Desperdicios e reaproveitamento alimentar

Publicado em: 15/08/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 11,144 |

 

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB- Autor

Ivan Dionizio da Cruz:prof de Filosofia e Mestre em Sociologia.

Desperdiço de Alimento – Uma questão de consciencialização no Ensino Fundamental;

Curso Pedagogia

RESUMO DO ARTIGO.

A sustentabilidade e funcionamento da sociedade atual têm influenciado o ritmo acelerado e uma cultura puramente consumista ao nosso cotidiano, favorecendo na deterioração da qualidade da alimentação, da saúde, das relações familiares e das tradições culturais das populações em geral.

Sendo o desperdício de alimentos é um dos fatores que contribuem para a fome no País. Somente na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), cerca de seis toneladas de alimentos são desperdiçadas. Esses alimentos não são estragados, mas sim frutas maduras e verduras que poderiam compor a dieta de pessoas carentes

Vários projetos e programas desenvolvem um programa de educação ambiental e nutricional que estimula menor desperdício de materiais e o resgate da alimentação saudável, aproveitando os nutrientes contidos em partes do alimento que em geral são descartados. Porém com um pouco de criatividade e conscientização o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. A nutricionista Gorete Pereira afirma que é possível criar várias receitas com cascas de frutas e outros alimentos que não são considerados nobres.

Pesquisas e estudos apontam que cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização, segundo estimativa apontada pela nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Roseanne Dantas. Segundo ela, no Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que confere ao país o desonroso título de "país do desperdício"

Tendo como eixo a temática sobre o desperdiço e a conscientização o reaproveitamento de alimentos e suas fontes nutricionais a pesquisa visa apresentar orientações na reeducação de aproveitamento alimentar.

1. Aspectos Gerais

Atualmente a alimentação tem se tornado um tema de interesse da maioria das pessoas principalmente sendo possível observa se um aumento na ocorrência de distúrbios associados à nutrição. Os excessos na alimentação respondem pelos casos de colesterol elevado, hipertensão e obesidade até mesmo em crianças, o que acaba por causar maiores problemas à saúde conforme o avançar da idade.

Um estudo avaliativo dos fatores de risco para doenças crônicas revelou diferença significativa entre homens e mulheres, sendo mais freqüente neles o consumo insuficiente de frutas e hortaliças, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o excesso de peso, e nelas o sedentarismo e a hipertensão. A falta de nutrientes também é prejudicial, podendo ser exemplificada pela osteoporose16 e pela desnutrição protéico-calórica

Segundo pesquisa realizada pela professora Roseannes Dantas a falta de conhecimento da população sobre os potenciais nutritivos dos alimentos e a falta de aproveitamento de muitos deles ocasiona o desperdício de recursos alimentares. "O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Nessa ótica, somos favoráveis a aproveitar melhor o que compramos", afirma a professora

De acordo com a professora, os profissionais da saúde não são favoráveis ao aproveitamento integral de alimentos enquanto política pública para resolver o problema da fome. "Os fatores que levam camada expressiva da população a situação de fome são a falta de renda, em função da baixa escolaridade, baixa qualificação da mão de obra. Infelizmente, a resolução desse quadro não depende de soluções técnicas, o caminho é a decisão política onde o foco central deve ser a geração de emprego para melhorar a renda da população, visando à acessibilidade a alimentação saudável". Por isso é interessante direcionar também a essas pessoas um trabalho de Educação Nutricional como este oferecido pelo projeto das Oficinas de Alimentos.

1.2 . Alimentação, Saúde e Educação Ambiental.

Mais do que informações, é fundamental a sensibilização das pessoas para o cuidado com a própria alimentação e saúde. Embora muitos conheçam os males proporcionados pela excessiva ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans e colesterol, ainda assim continuam a alimentar-se de forma inadequada com esses alimentos. Também é cada vez mais freqüente o consumo de produtos enlatados e industrializados, que possuem o acréscimo de muitas substâncias, como nitrito e outros tipos de aditivos químicos, como espessantes, adoçantes e aromatizantes, cujos efeitos não são muito bem conhecidos em longo prazo para a saúde humana; sem esquecer também número crescente de produtos contendo agrotóxicos que vão parar nas prateleiras dos supermercados.

Considerando a alta nos custos com a alimentação, o aproveitamento integral de alimentos - técnica que busca aproveitar melhor o que é comprado traz benefícios para o bolso e a saúde dos consumidores. Roseanne Dantas explica que o princípio básico do aproveitamento integral de alimentos é a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido, além de oferecer paladar regionalizado. "Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade", destaca a professora.

Além desses aspectos variantes presentes na educação nutricional, também existem na educação ambiental, outras idéias que vão além do que se geralmente postula. É certo que a maior função da educação ambiental esteja relacionada ao despertar da consciência ecológica da sociedade, trabalhando-se na sensibilização de principalmente crianças e jovens, ou seja, as futuras gerações, para a compreensão da problemática ambiental e a importância da aquisição de novos comportamentos e atitudes, contribuindo para a formação de novos cidadãos. A educação ambiental consiste num conjunto de posturas, idéias e práticas que referendam as relações bastante fortes entre ações educativas, condições sociais específicas e transformação da realidade (vida, sujeitos, sociedade e ideologias)

Nesse paralelo entre a consciência ambiental e desperdício alimentar a efetivação de ações aproveitarem melhor os alimentos é preciso comprar bem, dando preferência a legumes, hortaliças e frutas da época; cuidar da conservação, com o armazenamento em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento; e ter cuidado no preparo, lavando bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição da família. O aproveitamento de sobras e aparas é recomendado pela nutricionista, desde que mantidas em condições seguras até o preparo.

 

1.3 - A utilização integral do alimento.

As fontes alimentares habitualmente consumidas de vitaminas, minerais e fibras podem ser exemplificadas pelas polpas das frutas e por algumas partes de certos vegetais e legumes. Além destes itens alimentares, tais nutrientes também são encontrados amplamente nos talos e cascas de alimentos, que se tem por hábito descartar. Muitas vezes, o teor de alguns nutrientes na casca e nos talos é ainda maior do que na polpa do respectivo alimento, conforme foi possível observar em alguns estudos com frutas, que evidenciaram maiores concentrações nas cascas em relação às respectivas polpas para alguns nutrientes, principalmente fibras, potássio, cálcio e magnésio

Muitas vezes, na correia do dia a dia, acabamos fazendo nossas refeições pelas ruas e, quando estamos em casa, não nos damos conta da importância das "sobras" de alguns alimentos, que consideramos, muitas vezes, inaproveitáveis. Mas esses alimentos como cascas e talos de frutas, podem ser reaproveitados. E além de evitar o desperdício, colabora para melhor qualidade de vida, uma vez que são ricas em vitaminas.

A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Muitas entidades lutam para evitar o desperdício de alimentos, utilizando como ferramenta o reaproveitamento integral de frutas e verduras. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. A nutricionista Gorete Pereira afirma que é possível criar várias receitas com cascas de frutas e outros alimentos que não são considerados nobres.

 

3.1  Alimentações saudável e o equilíbrio

O objetivo do trabalho aponta temas mais amplamente citado pelos participantes, correspondendo a 68,6% das respostas. Dentro de alimentação saudável, destacam-se as questões relacionadas aos mitos retirados em relação aos carboidratos e outros nutrientes, a importância do consumo regular de fibras e a diminuição da ingestão de gorduras e açúcares.

Também houve demonstração de um bom entendimento a respeito da relação do aproveitamento de alimentos com alimentação saudável, explicado pela presença de nutrientes essenciais nas cascas e talos de alimentos.

 

3.2- Utilização integral dos alimentos

Uma vez entendida bem a importância das fibras, vitaminas e minerais na alimentação diária, foi de fácil conscientização dos participantes o aproveitamento máximo dos alimentos, já que cascas de frutas e legumes e talos de verduras contêm esses nutrientes. Daí este assunto ser o segundo melhor citado, correspondente a 60% das respostas. As pessoas demonstraram interesse em reproduzir as receitas da oficina entre os familiares e amigos, o que contribui para o maior estímulo a essas práticas.

Durante a execução, as técnicas para melhor conservar os alimentos a fim de evitar sua degradação e conseqüente perda foram de grande interesse dos participantes, e correspondeu a 34,3% das respostas. Houve até o pedido de uma oficina exclusiva sobre este tema.

O reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de higiene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Mas a preparação das receitas é o principal atrativo.

Algumas dicas de como é possível criar pratos saborosos e nutritivos através do melhor aproveitamento dos alimentos e ainda fazer render o seu dinheiro as receitas como um grande aprendizado, uma vez que se surpreenderam com a transformação do sabor. Por exemplo, uma receita que utilizava a casca da melancia foi inicialmente reprovada por alguns participantes por estes relatarem não gostarem da fruta, mas após degustarem a receita, perceberam a grande transformação do sabor, aprovando o resultado final. As pessoas se referiram às receitas como rápidas, baratas e fáceis, e demonstraram interesse em incluir esse novo costume nos seus hábitos alimentares.

Confira maneiras variadas para uso do alimento:

• Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios.

• Carne moída: croquete recheia de panqueca e bolo salgado;

• Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos.

• Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos.

• Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês.

• Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado.

• Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios.

• Feijão: tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos.

• Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada

• Frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geléia.

• Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete.

• Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora.

• Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba.

• Entrecascas de melancia, maracujá.

• Sementes de: abóbora, melão, jaca.

Como instrumento investigatório a Unidade apresenta o quadro de algumas verduras e frutas atuais

 

 

Vegetais (100g porção crua)

Calorias

(kcl)

Proteínas

(g)

Gorduras

(g)

Fibras

(mg)

Frutos do mar (100g crua)

Calorias

(kcl)

Proteínas

(g)

Gorduras

(g)

Fibras

(mg)

Alcachofra

29

2.7

0.2

1.9

Bacalhau

74

16

0.4

0

Aspargo

22

2.0

0.2

0.8

Caviar

296

33.5

17

0

Alho

130

5.3

0.2

0

Caranguejo

102

17

2.9

0

Alface

15

1.4

0.2

0.6

Cavala

186

18.8

12

0

Agrião

18

1.7

0.3

0.5

Camarão

97

18.6

2.2

0

Beterraba

42

1.6

0.1

0.9

Ostra

67

9

1.2

0

Brócolis

29

3.3

0.2

1.3

Sardinha

335

21.1

27.1

0

Batata

82

2.0

0.1

0.4

Salmão fresco

206

19.8

13.6

0

Couve

48

4.6

0.5

1.2

 

 

 

 

 

Couve-flor

26

2.4

0.2

0.9

Laticíneos (100g crua)

Calorias

Proteínas

Gorduras

Fibras

Cenoura fresca

41

1.1

0.2

1.0

Creme de leite

290

2.2

30.5

0

Cebola

46

1.5

0.2

0.8

Leite fresco (vaca)

65

3.3

3.7

0

Ervilha fresca

96

6.8

0.4

2.2

Leite condensado

320

8

8.4

0

Espinafre

20

2.3

0.3

0.7

Leite integral (pó)

490

25.9

26.7

0

Feijão maduro

40

2.4

0.2

1.4

Manteiga

716

0.6

82

0

Nabo

33

1.1

0.2

1.1

Ovo

160

12.8

11.5

0

Pepino

13

0.8

0.1

0.6

 

 

 

 

 

Repolho

25

1.4

0.2

1.0

Pães (100g)

Calorias

Proteínas

Gorduras

Fibras

Salsa

50

3.7

1.0

1.8

Pão branco

244

9.2

1.2

0.2

Tomate

19

1.0

0.3

0.6

Pão integral

240

9.3

2.6

1.5

Tomate (suco)

19

1.0

0.2

0

 

 

 

 

 

Vagem

335

21.3

1.6

4.0

 

 

 

 

 

 

4. Considerações Finais

O tema de aproveitamento máximo de alimentos inclui frentes na educação tanto ambiental quanto nutricional Abordar esse tema contribuiu para a conscientização e sensibilização da comunidade universitária para a diminuição da utilização dos recursos ambientais, ampliou a percepção de que saúde pessoal se relaciona com alimentação e meio ambiente, e estimulou o interesse para a adoção de práticas alimentares mais saudáveis.

A participação em projetos que ofereçam educação multidisciplinar, como as oficinas de alimentos colaboram para a difusão da cultura do respeito ao meio ambiente e à saúde nas esferas individual e coletiva da sociedade.

 

 

 

 

5. Referências Bibliográficas

1. Alimentação por Faixa Etária, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Fundo

Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, 2ª Edição, 1997.

2. Alimente-se Bem com R$1,00, Serviço Social da Indústria – SESI, 8ª Edição,

Agosto/2004.

3. Associação de Agricultura Orgânica – AAO. Disponível pelo Website

http://www.aao.org.br

4. Benício, Maria Helena D'Aquino et al. Estado nutricional dos pré-escolares ingressantes nos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar. Rev. Saúde Pública, Dez 1981, vol.15, p.33-39

5. Boog, M.C.F. Educação Nutricional: passado, presente e futuro. Revista de

Nutrição, 10(1):5-19, 1997.

6. Boog, M.C.F. e Magrini, V.F.P.L. Relato de experiência: reeducação alimentar por meio de abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de nutrição e saúde mental.

Rev. Soc. Cardiol. Estado de São Paulo. 9(3)(suplA)1-8, 1999.

7. Como Evitar o Desperdício, Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível pelo Website http://www.livrodereceitas.com/aproveita/

8. Contreras, J. Los alimentos también tienen significados. Comportamientos

alimentarios y tradiciones culinarias. In: Contreras, J. Antropología de la

alimentación. Madrid: Eudema, 1993. pags 6-15 e 71-86.

9. Dicionário do Alimento, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, 2ª Edição, 1997.

10. Garcia, R.W.D. A antropologia aplicada às diferentes áreas da nutrição. In:

Canesqui, AM. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro:

Editora Fiocruz. Págs 275-286. 2005.

12. GONDIM, Jussara A. Melo, MOURA, Maria de Fátima V., DANTAS, Aécia S. ET al. Centesimal composition and minerals in peels of fruits. Ciênc. Tecnol. Aliment., Oct./Dec. 2005, vol.25, no.4, p.825-827.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 46 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/desperdicios-e-reaproveitamento-alimentar-3047418.html

    Palavras-chave do artigo:

    desperdicio de alimentos

    Comentar sobre o artigo

    Odalberto Domingos Casonatto

    Mais um alerta preocupante o anuncio que 750 bilhões de dólares anuais a humanidade perde com desperdício de alimentos. O alerta coloca em estado de atenção todos os produtores mundiais para racionalizarem sua produção, para que mais pessoas possam usufruir do alimento. A humanidade caminha aceleradamente ao encontro de soluções drásticas para resolver este impasse.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/03/2014 lAcessos: 25
    Os Coletivos

    Quem trabalha no ramo alimentício, principalmente com restaurantes e bares, sabe que lidar com os estoques não é uma tarefa fácil. Um estoque mal administrado pode levar ao descarte de muitos alimentos, com resultados negativos para o caixa da empresa.

    Por: Os Coletivosl Internet> Comércio Eletrônicol 28/02/2012 lAcessos: 93

    O transporte de alimentos congelados por uma empresa de transporte de encomendas requer um planejamento s para garantir que seus itens cheguem em boas condições.

    Por: Só Enviosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/09/2011 lAcessos: 555

    Alimentos Que Ajudam A Emagrecer, são alimentos que pode comer à vontade. Tão importante como seguir estas restrições alimentares, é praticar exercício. É importante que adquira conhecimentos que o levem a saber o valor nutricional dos alimentos.

    Por: Paulol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/02/2013 lAcessos: 65

    Descubra os possiveis desperdicios em seu sistema de Armazenagem e como você pode evitar maximo assim sua produção e aumentando seu Lucro.

    Por: Jacqueline Cunhal Tecnologial 27/09/2011 lAcessos: 89

    Um restaurante na Dinamarca pretende abrir os olhos do mundo em relação aos alimentos descartados.

    Por: Bruno Souzal Culinária> Receitasl 04/11/2013 lAcessos: 35

    Esse processo de cultivo de plantas é uma ciência que estuda as vantagens de desenvolvê-las sem precisar usar o solo. Este é preparado adequadamente com cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc. Nessa base é adicionado, uma solução de vários nutrientes essências para o desenvolvimento das plantas que ali vão se desenvolver.

    Por: comarl Saúde e Bem Estarl 20/10/2011 lAcessos: 154
    Marcia Piazza

    A Terceira Idade é um tema que vem adquirindo no Brasil um destaque cada vez maior. As estratégias para o envelhecimento com saúde incluem: qualidade de vida, alimentação saudável e preservação dos recursos naturais, o que parece ser o grande desafio da atualidade.

    Por: Marcia Piazzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/07/2009 lAcessos: 1,929 lComentário: 1
    Alinne do Rosário Brito

    O artigo busca pesquisar e relatar o que é o Programa Mesa Brasil SESC e dialogar com as ações do Governo do Estado do Amapá para que a segurança alimentar seja implementada atendendo as leis nacionais e as respectivas atuações das politicas públicas que o regem quanto a tentativa de diminuição da miséria na cidade de Macapá.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 11

    Este artigo trata da importância da postura do professor universitário no desenvolvimento do aluno e como uma Filosofia Confessional influencia neste propósito. Para isso verificamos o papel das Instituições confessionais protestantes no processo da Educação Universitária do país. Para melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória em forma de entrevista com alunos de uma Instituição confessional Protestante com o objetivo de saber qual a relação que eles têm com seus professores.

    Por: JACKSON ROBERTO DE ANDRADEl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em toda minha vida. Apenas sonhei. Em não ser. O que sou. Não teria nem mesmo preposição. Axiomática. Desejo ser diferente. O que de fato não sou. Serei todos os meus sonhos perdidos. Esquecidos no mimetismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 19/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que vejo no mundo político. Uma guerra indelével. Na defesa de duas tendências. Ambos as forças políticas. Defende o mesmo modelo. Fundamentado no liberalismo econômico. Nao existe ideologia de esquerda no Brasil. Apenas uma acepção imperscrutável. Ao silêncio da ignorância nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 18/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ver e perceber. Apenas a parcialidade da compreensão. E que poderá ser sempre a distorção. Como de fato costuma ser. Dado a natureza do mundo representativo. Significando o desejo do engano. As fantasias dos sonhos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evolui a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das mesmas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, recebi apoio traduzido na inserção de manifestações oficiais dos titulares das respectivas pastas: Ou seja, os Ministros. Então optei por dividir a difícil tarefa de decidir por uma ou por outra com os nossos autores, na esperança de chegar a um consenso ou, no mínimo, a uma maioria. E ficamos surpresos com um resultado que dividiu em três.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 28/02/2014 lAcessos: 61
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Para melhor assistir as crianças quanto à atenção básica de saúde e, com isso, visa a reduzir as taxas de mortalidade infantil. O estudo foi de natureza descritivo - exploratória, no Município de Cuiabá - MT, entre os Enfermeiros do Programa Saúde da Família, objetivo foi supervisionar as crianças e as mães que faz uso nos PSF do nosso Município de Cuiabá - MT.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/01/2013 lAcessos: 55
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Tribunal de Contas e Ministério Público, também faz com que haja um maior controle das contas públicas para que pratiquem com maior intensidade o principio da transparência, e com isso, o cidadão possam também fiscalizar a aplicação dos recursos. O fato dos recursos públicos serem de origem coletiva e a necessidade de suprir ao bem comum, além da obrigação de atender o interesse da população, criam a necessidade de uma permanente avaliação dos resultados obtidos.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/03/2012 lAcessos: 618
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagogico ganha atualmente espaço nas instituições de ensino e empresariais.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/02/2012 lAcessos: 2,952
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    É preciso romper a rotina gerencial consumida na lógica imediatista, de atendimento de demanda espontânea, de se tentar resolver uma quantidade infindável de problemas emergenciais, sem avaliar prioridades. É preciso trabalhar com planejamento, metas definidas, com acompanhamento e avaliação sistemática das ações desenvolvidas

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/09/2011 lAcessos: 598
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Muitas pessoas confundem inteligência com estudo, porém há pessoas sem estudo que são muito inteligentes, mas não tiveram a oportunidade de desenvolver-se no campo acadêmico, e pessoas com estudo que não são tão inteligentes assim, mas que tiveram acesso a uma boa base educacional.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 20/07/2011 lAcessos: 211 lComentário: 1
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    A literatura sobre as dificuldades de aprendizagem se caracteriza por um conjunto desestruturado de argumentos contraditórios. Apesar do conceito de dificuldades de aprendizagem apresentar diversas definições e ainda ser um pouco ambíguo, é necessário que tentemos determinar à que fazemos referência com tal expressão ou etiqueta diagnóstica, de modo que se possa reduzir a confusão com outros termos tais como "necessidades educativas especiais", "inadaptações por déficit socioambiental" etc.,.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 26/12/2010 lAcessos: 919 lComentário: 1
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Com as queimadas descontroladas; como fica a biodiversidade. E o os nossos filhos e netos como fica.? e o que vão dizer é melhor pensar porque o tempo já esgotou.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Educação Infantill 25/09/2010 lAcessos: 426

    Comments on this article

    2
    ana isabella 16/08/2011
    euamei kkkkkkkkkkkkkkkk
    2
    Esea Pontes Falabela 19/08/2010
    Excelente esse Resumo do artigo "Desperdícios e Reaproveitamento Alimentar." Muitos vê isso
    como uma questão cultural, não deixa de ter sentido, mas os nossos governantes é o
    principal responsável por esses transtornos, em vez do governos investir em outras coisas
    que não tem muito importância, tinha que investir na concientisação em relação a esse fato
    esse caso é de saúde publica, Sou coordenador do Curso Psicopedagógico da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO-MT; MUITO BOM O ARTIGO, Parabéns para
    o autor; obrigado. Esea Pontes Falabela.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast