Instrumentos e técnicas de atuaçao profissional

Publicado em: 10/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 2,065 |

AUTORA

    

  Ana Cristina da Cruz Santos     

  

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇAO PROFISSIONAL

 

 

 

 

 

GLÓRIA DE DOURADOS-MS

2012

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como tema apresentar "A prática do Assistente Social e a Categoria Teórica Metodológico, mediadora e Instrumentos Técnicos do Serviço Social". Formação profissional a partir de dois eixos, quais sejam a base doutrinária e a base técnica. Nas várias dimensões que compõem o agir profissional: teórico-prática, técnica e ético-operativa. No conhecimento das determinações do real na efetivação do pôr teleológico, ou seja, "a consciência que reflete a realidade" perspectivas e suas finalidades.

A atuação profissional que é orientada pelos Projetos Profissionais que englobam valores éticos, políticos e sociais que se modificam a partir das transformações para o desenvolvimento das ações é necessário um conhecimento do indivíduo, no meio em que ele vive e das influencias externas que alteram suas relações por meio de uma estratégia ou tática da qual se realiza a ação. Foram selecionadas três assistentes sociais atuantes em políticas sociais distintas com a finalidade de conhecer   o trabalho do assistente social em sua atuação profissional, do seu dia a dia,  os instrumento utilizado para estas entrevistas foi o questionário.

Os assistentes sociais entrevistados têm a possibilidade e o desafio de elaboração teórica, isto é de produzir conhecimentos teóricos pela sua inserção e conhecimento nas políticas públicas, onde o desafio é criar condições para fortalecer as políticas e programas para promoção de uma sociedade inclusiva para todas as idades, reconhecendo à vida e a dignidade. Teorico-metodologico,que lhe permita  enxergar a dinâmica da sociedade para alem dos fenômenos aparentes,buscando aprender sua essência,seu movimento e as possibilidades de construção de novas profissionais

            Através dos depoimentos colhidos das três (3) assistentes sociais selecionadas, percebemos que em relação às entrevistas. A atuação do processo de passagem da teologia à causalidade posta, tem a presença marcante de dois elementos inseparáveis: a posição dos fins e a busca dos meios. E a categoria da alternativa como mediadora desse processo, como a categoria que faz a passagem da possibilidade à realidade. Essas alternativas encontra-se presente tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios, que implica "escolhas", e essas escolhas entre as finalidades que tenham condições concretas de se efetivarem e as "escolhas" entre os objetos que podem ser os meios para concretização das finalidades existentes, e fazem parte dos processos valorativos, nos quais esses valores são partes integrantes e fundamentais do processo de escolha.

A categoria da alternativa expressa dentro de si um caráter teórico, ético, político e operacional, o caráter teórico porque todas as práxis são imediatamente dirigidas para alcançar um determinado fim concreto, e o caráter ético-político porque o homem é capaz de agir com consciência e liberdade, criando alternativas de valor, escolhendo entre essas alternativas e adicionando esses valores em suas finalidades, e o caráter operativo é porque nesse processo são as alternativas que permitem a passagem da possibilidade à efetividade; portanto, há que se escolher também os meios e os procedimentos e instrumentos adequados à efetividade da finalidade ideal.

Os valores são encontrados em várias perspectivas, tais como a da lógica e a da estética, da moralidade e da ciência; a da religião e da economia. Os comportamentos ético-morais se materializam no cotidiano por intermédio das escolhas de valores e das implicações ético-político da ação profissional, ou nas palavras de LuKács (1976, p.106), a realidade social deste comportamento (ético) depende, não por último, de qual valor, entre os valores emergentes do desenvolvimento social. A moral na sociedade capitalista possui uma função ideológica, e suas escolhas podem estar voltadas tanto para a dominação quanto vinculada à liberdade.

Entretanto, a escolha dos instrumentos necessários à operacionalização de um resultado requer também, uma dimensão ético-política. Para que o sujeito se responsabilize por sua ação, é necessária que tenha consciência desse caráter ético-político, assim essa ação deve ser consciente, intencional e livre (entendendo liberdade como articulação, limites e possibilidades). (Rios, 2001). Daí a importância do conhecimento teórico para ação. Os elementos técnicos existem em um determinado processo histórico, sendo assim faz-se necessária a apreensão da direção histórica que os produziu.

A prática profissional não se confunde com a prática social, mas está inserida nela e isso faz com que a Teoria Social de Marx seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, mas não esgote uma prática profissional interventiva, e além do conhecimento teórico precisa-se de outros tipos de conhecimentos como, por exemplo, o conhecimento procedimental que venham a suprir necessidades de uma determinada prática social a prática profissional do assistente social.

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação, como especialização do desenvolvimento do seu trabalho e os Assistentes Sociais atua no campo das políticas sociais. Tendo como foco principal a defesa dos direitos humanos e a eliminação de todas as formas de desigualdades e injustiças sociais.

            Nesta perspectiva o instrumental técnico-operativo dos Assistentes Sociais fundamentam-se em ações do nível de planejamento, assessoria, projetos e ação direta estimuladora da participação dos sujeitos sociais, na defesa de seus direitos e no acesso aos mesmos. O cotidiano da intervenção profissional é marcado pelo atendimento as demandas e requisições da classe trabalhadora, que dizem respeito ao atendimento às necessidades básicas da população, na qual, se faz necessário a realização de estudos e pesquisas para avaliar a realidade.                       

Contudo, a relação da teoria e a prática no estágio são definidas como uma estratégia reflexiva da formação profissional, que complementa o processo de ensino e aprendizagem dando ênfase a pratica, engloba em seu desfeche supervisão, revisão e exame cuidadoso. Está vivência tem como ponto principal a integração do saber com o fazer, na qual atribui um caráter reflexivo e coloca o estagiário frente às constantes do cotidiano profissional para que este possa, a partir do conhecimento adquirido, compreender melhor o contexto da profissão, desenvolver habilidades e competências, por meio das relações sociais, o que favorecerá num contexto mais amplo e análise real de uma conjuntura sócio- histórica e cultural.                      

Cabe ressaltar que os Assistentes Sociais privilegiam uma intervenção investigativa, através de pesquisa e analise da realidade social, atuam na formulação, avaliação e execução de serviços, programas e políticas sociais, que visam à preservação e defesa dos direito humanos. Visto que as limitações encontradas no perfazer profissional, como o sigilo profissional, o instrumental técnico utilizado nos atendimentos, a garantia da viabilização e qualidade dos serviços prestados a população devem ser estudadas e pesquisadas para corresponder realmente, as necessidades sociais da população.               

A mediação é uma das categorias mais usadas pelo Serviço Social na sua

Prática. Podendo ser revelado pela direção que o profissional imprime a sua intervenção. Este ensaio teórico pretende desvendar o seu significado a partir da incorporação da sua potencialidade com instrumento teórico metodológico

na prática no Serviço Social.Pelas mediações as relações, objetivos e projetos pessoais adquirem uma função que diminui o peso dos fatores institucionais e

sociais, tornando assim a instituição o lugar de novas significações sociais que

Promoveriam à superação e/ou transformação da realidade vivida pelos usuários.

            A mediação, portanto, tem a perspectiva de organizar a metodologia de intervenção, comprometida com usuários despojados de seus direitos, constituindo-se em categoria central da prática pelas potencialidades que apresenta, propiciando ao Assistente Social interagir com os mesmos no enfrentamento das demandas apresentadas. Para tanto é preciso analisar o comportamento de instituições públicas e/ou privadas que se apresentam com "vontade de ajudar" escondendo a rede complexa de intenções que permeiam seus cotidianos. O projeto ético-político precisa através de reflexões ininterruptas romper com a intencionalidade assistencialista elaborando suas intervenções junto com os usuários considerando a realidade concreta, organizada pelas relações de forças estabelecidas pelo capitalismo. Romper com o assistencialismo significa dar direção e comprometimento à prática buscando superação

 O projeto ético político pressupõe prática que leve a transitar do reino das necessidades para o da liberdade, pressupõe também a capacidade do homem criar valores, escolher alternativas e ser reconhecido como cidadão (BATTINI, 2008: MIMEO ).

 

A prática do Assistente Social serve como base para dar início a uma reflexão que pretendemos possa contribuir no desvelamento destas questões: realidade institucional e prática profissional. E para organizar nossa prática desvinculando-a da institucionalizada entendemos delimitar como referência à categoria  mediação em Serviço Social como instrumento teórico-metodológico da prática, apreendendo, decodificando e intervindo com e nas imbricações que permeiam a rede institucional e o contexto de sobrevivência dos usuários Organizar nossa reflexão sobre a categoria mediação objetiva principalmente reorganiza a intervenção profissional à luz do projeto ético-político da profissão de Assistente Social, na perspectiva de direção e compromisso da instituição com o processo de transformação da realidade concreta dos usuários, que se apresenta como espaço contraditório e complexo para, segundo Yazbek (2003:168-169).

O campo de intervenções institucionais se apresenta como despido de mediações, com práticas imediatizadas, onde profissional e usuários estão submetidos a uma só dimensão, assim é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político  frente as questões  que aparecem na realidade social para que possa ter clareza de qual é a direção  social as sua pratica,garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho que responda as demandas colocadas  tanto pelos empregados quanto pelo objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade.

A teoria possibilita as analises e a avaliação das circunstancias e casualidades postas abrigam a analise das experiências e o estudo das condições objetivas

 Que indicam a necessidade e a possibilidade dessa práxis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que a teoria e a pratica possibilita explicar e examinar o objeto,

Assim podendo consistir e oferecer ao profissional o significado social de sua ação

Que explicita as tendências presentes no movimento da realidade e as manifestações particulares no campo, sobre o qual incide a intervenção profissional essa formação deve se oferecer um conjunto de referenciais.

A teoria não gera instrumentos próprios, A teoria empresta a pratica o conhecimento da transformação, proporciona um quadro de leis, conexões e relações, a prática profissional de Serviço Social e constituída pela teologia (finalidades), carregada de valores e escolhas e se encontram em permanente conflito com o conjunto de casualidades dadas, referencia a pratica e dentro dela os instrumentos e técnicas a importância da teoria se revela aqui por oferecer a possibilidade de compreensão dos aspectos sócios históricos  que interferem nas condições de vida da população,possibilitando a construção das propostas de trabalho  que venham ao encontro das reais demandas impostas pelo publico

A prática interventiva do assistente social como se trata de uma posição teológica pretende uma ação sobre outras consciências ou influir sobre um ser que não é uma matéria inerte, sim outro ser humano ou estruturas que lhe afetam e que como tal  oferecem uma ação. Exige igualmente um conhecimento dos fenômenos apresentados por eles das relações sociais e pessoas que os envolvem seus valores, culturas, preconceitos e juízos. A atuação do profissional esta voltada para a transformação social, e a dinâmica que conduz a categorial profissional.

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

cac-php.unioeste.br/.../Assistencia Social/eixo3/98evavergara.pdf acessado em:02/06/2012

www.uniesp.edu.br/revista/revista7/pdf/2_servico_em_debate.pdf Acessado em: 02/06/2012

 

SANTOS, Claudia Monica dos Santos, material integral da obra, NA PRATICA A TEORIA É OUTRA.

SERMOGRAF-ARTES GRADICAS E EDITORA LTDA Petrópolis-RJ

BATTINI, 2008: MIMEO

Yazbek (2003:168-169).

LuKács (1976, p.106),

Roteiro das Entrevistas

 

 

Curso de Serviço Social 5° Semestre

Disciplina: Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional

 

 

1)    Tempo de formada?

12 anos

2.Tempo de atuação profissional?

11 anos

3. Política Social que atua?

R: Projeto experimental/ministério da justiça

4. Já atuou em outras políticas sociais?

(x ) Sim       (    ) Não            Qual?

R: Assistência social

5. Quais os instrumentais técnicos utilizados no seu campo de atuação profissional?

R: visitas domiciliares, Relatórios, parecer social, encaminhamentos.

6) Você encontra dificuldades no seu cotidiano profissional para relacionar teoria e prática?  Sim (x)      Não (   )    Descreva.

7. Qual a importância do Projeto Ético Político na sua atuação profissional?

R: O projeto é fundamental para a atuação  profissional,todo assistente deve conhecê- ló e entende-lo.

8) Como você relaciona a teoria e a prática na sua atuação profissional?

R: relacionar teoria e pratica exige que o assistente social tenha  conhecimento teórico isso exige estudo,caso isso  não aconteça a pratica não terá fundamento teórico e poderá acontecer de forma errada.

9.- Você tem participado  de congressos, palestras, seminários entre outros como forma de adquiri mais conhecimento profissional?

R: Sim (x)      Não ( ) Por quê?

Visto que o assistente social esta sempre articulando com demais áreas  cabe a este participar constantemente de palestras semanárias como forma de aprender d de se manter atualizado. 

(10) O estágio proporciona para o acadêmico (a) relacionar teoria e prática?

 

R: no estagio o acadêmico estará em contato com a pratica, no entanto se ele não tiver o embasamento teórico esta relação poderá não ocorrer, agora o acadêmico que esta sempre estudando conseguira  relacionar teoria e pratica e aprender mais ainda.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/instrumentos-e-tecnicas-de-atuacao-profissional-5972095.html

    Palavras-chave do artigo:

    teorias e praticas

    Comentar sobre o artigo

    Armando Terribili Filho

    Artigo que aborda o conceito de Professor Reflexivo, que nasceu através do norte-americano Donald Schön. O artigo mostra a importância da reflexão crítica e a integração entre teoria e prática.

    Por: Armando Terribili Filhol Educaçãol 15/02/2008 lAcessos: 2,988
    Davi José Vasconcelos Fróes

    O presente artigo é resultado de um estudo inicial sobre a problemática da Relação Teoria e Prática na universidade, relacionando o Sistema Educacional Brasileiro e suas contradições e também o mercado de trabalho como diretriz de acesso ao emprego. O estudo objetiva apresentar um levantamento histórico bem como reflexões sobre a questão da Universidade e o Mercado de trabalho. As fontes de consulta envolveram pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura.

    Por: Davi José Vasconcelos Fróesl Educação> Ensino Superiorl 13/05/2009 lAcessos: 6,327
    Marcos Costa - GC Educação

    ICMS nas Operações com Mercadorias Teoria e Prática 22, 23, 27 e 28/10/2010 | SALVADOR OBJETIVO: Capacitação e reciclagem de profissionais, empresários e estudantes interessados sobre ICMS, discutindo as noções básicas do imposto através da análise das disposições contidas no Regulamento do ICMS (RICMS – Bahia), assim como as formas de cumprimento, na prática, das obrigações acessórias exigidas pela legislação.

    Por: Marcos Costa - GC Educaçãol Negócios> Administraçãol 04/10/2010 lAcessos: 436

    O Livro "Teoria e Prática do Revenue Management em Hotelaria" será lançado após o curso de 16 horas, ministrado nos dias 17 e 18 de dezembro, em São Paulo, local a ser confirmado.

    Por: HENRIQUEl Press Releasel 23/10/2012
    shirleidy de sousa freire

    A avaliação é parte importante do processo de ensino e aprendizagem. Na atualidade pode-se observar que várias escolas estão abrindo as portas para a avaliação diagnóstica, processual, formativa, ajudando na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Sabe-se que os estudos têm evidenciado que na historia da humanidade mostram que desde o momento em que a comunidade primitiva procurou relatar a seus semelhantes fatos que para eles eram importantes ou de alguma maneira uteis.

    Por: shirleidy de sousa freirel Educação> Ensino Superiorl 18/12/2012 lAcessos: 218

    O objetivo do artigo é refletir a importância das teorias acadêmicas da administração na prática empresarial

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Administraçãol 27/08/2008 lAcessos: 1,682

    A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio), preocupada em levar mais informações e conteúdo aos empreendedores que desejam em montar uma franquia ou conhecer melhor o sistema, promove no próximo dia 28 de março, o seminário "Franchising Teoria e Prática", na sede da entidade no centro do Rio.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 25/02/2015

    A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), preocupada em levar mais informações e conteúdo aos empreendedores que desejam em montar uma franquia ou conhecer melhor o sistema, promove no próximo dia 08 de novembro, o seminário "Franchising Teoria e Prática", na sede da entidade no centro do Rio.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 20/10/2014 lAcessos: 12

    Aborda, de forma resumida, a importância da conexão entre a teoria e a prática na construção do conhecimento contábil.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negóciosl 13/10/2009 lAcessos: 932

    Querer saber mais não é só querer saber o que os outros sabem (teóricos) – é saber para poder saber de um outro jeito diferente daquele que sabem os outros (teóricos).

    Por: Lílianl Educação> Ensino Superiorl 12/05/2011 lAcessos: 260

    Os tempos atuais convidam a uma absurda medicalização da vida, parecemos ter perdido a capacidade de enfrentar desde uma simples insônia, até as frustrações, tristezas, lutos ou perdas sem recurso ao uso indiscriminado de fármacos "anestésicos".

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Professores e orientadores pedagógicos de colégios públicos tem relatado um fenômeno que não é novo, mas que está atingindo proporções alarmantes. Trata-se do verdadeiro massacre que muitos estudantes promovem contra seus colegas mais esforçados, mais focados e mais estudiosos.

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 26/03/2015

    Por meio da História, diversos pesquisadores se indagavam como o sedava o processo de aprendizagem do ser humano e como o cérebro trabalhava para aprender. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015

    Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).

    Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se a Psicanálise como sendo um procedimento de investigação dos processos mentais, ou seja, uma modalidade de tratamento onde o terapeuta lida com as noções dos princípios e as leis que regem o inconsciente dinâmico. Logo após, destaca-se a importância de relatar sobre alguns conceitos psicanalíticos como: pulsão, sublimação, transferência para compreender as implicações do processo inconsciente durante a prática pedagógica em um panorama da relação psicanálise X análise

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se a teoria que fundamenta esta dissertação, Inicia-se com o percurso da Análise do Discurso e sua condição de produção perpassando pela formação ideologia e formação discursiva. Os anos 50 foram decisivos para a constituição e construção de uma análise do discurso como disciplina. A Análise do Discurso busca unir o linguístico ao socio-histórico e dessa união nasce a ideologia e o discurso que só influenciam a perspectiva europeia da Análise do Discurso.

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    REJANE M. DA S. LUZ SOUSA

    Neste artigo, apresenta-se um panorama sobre a noção de sujeito falante e sua formação para compreender melhor a atuação do inconsciente nesse sujeito. Depois, adentra-se na linguagem que é a capacidade do sujeito aprender, pensar e usar a língua como melhor lhe convier numa determinada situação de comunicação consigo e com os demais. Destacando a importância da Educação como sendo uma dinâmica da sala de aula na relação professor aluno onde perpassa tudo e qualquer tipo de relacionamento entre

    Por: REJANE M. DA S. LUZ SOUSAl Educação> Ensino Superiorl 25/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Grande Físico. Magnífico astrônomo. Da cidade de Pisa, na Itália. Nasceu em 15 fevereiro. Ano de 1564. Em 1.574 foi enviado a um convento. Santa Maria de Vallombrosa. Por um período foi seminarista.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/03/2015
    ana cristina da cruz santos

    ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO SUAS ETAPAS E ORDEM O autor destaca pontos importantes sobre o Planejamento Educacional, a sua contribuição busca converter - se métodos antigos em novas fontes de conhecimentos.

    Por: ana cristina da cruz santosl Educaçãol 16/04/2012 lAcessos: 592
    ana cristina da cruz santos

    ESTE TRABALHO FALA SOBRE OS DIREITOS E CONCEPÇAO E IMPORTANCIA DE UM PAIS ONDE OS INDIVIDUOS POSSAM VIVER CO DIGNIDADE

    Por: ana cristina da cruz santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 03/12/2011 lAcessos: 110
    ana cristina da cruz santos

    FALA SOBRE O PERFIL E AS ATUAÇOES DO ASSISTENTE SOCIAL AS AÇOES E CONTRIBUIÇOES

    Por: ana cristina da cruz santosl Educação> Ensino Superiorl 25/11/2011 lAcessos: 10,354
    ana cristina da cruz santos

    Esse trabalho distingue os conceitos de discriminação e desigualdade, e analisa os pressupostos de diferença de gênero Com o intuito de garantir a igualdade entre homens e mulheres, a partir de diferentes estratégias e ações afirmativas aplicadas em diversos campos, com mudanças e avanços que as mulheres adquiriram através da educação para garantir seus direitos.

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Multimídial 27/09/2011 lAcessos: 121
    ana cristina da cruz santos

    É UM MODELO DE DOCUMENTO PROPOSTA QUE FOI FEITO E APOIADO POR UM GRUPO DE PESSOAS DE VARIAS AREAS QUE NAO APROVADO PARA ESSE PROJETO MAS QUE ACABOU ABRINDO OUTRAS PORTAS

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 25/09/2011 lAcessos: 308
    ana cristina da cruz santos

    o texto fala da mulher como elas tem evoluido vem transformando o preconceito e rejeiçoes em trabalho e em alguns lugares tem deixados os homens para traz

    Por: ana cristina da cruz santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/09/2011 lAcessos: 198
    ana cristina da cruz santos

    este trabalho tem o intuito de apresentar o que é direito civil, O objetivo é mostrar que o Código Civil é um importante instrumento de pesquisa e utilização pela sociedade nas suas relações jurídicas. Como noções básicas de direito civil, teoria geral do estado, e lei de introdução ao código civil, Que refletem a própria atuação das pessoas

    Por: ana cristina da cruz santosl Direito> Legislaçãol 17/06/2011 lAcessos: 496
    ana cristina da cruz santos

    este trabalho tem o intuito de esclarecer duvidas na area da educaçao sobre o meio ambiente

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Multimídial 04/06/2011 lAcessos: 361
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast