Estatística - Importância Da Análise Exploratória De Dados No Contexto De Uma Investigação

Publicado em: 18/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,559 |

O que é a AED

 A análise exploratória de dados (AED) é um conjunto essencial e indispensável de ferramentas que nos permite organizar, sumariar e interpretar dados rapidamente e sem procedimentos estatísticos complicados. A AED deve ser sempre o primeiro passo do processo de análise. Por um lado, porque ao analisar os dados podemos constatar quais os traços ou padrões mais evidentes.

 

A importância da AED

 1. Quando se conduz uma investigação há naturalmente várias expectativas ou hipóteses em relação aos resultados. Através da AED rapidamente ficam com uma ideia de como essas expectativas se confirmam ou não;

 2. Por outro lado, a AED permite ao investigador ver padrões nos dados que não estavam debaixo de hipóteses e que podem ser interessantes na interpretação dos resultados da pesquisa. E isto não é fishing, é encontrar algo que os “olhos” do investigador não conseguiam ver apriori, porque, por exemplo, o fenómeno em estudo não era suficientemente conhecido pela sociedade científica;

 3. Outra vantagem óbvia é a ajuda na detecção de erros relacionados com a entrada dos dados (não devia acontecer, mas acontece aos melhores!). Um determinado valor de um sujeito, suponhamos 1,78 metros de altura, que entrou como 178 afecta certamente as estatísticas do grupo em estudo e a sua análise;

 4. Um outro aspecto importante é que algumas estatísticas podem ser enganosas. Os testes são enganosos quando são mal aplicados, mal usados e incorrectamente interpretados. Determinados testes estatísticos requerem dados com requisitos e pressupostos específicos. Se os dados são apropriados para um teste estatístico específico poderão fornecer informação mais útil; se não são apropriados poderão fornecer dados sem significado.

Infelizmente muitos investigadores partem cedo de mais para análise estatísticas complexas sem explorar cuidadosamente os seus dados.

 5. Lembremo-nos do velho ditado acerca dos computadores: “Entra lixo, sai lixo”. Isto significa que os resultados saídos do computador não são melhores do que a informação que lá introduzimos. Com as estatísticas passa-se o mesmo. Um teste estatístico não é mais do que um conjunto de operações matemáticas. Se os números não são significativos ou se um teste particular não é o apropriado, os resultados do procedimento estatístico não terão significado. As estatísticas não gracejam, mentem, ou decepcionam. As pessoas é que fazem dessas coisas. Para evitar esses problemas, nós, os utilizadores das estatísticas, devemos conhecer o mais possível os nossos dados.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estatistica-importancia-da-analise-exploratoria-de-dados-no-contexto-de-uma-investigacao-1599872.html

    Palavras-chave do artigo:

    investigacao

    ,

    estatistica

    ,

    analise de dados

    Comentar sobre o artigo

    O Sistema Franchising encontra-se em expansão no Brasil. Um dos motivos que colaboram para este crescimento é o fato do sistema de franquias se tratarem de um formato que envolve recursos de terceiros em favor da marca. Contudo o desempenho da franquia também é resultante das decisões do franqueado, assim, uma dependência de ambos os lados nesse tipo de negócio.

    Por: Carlal Negócios> Gestãol 11/08/2014
    Paccico, V.T.

    Descrever a história da análise de conteúdo. Um método de investigação para ser utilizado por psicólogos, sociológicos, linguistas e qualquer outra especialidade. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. O que é análise de conteúdo? Etapas de execução da Análise de Conteúdo: do qualitativo ao quantitativo. Fenômenos que afetam a investigação

    Por: Paccico, V.T.l Educação> Ciêncial 11/10/2012 lAcessos: 1,170
    Profº Raul Cuore

    A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar. Este trabalho tem a intenção de exemplificar algumas das aplicações da Estatística na escola e a sua importância, fazendo uma alusão a sua história e às suas aplicações.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 6,506
    Ze Markwez

    Se está a fazer uma investigação quantitativa seja de que nível for, necessita da estatística descritiva e/ou inferencial; está a ler um relatório de uma empresa e precisa de fazer estimativas intervalares e/ou pontuais, precisa da estatística; se opera na bolsa, tira vantagens no cálculo de rácios e precisa da estatística. Enfim, para uma necessidade global de todos os dias, precisa de uma solução para todos: ESTATÍSTICAPARATODOS.

    Por: Ze Markwezl Negócios> Gestãol 17/12/2010 lAcessos: 99
    Eduardo Henrique Gaspar

    Trabalhar com seqüências didáticas que envolvam conteúdos de Estatística é uma idéia interessante, pois possibilita que alunos da Educação Básica desenvolvam habilidades que os auxiliem na coleta, no tratamento, na análise, na interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas e que chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação.

    Por: Eduardo Henrique Gasparl Educação> Ciêncial 09/11/2011 lAcessos: 147

    Neste estudo, são discutidos aspectos relacionados ao tratamento e ao controle dessa doença, assim como também as dificuldades para a implementação das medidas de prevenção. São apontadas alternativas que passam pela estruturação dos serviços de saúde, com respeito ao diagnóstico, no desenvolvimento do controle diferenciado de vetores e no aprofundamento de estudos relacionados à doença descrita.

    Por: Sthefânial Ciências> Biologial 20/04/2009 lAcessos: 6,370 lComentário: 2
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,445 lComentário: 1
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 21

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 829
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/09/2014
    Ana Paula Assaife

    Este artigo analisa as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula para o uso das tecnologias voltadas para educação. Estudos sobre a modernidade mostra que esta dificuldade é muito comum nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo analisar os impactos da modernidade sobre a universidade e seus desafios. .Conceituar Modernidade e estudar novas prácticas para o l uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem.

    Por: Ana Paula Assaifel Educação> Ensino Superiorl 04/09/2014 lAcessos: 15

    O presente artigo apresenta a resiliência em um ambiente educacional e o papel dos profissionais que ali trabalham para a formação deste aluno. A escola tem papel fundamental na educação de seres resilientes, capazes de transformar e reinventar novas formas para lidar com as adversidades do cotidiano. Sendo o professor uma espécie de facilitador da aprendizagem, exercendo um papel fundamental no incentivo, construção, articulação de informações e saberes na formação dos educandos.

    Por: Zípora Raquel de Paulal Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014

    Este trabalho verso a partir de Kant a problemática sobre o Esclarecimento, que irá mostrar a possibilidade do homem sair de sua menoridade, sendo assim, o mesmo terá capacidade suficiente para estruturar um pensamento autônomo, isto é de pensar por conta própria usando a liberdade de entendimento sem que dependa de outras pessoas para obter a maioridade, entretanto, com essa atitude atingir a própria independência intelectual.

    Por: Derivanial Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014

    É inegável que nos últimos anos o tema "Diversidade" tem sido bastante discutido , principalmente no setor educacional. Estamos hoje vivenciando um novo momento em que já se admite, ainda que minimante, a existência de preconceitos diversos e racismo no território brasileiro. Quando o tema diversidade entra em cena, abrimos as portas para que o nosso ponto de vista sobre o outro, e de outros sobre nós sejam apercebidos sob uma nova ótica. Esta que torna "o diferente" tão belo quanto "o eu".

    Por: Ivanilda da Silva Cunhal Educação> Ensino Superiorl 27/08/2014
    Tony Monteiro

    Nos últimos anos, houve uma profunda mudança na maneira de construir, pois antigamente as alvenarias eram utilizadas como elemento resistente e de vedação e a sua estabilidade e resistência eram definidos em função de sua geometria.

    Por: Tony Monteirol Educação> Ensino Superiorl 26/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast