Instrumentos e técnicas de atuaçao profissional

Publicado em: 10/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 1,863 |

AUTORA

    

  Ana Cristina da Cruz Santos     

  

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇAO PROFISSIONAL

 

 

 

 

 

GLÓRIA DE DOURADOS-MS

2012

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como tema apresentar "A prática do Assistente Social e a Categoria Teórica Metodológico, mediadora e Instrumentos Técnicos do Serviço Social". Formação profissional a partir de dois eixos, quais sejam a base doutrinária e a base técnica. Nas várias dimensões que compõem o agir profissional: teórico-prática, técnica e ético-operativa. No conhecimento das determinações do real na efetivação do pôr teleológico, ou seja, "a consciência que reflete a realidade" perspectivas e suas finalidades.

A atuação profissional que é orientada pelos Projetos Profissionais que englobam valores éticos, políticos e sociais que se modificam a partir das transformações para o desenvolvimento das ações é necessário um conhecimento do indivíduo, no meio em que ele vive e das influencias externas que alteram suas relações por meio de uma estratégia ou tática da qual se realiza a ação. Foram selecionadas três assistentes sociais atuantes em políticas sociais distintas com a finalidade de conhecer   o trabalho do assistente social em sua atuação profissional, do seu dia a dia,  os instrumento utilizado para estas entrevistas foi o questionário.

Os assistentes sociais entrevistados têm a possibilidade e o desafio de elaboração teórica, isto é de produzir conhecimentos teóricos pela sua inserção e conhecimento nas políticas públicas, onde o desafio é criar condições para fortalecer as políticas e programas para promoção de uma sociedade inclusiva para todas as idades, reconhecendo à vida e a dignidade. Teorico-metodologico,que lhe permita  enxergar a dinâmica da sociedade para alem dos fenômenos aparentes,buscando aprender sua essência,seu movimento e as possibilidades de construção de novas profissionais

            Através dos depoimentos colhidos das três (3) assistentes sociais selecionadas, percebemos que em relação às entrevistas. A atuação do processo de passagem da teologia à causalidade posta, tem a presença marcante de dois elementos inseparáveis: a posição dos fins e a busca dos meios. E a categoria da alternativa como mediadora desse processo, como a categoria que faz a passagem da possibilidade à realidade. Essas alternativas encontra-se presente tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios, que implica "escolhas", e essas escolhas entre as finalidades que tenham condições concretas de se efetivarem e as "escolhas" entre os objetos que podem ser os meios para concretização das finalidades existentes, e fazem parte dos processos valorativos, nos quais esses valores são partes integrantes e fundamentais do processo de escolha.

A categoria da alternativa expressa dentro de si um caráter teórico, ético, político e operacional, o caráter teórico porque todas as práxis são imediatamente dirigidas para alcançar um determinado fim concreto, e o caráter ético-político porque o homem é capaz de agir com consciência e liberdade, criando alternativas de valor, escolhendo entre essas alternativas e adicionando esses valores em suas finalidades, e o caráter operativo é porque nesse processo são as alternativas que permitem a passagem da possibilidade à efetividade; portanto, há que se escolher também os meios e os procedimentos e instrumentos adequados à efetividade da finalidade ideal.

Os valores são encontrados em várias perspectivas, tais como a da lógica e a da estética, da moralidade e da ciência; a da religião e da economia. Os comportamentos ético-morais se materializam no cotidiano por intermédio das escolhas de valores e das implicações ético-político da ação profissional, ou nas palavras de LuKács (1976, p.106), a realidade social deste comportamento (ético) depende, não por último, de qual valor, entre os valores emergentes do desenvolvimento social. A moral na sociedade capitalista possui uma função ideológica, e suas escolhas podem estar voltadas tanto para a dominação quanto vinculada à liberdade.

Entretanto, a escolha dos instrumentos necessários à operacionalização de um resultado requer também, uma dimensão ético-política. Para que o sujeito se responsabilize por sua ação, é necessária que tenha consciência desse caráter ético-político, assim essa ação deve ser consciente, intencional e livre (entendendo liberdade como articulação, limites e possibilidades). (Rios, 2001). Daí a importância do conhecimento teórico para ação. Os elementos técnicos existem em um determinado processo histórico, sendo assim faz-se necessária a apreensão da direção histórica que os produziu.

A prática profissional não se confunde com a prática social, mas está inserida nela e isso faz com que a Teoria Social de Marx seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, mas não esgote uma prática profissional interventiva, e além do conhecimento teórico precisa-se de outros tipos de conhecimentos como, por exemplo, o conhecimento procedimental que venham a suprir necessidades de uma determinada prática social a prática profissional do assistente social.

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação, como especialização do desenvolvimento do seu trabalho e os Assistentes Sociais atua no campo das políticas sociais. Tendo como foco principal a defesa dos direitos humanos e a eliminação de todas as formas de desigualdades e injustiças sociais.

            Nesta perspectiva o instrumental técnico-operativo dos Assistentes Sociais fundamentam-se em ações do nível de planejamento, assessoria, projetos e ação direta estimuladora da participação dos sujeitos sociais, na defesa de seus direitos e no acesso aos mesmos. O cotidiano da intervenção profissional é marcado pelo atendimento as demandas e requisições da classe trabalhadora, que dizem respeito ao atendimento às necessidades básicas da população, na qual, se faz necessário a realização de estudos e pesquisas para avaliar a realidade.                       

Contudo, a relação da teoria e a prática no estágio são definidas como uma estratégia reflexiva da formação profissional, que complementa o processo de ensino e aprendizagem dando ênfase a pratica, engloba em seu desfeche supervisão, revisão e exame cuidadoso. Está vivência tem como ponto principal a integração do saber com o fazer, na qual atribui um caráter reflexivo e coloca o estagiário frente às constantes do cotidiano profissional para que este possa, a partir do conhecimento adquirido, compreender melhor o contexto da profissão, desenvolver habilidades e competências, por meio das relações sociais, o que favorecerá num contexto mais amplo e análise real de uma conjuntura sócio- histórica e cultural.                      

Cabe ressaltar que os Assistentes Sociais privilegiam uma intervenção investigativa, através de pesquisa e analise da realidade social, atuam na formulação, avaliação e execução de serviços, programas e políticas sociais, que visam à preservação e defesa dos direito humanos. Visto que as limitações encontradas no perfazer profissional, como o sigilo profissional, o instrumental técnico utilizado nos atendimentos, a garantia da viabilização e qualidade dos serviços prestados a população devem ser estudadas e pesquisadas para corresponder realmente, as necessidades sociais da população.               

A mediação é uma das categorias mais usadas pelo Serviço Social na sua

Prática. Podendo ser revelado pela direção que o profissional imprime a sua intervenção. Este ensaio teórico pretende desvendar o seu significado a partir da incorporação da sua potencialidade com instrumento teórico metodológico

na prática no Serviço Social.Pelas mediações as relações, objetivos e projetos pessoais adquirem uma função que diminui o peso dos fatores institucionais e

sociais, tornando assim a instituição o lugar de novas significações sociais que

Promoveriam à superação e/ou transformação da realidade vivida pelos usuários.

            A mediação, portanto, tem a perspectiva de organizar a metodologia de intervenção, comprometida com usuários despojados de seus direitos, constituindo-se em categoria central da prática pelas potencialidades que apresenta, propiciando ao Assistente Social interagir com os mesmos no enfrentamento das demandas apresentadas. Para tanto é preciso analisar o comportamento de instituições públicas e/ou privadas que se apresentam com "vontade de ajudar" escondendo a rede complexa de intenções que permeiam seus cotidianos. O projeto ético-político precisa através de reflexões ininterruptas romper com a intencionalidade assistencialista elaborando suas intervenções junto com os usuários considerando a realidade concreta, organizada pelas relações de forças estabelecidas pelo capitalismo. Romper com o assistencialismo significa dar direção e comprometimento à prática buscando superação

 O projeto ético político pressupõe prática que leve a transitar do reino das necessidades para o da liberdade, pressupõe também a capacidade do homem criar valores, escolher alternativas e ser reconhecido como cidadão (BATTINI, 2008: MIMEO ).

 

A prática do Assistente Social serve como base para dar início a uma reflexão que pretendemos possa contribuir no desvelamento destas questões: realidade institucional e prática profissional. E para organizar nossa prática desvinculando-a da institucionalizada entendemos delimitar como referência à categoria  mediação em Serviço Social como instrumento teórico-metodológico da prática, apreendendo, decodificando e intervindo com e nas imbricações que permeiam a rede institucional e o contexto de sobrevivência dos usuários Organizar nossa reflexão sobre a categoria mediação objetiva principalmente reorganiza a intervenção profissional à luz do projeto ético-político da profissão de Assistente Social, na perspectiva de direção e compromisso da instituição com o processo de transformação da realidade concreta dos usuários, que se apresenta como espaço contraditório e complexo para, segundo Yazbek (2003:168-169).

O campo de intervenções institucionais se apresenta como despido de mediações, com práticas imediatizadas, onde profissional e usuários estão submetidos a uma só dimensão, assim é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político  frente as questões  que aparecem na realidade social para que possa ter clareza de qual é a direção  social as sua pratica,garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho que responda as demandas colocadas  tanto pelos empregados quanto pelo objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade.

A teoria possibilita as analises e a avaliação das circunstancias e casualidades postas abrigam a analise das experiências e o estudo das condições objetivas

 Que indicam a necessidade e a possibilidade dessa práxis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que a teoria e a pratica possibilita explicar e examinar o objeto,

Assim podendo consistir e oferecer ao profissional o significado social de sua ação

Que explicita as tendências presentes no movimento da realidade e as manifestações particulares no campo, sobre o qual incide a intervenção profissional essa formação deve se oferecer um conjunto de referenciais.

A teoria não gera instrumentos próprios, A teoria empresta a pratica o conhecimento da transformação, proporciona um quadro de leis, conexões e relações, a prática profissional de Serviço Social e constituída pela teologia (finalidades), carregada de valores e escolhas e se encontram em permanente conflito com o conjunto de casualidades dadas, referencia a pratica e dentro dela os instrumentos e técnicas a importância da teoria se revela aqui por oferecer a possibilidade de compreensão dos aspectos sócios históricos  que interferem nas condições de vida da população,possibilitando a construção das propostas de trabalho  que venham ao encontro das reais demandas impostas pelo publico

A prática interventiva do assistente social como se trata de uma posição teológica pretende uma ação sobre outras consciências ou influir sobre um ser que não é uma matéria inerte, sim outro ser humano ou estruturas que lhe afetam e que como tal  oferecem uma ação. Exige igualmente um conhecimento dos fenômenos apresentados por eles das relações sociais e pessoas que os envolvem seus valores, culturas, preconceitos e juízos. A atuação do profissional esta voltada para a transformação social, e a dinâmica que conduz a categorial profissional.

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

cac-php.unioeste.br/.../Assistencia Social/eixo3/98evavergara.pdf acessado em:02/06/2012

www.uniesp.edu.br/revista/revista7/pdf/2_servico_em_debate.pdf Acessado em: 02/06/2012

 

SANTOS, Claudia Monica dos Santos, material integral da obra, NA PRATICA A TEORIA É OUTRA.

SERMOGRAF-ARTES GRADICAS E EDITORA LTDA Petrópolis-RJ

BATTINI, 2008: MIMEO

Yazbek (2003:168-169).

LuKács (1976, p.106),

Roteiro das Entrevistas

 

 

Curso de Serviço Social 5° Semestre

Disciplina: Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional

 

 

1)    Tempo de formada?

12 anos

2.Tempo de atuação profissional?

11 anos

3. Política Social que atua?

R: Projeto experimental/ministério da justiça

4. Já atuou em outras políticas sociais?

(x ) Sim       (    ) Não            Qual?

R: Assistência social

5. Quais os instrumentais técnicos utilizados no seu campo de atuação profissional?

R: visitas domiciliares, Relatórios, parecer social, encaminhamentos.

6) Você encontra dificuldades no seu cotidiano profissional para relacionar teoria e prática?  Sim (x)      Não (   )    Descreva.

7. Qual a importância do Projeto Ético Político na sua atuação profissional?

R: O projeto é fundamental para a atuação  profissional,todo assistente deve conhecê- ló e entende-lo.

8) Como você relaciona a teoria e a prática na sua atuação profissional?

R: relacionar teoria e pratica exige que o assistente social tenha  conhecimento teórico isso exige estudo,caso isso  não aconteça a pratica não terá fundamento teórico e poderá acontecer de forma errada.

9.- Você tem participado  de congressos, palestras, seminários entre outros como forma de adquiri mais conhecimento profissional?

R: Sim (x)      Não ( ) Por quê?

Visto que o assistente social esta sempre articulando com demais áreas  cabe a este participar constantemente de palestras semanárias como forma de aprender d de se manter atualizado. 

(10) O estágio proporciona para o acadêmico (a) relacionar teoria e prática?

 

R: no estagio o acadêmico estará em contato com a pratica, no entanto se ele não tiver o embasamento teórico esta relação poderá não ocorrer, agora o acadêmico que esta sempre estudando conseguira  relacionar teoria e pratica e aprender mais ainda.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/instrumentos-e-tecnicas-de-atuacao-profissional-5972095.html

    Palavras-chave do artigo:

    teorias e praticas

    Comentar sobre o artigo

    Armando Terribili Filho

    Artigo que aborda o conceito de Professor Reflexivo, que nasceu através do norte-americano Donald Schön. O artigo mostra a importância da reflexão crítica e a integração entre teoria e prática.

    Por: Armando Terribili Filhol Educaçãol 15/02/2008 lAcessos: 2,962
    Davi José Vasconcelos Fróes

    O presente artigo é resultado de um estudo inicial sobre a problemática da Relação Teoria e Prática na universidade, relacionando o Sistema Educacional Brasileiro e suas contradições e também o mercado de trabalho como diretriz de acesso ao emprego. O estudo objetiva apresentar um levantamento histórico bem como reflexões sobre a questão da Universidade e o Mercado de trabalho. As fontes de consulta envolveram pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura.

    Por: Davi José Vasconcelos Fróesl Educação> Ensino Superiorl 13/05/2009 lAcessos: 6,305
    Marcos Costa - GC Educação

    ICMS nas Operações com Mercadorias Teoria e Prática 22, 23, 27 e 28/10/2010 | SALVADOR OBJETIVO: Capacitação e reciclagem de profissionais, empresários e estudantes interessados sobre ICMS, discutindo as noções básicas do imposto através da análise das disposições contidas no Regulamento do ICMS (RICMS – Bahia), assim como as formas de cumprimento, na prática, das obrigações acessórias exigidas pela legislação.

    Por: Marcos Costa - GC Educaçãol Negócios> Administraçãol 04/10/2010 lAcessos: 417

    O Livro "Teoria e Prática do Revenue Management em Hotelaria" será lançado após o curso de 16 horas, ministrado nos dias 17 e 18 de dezembro, em São Paulo, local a ser confirmado.

    Por: HENRIQUEl Press Releasel 23/10/2012
    shirleidy de sousa freire

    A avaliação é parte importante do processo de ensino e aprendizagem. Na atualidade pode-se observar que várias escolas estão abrindo as portas para a avaliação diagnóstica, processual, formativa, ajudando na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Sabe-se que os estudos têm evidenciado que na historia da humanidade mostram que desde o momento em que a comunidade primitiva procurou relatar a seus semelhantes fatos que para eles eram importantes ou de alguma maneira uteis.

    Por: shirleidy de sousa freirel Educação> Ensino Superiorl 18/12/2012 lAcessos: 161

    O objetivo do artigo é refletir a importância das teorias acadêmicas da administração na prática empresarial

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Administraçãol 27/08/2008 lAcessos: 1,663

    Aborda, de forma resumida, a importância da conexão entre a teoria e a prática na construção do conhecimento contábil.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negóciosl 13/10/2009 lAcessos: 889

    Querer saber mais não é só querer saber o que os outros sabem (teóricos) – é saber para poder saber de um outro jeito diferente daquele que sabem os outros (teóricos).

    Por: Lílianl Educação> Ensino Superiorl 12/05/2011 lAcessos: 239
    Gustavo Rocha

    Recentemente recebi um elogio de um cliente no primeiro dia de trabalho que fez refletir muito. No final do primeiro turno de trabalho, uma das sócias de um escritório de advocacia fora do RS me diz atentamente: "Gustavo, permita-me elogiar sobre a tua forma de trabalho. Tu vieste aqui e em algumas horas conseguiste nos dar práticas, exemplos, orientações que outros consultores que o escritório teve não fizeram. Aqui somente trouxeram teorias e levaram muito tempo para chegar a algo prático

    Por: Gustavo Rochal Negócios> Gestãol 29/09/2010 lAcessos: 253

    Atraves da união de teorias e da experiencia pratica deve ser de grande somatoria para o educando e para o professor .

    Por: Márcia Cristina P. Portol Educação> Educação Infantill 21/08/2011 lAcessos: 145
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014 lAcessos: 11
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/09/2014
    Ana Paula Assaife

    Este artigo analisa as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula para o uso das tecnologias voltadas para educação. Estudos sobre a modernidade mostra que esta dificuldade é muito comum nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo analisar os impactos da modernidade sobre a universidade e seus desafios. .Conceituar Modernidade e estudar novas prácticas para o l uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem.

    Por: Ana Paula Assaifel Educação> Ensino Superiorl 04/09/2014 lAcessos: 15

    O presente artigo apresenta a resiliência em um ambiente educacional e o papel dos profissionais que ali trabalham para a formação deste aluno. A escola tem papel fundamental na educação de seres resilientes, capazes de transformar e reinventar novas formas para lidar com as adversidades do cotidiano. Sendo o professor uma espécie de facilitador da aprendizagem, exercendo um papel fundamental no incentivo, construção, articulação de informações e saberes na formação dos educandos.

    Por: Zípora Raquel de Paulal Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014 lAcessos: 12

    Este trabalho verso a partir de Kant a problemática sobre o Esclarecimento, que irá mostrar a possibilidade do homem sair de sua menoridade, sendo assim, o mesmo terá capacidade suficiente para estruturar um pensamento autônomo, isto é de pensar por conta própria usando a liberdade de entendimento sem que dependa de outras pessoas para obter a maioridade, entretanto, com essa atitude atingir a própria independência intelectual.

    Por: Derivanial Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014

    É inegável que nos últimos anos o tema "Diversidade" tem sido bastante discutido , principalmente no setor educacional. Estamos hoje vivenciando um novo momento em que já se admite, ainda que minimante, a existência de preconceitos diversos e racismo no território brasileiro. Quando o tema diversidade entra em cena, abrimos as portas para que o nosso ponto de vista sobre o outro, e de outros sobre nós sejam apercebidos sob uma nova ótica. Esta que torna "o diferente" tão belo quanto "o eu".

    Por: Ivanilda da Silva Cunhal Educação> Ensino Superiorl 27/08/2014
    Tony Monteiro

    Nos últimos anos, houve uma profunda mudança na maneira de construir, pois antigamente as alvenarias eram utilizadas como elemento resistente e de vedação e a sua estabilidade e resistência eram definidos em função de sua geometria.

    Por: Tony Monteirol Educação> Ensino Superiorl 26/08/2014
    ana cristina da cruz santos

    ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO SUAS ETAPAS E ORDEM O autor destaca pontos importantes sobre o Planejamento Educacional, a sua contribuição busca converter - se métodos antigos em novas fontes de conhecimentos.

    Por: ana cristina da cruz santosl Educaçãol 16/04/2012 lAcessos: 414
    ana cristina da cruz santos

    ESTE TRABALHO FALA SOBRE OS DIREITOS E CONCEPÇAO E IMPORTANCIA DE UM PAIS ONDE OS INDIVIDUOS POSSAM VIVER CO DIGNIDADE

    Por: ana cristina da cruz santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 03/12/2011 lAcessos: 101
    ana cristina da cruz santos

    FALA SOBRE O PERFIL E AS ATUAÇOES DO ASSISTENTE SOCIAL AS AÇOES E CONTRIBUIÇOES

    Por: ana cristina da cruz santosl Educação> Ensino Superiorl 25/11/2011 lAcessos: 8,522
    ana cristina da cruz santos

    Esse trabalho distingue os conceitos de discriminação e desigualdade, e analisa os pressupostos de diferença de gênero Com o intuito de garantir a igualdade entre homens e mulheres, a partir de diferentes estratégias e ações afirmativas aplicadas em diversos campos, com mudanças e avanços que as mulheres adquiriram através da educação para garantir seus direitos.

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Multimídial 27/09/2011 lAcessos: 104
    ana cristina da cruz santos

    É UM MODELO DE DOCUMENTO PROPOSTA QUE FOI FEITO E APOIADO POR UM GRUPO DE PESSOAS DE VARIAS AREAS QUE NAO APROVADO PARA ESSE PROJETO MAS QUE ACABOU ABRINDO OUTRAS PORTAS

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 25/09/2011 lAcessos: 286
    ana cristina da cruz santos

    o texto fala da mulher como elas tem evoluido vem transformando o preconceito e rejeiçoes em trabalho e em alguns lugares tem deixados os homens para traz

    Por: ana cristina da cruz santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/09/2011 lAcessos: 180
    ana cristina da cruz santos

    este trabalho tem o intuito de apresentar o que é direito civil, O objetivo é mostrar que o Código Civil é um importante instrumento de pesquisa e utilização pela sociedade nas suas relações jurídicas. Como noções básicas de direito civil, teoria geral do estado, e lei de introdução ao código civil, Que refletem a própria atuação das pessoas

    Por: ana cristina da cruz santosl Direito> Legislaçãol 17/06/2011 lAcessos: 469
    ana cristina da cruz santos

    este trabalho tem o intuito de esclarecer duvidas na area da educaçao sobre o meio ambiente

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Multimídial 04/06/2011 lAcessos: 348
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast