Manual Para Redação Acadêmica

Publicado em: 21/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 9,467 |

Todos nós temos problemas de redação. A redação acadêmica apresenta problemas peculiares, dada sua natureza formal, linguagem necessariamente precisa e absoluto rigor técnico, lingüístico, morfossintático e semântico requeridos. Por isso escrevi este Manual.


Não espere encontrar novidades nele, exceto as minhas opiniões sobre algumas questões controversas e, na maior parte, sem grande importância. Há muitos manuais disponíveis que apresentam as normas acadêmicas e muitos que atendam às questões lingüísticas da redação. Este trabalho procura conjugar os dois aspectos, de forma sistemática e prática.


O objetivo do meu Manual para redação acadêmica é subsidiar a produção de textos científicos, fornecendo elementos para que os aspectos lingüísticos e formais não constituam grandes obstáculos ao trabalho. Espera-se que se encontrem nele algumas indicações de procedimentos a serem seguidos ou evitados.


São fornecidas na obra sugestões de apresentação dos trabalhos, de acordo com as usuais formatações e regras de referência. Note-se que há enormes variações entre as diferentes instituições quanto a esses aspectos. As formas propostas são síntese simplificada das exigências genéricas.


Este trabalho é fruto de minha experiência como revisor, atuando especificamente com teses e dissertações ao longo de vários anos. Não é trabalho de especialista para tratar de assuntos técnicos ou teóricos, nem se destina a especialistas; tentei montar um manual prático, a partir de informações coletadas e reunidas da internet, por ser recurso universalmente acessível, e em diversas outras fontes, adaptadas e modificadas segundo meu entendimento e prática, para servir de apoio a quem está escrevendo para a academia.


Muito da Coletânea Gramatical e Estilística, um dos tópicos deste Manual, é oriundo de manuais de redação jornalística – principalmente o da Folha de São Paulo, e d’O Estado de São Paulo. O texto foi modificado e adaptado à pratica e necessidade acadêmicas, bastante diferentes daquelas de origem.


Assim, algumas recomendações dos manuais de redação jornalística terão sido diametralmente transformadas. Outras se aplicam integralmente.


Procurei adequar os exemplos ao texto acadêmico; este procedimento estará em construção contínua, assim com todo o Manual continua modificação; vou publicando pela via eletrônica as sucessivas versões, já pretendendo ser útil.


Há dois índices ao fim do trabalho: o índice analítico contém o conteúdo do trabalho organizado segundo sua disposição lógica no Manual; o outro, o índice remissivo, contém diversas entradas que ocorrem ao longo do texto, dispostas em ordem alfabética. Espero que esses índices possam fazer deste trabalho um instrumento útil.


As sugestões e indicações deste Manual não dispensam qualquer texto da necessidade de ser revisado por profissional que tenha se mantido distante das etapas de produção do documento. Nem mesmo as sugestões referentes à revisão dispensam o trabalho do profissional. Os autores sempre estarão tão próximos do texto que não identificarão muitos dos problemas existentes.


Pretendo futuramente acrescentar a este Manual mais indicações de procedimento para simplificar o trabalho para o usuário do Word, o processador de texto que é hoje quase unanimidade entre os autores.


Serão incorporadas as críticas, sempre bem-vindas, e sugestões para ampliação de sua utilidade e precisão, pelas quais agradeço antecipadamente.


O Manual para redação acadêmica pode obtido, de graça, pela internet. Veja em meus sites pessoais. Leia mais de Públio Athayde. Veja tambem Keimelion e Orbas Meas.


Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/manual-para-redacao-academica-652519.html

    Palavras-chave do artigo:

    manual para redacao

    ,

    producao de textos

    ,

    redacao tecnica

    Comentar sobre o artigo

    Rosimeire Moreira Quintela

    RESUMO Esta pesquisa visa transformar métodos tradicionais contidos na escola levando os professores a participarem de pesquisas, práticas pedagógicas, inovações para que suas aulas se tornem mais criativas e produtivas. O objetivo é de auxiliar na superação do fracasso escolar em relação à leitura, pois se acredita na possibilidade de sucesso de todas as crianças...

    Por: Rosimeire Moreira Quintelal Educação> Educação Infantill 11/01/2012 lAcessos: 1,172
    Profª Bia Senday

    Estudo realizado mediante aos tipos de discurso sob a perspectiva da tradição e, através da nova metodologia proposta por Bernard Schneuwly, ao qual aborda a importância da aprendizagem –na escola – através de textos, pois a comunicação se dá a partir desta prática – produção de textos orais e escritos. Assim, terá o desenvolvimento da competência do aluno para o aprimoramento de seu desempenho nas mais diversas situações de comunicação.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 13/03/2010 lAcessos: 8,728

    Diante de uma infinidade de direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, o Brasil atravessa um de seus melhores momentos econômicos e sociais, porém, ainda não está no ponto ideal, muitos ajustes ainda devem ser feitos em diversas áreas. Um dos direitos fundamentais mais priorizados pela nova Lei Suprema foi o direito social à saúde. Foram positivados uma série de artigos voltados a proteção e defesa da saúde pública.

    Por: Samuel Augusto Beurenl Direito> Doutrinal 04/04/2012 lAcessos: 498

    A evolução histórica dos direitos dos animais desde a colonização do Brasil por Portugal até os dias atuais.

    Por: Micheli Spellmeierl Direito> Legislaçãol 23/11/2013 lAcessos: 142
    Alessandra Palladino

    Este trabalho tem por finalidade apresentar as principais características do Direito Penal Garantista, objetivando despertar o raciocino crítico sobre o sistema processual repressor, principalmente no que diz respeito às prisões cautelares, especialmente a prisão em flagrante, chamando a atenção basicamente para as irregularidades e a necessidade de verdadeiras mudanças à luz do modelo Garantista, visto não como a necessidade de se programar a “luta contra o crime”, para assegurar a “ordem social”, mas como um legítimo instrumento a serviço de um direito penal democrático e, acima de tudo, a serviço dos direitos fundamentais do cidadão. Neste estudo utilizou-se o método dedutivo, fundado em pesquisas bibliográficas, envolvendo livros especializados, artigos publicados em revistas e na internet, bem como pesquisa documental baseada em decisões de Tribunais.

    Por: Alessandra Palladinol Direitol 27/07/2009 lAcessos: 7,740 lComentário: 1
    Sonaly Beatriz Frazão Silva

    O presente artigo nasce do desejo de auxiliar estudantes na realização de seus trabalhos acadêmicos, em função de muitos concluírem a graduação e avançarem nos respectivos níveis, sem dominar a constituição e organização dos elementos mais básicos demandados numa produção e precipuamente com a tradicional dificuldade para descobrir os caminhos da investigação e as normas técnico-científicas.

    Por: Sonaly Beatriz Frazão Silval Educação> Ensino Superiorl 22/01/2010 lAcessos: 1,082 lComentário: 2
    Manuel Gomes Pereira

    "Adams Óbvio" foi publicado a primeira vez, na forma de conto, no "Saturday Evening Post", em abril de 1916. Apesar de ser a história de um publicitário, foi logo considerado como idéia embrionária para se obter sucesso incomum no mundo dos negócios e das profissões. A Editora Harper & Brothers lançou o conto na forma de livro em setembro do mesmo ano em que foi publicado no "Post". No Brasil ela foi usada no lançamento do cigarro Free, da empresa Souza Cruz - B.A.T. British American Tobaco

    Por: Manuel Gomes Pereiral Negócios> Administraçãol 24/06/2010 lAcessos: 360
    SUZYMAIRE RODOVAL SUSANA

    Este estudo apresenta a descriminalização do aborto com enfoque no Projeto de Lei que tem como escopo legalizar o aborto no Brasil. Discuti-se o aborto legal apreciando a visão social, religiosa, bem como, a visão do legislador. A legalização do aborto voltou a ser discutida, devido existência de práticas ilegais, que tem provocado a morte de mulheres de todos os níveis sociais e idades. Restou demonstrado que o aborto é um desejo social, portanto, devem ser revistas as proposições do Projeto.

    Por: SUZYMAIRE RODOVAL SUSANAl Direitol 02/08/2010 lAcessos: 3,090 lComentário: 2
    ALDINEI RODRIGUES MACENA

    A Lei nº 11.689/08 reformou o procedimento do Tribunal do Júri fazendo homenagens a princípios constitucionalmente assegurados, ampliando o alcance da dignidade humana, da amplitude de defesa, do sigilo das votações, da celeridade e economia processual. A concentração dos atos processuais procurou trazer maior celeridade e economia ao processo, porém esta concentração nem sempre será possível. A ampliação das hipóteses de absolvição sumária também colaboram com a celeridade e economia processual

    Por: ALDINEI RODRIGUES MACENAl Direito> Doutrinal 11/12/2011 lAcessos: 668

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em toda minha vida. Apenas sonhei. Em não ser. O que sou. Não teria nem mesmo preposição. Axiomática. Desejo ser diferente. O que de fato não sou. Serei todos os meus sonhos perdidos. Esquecidos no mimetismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 19/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ver e perceber. Apenas a parcialidade da compreensão. E que poderá ser sempre a distorção. Como de fato costuma ser. Dado a natureza do mundo representativo. Significando o desejo do engano. As fantasias dos sonhos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evolui a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das mesmas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014

    O Governo Federal vem investindo fortemente em oportunidades de trabalho inserindo cada vez mais jovens no núcleo estudantil, pois a partir da formação da formação de jovens e adultos o país está criando oportunidades para os cidadãos e ao mesmo tempo investindo no crescimento do Brasil.

    Por: otmzl Educação> Ensino Superiorl 15/10/2014

    RESUMO Este artigo trata da comunicação dentro das organizações de recreação, pretende demonstrar a importância que tem esta forma de comunicação, como também subsidiar clubes de lazer na projeção e implementação de uma política de comunicação interna, gerando melhorias e satisfação na realização dos trabalhos executados tanto por colaboradores como gestores. Para um melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória, em forma de questionário com perguntas abertas e fechadas, de livre

    Por: Francisca Leidiana Freitasl Educação> Ensino Superiorl 15/10/2014
    Públio Athayde

    As pessoas estão convencidas que escolhendo melhor podem corrigir o sistema, mas apenas podem mudar uns erros por outros, umas pessoas erradas por outras que errarão. Não adiantaria mudar pessoas: o sistema vigente não presta.

    Por: Públio Athaydel Notícias & Sociedade> Polítical 12/08/2012 lAcessos: 32
    Públio Athayde

    Os revisores devem ter em conta o sentido do texto, mas nunca se deixar levar pelo sentido ao ponto de reconstruir algo que não estaria na "letra" do texto e, tampouco, passar pelo texto passivamente – sem interferir nele. Há grande diferença entre a tarefa do revisor que relê um texto e a do leitor que lê um texto. A revisão pode ser vista como leitura ou releitura do escrito, processos que não se limitam a ações corretivas, mas tarefa de interpretação.

    Por: Públio Athaydel Educação> Línguasl 09/03/2012 lAcessos: 139
    Públio Athayde

    Preocupação constante de quem revisa textos está focada em manutenção, recuperação ou estabelecimento de coesão e coerência textual. Naturalmente, essas preocupações do revisor devem se sobrepor às do autor, no sentido que ele já terá pensado nelas ou as terá incorporado com subsunção da própria redação natural.

    Por: Públio Athaydel Educação> Línguasl 03/03/2012 lAcessos: 453
    Públio Athayde

    Consta por aí uma série de mitos sobre a redação do texto científico, muito vêm dos professores de redação que, não sem razão, preparam seus alunos para o vestibular e o ENEM, formas bem "engessadas" de redação. As recomendações gerais não são absolutas.

    Por: Públio Athaydel Educação> Ciêncial 05/02/2012 lAcessos: 160
    Públio Athayde

    Ao escolher um revisor de textos, muito do que se aplica a outros serviços vale, mas há sempre algumas questões específicas. Se você nunca precisou de um revisor, ou se já precisou e não se deu bem com o que encontrou, aqui vão algumas recomendações que podem se aplicar, principalmente para textos acadêmicos ou empresariais.

    Por: Públio Athaydel Educação> Ensino Superiorl 30/10/2011 lAcessos: 205
    Públio Athayde

    A universidade embarcou na moda e anseio de eleições diretas quando o país inteiro clamava "Diretas Já" e a adoção intracampi foi mais ou menos um lenitivo para a derrota da aspiração mais ampla. Por enquanto, que tal deixar as escolhas de reitor mesmo nas mãos de que tem poder político?

    Por: Públio Athaydel Literatura> Crônicasl 23/09/2011 lAcessos: 37
    Públio Athayde

    A Keimelion - revisão de textos edita e publica diversos e-news como forma de dar publicidade e visibilidade a sua atividade; leia e assine qualquer um deles ou vários, de graça.

    Por: Públio Athaydel Press Releasel 05/07/2011 lAcessos: 22
    Públio Athayde

    Pobrema (pronuncia-se póbrêma) – é um tipo de dificuldade inerente a pessoas pobres / Poblema (pronuncia-se pôblêma) – são as dificuldades inerentes a pessoas com ética, moral e participação social ativa / Probema (pronuncia-se como convier) – já são dificuldades mais específicas, no campo da disfonia.

    Por: Públio Athaydel Literatura> Crônicasl 02/06/2011 lAcessos: 162

    Comments on this article

    1
    janaina 19/08/2009
    A capacidade de se expressar bem por escrito é decisiva em um vestibular?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast