A Evolução Do Homem Frente Às Novas Tecnologias

11/05/2009 • Por • 4,603 Acessos

INTRODUÇÃO

 

O momento atual tem indicado uma série de mudanças na esfera social, econômica, política e cultural. Uma das causas dessas mudanças está relacionada ao rápido desenvolvimento tecnológico, provocado pela evolução das áreas da comunicação e da informática, e foi acelerado principalmente, após a Segunda Guerra Mundial.

 

Nesse sentido, percebe-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao homem muitas melhorias no seu cotidiano, visto que ela é uma extensão do homem. A invenção e o crescente avanço tecnológico estão modificando a compreensão do mundo, causando dessa forma uma necessidade significativa de uma readaptação do modo de vida do homem.

 

Portanto, se faz necessário e que a tecnologia - internet seja aplicada de forma coerente, visto que dentro desse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos que a tecnologia traz para a sociedade e há também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito à má utilização desse recurso no cotidiano atual.

 

1 A EVOLUCÃO DO HOMEM

 

Fazendo uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, analisa-se que a educação e a comunicação estão intimamente ligadas no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage com o meio ambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunicar-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e desmistificar o planeta.

 

Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram intrinsecamente para a evolução do homem, vêm adentrando de forma significativa na sociedade, esta por sua vez faz com que surjam novas formas de pensar, analisar e cogitar sobre esses novos avanços tecnológicos que mudaram e ainda continuam mudando a história da civilização humana.

 

 

2 TECNOLOGIA E A NATUREZA

 

A presença da tecnologia no mundo atual é um fator preponderante na sociedade, estar tecnologicamente conectado a ela é um dos desafios mais relevantes para o homem. O objetivo da internet, tecnologia de ponta, é desafiar o homem a voltar-se à exploração de elementos computacionais bem como dos naturais, que antes despertavam eminentemente o interesse dos homens das cavernas no início da civilização humana.

 

No que diz respeito ao meio, a primeira providência do homem segundo Cox (2003) foi garantir sua sobrevivência, ensaiando os primeiros passos na infância da humanidade, pois a busca por recursos naturais tornou-se relevante para a manutenção de sua vida.

 

Fazendo uma correlação com autor, percebe-se que o homem como sendo um ser pensante que foi e é capaz de procurar alternativas para a solução de problemas que prejudicariam o desenvolvimento e/ou crescimento na vida em sociedade. Nesse sentido, é válido ressaltar a significância da tecnologia para o melhoramento desse aspecto social.

 

Em contrapartida com esses avanços tecnológicos o homem influenciou e promoveu transformações no meio no qual vive, isto é, na natureza. A partir daí surgem inúmeras transformações em decorrência dessas dificuldades bem como escassez, miséria, fome entres outros fatores. Surge assim a necessidade de recorrer aos esforços intelectuais necessários e tecnológicos.

 

3 A EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA  DA TECNOLOGIA

 

Em tecnologia é possível pensar em tudo, em todas as ciências existentes como Ciências Humanas, Ciências Exatas, Medicina entre outras, nesse sentido não é possível mais pensar no mundo sem pensar em tecnologia. A informática é um dos elementos essenciais para a evolução humana, visto que a mesma de grande valia para o seu desenvolvimento.

 

Segundo Costa e Oliveira (2004), o desenvolvimento da informática se iniciou a priori com o emprego de computadores de grande porte, que eram instalado em salas especiais e operado por profissionais altamente qualificados. A partir de então os computadores são utilizados de forma mais intensa, nesse período intensificou-se os avanços e a internet entra no campo acadêmico contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico.

 

A evolução acelerada na área da informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas engenharias e atingindo os mais diversos setores.

 

Enfim, é notório que a tecnologia e o homem se abraçam, trazem avanços, vantagens e perigos, o homem e a tecnologia nos seus diversos aspectos caminham juntos. Por outro lado, é fato que não se pode esquecer dos fatores negativos que a mesma traz para a sociedade bem como seqüestros, exposição das particularidades das pessoas através de (blogs, orkut, MSN), casos relacionados à pedofilia entre outros escândalos que acontecem constantemente através da tecnologia – internet.

 

CONCLUSÃO

 

A tecnologia é sem dúvida muito relevante para o desenvolvimento do homem, ela determinou intrinsecamente em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida, bem como formas sociais e sua organização econômica. O surgimento da informática trouxe inúmeros fatores relevantes para o desenvolvimento do homem, há vários fatores que colaboraram para isso, um deles é a tecnologia internet que deixou a vida humana mais fácil e ágil no que diz respeito à comunicação e também no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural.

 

  

REFERENCIAS

 

ALMEIDA, Fernando José. Educação e informática: os Computadores na escola. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar: polêmicas do nosso tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

COSTA, José Wilson da; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora (orgs). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

  

 

Perfil do Autor

Nayara Sá Cavalcante

Especialista em Docência na Educação Superior Bacharel em Turismo