Dicas Sobre Resumos De Trabalhos Acadêmicos

Publicado em: 11/10/2008 |Comentário: 15 | Acessos: 291,384 |

1. INTRODUÇÃO

Durante meus onze anos de orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), quer seja monografia ou artigo científico tenho visto muitas falhas nas redações de resumo. Portanto, visando apoiar os orientandos na apresentação dos resumos de seus trabalhos acadêmicos, descrevemos algumas dicas com base na NBR 6028:2003.

 2.      DEFINIÇÃO

 É uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003)

 3.      TIPOS DE RESUMO:

 De acordo com a NBR 6028:2003, podemos ter os seguintes tipos de resumos:

a - resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

b- resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

c - resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

4.      ESTRUTURA DE UM RESUMO:

O resumo para artigos científicos e monografias é o do tipo indicativo e deve conter:

 

- 150 a 500 palavras (monografia, teses, dissertações e relatórios científicos).

- 100 a 250 palavras (artigo científico).

- 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

- Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

- O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

- Frases concisas e afirmativas e não enumeração de tópicos.

- Parágrafo único.

- Escrito na 3ª pessoa do singular.

- A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal da monografia, depois texto sobre memória, estudo de caso, análise da situação, etc.

- Objetivo/finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

- Verbo na voz ativa.

- Logo após o resumo deve vir as palavras-chave que são palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

- As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

Devem-se evitar em um resumo:

 

a - Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;

b - Fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  NBR 6028: Informações e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 23 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/dicas-sobre-resumos-de-trabalhos-academicos-599118.html

    Palavras-chave do artigo:

    resumo

    ,

    nbr 6028 2003

    Comentar sobre o artigo

    Paccico, V.T.

    Parte II do trabalho realizado com a professora coordenadora sobre os cadernos da SEE/SP

    Por: Paccico, V.T.l Educação> Línguasl 18/05/2012 lAcessos: 236

    Refere à história do município de Jaboatão, desde sua fundação até a emancipação política, contextualizando a Batalha dos Guararapes e sua relação com a edificação da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Descreve a construção, ampliações, aspectos arquitetônicos e estado atual de conservação desse templo cristão. Conceitua patrimônio histórico cultural, o processo de tombamento de bens históricos no Brasil e o papel do Estado e da sociedade no cuidado a essas heranças.

    Por: Roberto José Soares de Moural Educação> Ensino Superiorl 26/08/2010 lAcessos: 1,272 lComentário: 1

    A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade financeira, a partir da necessidade de avaliação de estoques nas indústrias. Seus princípios são derivados dessa finalidade, e por isso nem sempre conseguem atender suas necessidades completamente. Manter o controle dos custos e dos investimentos passa merecer muita atenção, uma vez que fixação de preços foge da decisão de empresários, a não ser os que não têm controle produtos e serviços ao controle dos órgãos fiscais.

    Por: rosimarl Educação> Ensino Superiorl 02/07/2009 lAcessos: 33,537 lComentário: 1

    Este artigo trata da importância da postura do professor universitário no desenvolvimento do aluno e como uma Filosofia Confessional influencia neste propósito. Para isso verificamos o papel das Instituições confessionais protestantes no processo da Educação Universitária do país. Para melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória em forma de entrevista com alunos de uma Instituição confessional Protestante com o objetivo de saber qual a relação que eles têm com seus professores.

    Por: JACKSON ROBERTO DE ANDRADEl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em toda minha vida. Apenas sonhei. Em não ser. O que sou. Não teria nem mesmo preposição. Axiomática. Desejo ser diferente. O que de fato não sou. Serei todos os meus sonhos perdidos. Esquecidos no mimetismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 19/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que vejo no mundo político. Uma guerra indelével. Na defesa de duas tendências. Ambos as forças políticas. Defende o mesmo modelo. Fundamentado no liberalismo econômico. Nao existe ideologia de esquerda no Brasil. Apenas uma acepção imperscrutável. Ao silêncio da ignorância nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 18/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ver e perceber. Apenas a parcialidade da compreensão. E que poderá ser sempre a distorção. Como de fato costuma ser. Dado a natureza do mundo representativo. Significando o desejo do engano. As fantasias dos sonhos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evolui a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das mesmas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Gerisval Alves Pessoa

    Networking é um de seus recursos mais valiosos. Habilidades de relacionamentos em rede são essenciais no ambiente de negócios de hoje. Saiba como tornar eficaz a sua rede de relacionamento seguindo as 10 dicas apresetadas no texto.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 25/06/2014 lAcessos: 19
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 26
    Gerisval Alves Pessoa

    Uma liderança eficaz depende mais do que nunca em influenciar os outros, impactando as suas ideias, opiniões e ações. Nas organizações altamente colaborativas a influência é essencial Diariamente você tem que influenciar as pessoas a fim de realizar os seus objetivos. O sucesso depende da sua capacidade de efetivamente influenciar as pessoas com as quais nos relacionamos.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 28/07/2013 lAcessos: 37
    Gerisval Alves Pessoa

    Quando seus empregados têm um bom desempenho, é natural que você queira elogiá-los. Mas, como o elogio e feito pode afetar a tomada de decisão, dizem os pesquisadores.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 26/07/2013 lAcessos: 36
    Gerisval Alves Pessoa

    Há quatro razões que os clientes trocam de fornecedor. Portanto, é melhor entender por que eles desertam e o que você deve fazer para mantê-los leais.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 25/07/2013 lAcessos: 36
    Gerisval Alves Pessoa

    A maioria das pessoas tem trabalhado para um líder ruim, mas daria muito para ter a oportunidade de trabalhar para um líder com algumas destas 11 características presente em um líder extraordinário.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 17/07/2013 lAcessos: 40
    Gerisval Alves Pessoa

    A ciência ajuda a explicar por que e como as restrições e limites, muitas vezes na forma de metas inteligentes, elásticas e bem definidas, resultam em soluções mais criativas. O verdadeiro segredo encontra-se em uma dimensão oculta de como as metas são estabelecidas: A gestão de forma brilhante, emparelha os objetivos e coloca um contra o outro a fim de gerar tensão criativa. As inovações exigem algum tipo de ruptura.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 30/06/2013 lAcessos: 17
    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta dicas de como ser bem sucedido em tudo que faz. Em essência, trabalhe para colocar os outros em primeiro lugar, para ser mais simpático e para acabar com o que eu quero em tudo que faço.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 30/06/2013 lAcessos: 29

    Comments on this article

    16
    edilma 25/09/2011
    olá professor, queria umas dicas sobre como elaborar resumos, resenhas e artigos ,pois ainda me confundo em elaborar.
    16
    alfredo 27/06/2011
    Até hoje não sei fazer resumo , preciso da vossa ajuda!
    18
    Carol Barros 27/02/2011
    Ola,minha professora me pediu para pesquisa sobre tipos de resumos.poderia me passar algumas dicas.
    1
    celio adriano 30/11/2010
    boa noite, meu professor de sociologia me pediu um resumo do meu trabalha onde eu pesquise sobre karl max, monge betinho e o capitalismo, e eu estou tendo dificuldade para faze-lo espero que me ajude professor!
    7
    Francineide 24/11/2010
    Olá professor, estou em dúvida de como fazer um resumo indicativo . Poderia me passar algumas dicas .Ficarei muito agradecida.
    7
    Rose Leide 27/10/2010
    Bom,estou em dúvida dos tipos de variedades de introdução.
    3
    jeiel 13/08/2010
    sou aluno da UFT no curso de matematica; me sentindo obrigado a resumir e a resenhar comecei praticando e como tenho muita dificuldade pesso ajuda. obrigado.
    14
    WAGNER 05/12/2009
    preciso fazer um artigo academico, mas não sei como fazer e é a única forma de eu passar...sobre adiministração
    10
    Cristina Melo 26/09/2009
    Boa Noite Professor

    Levei 20 anos sem estudar e a dois anos voltei mas ainda tenho muitas dificuldade em fazer resumo o que posso fazer para solucionar esse problema as pessoas dizem que com o passar do tempo isso vai melhorar mas estou angustiada esse dia não chega passei a ler tudo que posso na área acadêmica apesar de não ter muito tempo.
    Achei muito enriquecedora essa sua pagina.
    19
    Raimundo Gomes 24/06/2009
    Olá prof.º Gerisvaldo
    Tenho um trabalho gestão o proposto foi criar uma empresa de informática.
    preciso de ajuda para fazer o resumo
    2
    ilza cafe 23/06/2009
    BOA NOITE PROFESSOR

    PESQUIZANDO COMO SE FAZ UM RESUMO ENCONTREI SUA PAGINA DANDO DICA DE COMO FAZER MUIITO BOM ME AJUDOU BASTANTENÃO PODIA DEIXAR DE TE AGRADECER. OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!
    3
    VALTER TADEU FAUSTINO 04/05/2009
    BOA TARDE PRFº GERISVAL,
    DESCULPE, MAS É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE PEÇO-LHES ATRAVEZ DESTE CONTATO SUA ORIENTAÇÃO DE COMO DEVO FAZER UM RESUMO PARA SER ENTREGUE NO MEU CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, POIS MEU PROFESSOR INDICOU-ME O LIVRO "PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANÇEIRA" 2ª EDIÇÃO DE LAWRENC J. GITMAN, CAPS. 1;2;3 E 4, TENDO EM VÍSTA QUE NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR.
    AGUARDO SUA RESPOSTA PELO MEU EMAIL.

    OBRIGADO.


    OBRIGADO
    8
    joelma 24/03/2009
    Obrigada por se preocupar em ajudar aluna como eu que ja nem sabia como fazer um trabalho academico,parabens, esta muito bem descrito,era tuo que eu procurava.
    9
    Lindalva 15/01/2009
    O professor solicitou um resumo de um capítulo do livro adotado, separando os tópicos por assunto; porem não indicou o tipo de resumo, então, apenas copiei as partes de maior relevância do capítulo separando o assunto por tópicos, conforme solicitado. Resultado, ele zerou o meu trabalho e ainda me acusou de plágio. O que posso fazer se estou prejudicada com zero, e reprovada na disciplina? Aguardo resposta no e-mail.
    16
    Públio Athayde 07/01/2009
    Tomei a liberdade de reproduzir este artigo em http://editorakeimelion.blogspot.com/2009/01/dicas-sobre-resumos-de-trabalhos.html - conto com sua aquiescência, muito obrigado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast