O Inicio Da Vida Escolar

Publicado em: 20/08/2008 |Comentário: 6 | Acessos: 14,915 |

 

                                                   O Início da vida Escolar

Desde o nascimento, a criança possui um contato afetivo  e exclusivo, com seus pais e parentes, sendo o centro das atenções no conforto do seu lar, mas em um determinado momento estes pais ou responsáveis, colocam-se diante da necessidade do retorno ao trabalho ou de uma  percepção que indica que é hora do seu filho explorar outros ambientes, que não sejam  apenas o seu lar, a pracinha, a praia e a casa da vovó. E é esse momento que desperta a necessidade de conhecer os espaços educativos que hoje oferecem mais que um local de brincadeiras e passatempo, oferece oportunidade de desenvolvimento das suas capacidades, estimulando o seu crescimento intelectual e criativo.

Chegou a hora! Já encontrou o espaço adequado que corresponda a suas necessidades?

 (A Escola de Educação Infantil),que promove um atendimento pedagógico para crianças de 0 a 6 anos de idade, em seus aspectos físicos,psicológico e cognitivo, na perspectiva das interações sociais, estando assim qualificada para atender as suas expectativas.

Inicio do ano ou do segundo semestre, e a garotada volta as aulas, ai! Aposto que aquele frio na barriga se faz permanente, seu pequeno vai para escola, mal aprendeu a andar! Será que ele vai se adaptar?

A entrada de uma criança na escola requer um processo de adaptação gradual, constante e individualizado.Cada criança possui um histórico familiar, uns são mais agarrados com a mãe e torna esse processo difícil e doloroso, e outros já são mais sociáveis  e extrovertidos, facilitando esse inicio de sua vida escolar. Se houver uma interação e colaboração da equipe de profissionais da escola, com vocês pais, com certeza este momento acontecerá de forma mais tranqüila.

 A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico dessa fase, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo, medo do desconhecido. Quanto mais tranqüilos vocês estiverem  e  seguros, mais rápida será a adaptação do seu filho.

Comemore esta etapa do crescimento de sua criança, transmita a ela segurança sempre, não à deixe perceber sua angustia, os choros aparecerão, mas posicione-se  firmemente.

Se à criança continuar  insegura após um período de adaptação, consulte o professor sobre a possibilidade de você continuar acompanhando-a na salinha, pois estes primeiros dias serão assim. Sempre com a necessidade de um responsável se manter presente na escola.

Nas primeiras semanas por exemplo,à figura familiar o acompanhará durante algumas horinhas, que iram diminuindo gradativamente de acordo com a sua integração com a turminha e os seus professores.

E para que tudo ocorra da melhor forma possível, não esqueça de se informar sobre todo o trabalho pedagógico e linha filosófica da escola,pois elas precisam estar de acordo com suas espectativas e desejos

 

Autora: Elaine Hungria (Pedagoga e Psicopedagoga Institucional)

Consultoria Pedagógica:

www.universoinfantilatende.com.br

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-inicio-da-vida-escolar-529691.html

    Palavras-chave do artigo:

    adaptacao

    ,

    escolar

    Comentar sobre o artigo

    O presente texto traz algumas questões (dúvidas, angústias, dicas etc) relacionadas a esta nova fase infantil: A adaptação Escolar

    Por: Camila Giangrossil Educaçãol 15/04/2011 lAcessos: 479

    Este estudo mostra a importância da psicomotricidade nas aulas de Educação Física escolar, a psicomotricidade tem uma revelância grandiosa na vida do individuou, algums dos seus inúmeros objetivos é motivar a percepção através de atividades, a integração dos movimentos corporais.

    Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantill 24/02/2010 lAcessos: 5,119 lComentário: 7
    Janaina Silveira

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública do município de Itapetinga – BA, junto aos professores às adolescentes grávidas do Ensino Médio. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as situações enfrentadas pelas adolescentes numa gravidez precoce no contexto escolar, bem como as ações da escola no que diz respeito ao amparo e à provisão dos subsídios necessários para que as adolescentes continuem estudando apesar da gravidez precoce.

    Por: Janaina Silveiral Educaçãol 09/03/2011 lAcessos: 1,608
    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    Já sabemos que a evasão escolar é um problema que está presente em nossas unidades escolares. Podemos observar também que este tipo de problema sempre tem causas maiores no ensino médio, seja por fatores internos ou esternos a escola, esse problema preocupa aos educadores e governo, que estão preocupados com os índices, o aprendizado e avanço da comunidade. Em se tratando desse grande dilema enfrentado pelas instituições escolares perante o problema, uma questão que se discute diz respeito a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ciêncial 19/11/2013 lAcessos: 86
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Historicamente a escola é uma instituição com a função precípua de oferecer a educação de cunho formal e tem como norte os preceitos sociais de formação do individuo em determinado contexto histórico, por ser uma instituição social integradora das necessidades de sua sociedade, a escola proporciona a interação de valores, culturas assim como e propulsora da apresentação dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados, a intencionalidade de suas ações a tornam mantenedora do saber sistematiz

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 68

    Busca-se apresentar os limites e possibilidades para que se possa inserir o malabarismo na escola. Visando através desse estudo superar o modelo tradicional de educação física. Num primeiro momento apresento um breve histórico do malabarismo e das artes circenses. Em seguida faço um resumo das principais tendências pedagógicas dessa disciplina escolar. Por fim busco mostrar que o malabarismo pode ser utilizado como conteúdo da cultura corporal capaz de recriar as aulas de educação física.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 01/07/2012 lAcessos: 339

    O objetivo deste artigo é relatar a experiência na mediação do projeto de psicologia escolar, denominado Escola de Colaboradores, em interface com a psicologia do trabalho, que ocorreu em 2013 e 2014. A proposta de intervenção em Psicologia Escolar/Educacional envolveu atividades de análise e mudança institucional, além de apoio em práticas de qualidade de vida, treinamento, desenvolvimento e integração dos funcionários de uma escola filantrópica de Teresina-Pi.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 26/08/2014
    Alessandro Neves de Araujo

    Esse estudo teve como objetivo verificar se na educação física escolar há uma proposta de inclusão. A análise dos resultados teve como base a metodologia análise descritiva. Como resultado, verificamos que há sim inclusão na educação física escolar, Os professores possuem o conhecimento teórico sobre essa possibilidade, mas não a efetivam, e justificam que a falta de materiais apropriados e espaços físicos desfavorecem a educação física escolar como uma modalidade inclusiva.

    Por: Alessandro Neves de Araujol Educação> Educação Infantill 28/07/2011 lAcessos: 697
    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    A evasão escolar tem sido um lema intensamente debatido, principalmente com relação ao ensino fundamental. O texto se propõe a discutir as questões relativas a evasão escolar no ensino superior, considerando as variáveis internas e externas ao fenômeno. Ao considerarmos os diferentes aspectos da evasão escolar em todos os níveis de ensino, especialmente no ensino superior apontamos, ao final, alguns dos aspectos mais relevantes do fenômeno. A evasão escolar é um problema muito grave desde a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ensino Superiorl 19/11/2013 lAcessos: 109

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 23

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 19

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 19

    Não podemos falar em avaliação educacional escolar, sem fazermos uma análise do sistema educacional já que a avaliação é uma peça de engrenagem desse sistema. E dentro dessa perspectiva de reprodução da sociedade, surgem as diversas tendências com este objetivo. A atual prática da avaliação educacional está muitas vezes ainda a serviço de um entendimento teórico-conservador da sociedade e da educação.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 36

    A educação autêntica é investimento na busca de superação das condições de degradação, de opressão e de alienação, é esforço sistemático e intencionalizado de emancipação dos homens que nelas eventualmente se encontrem.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 22/06/2014 lAcessos: 17
    Bruno Scarpa

    O artigo aborda a evolução dos meios de comunicação da educação a distância ( EaD ). Será realizado uma síntese das modificações sofridas ao longo do tempo para que a modalidade de ensino a distância pudesse se adequar as exigências impostas pela globalização.

    Por: Bruno Scarpal Educação> Educação Onlinel 21/06/2014 lAcessos: 22

    Comments on this article

    0
    michele 17/08/2011
    eu acho que na escola nada é facil pq os professores tem que manter a conciencia de que escols nao é brincadeira!!!
    0
    andreza 19/01/2010
    legal........
    0
    genilson 14/11/2009
    Adorei o texto, estou ingressando na area de educaçao e é de grande interesse saber mais sobre o inicio da fase escolar da criança. Algo mais abrangente que possa me auxiliar no meu cotidiano...atenciosamente
    genilson
    0
    vitor 18/09/2009
    lie e reli esse texto e achei interessante mas tem um problema so fala um terço da vida escolar expl:``bullyng´´ esse e dos principais da vida escola, o namoros a virgindades etc...] mas o texto de se modo ja ta ok
    0
    CARA 29/08/2009
    otimao adorei DE VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    0
    Sônia Maria Castro 26/11/2008
    Muito didático para pais que estão com filhos na escola
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast