Qual o papel do tutor a distância?

05/09/2010 • Por • 3,893 Acessos

 

 

A tutoria deve tem a capacidade de análise e síntese, além de estar atentos aos avanços tecnológicos buscando capacitar-se continuamente. O principal objetivo de ensinar o aluno a aprender, com um aprendizado organizado e contínuo com técnicas atualizadas, segundo Authier os tutores "são produtores quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem".

Não adianta ter um ótimo Ambiente de Virtual de Aprendizagem, com material bem elaborado se o tutor não fizer o seu papel, fundamental para que tudo ocorra bem é um tutor "presente" e interativo.

O tutor tem o papel de estimular/incentivar a participação entre eles (colegas – colegas e colegas- sistema), responsável pelas ferramentas de avaliação, dar feedback sobre os atividades e dúvidas dos alunos, acompanhar seu desenvolvimento e participação no ambiente virtual de aprendizagem (fóruns, atividades, glossário e etc.), indicar livros ( bibliotecas normais e/ou virtuais) sites e blogs incentivando a pesquisa de materiais( reportagens, livros, vídeos) fora do ambiente virtual. Promover debates dentro dos objetivos do curso para novos conhecimentos, resolvendo conflitos/ dúvidas e problemas online, se necessário abordando o aluno por outros meios como telefone, fax e email. O tutor deve envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Consideramos como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, troca de experiências e informações, estabelecer relações empáticas com os alunos e buscar filosofias (base do ato de educar).O tutor diferente não é aquele que inventa a roda , mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.

 

Perfil do Autor

Ana Bruna de Queiroz Pereira

Graduada em Sistemas de informação e cursando especialização em Administração e Segurança de Sistemas computacionais.