A RELAÇÃO INTERFUNCIONAL ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM

Publicado em: 04/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,008 |

VYGOTSKY, L.S."Pensamento e Linguagem" São Paulo: Martins Fontes, 1991. Vygotsky foi professor e pesquisador, contemporâneo de Piaget, nasceu na Bielorussia em 1986. Viveu na Rússia e morreu de Tuberculose aos 37 anos. Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Publicado em 1934, Pensamento e Linguagem foi o último livro do autor. Nessa obra Vygotsky analisa de modo original as relações entre pensamente e linguagem.

O primeiro capítulo retrata o problema e a abordagem. Segundo Vygotsky (1934) é de suma importância ter a compreensão interfuncional entre Pensamento e Linguagem. O autor denuncia o estudo feito pela psicologia das funções isoladas. Para resolver essa problemática aponta dois métodos.No primeiro analisa a separação de um a um para estudo. Esse método não proporciona uma base adequada para estudo das relações concretas, leva as generalidades relativas a toda fala e pensamento.

O segundo método conserva todas as propriedades básicas do todo. Vygotsky enfoca que é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. Para Vygotsky (1934, p. 5), "… uma vez que o significado da palavra é simultaneamente pensamento e fala, é nele que encontramos a unidade do pensamento verbal que procuramos.".

É importante mencionar também alguns problemas da linguagem, como relação entre o aspecto fonético da fala e o significado. Afirma que a separação enquanto objeto de estudo é uma das principais deficiências da psicologia. A análise em unidades indica o caminho para a solução dessa problemática. Segundo Vygotsky (1934, p. 7), "… o método utilizado neste estudo do pensamento e da linguagem é também um instrumento promissor para investigar a relação do pensamento verbal com a consciência com um todo".

A cerca dos estudos de Vygotsky na obra Pensamento e Linguagem é possível concluir que devemos nos atentar aos métodos para estudo das inter-relações. Percebendo a eficácia do método de análise em unidades, apresentado como a solução pelo autor, é possível relacionar e perceber a presença em vários processos ligados na rotina educacional.

Como futuras educadoras fazem-se necessário ter o domínio dessas relações, pois cada aluno apresenta uma necessidade diferente e conhecendo os métodos de Vygotsky é possível uma melhor construção de conhecimento de nossos futuros educandos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1998

LA TAILLE, Yves de; KOHL, Marta O.; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico (2a. ed.). São Paulo: Scipione, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a Educação: Contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1988. pp. 51-81

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-CulturaL da Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-relacao-interfuncional-entre-pensamento-e-linguagem-2544346.html

    Palavras-chave do artigo:

    pensamento

    ,

    linguagem

    ,

    vygotsky

    Comentar sobre o artigo

    Com a inclusão de deficientes auditivos nas escolas regulares, põe-se a questionar sobre a qualificação dos profissionais da educação em letras, sabendo-se que a língua portuguesa, por ser a língua pátria, e a de maior importância para a vivência, é uma forma de uma melhor inserção de conhecimentos e de adaptação. Buscam-se assim formas de melhor preparar estes profissionais para o convívio e o ensino qualificados destes cidadãos.

    Por: JAQUELINE BERNARDI TRENTINIl Educação> Ensino Superiorl 09/10/2012 lAcessos: 224
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A questão psicológica, a consciência o modo como se constitui os símbolos mediados pela cultura, à representação mental do homem e suas significações.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2013 lAcessos: 36
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A pessoa com a linguagem estruturada psicologicamente e socialmente, passa entender o mundo, não apenas com seu olhar, mas, sobretudo com a lógica estruturada da sua linguagem.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/08/2012 lAcessos: 85
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Síntese interpretativa da professora. Mart Kohl Oliveira. Entende Vygotsky epistemologicamente. Como se realiza o processo pedagógico. A perspectiva é meramente social. É na relação com a outra pessoa. Que o ser humano aprende. A cultura faz parte da natureza do homem. No caminho do processo histórico. Molda o funcionamento psicológico.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 12/11/2013 lAcessos: 76
    pastorasoniapinheiro

    Para Vygotsky a aprendizagem ela depende do que a criança já conhece a partir do seu conhecimento externo, social. Ele diz que a criança aprende com o que escuta as pessoas falarem e se apropria do que vê e escuta. A criança aprendi com a interação com outras crianças, isto é um grupo social. Para Piaget a construção do conhecimento é individual de cada criança, e os fatores sociais externos em nada influenciam este conhecimento. Deverá haver uma desequilibração.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2011 lAcessos: 877
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A psicologia cognitiva do momento, propõe que o conhecimento seja construído em ambientes de interação social, e, estruturados epistemologicamente dentro de um propósito sintático em direção a analise do entendimento da elaboração da construção, a ação como sujeito.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 31/05/2012 lAcessos: 814
    Paulo Rogério Araújo

    O presente estudo, pela análise da obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós, baseado em sua autobiografia – recortes de memórias de um menino – e dialogando com teóricos como Wallon e Vygotsky, traz uma pesquisa bibliográfica abordando elementos que auxiliam os professores em sala de aula, como a afetividade, o carinho e o respeito, visando trazer contribuições presentes na obra como um todo.

    Por: Paulo Rogério Araújol Educação> Ensino Superiorl 08/10/2011 lAcessos: 1,053
    Maria Raichelda Freitas Silva

    Este artigo tem como temática "Linguagem e Cultura Popular: A Família como a Principal Formuladora". E apresenta aspectos relevantes da linguagem como instrumento fundamental para o desenvolvimento do homem. Tem o objetivo de analisar o processo da linguagem discutindo seu inicio, tendo a família como a principal base. Aponta alguns conceitos de críticos e estudiosos, assim como, dos pesquisadores sobre a linguagem, e ainda discutir a realidade dessas línguas.

    Por: Maria Raichelda Freitas Silval Educaçãol 19/06/2012 lAcessos: 1,580
    Vilma, Magna , Samara

    Resumo O cenário educacional brasileiro sempre foi um caso a se refletir em especial se o que esta na teoria tão presente em nossas universidades também se encontra na prática. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o processo de alfabetização enfocando os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita, baseando-se em uma observação realizada em uma escola da rede pública da cidade de Fortaleza. Buscamos apresentar concepções teóricas articulando-as com o trabalho realizado pela educadora de uma turma do 1º ano, refletindo sobre a importância e o papel que a família e a sociedade desempenham no processo de construção e desenvolvimento de uma aprendizagem significativa para a vida e para a sociedade.

    Por: Vilma, Magna , Samaral Educação> Línguasl 04/10/2009 lAcessos: 12,192 lComentário: 3
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Os Vasconcelos. Originalmente de Vasconça. Espanha. Em Portugal formam um grande grupo. No litoral Ilha da Madeira. Dessa região por meio da colonização. Atinge grande parte do planeta terra. Tais quais: Açores, Uruguai, Malaca e Singapura, Angola e Brasil. Sendo nessas regiões os verdadeiros Vasconcelos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Estou triste. Diante do pedido de Eduardo Suplicy. A Presidenta Dilma. Ele quer ser recebido pela Presidenta do Brasil. Sendo ele Senador da República. O grande Eduardo Matarrazo. 24 anos de mandato. Fundador do PT. O Suplicy sozinho é mil vezes superior ao partido. Reserva moral do PT. Vou mais longe, Suplicy é superior em grandiosidade a todos os partidos políticos do Brasil.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 29/01/2015
    Magno Fernando A. Nazaré

    este estudo tem como objetivo uma análise e reflexões sobre a legislação e organização do sistema educacional brasileiro, tendo como base um breve histórico da legislação e das políticas educacionais do Brasil, mostraremos um conjunto de conhecimentos e reflexões sobre a educação brasileira e suas mudanças, que possibilita uma apresentação mais aprofundada dos fatos e problemas que envolvem a realidade educacional vivida no contexto brasileiro.

    Por: Magno Fernando A. Nazarél Educação> Ensino Superiorl 29/01/2015

    O projeto que prevê a possibilidade de parcerias entre a prefeitura e os cidadãos interessados em determinada obra não prevista em orçamento municipal, com coparticipação de custos, encarna o que os alemães chamam de espírito do tempo, "Zeitgeist", o clima intelectual e cultural de determinada época.

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 29/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Achei magnífico. O comentário desenvolvido. Por um dos leitores dos meus artigos. Da cidade de Dourados. Mato Grosso do Sul. Publicados em diversas instituições. Trata-se de uma pessoa exuberantemente. Inteligente.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 28/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em dezembro de 1922. Após a grande revolução Socialista Soviética. Comandada pelo exuberante intelectual Lenin. Foi organizado o Congresso Panrusso dos Sovietes. Com o seguinte objetivo. A fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. URSS.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Nunca transferi poder a ninguém. Portanto, toda forma de poder a meu respeito é ilegal. O que é verdadeiro a princípio. O poder fundamenta-se em fontes da ilegalidade. Pois o transferido não representa a vontade popular.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Maria Elena Guimarães Regiani

    Com o passar dos anos e o desenvolvimento da sociedade, temos a pretensão de formar cidadãos criativos, aptos a tomar decisões, coerentes, autônomos e competentes. E para esta formação é necessário que se enriqueça o cotidiano escolar com a ajuda do brincar, do interagir e estar juntos, pois o emocional e afetivo faz parte deste momento tão peculiar da infância.

    Por: Maria Elena Guimarães Regianil Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015 lAcessos: 20

    O presente artigo faz referência a um estudo de psicologia a cerca de uma ong que realiza trabalhos para menores infratores

    Por: CAMILA MENDESNS TAVARESl Educação> Ensino Superiorl 04/06/2010 lAcessos: 906
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast