Didática na prática do futuro professor de ensino superior

Publicado em: 07/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 319 |

          Como sabemos, existe uma necessidade de estudo e desenvolvimento das qualificações intelectuais acadêmicas para uma melhor adequação a sistemática educacional que é exigida na sociedade atual. Isso nos leva a crer que o ensino e o processo de aprendizagem estão cada vez mais solícitos e necessários quando se fala da continuidade da formação de cada agente inserido no processo de ensino aprendizagem.

          A educação superior em especial, com o desenvolvimento e o aprimoramento das tecnologias de informação e do fenômeno globalização, se torna uma ferramenta primordial que, antigamente apresentava características humanísticas, pois só estudava nesse nível quem tinha dinheiro ou algum privilégio político, acaba, nos dias atuais, tornando-se uma obrigação de investimento com necessidade de mercado para formação profissional, ou seja, saem do caráter puramente pessoal para incorporar as práticas sociais junto ao determinado e competitivo mundo do trabalho contemporâneo.

          Desta forma, um personagem especial com perfil técnico e político entra em ação, pois no entendimento de que a profissão e formação docente são primordiais, e apresentam características peculiares que promove a formação da identidade básica e pessoal do cidadão aluno com fundamentos no processo de ensino aprendizagem, levam a crer, que haverá necessidade de exercer de forma primorosa um recurso pedagógico de grande importância para o professor feitor, ou seja, a prática da didática de ensino. Portanto, é extremamente necessário salientar que a principal problemática dentro das unidades de ensino, seja de nível médio ou superior, é a questão da formação continuada com certo preparo didático necessário para compor a prática pedagógica. Logo, tentar definir o verdadeiro papel da didática na ação de ensino docente, não importando o nível de intervenção, pode gerar certa indefinição devido ao seu grande caráter subjetivo.

          Se levarmos em conta que a didática; recurso internalizado pelo praticante docente; tem como fundamento mediar o conhecimento acadêmico com base nos diferentes currículos do núcleo comum ou superior, terá certamente a sua especificidade garantida pela preocupação peculiar de compreensão das ações dentro do processo de ensino aprendizagem.

           É claro, que durante anos, tem se discutido em diferentes textos, a priorização da didática na questão da prática do ensinamento formal ou não, e sua implicações reais no pedagógico com vistas no simultâneo teórico e prático, dentro de uma visão de continuidade com foco no desenvolvimento e aprimoramento formativo e informativo do aluno como um todo.

           Portanto, existe um grande desafio, relacionado às ações de ensinagem e aprendizagem dentro da sala de aula e, desta forma, a didática em todos os seus pormenores tem um papel marcante de características próprias dentro da prática pedagógica nas instituições de ensino de uma forma geral.

          Sendo assim, para um futuro professor de nível universitário ou educação superior, falar em didática é simplesmente promover uma autonomia legalizada de ensinamentos acadêmicos como forma descentralizadora, mediadora e intuitiva de reencaminhar a maior parte da responsabilidade do prazer de aprender para o aluno, ficando assim, o professor, no espaço de competência da mediação e orientação dos estudos, norteando sempre, os caminhos para o crescimento e a aprendizagem do aluno (SILVA, M. F., 2012). 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/didatica-na-pratica-do-futuro-professor-de-ensino-superior-5808032.html

    Palavras-chave do artigo:

    didatica

    ,

    metodologias e trabalho docente

    Comentar sobre o artigo

    ALINE E CATIA CILENE

    RESUMO Este artigo está baseado nas experiências construtivas da importância de uma formação continuada através da ação pedagógica, florescendo as competências profissionais tão necessárias ao professor educador contemporâneo. A pesquisa foi resultado das aulas expositivas no curso de pós-graduação em didática do ensino superior destacando a formação docente multicultural e a importância do relacionamento interpessoal no ensino superior.

    Por: ALINE E CATIA CILENEl Educação> Ensino Superiorl 13/08/2010 lAcessos: 812
    ROBSON LIMA DE ARRUDA

    O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação didática dos professores. Discutimos sobre o professor, a formação inicial e continuada, os saberes empíricos e pedagógicos e a Didática, buscando suporte em autores como Pimenta, Libaneo, Luckesi, entre outros. Apresentamos dados de uma pesquisa realizada com professores formados e em formação com e sem exercício na docência para entender como os cursos de formação em nível médio e superior trabalham com a didática.

    Por: ROBSON LIMA DE ARRUDAl Educaçãol 02/11/2009 lAcessos: 16,568 lComentário: 2
    Tereza Cristiany P. N. Simão

    RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função supervisora no contexto atual e sua atuação como suporte ao trabalho docente. Apresentando discussões acerca do desenvolvimento da ação do supervisor escolar como um profissional mediador/articulador do processo de ensino-aprendizagem, que deve apresentar aspectos de liderança, através de conhecimentos específicos sobre a educação, assim como, manter um relacionamento de companheirismo com o corpo docente da instituição em que atua.

    Por: Tereza Cristiany P. N. Simãol Educação> Educação Infantill 28/03/2013 lAcessos: 357
    Wilian Junior

    O presente texto que insere-se no campo da reflexão sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem por finalidade analisar e discutir quatro aspectos básicos para a compreensão da disciplina na EJA: a)- Ensino de História como objeto de pesquisa; b) - Aspectos históricos da EJA; c) - O papel do professor; d) - O ensino de História na EJA.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 1,891
    Alex R. dos Anjos dos Santos

    O presente artigo tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos estudantes universitários acerca dos objetivos, métodos, regras e ferramentas inerentes à Metodologia Científica, antes e após seu ingresso à universidade. O trabalho está dividido em cinco seções com o intuito de facilitar o seu entendimento, nelas busca-se, de forma concisa, mostrar a importância da Metodologia para discentes e docentes do ensino superior no processo de construção mútua do conhecimento.

    Por: Alex R. dos Anjos dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 03/01/2013 lAcessos: 120

    Artigo apresentado no V Simpósio de PesquUisa e Pós-Graduação em Educação, 2013, na Universidade estadual de Londrina. trata da disciplina de sociologia no ensino médio e da construção de uma metodologia de ansino apropriada, perpasando a pedagogia histórico-crítica.

    Por: Cristiano Pinheiro Corrêal Educação> Ciêncial 24/05/2013 lAcessos: 135

    RESUMO A insuficiência da preparação dos futuros professores quanto ao domínio dos conteúdos da matéria a ensinar se manifesta, principalmente, em dificuldades para reelaborar os conteúdos científicos, adequando-os à promoção de aprendizagem de seus futuros alunos. Isso torna o ensino da Biologia muito mais complicado do que era para ser, pois os professores sendo formados de uma maneira inadequada reflete em uma educação não apropriada, descontextualizada e que não transmite algo significati

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 16/07/2010 lAcessos: 2,021
    Silmara Marcela Dobjenski

    Segundo Pimenta, não basta produzir conhecimento, mas é preciso produzir as condições de produção de conhecimento. Ou seja, conhecer significa estar consciente do poder do conhecimento para a produção da vida material, social e existencial da humanidade. A partir de então, Pimenta salienta a necessidade da relação entre teoria e prática, no contexto do curso de Formação de Docentes, fato que auxilia na compreensão da realidade, servindo assim de referência em pesquisas futuras...

    Por: Silmara Marcela Dobjenskil Educação> Ciêncial 13/07/2012 lAcessos: 470

    Artigo, que procura fazer uma reflexão sobre o emprego da pedagogia histórico-crítica, para o ensino de sociologia, e versa sobre a instrumentalizaçao e possíveis caminhos para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino própria para a sociologia.

    Por: Cristiano Pinheiro Corrêal Educação> Ciêncial 25/05/2013 lAcessos: 135

    A descoberta dos números surgiu através de estudos sobre a humanidade e como se processa a aprendizagem da matemática em nosso cérebro.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana. A internet é, atualmente, uma fonte quase que inesgotável de informações e referências. Isso gerou algumas situações características...

    Por: Valter Ribeirol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Da cosmologia grega. As não substancialidades. Das essências. Tudo flui. Nada persiste o mesmo. Nem mesmo a mudança. O ser não é mais. O que virá a ser. Apesar de ser o futuro. A negação do eterno presente. Do mesmo modo o mundo. E todas as formas de movimento. A vida é uma eterna transformação. Nada se sustenta em si mesmo. Acepção do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O termo reciclagem em geral, quer dizer, o retorno da matéria-prima, sendo usado pela população para indicar o conjunto de operações envolvidas no aproveitamento dos dejetos/detritos e seu futuro reaproveitamento. A intenção principal este projeto foi conscientizar e sensibilizar os alunos de que a participação efetiva é indispensável para a obtenção de um meio ambiente saudável, que promova o desenvolvimento sem destruir os recursos naturais.

    Por: Patrícia Maria Barros Piovezanl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014 lAcessos: 13
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A indiferença do povo brasileiro, em relação à Segunda Guerra Mundial, o governo de getulista desenvolve a compaixão popular, como forma de sustentação no poder, com o objetivo de ter em mãos o Estado.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Certa vez disse Einstein. A respeito da epistemologia. É necessário desenvolver centenas. De análises. Para que algum pensamento. Possa ter fundamento. Mas de certo modo, o conhecimento profundo. É apenas intuitivo. Desse modo pude chegar à natureza. Da essência do fundamento do mundo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014

    A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), publica documento de análise e construção de um marco quantitativo destinado ao setor educacional privado, de extrema utilidade para estudiosos e pesquisadores educacionais, tanto dos setores privado quanto público.

    Por: Central Pressl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Nessse artigo nossa abordagem será em torno da alfabetização das crianças de escolas públicas e a adoção do construtivismo enquanto metodologia e não como concepção de Piaget, face a exposição das crianças no campo da observação e experimentação.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 11/11/2014 lAcessos: 13
    Marte Ferreira da Silva

    A questão do ensino a distância e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem atual com formação tecnológica avançada, democratizando oportunidades e possibilidades de crescimento pessoal.

    Por: Marte Ferreira da Silval Educação> Educação Onlinel 18/03/2012 lAcessos: 357
    Marte Ferreira da Silva

    A prática da arte suave ou Jiu Jitsu tem por finalidade a formação e contextualização do conhecimento junto aos praticantes com base numa formação pedagógica sólida do professor mestre, cujo objetivo final é a melhoria da qualidade de vida do estudante.

    Por: Marte Ferreira da Silval Esporte> Lutasl 10/03/2012 lAcessos: 286
    Marte Ferreira da Silva

    A prática de uma arte marcial nos dias atuais, tem a importância e o poder de elevar o nosso interior cognitivo a patamares de puro equilíbrio e paz interior.

    Por: Marte Ferreira da Silval Esporte> Lutasl 04/03/2012 lAcessos: 107
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast