Paulo Freire e a AUTONOMIA

Publicado em: 27/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 396 |

De acordo com a proposição de Jacotot, o aluno se emancipa a partir do momento em que pode aprender, sem mestre, apenas pela tensão de seu próprio desejo. Na proposta de emancipação intelectual, o mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência. Jacotot percebeu que a aprendizagem vinculada a explicação não é absolutamente necessária. Na proposta de Jacotot, quem quer emancipar um homem deve interrogar a maneira dos homens e não a maneira dos sábios., perguntando o que ele pensa a respeito disso ou daquilo.

Paulo Freire critica o metodo Socratico e o nomeia como metodo bancario. Em sua proposta de ensino aprendizagem esta o dialogo entre as culturas socio-economicas e as questões humanas que permeiam e influenciam diretamente e educação e o processo de aprendizagem de um povo. A proposta de Freire afirma o que os individuos spodem se e educar entre si mediados pelo meio em que vivem ou convivem inseridos como sujeitos e protagonistas de seu desenvolvimento e aprendizagem. Freire ousou afirmar que ninguém educa ninguém, com esta proposta de se fazer ouvir objetivou democratizar a educação sendo esta propulsorade justiça social, incluindo os excluidos e emancipando assim a cultura educacioonal como forte fonte de expressão do movimento em combate ao conteudismo e a transmissão de conhecimentos por um professor ensinante. A educação é um processo de conscientização humana e o reconhecimento do ser enquanto ser unico, individual, e cheio de conhecimentos e habilidades em diversos aspectos  da vida o torna aprendente e assim,dialoga  entre as praticas de Freire para uma educação da massa nacional brasileira.

O modelo de ensino e aprendizagem dos sofistas em nada se assemelha à metodologia EAD a não ser pela preocupação em propagar o saber e valorizar a educação e a democracia.

Já o modelo de ensino e aprendizagem de Sócrates tem em comum com a  metodologia EAD a postura ativa do aluno diante do processo de ensino e de aprendizagem, não existindo a figura centralizadora do mestre.

A proposta Lacaniana de que o trabalho próprio da escola, em sua relação à verdade, passe pelo cartel tem em comum com a EAD é o trabalho do próprio aprendiz o que mais importa. O orientador é mais um entre os aprendizes e cada membro do pequeno grupo tem de incluir sua própria condição de pensamento no processo de aprendizagem. O mestre, nesse sentido, acompanha o aprendizado do aluno, favorecendo a autonomia do mesmo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/paulo-freire-e-a-autonomia-3144276.html

    Palavras-chave do artigo:

    paulo freire

    ,

    autonomia

    ,

    filosofia

    Comentar sobre o artigo

    Paulo Freire foi importante pensador e pedagogo brasileiro que se notabilizou pelos estudos referentes ao uso da Educação como ferramenta de inserção da população adulta como membros úteis da sociedade.Embora seus estudos se referissem apenas à adultos provenientes de classes sociais desfavorecidas, seus pensamentos representam importante contribuição à Educação em geral inclusive de crianças

    Por: Poti Chimetta Havrennel Educação> Ciêncial 14/05/2012 lAcessos: 270

    RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar a vida e obra do educador Paulo Freire abordando sua concepção embasada na pedagogia Libertadora, através da qual ele defendeu a liberdade do ser humano a partir do processo de alfabetização que favorecia a aprendizagem e a conscientização do mesmo. Enfatiza-se a importância dada ao conhecimento que o indivíduo traz consigo na leitura das obras de Paulo Freire analisando-as como possível ideia de inovação pedagógica que quebre este paradigma fabril d

    Por: Maria Lúcial Educação> Ensino Superiorl 13/07/2012 lAcessos: 202
    shirleidy de sousa freire

    A avaliação é parte importante do processo de ensino e aprendizagem. Na atualidade pode-se observar que várias escolas estão abrindo as portas para a avaliação diagnóstica, processual, formativa, ajudando na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Sabe-se que os estudos têm evidenciado que na historia da humanidade mostram que desde o momento em que a comunidade primitiva procurou relatar a seus semelhantes fatos que para eles eram importantes ou de alguma maneira uteis.

    Por: shirleidy de sousa freirel Educação> Ensino Superiorl 18/12/2012 lAcessos: 168

    Este texto diz respeito ao estudo das práticas educacionais como elemento de transformação social, com o objetivo de investigar a educação crítica para a conscientização e formação da autonomia dos estudantes. Nele está presente o posicionamento dos sujeitos da prática educacional, sobre a relação entre escolarização, formação autônoma e crítica e transformação social.

    Por: Elisabete Santosl Educaçãol 14/06/2010 lAcessos: 4,064 lComentário: 1

    O artigo propõe uma reflexão sobre o uso do conceito de cultura como manutenção de certos costumes e hábitos e inferiorização de outros, diferenciando o que é ou não verdadeiro, o que é bom e o que é mau, o que deve ou não ser valorizado. Após a reflexão teórica pretende-se possibilitar a conscientização o valor das diferentes expressões culturais, reconhecendo que não há formas culturais melhores ou piores, mas diferentes. Deste modo, espera-se que o educador paute sua prática com respeito às d

    Por: Bruno Carrascol Educaçãol 21/02/2013 lAcessos: 110
    Rogério Ferreira Leite

    Este trabalho contém as premissas básicas para que o educador atinja plenamente o objetivo de proporcionar aos seus alunos uma formação adequada às exigências do século XXI.(PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Educação> Ciêncial 15/07/2010 lAcessos: 12,930
    Claudio Bezerra de Menezes

    Ao considerar como antecedente de nossa tese de doutorado a Dissertação "EDUCAÇÃO, DIREITOS E CIDADANIA NA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MUNICIPAIS E UNIVERSITÁRIOS DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MESTRANDOS E DOUTORANDOS"; elegemos o tema: "Gestão e Democracia na Escola Pública: uma percepção Freireana..." no intento de averiguar o interesse docente em discutir, estimular e inserir valores freireanos em sua prática pedagógica em prol de uma gestão escolar fraterna...

    Por: Claudio Bezerra de Menezesl Educação> Ciêncial 22/12/2012 lAcessos: 57

    Apresentação de algumas questões referentes à formação docente universitária, mas precisamente, identificar as atitudes na prática docente que o transforme em um intelectual transformador. Para isso, foi tomado como base legal a legislação atual sobre a formação de professsor universitário. Destacou-se os processos seletivos nas universidades de âmbito públicas e privadas no Munícipio de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro. Evidenciou-se as concepções de docente como intelectual transformador.

    Por: Ana Paula Moreira Machadol Educação> Ensino Superiorl 21/05/2009 lAcessos: 12,812 lComentário: 6
    Alinne do Rosário Brito

    O presente trabalho se pautou em observações e na experiência docente na possibilidade de se construir uma escola que se preocupa com a realidade de sua comunidade, através de projetos de intervenções que auxiliem a renda familiar ocasionando saberes pertinente aos âmbitos econômicos, sócio e cultural, na perspectiva de transformação social

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 23/07/2012 lAcessos: 172

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com efeito, é necessária a reconstrução da razão, a Ciência não será emancipada, do mesmo modo o cidadão como a velha razão, produto da Filosofia Iluminista ligada aos interesses do Estado liberal moderno, como a renascença foi apenas uma razão intermediria entre os dois momentos: antigo e novo Regimes.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 04/10/2014

    A educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a ser mais representativa da diversidade que existe na sociedade, tornando-se assim mais democrática e justa, sabendo lidar com as diferenças.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educação> Educação Onlinel 02/10/2014

    A Educação a distância ou simplesmente EAD é o gênero. Ou seja, é o conjunto das diversas modalidades de se ensinar, estudar e aprender a distância, podendo ser via rádio, jornal, TV, etc. Já o elearning é o termo, na língua inglesa, que equivale a uma dessas modalidades de educação a distância. No caso do e-learning, o primeiro "e" faz alusão à palavra "electronic", que refere-se à modalidade de ead que fornece cursos online por meio eletrônico, ou pelo computador.

    Por: Juracy Soaresl Educação> Educação Onlinel 05/09/2014
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 31

    Admite-se que nossa inteligência compreende dois tipos de lógica, duas formas de processar a realidade

    Por: Central Pressl Educação> Educação Onlinel 28/07/2014 lAcessos: 12

    A importância do autodidatismo é ignorada por muitos. E desprezada por outro tanto. Muitos pensam que quem não quer estudar se transforma muitas vezes em autodidata. O que ocorre é exatamente o contrário, somente os que gostam de estudar têm condições de se tornarem um autodidata. Somente aqueles que sabem da importância dos estudos, da indispensabilidade dos estudos, somente estes - repetimos - têm a necessária força e disposição para se tornarem um autodidata.

    Por: Ebenézer Anselmol Educação> Educação Onlinel 26/06/2014 lAcessos: 26
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast