Qual o papel do tutor a distância?

Publicado em: 05/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,863 |

 

 

A tutoria deve tem a capacidade de análise e síntese, além de estar atentos aos avanços tecnológicos buscando capacitar-se continuamente. O principal objetivo de ensinar o aluno a aprender, com um aprendizado organizado e contínuo com técnicas atualizadas, segundo Authier os tutores "são produtores quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem".

Não adianta ter um ótimo Ambiente de Virtual de Aprendizagem, com material bem elaborado se o tutor não fizer o seu papel, fundamental para que tudo ocorra bem é um tutor "presente" e interativo.

O tutor tem o papel de estimular/incentivar a participação entre eles (colegas – colegas e colegas- sistema), responsável pelas ferramentas de avaliação, dar feedback sobre os atividades e dúvidas dos alunos, acompanhar seu desenvolvimento e participação no ambiente virtual de aprendizagem (fóruns, atividades, glossário e etc.), indicar livros ( bibliotecas normais e/ou virtuais) sites e blogs incentivando a pesquisa de materiais( reportagens, livros, vídeos) fora do ambiente virtual. Promover debates dentro dos objetivos do curso para novos conhecimentos, resolvendo conflitos/ dúvidas e problemas online, se necessário abordando o aluno por outros meios como telefone, fax e email. O tutor deve envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Consideramos como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, troca de experiências e informações, estabelecer relações empáticas com os alunos e buscar filosofias (base do ato de educar).O tutor diferente não é aquele que inventa a roda , mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/qual-o-papel-do-tutor-a-distancia-3202625.html

    Palavras-chave do artigo:

    tutor

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo busca refletir a importância de se efetivar o papel articulador ao fazer cotidiano. Apresenta alguns conceitos a respeito da Educação à Distância, desde seu início até a atualidade. Pondera sobre o real papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem. Tenta justificar que é necessário caracterizar a atuação desse profissional para que o cursista tenha formação e aprendizagem significativa, tornando-o autônomo e emancipado plenamente.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 09/12/2009 lAcessos: 2,137
    Ewe Pamplona

    Há infinitas possibilidades de empreender virtualmente, uma possibilidade que atrai muitos educadores é a de atuar como docente online. Você se interessa em ser um tutor a distância?

    Por: Ewe Pamplonal Educação> Educação Onlinel 18/12/2011 lAcessos: 1,181

    Refletimos acerca da prática pedagógica do professor-tutor em EaD, do ponto de vista do trabalho do professor, uma atividade educativa, técnica, produtiva, socialmente útil e transformadora, que promove o homem como ser social.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 18/11/2010 lAcessos: 1,499
    Ewe Pamplona

    Se você deseja uma oportunidade de trabalho em casa esta série de artigos que se iniciou com Como Trabalhar em Casa: Seja Tutor a Distância pode indicar excelentes opções para ter o seu home office, ou seja, seu escritório em casa! Neste artigo vai mais uma dica para atuar como tutor em cursos a distância!

    Por: Ewe Pamplonal Carreira> Gestão de Carreiral 11/03/2012 lAcessos: 239
    Marcelo Pirana

    Com o crescimento dos cursos on-line, faz-se cada dia mais necessária a formação e nova visão do professor-tutor.

    Por: Marcelo Piranal Educação> Educação Onlinel 03/02/2011 lAcessos: 302
    Meio News RJ

    O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) está com inscrições abertas para o Processo de Seleção de Tutor à distância para as disciplinas dos Cursos Técnicos em Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e Lazer. São 48 vagas distribuídas de acordo com as disciplinas oferecidas para cada curso. O Núcleo de Educação a Distância do IFRJ tem sede no campus Nilo Peçanha - Pinheiral, que fica na Rua José Breves, 550, Centro.

    Por: Meio News RJl Educação> Ensino Superiorl 15/08/2011 lAcessos: 328

    Este trabalho teve como objetivos discorrer sobre processo ensino aprendizagem na Educação a Distância segundo pesquisa bibliográfica e experiência de tutoria presencial. E, também pesquisar sobre características que favorecem do processo ensino aprendizagem na educação à distância. Nos dias atuais a educação a distancia é de suma importância no cotidiano da população.

    Por: Raquel C. werlang GUIMARAESl Educação> Educação Onlinel 26/11/2014 lAcessos: 17

    Este trabalho é resultado de estudos e procura abordar o tema situando-o no contexto histórico apresentando uma breve análise sobre a educação a distância enquanto resultado de um processo de mudança, contínuo e crescente, presente na própria história da Educação brasileira, tendo com primeiro aparato legal o Art. 25 $ 2º da L.D.B. 4.024/61, efetivando-se em grandes dimensões com a atual L.D.B. ( 9394/96) em seu Art. 80, vem regulamentar a Educação à Distância em todos os níveis e modalidades.

    Por: Veronica Schroederl Educaçãol 05/08/2013 lAcessos: 92

    ALGUNS DE NOS VIVEMOS EM NOSSO PROPRIO MUNDO , PENSANDO EM NOS , NOSSA FAMILIA , NOSSOS AMIGOS , NOSSOS NEGOCIOS , NOS ESQUECEMOS QUE EXISTEM PESSOAS AO NOSSO LADO , OS NOSSOS IRMAOS , QUE PRECISAM DE NOS , QUE PRECISAM DE DEUS .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/09/2012 lAcessos: 75
    Giseli Rodrigues de Matos

    Ser professor hoje é diferente, pois o mundo está em constante mudança, e as tecnologias criaram novos espaços do conhecimento, por conta disso a formação tem que ser permanente.

    Por: Giseli Rodrigues de Matosl Educação> Educação Onlinel 13/04/2015
    Giseli Rodrigues de Matos

    O paradigma da inclusão tem gerado inúmeras discussões e controvérsias; tanto, que é comum ouvir que a Educação Especial passa por um momento crítico. De fato, pode ser considerado crítico sob vários aspectos: Conceitual, pois o conceito de Educação Especial tem sido objeto de críticas, principalmente quando induz a pensar que a administração do atendimento educacional para esses alunos configura-se como subsistema à parte da educação geral.

    Por: Giseli Rodrigues de Matosl Educação> Educação Onlinel 13/04/2015 lAcessos: 13

    Com o desenvolvimento da informática no século XXI e a evolução da internet a Educação tem se apresentado como opção de qualificação, formação e inclusão digital, pois através dela pode-se concretizar uma formação inicial e continuada com uma flexibilidade e oportunidade de aprofundamento na temática estudada. Dentro desta realidade, por exemplo, a EAD que vem oferecer a profissionais como professores a oportunidade de inserir-se no mundo tecnológico, qualificar-se e proporcionar a oportunidade

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Onlinel 27/03/2015 lAcessos: 17

    A tecnologia representa e codifica a realidade ampliado as possibilidades de participação direta das pessoas nas decisões que afetam sua vida cotidiana. Promovendo na comunicação uma mudança cooperativa e emancipadora, fortalecendo o exercício da cidadania numa relação dialética com a realidade. A educação é um importante contribuinte para o desenvolvimento econômico oferecendo oportunidades de melhores salário e qualidade de vida a todos os cidadãos.

    Por: Daniela Rosseti silval Educação> Educação Onlinel 19/03/2015 lAcessos: 15

    As leis de Inclusão e Acessibilidade no setor educacional surgiram, visando a integração das crianças com deficiências educacionais especiais, nas salas de aula das escolas comuns, porém os desafios enfrentados pelos gestores, professores e a família do aluno "especial" são muitas.

    Por: Lidia Alves dos Santosl Educação> Educação Onlinel 14/03/2015 lAcessos: 16

    A utilização da educação online como forma de democratização de educação para todos buscando uma formação permanente do educador.Potencializado os métodos e praticas pedagógicas de forma cognitiva desenvolvendo as tecnologia digital que fazem parte da realidade dos alunos nesta sociedade de informação

    Por: Daniela Rosseti silval Educação> Educação Onlinel 22/02/2015 lAcessos: 16

    Este artigo é um relato da experiência de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal "José Evaristo Costa", situada na Rua: José Caleira Vila, S/N, Bairro: São Francisco, CEP: 78260-000, Tel: (65) 3261 – 2291 na cidade de Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Os alunos orientados pelas Professoras Maria Cristina e Silvana B

    Por: Silvana Bento de Melo Couto.l Educação> Educação Onlinel 04/02/2015 lAcessos: 19
    Paulo Cesar Tomaz

    Esse artigo procura discorrer sobre algumas das vantagens e desvantagens de se estudar na modalidade de Educação a Distancia.

    Por: Paulo Cesar Tomazl Educação> Educação Onlinel 08/12/2014 lAcessos: 66
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast