Geografia e os recursos da tecnologias

Publicado em: 10/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 78 |

As novas tecnologias vêm modificando a relação do homem com o seu espaço, pois encontramos recursos tecnológicos em todos os lugares. A escola não pode ficar excluída dos avanços da tecnologia, mais na atualidade não precisamos nos preocupar com essas exclusão pois a chegada dos laboratórios de informática os LTE nas Escolas da rede Estadual de Ensino, irá facilitar o ensino-aprendizagem, pois a proposta é de dinamizar, interagir e ilustrar, o trabalho tornando-se mais prazeroso e motivando o ensino-aprendizagem.
Mais para a informática ser válida como um novo recurso para os professores é preciso que saibamos interagir com a máquina ou pelo menos tenhamos uma noção, não quero dizer que o professor precise ter conhecimentos avançados ou técnicos em informática, deverá aprender sobre alguns aplicativos que vão ajudar com projetos interdisciplinares como: Microsoft Office WORD (edição de texto) sendo de grande ajuda para a disciplina de português, e Redação, Microsoft Office EXCEL (para as planilhas, tabelas e gráficos), para a disciplina de matemática é essencial, o Microsoft Office POWER POINT ( para a apresentação do trabalho em slides) ainda tem a internet que nos possibilita uma grande e variada quantidade de informações.
Valente (2002, p. 27) desenvolve as idéias de ciclo e de espiral de aprendizagem aproximadas às formas de aprendizagem vinculadas ao uso do computador e das tecnologias informacionais. O autor ressalta a idéia a ser utilizada nos programas para a construção do conhecimento.
A geografia e a informática podem ser uma boa dupla para se trabalhar de forma interdisciplinar, pois permite que os nossos alunos busquem a atualidade, interagindo com a máquina. A internet e a geografia são uma grande parceria na medida em que favorece inúmeros recursos como: visualização de imagem que facilita o entendimento do assunto, colocando a disposição dos alunos os atlas geográficos digitais, dados populacionais, etc. Existem ainda, vários softwares educacionais como o Google EARTH que nos possibilita a visualização da terra vista do espaço, podendo trabalhar ciências e geografia, ruas, lugares importantes e históricos integrando dessa forma a geografia e a historia. As enciclopédias, os dicionários tradutores de idioma, ótimos para a disciplina de Inglês ou Espanhol e vários outros. Hoje o computador estar acessível em todos os lugares, em nossa casa, em Lan House, e agora está na nossa escola, cabe então ao professor aproveitar esse recurso para melhorar o desempenho dos alunos, criando uma nova metodologia.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/geografia-e-os-recursos-da-tecnologias-5116046.html

    Palavras-chave do artigo:

    tecnologia

    ,

    educacao

    ,

    geografia

    Comentar sobre o artigo

    Rogerio Baltazar

    As mudanças tecnológicas vêm delineando o que, dependendo do autor, tem sido caracterizado como era informacional, da informação ou do conhecimento. Castells (1999), por exemplo, afirma que vivemos sob o modo de desenvolvimento informacional. Para analisar a mudança do papel do conhecimento ao longo da história, lança mão da categoria modo de desenvolvimento, que será considerada neste ensaio. Muitas vezes, esses conceitos são utilizados sem muita precisão, dificultando a compreensão da...

    Por: Rogerio Baltazarl Educação> Educação Infantill 15/05/2014

    o texto aborda a relação entre a inserção do Brasil como potência mundial e a Tecnologia desenvolvida no país.

    Por: Ivan Santiago Silval Notícias & Sociedade> Polítical 22/03/2009 lAcessos: 4,267

    O Desenvolvimento Sustentável vem se pulverizando desde o Relatório Brundtland, conquistando seguidores de diferentes classes sociais. Porém o que não é abordado por esses seguidores é a verdadeira funcionalidade do conceito que vem permear um discurso ideológico de uma classe dominante vigente, se utilizando de pensamentos conservacionistas para mascarar a crise ambiental em que vivemos na atualidade. São fatos como esses que levam o ensino de geografia a refletir o termo em nossa prática.

    Por: MARCOS VINICIUS N. DE MELOl Educação> Ensino Superiorl 18/06/2010 lAcessos: 1,755
    Elizabete Rosa

    Este artigo apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Informação no Ensino de História e Geografia. A sociedade do século XIX está inserida num contexto em que as novas tecnologias da informação se fazem presentes no cotidiano das pessoas. Entender que a preparação do aluno para exercer direitos e cumprir deveres nesse contexto, implica na formação adequada desse indivíduo, fazendo uso do que lhe seja disponível em termos de tecnologias.

    Por: Elizabete Rosal Educação> Ensino Superiorl 29/12/2011 lAcessos: 497
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,403 lComentário: 1
    vanessa de fatima silva moura

    Ao se considerar relevante o aprofundamento e o conhecimento em relação à formação docente para o uso de novas tecnologias educacionais. Percebe-se que a formação de professores para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma específica os computadores, que têm contribuído na educação e aprimoramento da pratica educativa, que deve ser pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola.

    Por: vanessa de fatima silva moural Educaçãol 18/07/2011 lAcessos: 1,486

    Goiana está localizada na Microrregião da Mata Norte Pernambucana, economicamente representada pela agroindústria canavieira. Em 2010 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2011) possuía uma população de 75.644 habitantes. Cidade interiorana com infraestrutura simples e segundo o INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2008) caracteriza uma área de influência de Centro de Zona A. As indústrias desse município apresentam três tipos de situações: as indústrias de característica

    Por: albapazl Negócios> Administraçãol 09/10/2012 lAcessos: 166

    A construção de terrários, proporciona ao professor de ciências, biologia ou geografia, a possibilidade de ensinar de forma prática e funcional diversos conceitos destas matérias. Permite inclusive o acompanhamento gradual das modificações pelas qual o terrário irá passar.

    Por: Carlos Humberto Biagolinil Educação> Ciêncial 05/11/2010 lAcessos: 4,514 lComentário: 1
    Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

    Este trabalho tem como objetivo mostrar como é possível fazer uso das novas tecnologias em prol de uma boa educação juntamente com um bom preparo dos sujeitos envolvidos neste processo pedagógico.

    Por: Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reisl Educaçãol 01/07/2009 lAcessos: 1,293 lComentário: 1

    Esta pesquisa apresenta uma análise sobre atuação do assistente social na Base Aérea de Boa Vista-BABV , tem como objetivo geral compreender a prática, as perspectiva e desafios do profissional Assistente Social na BABV, por meio deste foi definido três objetivos específicos, sendo desvelar os aspectos da história do Serviço Social no Brasil; Relatar a respeito da Força Aérea Brasileira: Espaço Sócio Ocupacional de atuação do assistente social e conhecer sua prática do profissional na BABV.

    Por: tamires almeidal Educação> Ensino Superiorl 21/08/2014
    Fábio Fabris

    A pesquisa teve como objetivo analisar a intensidade do ruído de uma sala de máquinas de refrigeração de um frigorífico do norte do Mato Grosso e, avaliar o conhecimento dos trabalhadores tem do seu ambiente laboral acerca dos malefícios causados pelo ruído.

    Por: Fábio Fabrisl Educação> Ensino Superiorl 17/08/2014

    O presente artigo busca mostrar que a avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do pretende-se realizar. Além disso destaca que todo o processo pedagógico escolar está permeado pela avaliação que se faz opção: o ato de planejar até a prática pedagógica.

    Por: monica rolim de moural Educação> Ensino Superiorl 16/08/2014

    Vou te mostrar nesse post como se proteger de plágio e de que forma você pode se beneficiar de um trabalho bem citado e sem problemas de cópia.

    Por: William Leitel Educação> Ensino Superiorl 16/08/2014
    Jonathas Rafael dos Santos

    Este artigo tem como enfoque defender que não é necessário um modelo regido por ideais hierárquicos e inflexíveis para se alcançar resultados satisfatórios no processo de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, ressaltando as principais concepções da sua teoria e as suas devidas contribuições para a ciência. A saber, a compreensão do desenvolvimento intelectual e moral do sujeito.

    Por: Jonathas Rafael dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 15/08/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O mundo poderia não ser o mundo. Tal ideia não é descabida. O universo poderia ser apenas aberto. Escuro e infinito. Interminavelmente. Em todos os aspectos. Em universos contínuos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 11/08/2014 lAcessos: 16

    A avaliação do GMAT é o resultado da conjugação de 4 notas distintas: redação em língua inglesa sobre um tópico que varia de 0 a 6, seção de raciocínio integrado, com 12 questões para serem feitas em 30 minutos, que oscila entre 0 e 8 e as notas individuais das seções quantitativa e verbal, que oscilam entre 0 e 60. Devido a limitações da forma de correção da prova, oscilam entre 6 e 51. O score mais comum do GMAT é uma conjugação desses dois últimos, resultando em uma nota entre 200 e 800.

    Por: Rita Iabrudil Educação> Ensino Superiorl 07/08/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A natureza do agnosticismo, como fonte da racionalidade defende como princÍpio intelectual a razão como único meio do conhecimento necessariamente suficiente, instrumento cognitivo elaborado na memória.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 04/08/2014

    O Grupo Escolar Fausto Cardoso nasceu no governo do saudoso Gracho Cardoso, administração que primou pela a ação administradora do desenvolvimento da educação, dentro das possibilidades do tesouro; governo que compreendia que "a educação é um direito de qualquer indivíduo

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 126

    A geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que se perceba como participante do espaço que estuda, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 143

    Para entendermos melhor a relação professor e aluno, devemos voltar alguns anos atrás, mais precisamente para a velha Grécia a fim de revermos a situação do preceptor e o seu discípulo.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 276

    A interdisciplinaridade faz com que os seres humanos se relacionem com o conhecimento, para depois relacionar-se entre si. No entanto a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos professores, para a construção de um conhecimento global, rompendo com a distância entre as disciplinas.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 157

    De acordo com Ivani Fazenda (ano) a interdisciplinaridade chega ao Brasil por volta da década de 60 com uma série de distorções, pois queriam se aventurar ao novo sem reflexão, sem mesmo saber o que significava, somente por que estava na moda, sem medir as conseqüências. No Brasil os movimentos da interdisciplinaridade repercutiram nas mesmas décadas da Europa: 70,80,90.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 350

    Para o entendimento de qualquer conceito devemos promover uma revisão histórica. Interdisciplinar é uma palavra do século XX. A origem intelectual do conceito de interdisciplinaridade subjacent'e, no entanto, é muito mais antiga. No Ocidente, as idéias fundamentais de ciência unificada, síntese e integração do conhecimento foram desenvolvidas pela filosofia antiga.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 340

    Quando falamos de memória oral, estamos falando da história de vida, da pesquisa, entrevista, todos eles são recurso que possibilita resgatar as memórias individuais, e coletivas, com o objetivo de poder interpretar todo esse material.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2011 lAcessos: 125

    Porque alguns alunos perdem o interesse em aprender geografia: acham muito chata, pois eles se preocupam mais com Português e Matemática por ser mais requisitada em concursos? Portanto, nós professores de geografia temos que buscar outras soluções de praticar nossas aulas de maneira que leve os alunos a terem uma participação, dando mais dinamismo.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2011 lAcessos: 212
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast