A RELAÇÃO INTERFUNCIONAL ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM

Publicado em: 04/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,018 |

VYGOTSKY, L.S."Pensamento e Linguagem" São Paulo: Martins Fontes, 1991. Vygotsky foi professor e pesquisador, contemporâneo de Piaget, nasceu na Bielorussia em 1986. Viveu na Rússia e morreu de Tuberculose aos 37 anos. Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Publicado em 1934, Pensamento e Linguagem foi o último livro do autor. Nessa obra Vygotsky analisa de modo original as relações entre pensamente e linguagem.

O primeiro capítulo retrata o problema e a abordagem. Segundo Vygotsky (1934) é de suma importância ter a compreensão interfuncional entre Pensamento e Linguagem. O autor denuncia o estudo feito pela psicologia das funções isoladas. Para resolver essa problemática aponta dois métodos.No primeiro analisa a separação de um a um para estudo. Esse método não proporciona uma base adequada para estudo das relações concretas, leva as generalidades relativas a toda fala e pensamento.

O segundo método conserva todas as propriedades básicas do todo. Vygotsky enfoca que é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. Para Vygotsky (1934, p. 5), "… uma vez que o significado da palavra é simultaneamente pensamento e fala, é nele que encontramos a unidade do pensamento verbal que procuramos.".

É importante mencionar também alguns problemas da linguagem, como relação entre o aspecto fonético da fala e o significado. Afirma que a separação enquanto objeto de estudo é uma das principais deficiências da psicologia. A análise em unidades indica o caminho para a solução dessa problemática. Segundo Vygotsky (1934, p. 7), "… o método utilizado neste estudo do pensamento e da linguagem é também um instrumento promissor para investigar a relação do pensamento verbal com a consciência com um todo".

A cerca dos estudos de Vygotsky na obra Pensamento e Linguagem é possível concluir que devemos nos atentar aos métodos para estudo das inter-relações. Percebendo a eficácia do método de análise em unidades, apresentado como a solução pelo autor, é possível relacionar e perceber a presença em vários processos ligados na rotina educacional.

Como futuras educadoras fazem-se necessário ter o domínio dessas relações, pois cada aluno apresenta uma necessidade diferente e conhecendo os métodos de Vygotsky é possível uma melhor construção de conhecimento de nossos futuros educandos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1998

LA TAILLE, Yves de; KOHL, Marta O.; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico (2a. ed.). São Paulo: Scipione, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a Educação: Contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1988. pp. 51-81

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-CulturaL da Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-relacao-interfuncional-entre-pensamento-e-linguagem-2544346.html

    Palavras-chave do artigo:

    pensamento

    ,

    linguagem

    ,

    vygotsky

    Comentar sobre o artigo

    Com a inclusão de deficientes auditivos nas escolas regulares, põe-se a questionar sobre a qualificação dos profissionais da educação em letras, sabendo-se que a língua portuguesa, por ser a língua pátria, e a de maior importância para a vivência, é uma forma de uma melhor inserção de conhecimentos e de adaptação. Buscam-se assim formas de melhor preparar estes profissionais para o convívio e o ensino qualificados destes cidadãos.

    Por: JAQUELINE BERNARDI TRENTINIl Educação> Ensino Superiorl 09/10/2012 lAcessos: 233
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A questão psicológica, a consciência o modo como se constitui os símbolos mediados pela cultura, à representação mental do homem e suas significações.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2013 lAcessos: 39
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A pessoa com a linguagem estruturada psicologicamente e socialmente, passa entender o mundo, não apenas com seu olhar, mas, sobretudo com a lógica estruturada da sua linguagem.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/08/2012 lAcessos: 87
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Síntese interpretativa da professora. Mart Kohl Oliveira. Entende Vygotsky epistemologicamente. Como se realiza o processo pedagógico. A perspectiva é meramente social. É na relação com a outra pessoa. Que o ser humano aprende. A cultura faz parte da natureza do homem. No caminho do processo histórico. Molda o funcionamento psicológico.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 12/11/2013 lAcessos: 83
    pastorasoniapinheiro

    Para Vygotsky a aprendizagem ela depende do que a criança já conhece a partir do seu conhecimento externo, social. Ele diz que a criança aprende com o que escuta as pessoas falarem e se apropria do que vê e escuta. A criança aprendi com a interação com outras crianças, isto é um grupo social. Para Piaget a construção do conhecimento é individual de cada criança, e os fatores sociais externos em nada influenciam este conhecimento. Deverá haver uma desequilibração.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2011 lAcessos: 888
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A psicologia cognitiva do momento, propõe que o conhecimento seja construído em ambientes de interação social, e, estruturados epistemologicamente dentro de um propósito sintático em direção a analise do entendimento da elaboração da construção, a ação como sujeito.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 31/05/2012 lAcessos: 859
    Paulo Rogério Araújo

    O presente estudo, pela análise da obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós, baseado em sua autobiografia – recortes de memórias de um menino – e dialogando com teóricos como Wallon e Vygotsky, traz uma pesquisa bibliográfica abordando elementos que auxiliam os professores em sala de aula, como a afetividade, o carinho e o respeito, visando trazer contribuições presentes na obra como um todo.

    Por: Paulo Rogério Araújol Educação> Ensino Superiorl 08/10/2011 lAcessos: 1,111
    Maria Raichelda Freitas Silva

    Este artigo tem como temática "Linguagem e Cultura Popular: A Família como a Principal Formuladora". E apresenta aspectos relevantes da linguagem como instrumento fundamental para o desenvolvimento do homem. Tem o objetivo de analisar o processo da linguagem discutindo seu inicio, tendo a família como a principal base. Aponta alguns conceitos de críticos e estudiosos, assim como, dos pesquisadores sobre a linguagem, e ainda discutir a realidade dessas línguas.

    Por: Maria Raichelda Freitas Silval Educaçãol 19/06/2012 lAcessos: 1,607
    Vilma, Magna , Samara

    Resumo O cenário educacional brasileiro sempre foi um caso a se refletir em especial se o que esta na teoria tão presente em nossas universidades também se encontra na prática. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o processo de alfabetização enfocando os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita, baseando-se em uma observação realizada em uma escola da rede pública da cidade de Fortaleza. Buscamos apresentar concepções teóricas articulando-as com o trabalho realizado pela educadora de uma turma do 1º ano, refletindo sobre a importância e o papel que a família e a sociedade desempenham no processo de construção e desenvolvimento de uma aprendizagem significativa para a vida e para a sociedade.

    Por: Vilma, Magna , Samaral Educação> Línguasl 04/10/2009 lAcessos: 12,248 lComentário: 3
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Categoria de crime cruel. Previsto pela Constituição brasileira. São crimes graves. Considerados hediondos. Que lesa ao povo do Brasil. Que causa horror. Dado ao caráter de crueldade. Tais práticas de violência. Inaceitáveis. Aos padrões da civilização. Moderna.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Quando acontecer. Recusarei absolutamente tudo. Pois sei o insignificado de cada passo. A grande bobagem. Representam os mundos ideológicos. Sei que não existem os deuses. Os céus foram invenções malignas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Qual é a diferença fundamental. Entre a Filosofia positivista. Do método científico empirista. O positivismo entende-se por um método. Que buscam as leis gerais. Que determinam os fenômenos naturais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015

    Os tempos atuais convidam a uma absurda medicalização da vida, parecemos ter perdido a capacidade de enfrentar desde uma simples insônia, até as frustrações, tristezas, lutos ou perdas sem recurso ao uso indiscriminado de fármacos "anestésicos".

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Professores e orientadores pedagógicos de colégios públicos tem relatado um fenômeno que não é novo, mas que está atingindo proporções alarmantes. Trata-se do verdadeiro massacre que muitos estudantes promovem contra seus colegas mais esforçados, mais focados e mais estudiosos.

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Por meio da História, diversos pesquisadores se indagavam como se dava o processo de aprendizagem do ser humano e como o cérebro trabalhava para aprender. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se a Psicanálise como sendo um procedimento de investigação dos processos mentais, ou seja, uma modalidade de tratamento onde o terapeuta lida com as noções dos princípios e as leis que regem o inconsciente dinâmico. Logo após, destaca-se a importância de relatar sobre alguns conceitos psicanalíticos como: pulsão, sublimação, transferência para compreender as implicações do processo inconsciente durante a prática pedagógica em um panorama da relação psicanálise X análise

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    O presente artigo faz referência a um estudo de psicologia a cerca de uma ong que realiza trabalhos para menores infratores

    Por: CAMILA MENDESNS TAVARESl Educação> Ensino Superiorl 04/06/2010 lAcessos: 913
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast