Lukács. História e Consciência de Classe

Publicado em: 21/12/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 16 |

Gyorgy Lukács.   Hungria.

1885-1971.

Ele desenvolveu uma filosofia política, cujo conteúdo sistemático obrigava  necessariamente pensar a sociedade como um todo.  Procura analisar tudo do  ponto vista histórico e dialeticamente, interligando os fatos de forma  interdisciplinar.

Era marxista e escreveu livros importantes, entre eles podemos citar História  e consciência de classe, nessa obra faz uma analise dialética das condições  históricas do desenvolvimento capitalista, os meios adequados para a criação da  nova sociedade, ou seja, o socialismo de Estado.  

Ele afirmava que a única classe que tem condições de fazer uma análise  visando entender à totalidade da sociedade capitalista, seria a classe  trabalhadora, isso pelo motivo que a mesma é prejudicada na forma que se realiza  o desenvolvimento capitalista.

O proletário consegue entender a sociedade capitalista, porque o mesmo é  produto das crises permanentes e ao mesmo tempo é vítima dessas crises, a  transformação política e econômica interessa aquele que sofre na pele o  significado da exploração. 

Quando o proletário entende o capitalismo, o mecanismo por meio do qual  produz a própria pobreza, é imponderável o termo riqueza sem sua contrapartida,  o fenômeno da pobreza, motivo pelo qual, riqueza e pobreza são produtos de um  mesmo mecanismo de desenvolvimento capitalista.

O Estado é o mecanismo que garante a exploração, sem o mesmo a burguesia não  seria capaz de realizar suas revoluções industriais, ninguém é pobre por  incapacidade, a pobreza é algo produzido politicamente, por isso mesmo só  através da política poderá chegar à construção de um relativo Estado de  Igualdade, o proletário politizado tem essa consciência.

A teoria de classe é elo entre teoria e consciência revolucionária, com  efeito, quando a mesma não é revolucionaria diz Lukács, é uma consciência  massificada, alienada sem nenhuma produção social para a mudança política,  visando à igualdade e bem estar social, o que não poderá acontecer na sociedade  capitalista.

Posteriormente Lukács faz uma crítica ao seu próprio livro, História e  consciência de classe, isso devido a sua análise um tanto subjetiva, entende  ele, que a luta não é tão imediata como por outro lado, a própria consciência, e  que às vezes o desenvolvimento da sociedade capitalista tem poder de captar o  trabalhador para o próprio movimenta capitalista, evitando que o mesmo seja de  fato revolucionário.

Lukács, posteriormente muito desiludido com a perspectiva revolucionaria  imediata, porém, crítico, percebendo que a mudança social não era muito simples,  marxista como era, resolveu desenvolver sua reflexão política modificando um  pouco o seu campo de ação social, sem perder a perspectiva da revolução.

Voltou se mais para estética e para a crítica literária, na sua ultima obra,  Ontologia do ser social, encontramos importantes contribuições à teoria marxista  da história e da política.

Ele procurou recuperar aspectos importantes da obra de Marx, analisando em  particular os aspectos importantes de sua teoria, para o processo de mudança  social, em referencia ao modelo capitalista, em direção a uma sociedade  socialista.

O entendimento humano em sua existência social, como produto do meio, dos  mecanismos dos tempos históricos, quando o homem não consegue desenvolver a  linguagem necessária ao próprio tempo, dentro da história, isso significa um  homem coisificado,  o que não é absolutamente nada do ponto de vista da sua  história política.

Lukács também integrou os textos de Marx, reconheceu uma continuidade entre  eles, na mesma perspectiva, cumprindo suas fases de análises visando exatamente  à transformação política da sociedade, nesse sentido prestou um grande serviço à  teoria revolucionário de Marx, para a superação do próprio capitalismo, isso do  ponto de vista da teoria, no desenvolvimento de uma análise epistemológica.

Edjar Dias de Vasconcelos. 

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    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/lukacs-historia-e-consciencia-de-classe-6369468.html

    Palavras-chave do artigo:

    os conflitos no interior de uma sociedade politica

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    A respeito do conhecimento científico, o real é sempre uma luz projetiva cheia de sombras. Bachelard formação científica com sustentação filosófica. A revolução desencadeada pela teoria da relatividade de Einstein possibilitou na Física uma eminente evolução sem parâmetros.

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    Francisco Eudes Rocha

    A maioria dos seres humanos, a partir de sua infância, dentro de uma abrangência de mais de dois bilhões de crianças, nasceram na fé do criacionismo, foram orientadas e estavam convictos de uma linda origem, grandiosa e cheia de valores inestimáveis, ensinados que a partir de um ser superior e sobrenatural, movidos pela disciplina e exemplo, a partir da educação dos pais, tiveram que se orientar pela cultura lá fora.

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    Uma flor. Perdida ao deserto. Ao meio do silêncio. Esperando pela madrugada. Na esperança que água do sereno. Possibilite suportar. O hidrogênio do sol. Ao meio dia. Evitando que sol. Queime o brilho Que exauriria de suas pétalas. Deixando. Suas rosas cheias de esperança. Os últimos sinais. Que pudesse no deserto. O sol diminuir a distância. Criar outras estações. E o brilho da luz. Desacochar-se no encantamento. Exaurindo o perfume suave. Das mais belas flores.

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    Nunca transferi poder a ninguém. Portanto, toda forma de poder a meu respeito é ilegal. O que é verdadeiro a princípio. O poder fundamenta-se em fontes da ilegalidade. Pois o transferido não representa a vontade popular.

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    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito do conhecimento científico, o real é sempre uma luz projetiva cheia de sombras. Bachelard formação científica com sustentação filosófica. A revolução desencadeada pela teoria da relatividade de Einstein possibilitou na Física uma eminente evolução sem parâmetros.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Uma flor. Perdida ao deserto. Ao meio do silêncio. Esperando pela madrugada. Na esperança que água do sereno. Possibilite suportar. O hidrogênio do sol. Ao meio dia. Evitando que sol. Queime o brilho Que exauriria de suas pétalas. Deixando. Suas rosas cheias de esperança. Os últimos sinais. Que pudesse no deserto. O sol diminuir a distância. Criar outras estações. E o brilho da luz. Desacochar-se no encantamento. Exaurindo o perfume suave. Das mais belas flores.

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    Edjar Dias de Vasconcelos

    Para desmascarar as ideologias. De gente ignorante. Especialmente por motivos religiosos. O fenômeno gay. Não atinge essencialmente a espécie sapiens. Mas diversas outras espécies no mundo animal. O homem nasce gay pelo simples motivo. No processo de gestação da criança. Os cromossomos determinam o sexo. Mas o esperma está descontificado do hormônio. Da testosterona. O óvulo com maior proporcionalidade do hormônio do estrogênio. Sobrepõe ao esperma. Levando o macho nascer gay.

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