Estatística - Importância Da Análise Exploratória De Dados No Contexto De Uma Investigação

Publicado em: 18/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,590 |

O que é a AED

 A análise exploratória de dados (AED) é um conjunto essencial e indispensável de ferramentas que nos permite organizar, sumariar e interpretar dados rapidamente e sem procedimentos estatísticos complicados. A AED deve ser sempre o primeiro passo do processo de análise. Por um lado, porque ao analisar os dados podemos constatar quais os traços ou padrões mais evidentes.

 

A importância da AED

 1. Quando se conduz uma investigação há naturalmente várias expectativas ou hipóteses em relação aos resultados. Através da AED rapidamente ficam com uma ideia de como essas expectativas se confirmam ou não;

 2. Por outro lado, a AED permite ao investigador ver padrões nos dados que não estavam debaixo de hipóteses e que podem ser interessantes na interpretação dos resultados da pesquisa. E isto não é fishing, é encontrar algo que os “olhos” do investigador não conseguiam ver apriori, porque, por exemplo, o fenómeno em estudo não era suficientemente conhecido pela sociedade científica;

 3. Outra vantagem óbvia é a ajuda na detecção de erros relacionados com a entrada dos dados (não devia acontecer, mas acontece aos melhores!). Um determinado valor de um sujeito, suponhamos 1,78 metros de altura, que entrou como 178 afecta certamente as estatísticas do grupo em estudo e a sua análise;

 4. Um outro aspecto importante é que algumas estatísticas podem ser enganosas. Os testes são enganosos quando são mal aplicados, mal usados e incorrectamente interpretados. Determinados testes estatísticos requerem dados com requisitos e pressupostos específicos. Se os dados são apropriados para um teste estatístico específico poderão fornecer informação mais útil; se não são apropriados poderão fornecer dados sem significado.

Infelizmente muitos investigadores partem cedo de mais para análise estatísticas complexas sem explorar cuidadosamente os seus dados.

 5. Lembremo-nos do velho ditado acerca dos computadores: “Entra lixo, sai lixo”. Isto significa que os resultados saídos do computador não são melhores do que a informação que lá introduzimos. Com as estatísticas passa-se o mesmo. Um teste estatístico não é mais do que um conjunto de operações matemáticas. Se os números não são significativos ou se um teste particular não é o apropriado, os resultados do procedimento estatístico não terão significado. As estatísticas não gracejam, mentem, ou decepcionam. As pessoas é que fazem dessas coisas. Para evitar esses problemas, nós, os utilizadores das estatísticas, devemos conhecer o mais possível os nossos dados.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estatistica-importancia-da-analise-exploratoria-de-dados-no-contexto-de-uma-investigacao-1599872.html

    Palavras-chave do artigo:

    investigacao

    ,

    estatistica

    ,

    analise de dados

    Comentar sobre o artigo

    Paccico, V.T.

    Descrever a história da análise de conteúdo. Um método de investigação para ser utilizado por psicólogos, sociológicos, linguistas e qualquer outra especialidade. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. O que é análise de conteúdo? Etapas de execução da Análise de Conteúdo: do qualitativo ao quantitativo. Fenômenos que afetam a investigação

    Por: Paccico, V.T.l Educação> Ciêncial 11/10/2012 lAcessos: 1,244
    Profº Raul Cuore

    A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar. Este trabalho tem a intenção de exemplificar algumas das aplicações da Estatística na escola e a sua importância, fazendo uma alusão a sua história e às suas aplicações.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 6,716
    Ze Markwez

    Se está a fazer uma investigação quantitativa seja de que nível for, necessita da estatística descritiva e/ou inferencial; está a ler um relatório de uma empresa e precisa de fazer estimativas intervalares e/ou pontuais, precisa da estatística; se opera na bolsa, tira vantagens no cálculo de rácios e precisa da estatística. Enfim, para uma necessidade global de todos os dias, precisa de uma solução para todos: ESTATÍSTICAPARATODOS.

    Por: Ze Markwezl Negócios> Gestãol 17/12/2010 lAcessos: 118
    Eduardo Henrique Gaspar

    Trabalhar com seqüências didáticas que envolvam conteúdos de Estatística é uma idéia interessante, pois possibilita que alunos da Educação Básica desenvolvam habilidades que os auxiliem na coleta, no tratamento, na análise, na interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas e que chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação.

    Por: Eduardo Henrique Gasparl Educação> Ciêncial 09/11/2011 lAcessos: 172

    Neste estudo, são discutidos aspectos relacionados ao tratamento e ao controle dessa doença, assim como também as dificuldades para a implementação das medidas de prevenção. São apontadas alternativas que passam pela estruturação dos serviços de saúde, com respeito ao diagnóstico, no desenvolvimento do controle diferenciado de vetores e no aprofundamento de estudos relacionados à doença descrita.

    Por: Sthefânial Ciências> Biologial 20/04/2009 lAcessos: 6,382 lComentário: 2
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,651 lComentário: 1
    Lucileno Matos

    Este artigo tem como objetivo geral "Analisar as condições socioeconômicas do município de Imbituba". O trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e se enquadra como pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento econômico para Imbituba, e que, para a análise da economia de um País, Estado ou Município, há a necessidade da adoção de indicadores: populacionais; sociais; econômicos; e infraestrutura.

    Por: Lucileno Matosl Educação> Educação Onlinel 14/08/2014 lAcessos: 106

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 903

    Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo identificar quais as tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria, a partir dos trabalhos apresentados nos anais dos VIII e IX ENEM's. Na tentativa de mostrar quais as abordagens estão sendo utilizadas para o ensino de geometria, levando em consideração os Encontros Nacionais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que é um evento conceituado na área de Educação.

    Por: Eliane Nascimentol Educação> Educação Onlinel 12/11/2013 lAcessos: 147
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Categoria de crime cruel. Previsto pela Constituição brasileira. São crimes graves. Considerados hediondos. Que lesa ao povo do Brasil. Que causa horror. Dado ao caráter de crueldade. Tais práticas de violência. Inaceitáveis. Aos padrões da civilização. Moderna.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Quando acontecer. Recusarei absolutamente tudo. Pois sei o insignificado de cada passo. A grande bobagem. Representam os mundos ideológicos. Sei que não existem os deuses. Os céus foram invenções malignas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Qual é a diferença fundamental. Entre a Filosofia positivista. Do método científico empirista. O positivismo entende-se por um método. Que buscam as leis gerais. Que determinam os fenômenos naturais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/03/2015

    Os tempos atuais convidam a uma absurda medicalização da vida, parecemos ter perdido a capacidade de enfrentar desde uma simples insônia, até as frustrações, tristezas, lutos ou perdas sem recurso ao uso indiscriminado de fármacos "anestésicos".

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Professores e orientadores pedagógicos de colégios públicos tem relatado um fenômeno que não é novo, mas que está atingindo proporções alarmantes. Trata-se do verdadeiro massacre que muitos estudantes promovem contra seus colegas mais esforçados, mais focados e mais estudiosos.

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Por meio da História, diversos pesquisadores se indagavam como se dava o processo de aprendizagem do ser humano e como o cérebro trabalhava para aprender. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se a Psicanálise como sendo um procedimento de investigação dos processos mentais, ou seja, uma modalidade de tratamento onde o terapeuta lida com as noções dos princípios e as leis que regem o inconsciente dinâmico. Logo após, destaca-se a importância de relatar sobre alguns conceitos psicanalíticos como: pulsão, sublimação, transferência para compreender as implicações do processo inconsciente durante a prática pedagógica em um panorama da relação psicanálise X análise

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast