A Importância Da Matemática Nos Cursos De Outras Áreas Do Conhecimento

Publicado em: 28/04/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 11,491 |

Cientificamente Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela envolve uma permanente procura da verdade. É rigorosa e precisa. Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a Matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se. Filosoficamente falando, particularmente, a matemática é um dos pilares que sustenta as outras ciências. Aqui procura – se justificar que ela está presente em outras áreas do conhecimento. Mas, pode - se filosofar mais sobre a matemática; ela é concreta e abstrata, é exata e humana. Ela pode até ser fria, calculista, mas sem duvida é a mais filosófica de todas as ciências. Segundo Platão os números governam o mundo, então é fácil acreditar ser verdade, a matemática é a constituição do mundo. Segundo Galileu a matemática é o alfabeto o qual Deus escreveu o mundo; então pode – se dizer e acreditar ser verdade que Deus é o primeiro matemático do mundo. Por falar nisso, o livro da bíblia “Números” se fosse escrito em dias atuais seria intitulado Estatística.

A matemática em hipótese alguma é uma ciência pronta e acabada, é sim uma ferramenta que desenvolve outras ciências e resolve por meio de seus algoritmos problemas de aplicação em cada área do conhecimento. Além disso, a Matemática leva ao desenvolvimento da capacidade de expressão e de raciocínio, uma vez que comporta um amplo espectro de relações, regularidades e coerências, que despertam a curiosidade e, ao mesmo tempo, aumentam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, condições essenciais para o exercício de qualquer atividade profissional. Para quem não concorda basta imaginar o mundo sem matemática. E é fácil imaginar, basta pensar como seria a vida de um poeta sem a poesia; o musico sem a música; o carro sem o motor ou o ser humano sem o coração. Difícil né! Neste sentido não entender e/ou não querer aprender matemática é na verdade não querer entender o próprio mundo que o rodeia.

Aqui na FMB, como professor de Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística, Pesquisa Operacional, entre outras de área afim pode – se  afirmar que a presença destas disciplinas na grade curricular dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Agronomias, entre outros, garante como verdade a idéia principal deste pequeno artigo, que mais na verdade é uma defesa da disciplina que mais aterroriza os estudantes em todos os níveis do ensino.  Por fim, fica o recado, todo ser humano tem capacidade de aprender matemática, basta querer e ter disciplina de estudo. É por isso que é dito em sala de aula “vocês são gênios da matemática, no sentido literal da palavra gênio”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 FREIRE, P. 1987. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. 184 p.

 HOFFMANN, R. Análise de Regressão. 4. ed. São Paulo: Hucitec. 2006. 378 p.

 KLUBER, T.E. Modelagem matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos. Disponível em http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo. ?codArquivo=139. Acesso 22/04/2009.

  LIBÂNIO, J. B. 2001 (A). A arte de formar-se. São Paulo, Loyola, 2001. 127 p.

  LIBÂNIO, J. B. 2001 (B). As lógicas da cidade. São Paulo, Loyola, 2001. 229 p.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-importancia-da-matematica-nos-cursos-de-outras-areas-do-conhecimento-890622.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao conhecimento matematica importante homem capaz aprender

    Comentar sobre o artigo

    Regivaldo Cláudio de Freitas

    O objetivo central do trabalho é promover uma discussão estabelecendo paralelos entre a forma como a Matemática é tradicionalmente trabalhada (como forma de exclusão) e a Matemática Libertadora a serviço da transformação social. E, discutir a importância da integração da tecnologia ao currículo. Os principais autores utilizados foram Vygotsky e Ubiratan D' Ambrósio. A metodologia utilizada baseia-se no paradigma hermenêutico cuja pesquisa é de natureza qualitativa.

    Por: Regivaldo Cláudio de Freitasl Educação> Ensino Superiorl 29/01/2012 lAcessos: 909

    “Fundamentos de educação” começa por explicar o conceito de “Educação”. Não é tarefa das mais fáceis, visto que há, pelo menos, dezenas de definições, cada qual tomando “educação sob um determinado ponto de vista”. No sentido Etimológico educar é “tirar para fora”as capacidades do aluno , ou seja, aquelas coisa que ele tem em germe no seu espírito. A educação não opera milagres, não faz qualquer indivíduo se transformar num gênio, mas apenas pode desenvolvolvêlo até o limite de suas próprias capacidades. Mas a definição etimológica se apresenta

    Por: Miriam Nunesl Educação> Ciêncial 23/06/2008 lAcessos: 3,907 lComentário: 3
    DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZA

    Esta pesquisa tem como pressuposto principal propor uma reflexão em torno da dinâmica e da realidade da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que este campo de ensino fez e faz parte da história da educação brasileira. Diante disso, ao analisar todo o contexto desse campo de ensino, verificamos a dinâmica existente em cada momento que se consegue organizar uma sala de jovens e adultos na escola.

    Por: DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZAl Educação> Ensino Superiorl 30/11/2013 lAcessos: 64
    Elizeu Vieira Moreira

    Os discentes saem da Educação Básica para o suposto mercado de trabalho sem dominar os princípios básicos, tais como: regra de três simples e composta, juros simples e composto etc.. O que se tem constatado nas pesquisas é que o ensino da matemática nas escolas públicas e privadas se transformou numa lembrança perversa..., lembrança de que o discente não aprendeu nada de matemática porque o professor era "muito escroto" etc..

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 28/11/2013 lAcessos: 18
    Manoel Aparecido Martins

    A ludicidade faz parte do ser humano desde seu nascimento, é brincando que a criança vai conhecendo o mundo ao seu redor, vai se identificando, vai fazendo parte. O lúdico pode e deve ser utilizado no ensino de todas as disciplinas, até mesmo de forma interdisciplinar. Portanto é de fundamental importância um estudo mais aprofundado da natureza e importância desta disciplina nos dias atuais, bem como seu histórico e a aplicação do lúdico na mesma.

    Por: Manoel Aparecido Martinsl Educaçãol 17/06/2009 lAcessos: 14,957 lComentário: 4

    O objetivo deste trabalho é demonstrar que o uso de recursos didáticos variados e a montagem de espaço lúdico para descobertas da matemática, estão aliados ao desenvolvimento de múltiplas inteligências em crianças de 4 a 6 anos.

    Por: Rosimar Nádila O. Saraival Educação> Educação Infantill 19/10/2010 lAcessos: 1,797
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    No Brasil, nos últimos tempos, o ensino da matemática tem vivido uma situação de colapso permanente em todos os graus de ensino, desde o Ensino Fundamental até o ensino superior, onde o insucesso atinge índices preocupantes. Não estamos pensando apenas nas reprovações, mas em um número crescente de educandos que não gostam de matemática, não entendem para que serve e não compreendem verdadeiramente a sua relevância.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 16/01/2013 lAcessos: 111

    O presente trabalho tem como propósito apresentar um estudo através de uma análise bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação básica. Apontando algumas reflexões e discussões acerca do uso das tecnologias no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de educação básica.

    Por: Patricia Coelhol Educação> Educação Onlinel 24/08/2010 lAcessos: 4,578 lComentário: 1

    Busca-se com este trabalho estudar nas obras de João Batista Freire - Educação Física de corpo inteiro: teoria e prática da educação física (1989) e Educação como prática corporal (2003), questões relacionadas ao desenvolvimento, aprendizagem, movimento e concepção de homem presentes na abordagem construtivista defendida por esse autor. Para esse fim utilizaremos da análise dessas obras e artigos científicos a cerca do assunto para melhor embasamento teórico.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 01/07/2012 lAcessos: 4,326

    Este artigo trata da importância da postura do professor universitário no desenvolvimento do aluno e como uma Filosofia Confessional influencia neste propósito. Para isso verificamos o papel das Instituições confessionais protestantes no processo da Educação Universitária do país. Para melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória em forma de entrevista com alunos de uma Instituição confessional Protestante com o objetivo de saber qual a relação que eles têm com seus professores.

    Por: JACKSON ROBERTO DE ANDRADEl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014 lAcessos: 11
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em toda minha vida. Apenas sonhei. Em não ser. O que sou. Não teria nem mesmo preposição. Axiomática. Desejo ser diferente. O que de fato não sou. Serei todos os meus sonhos perdidos. Esquecidos no mimetismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 19/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que vejo no mundo político. Uma guerra indelével. Na defesa de duas tendências. Ambos as forças políticas. Defende o mesmo modelo. Fundamentado no liberalismo econômico. Nao existe ideologia de esquerda no Brasil. Apenas uma acepção imperscrutável. Ao silêncio da ignorância nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 18/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ver e perceber. Apenas a parcialidade da compreensão. E que poderá ser sempre a distorção. Como de fato costuma ser. Dado a natureza do mundo representativo. Significando o desejo do engano. As fantasias dos sonhos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evolui a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das mesmas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014

    Comments on this article

    0
    linda ines 31/07/2011
    apesar de eu não gostar de matematica eu acho que essa materia é muito inportante na vida de hum ser humano eu sou estudante e hoje eu falo aprendi a apreciar a matematica e o professor que a ensina
    0
    dressa 12/11/2010
    a matematica é muito legal pra a vida profissional de varias pessoas
    0
    maiquely 08/09/2009
    como saber o respeito da mtematica,e como aprede-la.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast