praticar a dança do cururu, pois essa prática cultural é de identidade do estado, ainda que o cururu era considerado uma manifestação insípida, desagradável por parte da classe dominante política e econômicacamente de Mato-Grosso e da capital(Cuiabá).

Na verdade a classe dominante da época tinham uma visão bem contraditória, pois oque deveria prevalecer os hábitos  da corte a fim de mostrar Cuiabá como um lugar ''civilizado''

Oque fosse praticado por populares e escravos era visto como atrasado, algo a ser abandonado.

A justificativa era que havia muito consumo de bebida alcoólica por parte dos participantes ao realizar a manifestação da dança e os cantos terminando em rigas e badernas.

Do outro lado os grupos dominantes tentavam fazer o samba do Rio de Janeiro o batuque em Recife  eliminar o cururu de Mato-Grosso para divertirem sem  serem encomodados

Os cururureiros precisavam de autorização da polícia para apresentarem em festas de casamentos e de Santos.

Hoje o cururu e o siriri abordam a pratica cultural do nosso estado, onde a dança de roda e cantos de louvores aos Santos são entoados em versos e desafios, tudo embalados ao som  de instrumentos musicais.

Os instrumentos usados são a viola de colcho eo ganzá, conhecido na época como caracaxá.

No cururu mesmo no tempo de igualdade, só é algo tradicional ao sexo masculino; as mulheres não participam da dança.

Hoje o novo siriri e cururu são bens no palco da cultura do estado de Mato--Grossoonde jovens e velhos participam e todas as classes socias participam nos festivais culturias e folclorico do estado Matogrossense.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-cururu-e-siriri-a-tradicao-de-mato-grosso-5887350.html

    Palavras-chave do artigo:

    cururu

    ,

    siriri

    ,

    mato grosso

    Comentar sobre o artigo

    JUCILENE CATARINA DA VEIGA

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica sobre as manifestações folclóricas do Cururu e Siriri, na perspectiva da valorização da cultura cuiabana, para ser trabalhada nos Anos Iniciais, despertando o interesse e respeito em relação as danças tradicionais, enfatizando a história da cultura cuiabana e os instrumentos utilizados para a realização do evento.

    Por: JUCILENE CATARINA DA VEIGAl Educação> Educação Infantill 27/10/2011 lAcessos: 748
    Adriana M. de Almeida Carvalho

    Mato Grosso é um estado rico na diversidade cultural, nele se encontram as mais diferentes manifestações, traduzidas nas danças, cantos, modos de vida. Nesse sentido, a dança e a música de Cuiabá têm influências de origem africana, portuguesa, espanhola, indígenas e chiquitana. Desse conjunto rico de combinações resultaram-se: no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos.

    Por: Adriana M. de Almeida Carvalhol Educação> Ensino Superiorl 09/01/2013 lAcessos: 1,005

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 24

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 20

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 21

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 36

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 23
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Os negros chegaram no Brasil com a finalidade de desenvolver o trabalho na minas de ouro e na plantação da cana-de- açúcar.Aqui foram explorados, vivendo em condições précarias, sem direitos de praticar a sua cultura.Os negros reagiram criando rebelões na fazendas, e sofriam castigos constantes. Aqueles que conseguiram fugir formaram quilombosonde praticavam sua cultura, exercendo sua língua, seua rituais religiosos. O mais famoso quilombo doi os dos PALMARES e o seu chefe foi ZUMBI.

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 08/01/2012 lAcessos: 402
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Os índios Paiaguá e os índios Guaicuru sáo os primeiros habitantes do território mato-grossense.Estes índios tinham uma maneira diferntes de realizarem sua defesas aos inimigos.Os índios Paiaguá agiam dentro dos rios os seus ataques,com finalidade de atingir aos canoeiros.Já os índios Guaicuru agiam de forma difrente em seus ataques, usava a técnica de montar nos cavalos para atingir os seus inimigos. AS etnia tinham um modo de defesa contra qualquer índividuo que penetrasse em seu território

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 07/01/2012 lAcessos: 248
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    As eténias que povoavam o território do nosso País, foram sacrificadas em tosoa os aspectos. Os colonizadores penetraram o litoral brasileiro, dizímaram e massacraram as etenias índigenas.Depois de um certo periodo os bandeirantes paulista penetraram no território brasileiro e escravizaram as etenias, tranformando a sua cultura, e destruindo o seu modo de viver. O processo da colonização foi a príncipal causa dessa trantorno causada a etenias índigenas que ocupavam o território brasileiro....

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 06/01/2012 lAcessos: 82
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Nas revoltas províncias, verifiquei a impossibilidade de estudo das mesmas de maneira iiisolada,devendo estas serem analisadas a luz de um contexto histórico mais amplo,de forma a contemplar toda a realidade socioeconômica do pais.Desse jeito foi necessário inicialmente o desencadeamento das inúmeras revoltas nas províncias brasileiras. As consequências trazida das pelas revoltas na conjuntura socio-político-econômico do Brasil, foram de grande proveito para a evolução cultural do nosso ESTADO.

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educação> Educação Onlinel 23/12/2011 lAcessos: 1,072
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Com a descoberta de nossas terras, Portugal procurou dedicar o comercio com o Oriente, pois as especiarias eram produtos de altos preços e valioso. No século XV e XVI, a expansão marítima trouxe grandes avanços na arte de navegar. A corrida pela busca das especiarias nas ÍNDIAS levou o reino de Portugal deixar a sua colônia a cargo das expedições . Mesmo assim, com o passar dos anos é que Portugal ao defrontar com uma crise econômica resolve explorar as terras brasileira e povoa-lá.

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 20/12/2011 lAcessos: 337
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    A sociedade cobra da ESCOLA o desempenho dos conteúdos programados,esquecendo que o seu papel deixou de ser somente conteúdos.Hoje além do PEDAGÓGICO desempenha o papel da cidadania afetiva e na construção e formação do ser Humano para à vida.O curriculo não são fins, são apenas instrumentos para uma educação de qualidade onde a escola de hoje tem necessidade de orgarnizar-se. Na verdade a escola é um espaço onde o mediador e os alunos aprendem juntos, ambos passam conhecimentos.

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 24/05/2010 lAcessos: 104
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Desde a Antiguidade,os diferentes povos e culturas buscavam da natureza a explicacão dos fenômenos naturais e dar um sentido à própria vida. Esse desejo do ser humano de tentar explicar, entender a origem e o fim das coisas existentes ,nesse primeiro momento da história foi denominado de MIto. A Mitologia grega surgiu para representa algumas funções sociais.Na atualidade,muitas questões sobre os fenômenos da natureza física e humana são explicados através do conecimentos filosófico e ciêntifico.

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 12/05/2010 lAcessos: 1,531 lComentário: 1
    Maria Edvirges M. L. Garcia

    Documentos revelam que o da Aviação se matou porque sofria de ternstorno bipolar males ainda não identificados na época. Na outra versão não era pelo faro de ver sua invenção utilizada na guerra. No seu atestado de Óbito: O suicídio virou oficialmenye um ''colapso cardíaco'' para desmontrar o mito. Cogita-se que ele sofresse de esclerose múltipl da. O pai da aviação montava sua maquete dirigível, e o excesso de trabalho teria prejudicado sua vida entrado en depressão

    Por: Maria Edvirges M. L. Garcial Educaçãol 10/05/2010 lAcessos: 240
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast