A Importância Da Matemática Nos Cursos De Outras Áreas Do Conhecimento

Publicado em: 28/04/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 11,619 |

Cientificamente Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela envolve uma permanente procura da verdade. É rigorosa e precisa. Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a Matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se. Filosoficamente falando, particularmente, a matemática é um dos pilares que sustenta as outras ciências. Aqui procura – se justificar que ela está presente em outras áreas do conhecimento. Mas, pode - se filosofar mais sobre a matemática; ela é concreta e abstrata, é exata e humana. Ela pode até ser fria, calculista, mas sem duvida é a mais filosófica de todas as ciências. Segundo Platão os números governam o mundo, então é fácil acreditar ser verdade, a matemática é a constituição do mundo. Segundo Galileu a matemática é o alfabeto o qual Deus escreveu o mundo; então pode – se dizer e acreditar ser verdade que Deus é o primeiro matemático do mundo. Por falar nisso, o livro da bíblia “Números” se fosse escrito em dias atuais seria intitulado Estatística.

A matemática em hipótese alguma é uma ciência pronta e acabada, é sim uma ferramenta que desenvolve outras ciências e resolve por meio de seus algoritmos problemas de aplicação em cada área do conhecimento. Além disso, a Matemática leva ao desenvolvimento da capacidade de expressão e de raciocínio, uma vez que comporta um amplo espectro de relações, regularidades e coerências, que despertam a curiosidade e, ao mesmo tempo, aumentam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, condições essenciais para o exercício de qualquer atividade profissional. Para quem não concorda basta imaginar o mundo sem matemática. E é fácil imaginar, basta pensar como seria a vida de um poeta sem a poesia; o musico sem a música; o carro sem o motor ou o ser humano sem o coração. Difícil né! Neste sentido não entender e/ou não querer aprender matemática é na verdade não querer entender o próprio mundo que o rodeia.

Aqui na FMB, como professor de Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística, Pesquisa Operacional, entre outras de área afim pode – se  afirmar que a presença destas disciplinas na grade curricular dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Agronomias, entre outros, garante como verdade a idéia principal deste pequeno artigo, que mais na verdade é uma defesa da disciplina que mais aterroriza os estudantes em todos os níveis do ensino.  Por fim, fica o recado, todo ser humano tem capacidade de aprender matemática, basta querer e ter disciplina de estudo. É por isso que é dito em sala de aula “vocês são gênios da matemática, no sentido literal da palavra gênio”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 FREIRE, P. 1987. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. 184 p.

 HOFFMANN, R. Análise de Regressão. 4. ed. São Paulo: Hucitec. 2006. 378 p.

 KLUBER, T.E. Modelagem matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos. Disponível em http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo. ?codArquivo=139. Acesso 22/04/2009.

  LIBÂNIO, J. B. 2001 (A). A arte de formar-se. São Paulo, Loyola, 2001. 127 p.

  LIBÂNIO, J. B. 2001 (B). As lógicas da cidade. São Paulo, Loyola, 2001. 229 p.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-importancia-da-matematica-nos-cursos-de-outras-areas-do-conhecimento-890622.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao conhecimento matematica importante homem capaz aprender

    Comentar sobre o artigo

    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFMT/CUR/ICHS.O interesse pela temática foi despertado por meio da minha participação ativa no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, nas atividades da prática na sala de aula na escola pública conveniada e, ao mesmo tempo, nas disciplinas estudadas no curso de Pedagogia durante os anos de forma

    Por: Roselene Batista Gill Educaçãol 26/11/2014 lAcessos: 15
    Regivaldo Cláudio de Freitas

    O objetivo central do trabalho é promover uma discussão estabelecendo paralelos entre a forma como a Matemática é tradicionalmente trabalhada (como forma de exclusão) e a Matemática Libertadora a serviço da transformação social. E, discutir a importância da integração da tecnologia ao currículo. Os principais autores utilizados foram Vygotsky e Ubiratan D' Ambrósio. A metodologia utilizada baseia-se no paradigma hermenêutico cuja pesquisa é de natureza qualitativa.

    Por: Regivaldo Cláudio de Freitasl Educação> Ensino Superiorl 29/01/2012 lAcessos: 1,035

    “Fundamentos de educação” começa por explicar o conceito de “Educação”. Não é tarefa das mais fáceis, visto que há, pelo menos, dezenas de definições, cada qual tomando “educação sob um determinado ponto de vista”. No sentido Etimológico educar é “tirar para fora”as capacidades do aluno , ou seja, aquelas coisa que ele tem em germe no seu espírito. A educação não opera milagres, não faz qualquer indivíduo se transformar num gênio, mas apenas pode desenvolvolvêlo até o limite de suas próprias capacidades. Mas a definição etimológica se apresenta

    Por: Miriam Nunesl Educação> Ciêncial 23/06/2008 lAcessos: 3,962 lComentário: 3
    DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZA

    Esta pesquisa tem como pressuposto principal propor uma reflexão em torno da dinâmica e da realidade da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que este campo de ensino fez e faz parte da história da educação brasileira. Diante disso, ao analisar todo o contexto desse campo de ensino, verificamos a dinâmica existente em cada momento que se consegue organizar uma sala de jovens e adultos na escola.

    Por: DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZAl Educação> Ensino Superiorl 30/11/2013 lAcessos: 101
    Elizeu Vieira Moreira

    Os discentes saem da Educação Básica para o suposto mercado de trabalho sem dominar os princípios básicos, tais como: regra de três simples e composta, juros simples e composto etc.. O que se tem constatado nas pesquisas é que o ensino da matemática nas escolas públicas e privadas se transformou numa lembrança perversa..., lembrança de que o discente não aprendeu nada de matemática porque o professor era "muito escroto" etc..

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 28/11/2013 lAcessos: 28
    Manoel Aparecido Martins

    A ludicidade faz parte do ser humano desde seu nascimento, é brincando que a criança vai conhecendo o mundo ao seu redor, vai se identificando, vai fazendo parte. O lúdico pode e deve ser utilizado no ensino de todas as disciplinas, até mesmo de forma interdisciplinar. Portanto é de fundamental importância um estudo mais aprofundado da natureza e importância desta disciplina nos dias atuais, bem como seu histórico e a aplicação do lúdico na mesma.

    Por: Manoel Aparecido Martinsl Educaçãol 17/06/2009 lAcessos: 15,033 lComentário: 4
    Leocádia Karache

    O presente trabalho surgiu da preocupação com o repensar do processo educacional, voltado ao ensino da matemática, onde através de recursos ministrados na aula, pode-se ter alunos ativos e participantes, para isso é preciso que haja mudanças na preparação do processo ensino-aprendizagem desses alunos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo investigar a etnomatemática como recurso na disciplina de matemática.

    Por: Leocádia Karachel Educação> Educação Infantill 03/11/2014 lAcessos: 159

    O objetivo deste trabalho é demonstrar que o uso de recursos didáticos variados e a montagem de espaço lúdico para descobertas da matemática, estão aliados ao desenvolvimento de múltiplas inteligências em crianças de 4 a 6 anos.

    Por: Rosimar Nádila O. Saraival Educação> Educação Infantill 19/10/2010 lAcessos: 1,843
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    No Brasil, nos últimos tempos, o ensino da matemática tem vivido uma situação de colapso permanente em todos os graus de ensino, desde o Ensino Fundamental até o ensino superior, onde o insucesso atinge índices preocupantes. Não estamos pensando apenas nas reprovações, mas em um número crescente de educandos que não gostam de matemática, não entendem para que serve e não compreendem verdadeiramente a sua relevância.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 16/01/2013 lAcessos: 129
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Categoria de crime cruel. Previsto pela Constituição brasileira. São crimes graves. Considerados hediondos. Que lesa ao povo do Brasil. Que causa horror. Dado ao caráter de crueldade. Tais práticas de violência. Inaceitáveis. Aos padrões da civilização. Moderna.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Quando acontecer. Recusarei absolutamente tudo. Pois sei o insignificado de cada passo. A grande bobagem. Representam os mundos ideológicos. Sei que não existem os deuses. Os céus foram invenções malignas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Qual é a diferença fundamental. Entre a Filosofia positivista. Do método científico empirista. O positivismo entende-se por um método. Que buscam as leis gerais. Que determinam os fenômenos naturais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015

    Os tempos atuais convidam a uma absurda medicalização da vida, parecemos ter perdido a capacidade de enfrentar desde uma simples insônia, até as frustrações, tristezas, lutos ou perdas sem recurso ao uso indiscriminado de fármacos "anestésicos".

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Professores e orientadores pedagógicos de colégios públicos tem relatado um fenômeno que não é novo, mas que está atingindo proporções alarmantes. Trata-se do verdadeiro massacre que muitos estudantes promovem contra seus colegas mais esforçados, mais focados e mais estudiosos.

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Por meio da História, diversos pesquisadores se indagavam como se dava o processo de aprendizagem do ser humano e como o cérebro trabalhava para aprender. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se a Psicanálise como sendo um procedimento de investigação dos processos mentais, ou seja, uma modalidade de tratamento onde o terapeuta lida com as noções dos princípios e as leis que regem o inconsciente dinâmico. Logo após, destaca-se a importância de relatar sobre alguns conceitos psicanalíticos como: pulsão, sublimação, transferência para compreender as implicações do processo inconsciente durante a prática pedagógica em um panorama da relação psicanálise X análise

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    Comments on this article

    0
    linda ines 31/07/2011
    apesar de eu não gostar de matematica eu acho que essa materia é muito inportante na vida de hum ser humano eu sou estudante e hoje eu falo aprendi a apreciar a matematica e o professor que a ensina
    0
    dressa 12/11/2010
    a matematica é muito legal pra a vida profissional de varias pessoas
    0
    maiquely 08/09/2009
    como saber o respeito da mtematica,e como aprede-la.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast