Geografia e os recursos da tecnologias

10/08/2011 • Por • 4,603 Acessos

As novas tecnologias vêm modificando a relação do homem com o seu espaço, pois encontramos recursos tecnológicos em todos os lugares. A escola não pode ficar excluída dos avanços da tecnologia, mais na atualidade não precisamos nos preocupar com essas exclusão pois a chegada dos laboratórios de informática os LTE nas Escolas da rede Estadual de Ensino, irá facilitar o ensino-aprendizagem, pois a proposta é de dinamizar, interagir e ilustrar, o trabalho tornando-se mais prazeroso e motivando o ensino-aprendizagem.
Mais para a informática ser válida como um novo recurso para os professores é preciso que saibamos interagir com a máquina ou pelo menos tenhamos uma noção, não quero dizer que o professor precise ter conhecimentos avançados ou técnicos em informática, deverá aprender sobre alguns aplicativos que vão ajudar com projetos interdisciplinares como: Microsoft Office WORD (edição de texto) sendo de grande ajuda para a disciplina de português, e Redação, Microsoft Office EXCEL (para as planilhas, tabelas e gráficos), para a disciplina de matemática é essencial, o Microsoft Office POWER POINT ( para a apresentação do trabalho em slides) ainda tem a internet que nos possibilita uma grande e variada quantidade de informações.
Valente (2002, p. 27) desenvolve as idéias de ciclo e de espiral de aprendizagem aproximadas às formas de aprendizagem vinculadas ao uso do computador e das tecnologias informacionais. O autor ressalta a idéia a ser utilizada nos programas para a construção do conhecimento.
A geografia e a informática podem ser uma boa dupla para se trabalhar de forma interdisciplinar, pois permite que os nossos alunos busquem a atualidade, interagindo com a máquina. A internet e a geografia são uma grande parceria na medida em que favorece inúmeros recursos como: visualização de imagem que facilita o entendimento do assunto, colocando a disposição dos alunos os atlas geográficos digitais, dados populacionais, etc. Existem ainda, vários softwares educacionais como o Google EARTH que nos possibilita a visualização da terra vista do espaço, podendo trabalhar ciências e geografia, ruas, lugares importantes e históricos integrando dessa forma a geografia e a historia. As enciclopédias, os dicionários tradutores de idioma, ótimos para a disciplina de Inglês ou Espanhol e vários outros. Hoje o computador estar acessível em todos os lugares, em nossa casa, em Lan House, e agora está na nossa escola, cabe então ao professor aproveitar esse recurso para melhorar o desempenho dos alunos, criando uma nova metodologia.

Perfil do Autor

Rodrigo

Graduado em Licenciatura em Geografia, Especializando em metodologia de ensino de Geografia e História, e graduando em Bacharelado em...