Qual A Nossa História?

Publicado em: 07/07/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 209 |

A história dos seres humanos está em continuidade com a história dos hominídeos, que por sua vez está em continuidade com a história dos primatas e assim por diante até o primeiro ser vivo. Mas geralmente o que é chamado de história da humanidade não passa da história de uma cultura: nossa cultura. Qual o nome de nossa cultura? Nunca demos um nome porque sempre a chamamos de "humanidade". Mas a tradução dos nomes que os povos tribais povos escolhem para chamar a si mesmos também é "humanidade". Todos os povos chamam a si mesmos de humanidade, e nós somos apenas um desses povos.

Tudo aquilo que existe apenas em nossa cultura não pode ser essencial para a humanidade. Dizer que algo é essencial para uma espécie e que isso se encontra em apenas uma cultura é uma contradição. Então tudo que criamos em nossa cultura que não existe em nenhuma outra cultura pode ser essencial para nós, mas não é essencial para a humanidade. Direitos humanos não são essenciais, leis jurídicas não são essenciais, literatura não é essencial, e assim por diante...

A história de nossa espécie é recente se comparada com a história de outros primatas. Mas a história de nossa cultura é ainda mais recente, mesmo se comparada apenas com a história de nossa espécie. A história de nossa cultura está marcada pelo acúmulo. Nós acumulamos muitas vezes mais pessoas, coisas e problemas do que todos os outros povos do passado. Um único país pode conter mais gente do que toda a população humana de mil anos atrás.

Acumular é uma constante em nossa cultura, e o acúmulo não pode durar para sempre. O acúmulo exige muitas coisas: exige um modo de vida completamente diferente daquele para o qual os seres humanos evoluíram e se adaptaram. Exige um controle cada vez maior da natureza e do próprio homem, porque a tendência natural do acúmulo é que ele seja temporário. Para concentrar e manter o acúmulo, é preciso um controle cada vez maior, que também tem um limite.

Misturar evolução com o surgimento de nossa cultura é problemático. Certamente a evolução está envolvida nisso, mas não quer dizer que nossa cultura seja "mais evoluída" que as outras. Tal afirmação consiste num erro porque não há uma escala evolucionária. Todos os seres e culturas existentes são resultados diferentes da evolução, mas são todos tão evoluídos quanto podem. A extinção abre espaço para uma espécie nova, mas não necessariamente melhor. Para saber se algo foi um sucesso ou um fracasso é preciso um tempo muito grande. Mesmo o que é sucesso agora por se tornar um grande fracasso no futuro. As espécies não estão se aperfeiçoando, estão apenas mudando.

As histórias de outras culturas que tinham o acúmulo por fundamento foram bastante curtas, o que não é bom sinal para nós. É muito difícil manter um sistema que depende de cada vez mais complexidade. É como fazer um castelo de cartas. Nossa cultura exige cada vez mais esforço apenas para continuar em pé. Nós até mesmo sabemos que isso não vai durar para sempre: chamamos esse evento de "fim do mundo". Mas a idéia pressuposta nisso é que nossa cultura é a humanidade, logo o fim de nossa cultura só poderá ser o fim do mundo.

Tendemos a ver tudo que está fora de nossa história como irrelevante. É como se tudo fosse um prelúdio para nossa história, tudo aconteceu para que nós surgíssemos. Essa crença no destino humano impede qualquer tentativa de compreender a história humana como algo natural.

Há uma solução para nossa cultura? Podemos mudar nossa história futura? A especialidade de nossa cultura é o acúmulo, e o acúmulo é insustentável, então não podemos nos salvar e salvar esta cultura ao mesmo tempo. Mas podemos mudar de cultura. Podemos criar uma nova cultura assim como criamos as outras. Isto dependerá inteiramente de cada um de nós, seres humanos imersos nesta cultura.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/qual-a-nossa-historia-475091.html

    Palavras-chave do artigo:

    historia

    ,

    pre historia

    ,

    humanidade

    Comentar sobre o artigo

    O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental. O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula. Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, onde os mesmo darão suporte e contribuem bastante com as hipóteses levantadas. Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois esta es

    Por: daniel Rodrigues de limal Educação> Ciêncial 13/07/2014 lAcessos: 81
    Douglas Barraqui

    O presente artigo vem apresentar a história ambiental – sua origem, métodos, conceitos, temas e fontes –; traçar um panorama de como ela está sendo feita no Brasil e; enquanto disciplina produtora do conhecimento histórico, destacar sua importância como uma ferramenta fundamental e necessária para trazer a natureza de volta aos braços do homem, tanto em termos de formação de uma consciência ecológica quanto em termos de tomada de ação propriamente dita.

    Por: Douglas Barraquil Ciênciasl 29/10/2009 lAcessos: 1,262
    EVERALDO RUFINO DA SILVA

    Este trabalho como parte das disciplinas de história antiga do ocidente e história antiga do oriente, apresenta os conceitos historiográficos.

    Por: EVERALDO RUFINO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 04/07/2011 lAcessos: 1,207

    Sendo praticamente isolada do resto do mundo por um longo período, Socotra continua sendo um dos lugares mais fascinantes da Terra. Uma ilha que oferece oportunidade única e tem um grande desafio de manter a diversidade vegetal e animal. Muitos animais e plantas que vivem hoje em Socotra não são encontradas em nenhum outro lugar .

    Por: Regina Mottal Educação> Ciêncial 23/04/2010 lAcessos: 966

    Costuma-se dizer que a história é a narrativa metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, podendo ser o conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos, bem como, o conjunto de obras referentes à história,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 30/07/2014
    MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRA

    A história dos tempos modernos é escrita em cima de fatos, personagens e acontecimentos. Isso envolve dois sentimentos: um é sonhar, o outro é viver. A contribuição de alguns nobres espíritos à história é recheada de descobertas, desilusões, grandezas, lutas revolucionárias, mas também de sangue, ódio, tristeza. Este texto trata de alguns desses sentimentos destacando suas personagens. Filosofia, História e Religião se mesclam num texto que faz reverência ao tempo moderno e a existência.

    Por: MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRAl Notícias & Sociedade> Polítical 16/07/2009 lAcessos: 2,274 lComentário: 4
    Patricia Cassia Pereira Porto

    Todo discurso está impregnado de impressões muito pessoais, subjetivas; mas todo discurso também parte de uma cultura socializada, na qual, ideologicamente, as palavras simbolizam um universo coletivo. Os textos, principalmente os orais, estão marcados por valores éticos, estéticos, políticos, culturais, religiosos. Tanto nos estudos literários quanto nos estudos históricos notamos a crescente busca pelas marcas orais e sócio-temporais que não foram documentadas pelo registro da escrita.

    Por: Patricia Cassia Pereira Portol Educação> Línguasl 11/04/2011 lAcessos: 554
    Alex-Sandro Pinheiro Cardoso

    O presente artigo refere-se a importância do ensino de História e Geografia nas escolas, pois as disciplinas tendem a proporcionar reflexões e criar criticidade no pensamento do aluno. A história e geografia são correlatas e influenciáveis uma pela outra. A abordagem bibliográfica, pretende-se enfocar as transformações da sociedade educacional e os reflexos no cotidiano entre educando e educador. Criando um paralelo entre o que se pede e o que se faz no processo da gestão no dia a dia escolar.

    Por: Alex-Sandro Pinheiro Cardosol Educaçãol 03/07/2009 lAcessos: 5,582 lComentário: 1
    MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMA

    O trabalho que aqui venho apresentar é parte de minhas investigações a respeito da importância da Informática no Ensino de História. Na pesquisa, que teve como um dos seus frutos meu estudo a respeito do Uso da Informática no Ensino de História, pude abordar e desvendar alguns caminhos apontados pelo referencial bibliográfico sobre a temática que abrangia. O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações provocadas pela informática e pela revolução nas telecomunicações.

    Por: MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2010 lAcessos: 2,148

    Muitos estudiosos afirmam ser os filósofos gregos os primeiros a surgirem no mundo. No período conhecido como arcaico nas colônias gregas. No entanto, apesar da importância desses filósofos para a humanidade, jamais podemos esquecer a importância de vários sábios que viveram na mesma época , mas em outros lugares. A consciência mítica abrange os períodos que vão até o século II a.C. A Civilização micênica que vai dos séculos XX a XII a.C., desenvolveu-se desde o início do segundo milênio a.C.,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciêncial 14/05/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O maior conflito armado ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplifica-se, etimologicamente, uma determinada corrente filosófica, ou qualquer visão de mundo, como o cristianismo, a respeito da verdade, a estrutura do entendimento desenvolve a lógica das ideologias diversificadas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Paulo Cesar Tomaz

    Esse artigo trata da Educação a Distancia e seu amparo legal na legislação brasileira.

    Por: Paulo Cesar Tomazl Educação> Educação Onlinel 07/11/2014 lAcessos: 13

    O psicopedagogo pode atuar nas escolas, empresas, hospitais, ou seja, institucional e clínica. Ora, na clínica a prática psicopedagógica apresenta um olhar clínico, observador, os quais dão condições às pesquisas que podem produzir a aprendizagem, identificando os obstáculos e os elementos facilitadores para conceder uma abordagem preventiva e curativa, ou seja, atitudes de investigação e intervenção.

    Por: Flávia da Fonseca Vieiral Educação> Educação Onlinel 05/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que representa de certo modo, conteúdos poderosos que exerceram profundas influências ao espírito humano crítico ao entendimento das relações humanas nos dois estados em referências.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2014
    Vanessa Fernandes

    Esse artigo apresenta a História da Família Souza, sua origem, repercussão dentro da história até os dias atuais e suas contribuições na construção da atual Cidade Niterói anterior Vila Real da Praia Grande. Portando de períodos e datações, assim como referências.

    Por: Vanessa Fernandesl Educação> Educação Onlinel 23/10/2014 lAcessos: 22

    Quantas pessoas não procuram por uma oportunidade de emprego no Brasil ? Seja ela porque acabou de ficar desempregada ou mesmo porque procura um emprego melhor de onde está atualmente. Saiba como conseguir encontrar cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC e PRONATEC

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014

    Diversos cursos gratuitos já estão disponíveis para inscrição no SENAC em 2015, relacionamos as melhores opções e onde você pode se inscrever próximo a sua cidade. Confira o artigo abaixo.

    Por: sitesjoaoepaulol Educação> Educação Onlinel 09/10/2014 lAcessos: 13

    Pelo que estamos realmente lutando quando dizemos que estamos lutando por nossos direitos?

    Por: Janos Birol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 27/02/2009 lAcessos: 1,361

    As desvantagens de publicar numa editora barata Se você publica textos na internet já deve ter recebido algum "convite" de uma editora barata. Uma editora barata contrata pessoas para entrar em sites de hospedagem de textos e fisgar qualquer escritor amador, prometendo realizar seus sonhos de ter um livro publicado "com qualidade" e vendido em grandes livrarias. Tudo que o autor precisa fazer é um "investimento inicial", e logo depois, se o livro fizer sucesso, poderá receber seu parte, geralmente 10%.

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/11/2008 lAcessos: 674

    Kropotkin e os resquícios de tecnocracia do discurso do anarquismo no século XIX e início do século XX

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 30/10/2008 lAcessos: 603

    Análise de Bakunin em Anarquismo clássico e a visão da crítica à civilização de Daniel Quinn

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 29/10/2008 lAcessos: 506

    Análise sobre Kropotkin e o texto Ciência moderna e anarquismo, sob a luz do novo anarquismo.

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 27/10/2008 lAcessos: 373

    Sobre a anarquia e a crítica à civilização como formas relevantes de crítica social e política.

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 24/10/2008 lAcessos: 467 lComentário: 1

    Uma análise de Kropotkin sob a luz da nova anarquia.

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 23/10/2008 lAcessos: 263

    Sobre anarquia e pragmatismo, a anarquia contra o idealismo anarquista

    Por: Janos Birol Notícias & Sociedade> Polítical 06/10/2008 lAcessos: 229
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast