EDUCAÇÃO ESPECIAL AVANÇOS NOTÁVEIS

Publicado em: 06/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 493 |

 

                   

INTRODUÇÃO

Observa-se que a Educação Especial depende da qualidade ou da competência dos professores comuns e especializados.

A eficácia dos programas para os portadores de necessidades especiais pode estar relacionada à flexibilidade e criatividade do professor.

O professor é o pivô do sucesso de qualquer programa educacional. Sua competência é o fator mais significativo na organização de um bom programa educacional para crianças Portadoras de Necessidades Especiais.

Para o ensino especial de alunos portadores de deficiências são requeridas algumas competências e habilidades especiais. O papel e as competências que se requerem do professor variam de acordo com a extensão de programa educativo, do tema de programa, do grupo etário com que ele trabalha e das características dos alunos.

Caberá ao profissional de Educação tomar novos rumos, descobrir suas deficiências seja como profissional ou pessoa, na gestão escolar conscientes de transformação, mudanças, para melhor qualidade de trabalho e eficiência.

Para que isso aconteça, há necessidade de competência. Competência ,é uma palavra moderna que a todo o momento se fala, ouve, mas que não esta ainda fazendo parte do cotidiano vivido pelo educador.

Competência é: Capacidade, sabedoria, é aproveitar o momento para se superar, ir além do esperado, exige dedicação, organização, dinamismo atuante.

Essa competência é provada em um momento, uma vibração em favor de mudanças equilibradas e reais, que contribuem imensamente para a cristalização dessa prática.

Porém, só terá valor se for uma ação interativa, onde o sujeito é um parceiro do conhecimento, reconstruindo, apropriando-se da oportunidade para consolidar as inovações necessárias com cidadania, isto é, usar de seus direitos civis e políticos.

A Educação vem emanada nos princípios ligados a competência, principalmente a Educação Especial, a qual o profissional deverá constituir-se de total equilíbrio emocional, cognitivo, para desempenhar seu trabalho como agente transformador de seu conhecimento, através de práticas pedagógicas inovadoras gerando assim sua capacitação profissional.

Um dos meios para se conseguir a competência necessária é através de educação dos professores, uma vez que por intermédio dela promoveremos as mudanças na Educação do país.

Observa-se que os profissionais da Educação Especial têm tido acesso as legislações que apontam para uma Educação Inclusiva, no entanto há necessidade de um respaldo político e pedagógico que os capacite para a integração do portador de deficiência na educação regular, e possibilite-os para a inserção no mercado de trabalho competitivo.

Entretanto, todos necessitam do conhecimento específico, para aprender onde estão seus limites, onde precisam de ajuda, de auxílio, onde necessitam da colaboração dos demais profissionais, para 'completa realização como profissional ou ser humano.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/educacao-especial-avancos-notaveis-3796732.html

    Palavras-chave do artigo:

    preparacao

    ,

    cidadaos

    ,

    competentes

    Comentar sobre o artigo

    Muitos alunos são reprovados no sistema escolar e outros evadem por apresentarem dificuldades de aprendizagem. A linguagem é fundamental para o sucesso escolar, pois está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a língua materna no processo ensino-aprendizagem. A dislexia é um dos vários distúrbios de aprendizagem relacionado à leitura e à escrita que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar.

    Por: Keity Chiodellil Educaçãol 22/08/2014

    Apresentação de algumas questões referentes à formação docente universitária, mas precisamente, identificar as atitudes na prática docente que o transforme em um intelectual transformador. Para isso, foi tomado como base legal a legislação atual sobre a formação de professsor universitário. Destacou-se os processos seletivos nas universidades de âmbito públicas e privadas no Munícipio de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro. Evidenciou-se as concepções de docente como intelectual transformador.

    Por: Ana Paula Moreira Machadol Educação> Ensino Superiorl 21/05/2009 lAcessos: 12,790 lComentário: 6

    Este trabalho trata da abordagem do programa nacional de alimentação escolar em uma faculdade e uma universidade da cidade de Teresina Piauí.

    Por: hellen figueiredol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/06/2010 lAcessos: 2,024
    Laine Reis Araújo

    A licitação na sua prática é uma técnica burocrática por isso a administração pública tenta simplificar esse procedimento, fazendo com que os funcionários públicos entendam o processo como uma forma de compra como uso comum e dinâmico. Burocracia são normas e normas são leis, por isso o procedimento de licitação baseia-se na lei nº 8.666 de 1993, que estabeleceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações.

    Por: Laine Reis Araújol Direito> Legislaçãol 28/12/2012 lAcessos: 224
    Claudio Frederico de Carvalho

    Estudo e reflexão sobre o policiamento ostensivo preventivo, e qual o seu vínculo com a área do direito, em especial, a esfera penal, demonstrando com isso que o policial é um profissional do direito, assim como, o advogado, o promotor de justiça e o magistrado.

    Por: Claudio Frederico de Carvalhol Direito> Doutrinal 15/12/2011 lAcessos: 234

    O presente trabalho tem como propósito apresentar um estudo através de uma análise bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação básica. Apontando algumas reflexões e discussões acerca do uso das tecnologias no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de educação básica.

    Por: Patricia Coelhol Educação> Educação Onlinel 24/08/2010 lAcessos: 4,547 lComentário: 1

    A presente monografia vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira na pré-escola é de um aspecto muito importante na interação da criança com o adulto, com o outro. E a brincadeira em grupo serve para socializar crianças e a compreensão de regras. Elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos e desenvolver a imaginação e criatividade para resolver problemas. E, portanto, contra este pensamento que buscamos e é de fundamental importância que professores tenham conhe.

    Por: João do Rozario Limal Educação> Educação Onlinel 01/06/2008 lAcessos: 126,260 lComentário: 14
    Claudio Bezerra de Menezes

    Ao considerar como antecedente de nossa tese de doutorado a Dissertação "EDUCAÇÃO, DIREITOS E CIDADANIA NA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MUNICIPAIS E UNIVERSITÁRIOS DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MESTRANDOS E DOUTORANDOS"; elegemos o tema: "Gestão e Democracia na Escola Pública: uma percepção Freireana..." no intento de averiguar o interesse docente em discutir, estimular e inserir valores freireanos em sua prática pedagógica em prol de uma gestão escolar fraterna...

    Por: Claudio Bezerra de Menezesl Educação> Ciêncial 22/12/2012 lAcessos: 52
    Rogério Ferreira Leite

    Este trabalho contém as premissas básicas para que o educador atinja plenamente o objetivo de proporcionar aos seus alunos uma formação adequada às exigências do século XXI.(PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Educação> Ciêncial 15/07/2010 lAcessos: 12,885

    As disciplinas da área de educação são essenciais à formação do docente além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são objetivos principais dessa pesquisa. O Projeto procura valorizar a formação dos professores/alunos,sob a visão de um professor reflexivo, em que deve ter competências mais amplas para lidar no processo educacional

    Por: Kelley Cristiny Pereira Piresl Educação> Ensino Superiorl 16/03/2009 lAcessos: 5,437
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Nesse artigo propomos aos professores de Língua Portuguesa, alunos universitários de Letras e Afins a utilização dos contos literários em práticas pedagógicas para diversas formas de intervenções didáticas face a riqueza de elementos tanto na parte semântica como na análise gramatical, entre outros conteúdos que a nossa imaginação permitir. Acreditamos que a partir de sua interpretação surgirão novas inspirações para ampliarmos nossas expectativas de aprendizagens no campo da literatura.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 02/10/2014

    Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a evolução das teorias das representações sociais criadas ao longo dos tempos por psicólogos e sociólogos em todo o mundo. Através de teorias aprofundadas por teóricos renomados, as Representações Sociais abrem espaço e ao mesmo tempo, exigem o exercício da interdisciplinaridade. Enfatizando o processo da comunicação obrigando o diálogo e a troca de conhecimentos como trampolim para maiores aquisições psicossociológicas.

    Por: Mª Ivone Gama Pereiral Educação> Ensino Superiorl 01/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    As disputas de terra, a expansão da produção da agricultura e da criação do gado, o que não era passivo entre o nativo e o homem branco de origem europeia. O novo brasileiro constituído já no período do movimento literário, o Romantismo brasileiro.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/09/2014

    Esta pesquisa teve como propósito o estudo do dilema da teoria social, através de pesquisa qualitativa e, uso de técnicas bibliográficas e documental, baseados nos trabalhos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia apud Connell (2009).

    Por: Carlos Queirozl Educação> Ensino Superiorl 27/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Foi exatamente em tal contexto social e político que se desencadeou o cenário do Romantismo naquele país, possibilitando o nascimento de várias obras literárias, fundamentais ao desenvolvimento do Romantismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Não resultamos diretamente deles, mas parentes próximos. Numa acepção moderna, primos, o que significa muito para a comparação das espécies, a ponto de afirmar que, geneticamente, somos a mesma espécie.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Há uma arte projetiva. A linguagem é o mecanismo auxiliar. Da metodologia de projeção. Naturalmente. Não se projeta de qualquer forma. Porque são milhares de projeções. O que é o conhecimento fenomenológico. Em parte pelo menos. Produção de uma ilusão do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/09/2014
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014 lAcessos: 14

    A prática da inclusão social basei-se em princípios diferentes do convencional, aceitação das diferenças individuais.

    Por: iracema de s. rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 06/12/2010 lAcessos: 1,083

    Ao dizer africanidade brasileira, estamos nos referindo às raízes da cultura brasileira.

    Por: iracema de s. rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 30/11/2010 lAcessos: 85

    Este artigo tem por objetivo analisar como é trabalhada a leitura no Ensino Médio. Sabemos que as atividades humanas são realizadas no mundo social, em situações concretas, é através da linguagem, nas suas diferentes modalidades, entre elas a leitura, que se realizam muitas das ações que interessam ao homem nos seus diversos contextos, sendo assim, a leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação entre autor-texto-

    Por: iracema de s. rodriguesl Educação> Línguasl 30/11/2010 lAcessos: 323
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast