Metodologia De Ensino Superior

Publicado em: 27/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 11,055 |

A aprendizagem está relacionada com a atividade de pesquisa tanto do aluno quanto do professor. A aprendizagem universitária está associada ao aprender a pensar e ao aprender a aprender. O ensino universitário precisa hoje ajudar o aluno a desenvolver habilidades de pensamento e identificar procedimentos necessários para aprender..A disciplina esta diretamente ligada ao estilo da pratica docente, nos métodos utilizados; na capacidade de controlar e avaliar o trabalho dos alunos e docentes. Embora a didática seja reconhecidamente como relevante nesse processo, ate que ponto os profissionais do ensino superior reconhecem sua importância? Qual a sua percepção em torno deste conceito? Como a didática poderia contribuir para a superação dos desafios da pratica docente? Nesta linha, O processo de formação deve dotar os professores de conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver profissionais reflexivos ou investigadores, com capacidade de refletir sobre a própria pratica docente, com o objetivo de aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a realidade social e a docência. Os professores universitários, quando indagados acerca do que esperam da Didática, são unânimes em afirmar: as técnicas de ensinar - mesmo porque, de uma forma ou de outra aprenderam a ensinar com sua experiência e mirando-se em seus professores. Deste modo, o centro de nossa preocupação, relativa ao professor docente em tempo parcial, está em criar condições para o seu envolvimento como o próprio ato de educar, conceito bem mais amplo do que o da ação de ministrar aulas, pois envolve fins mais abrangentes para o processo educacional.  Afinal, como afirma Freire “nenhuma ação educativa pode prescindir de uma reflexão sobre o homem e de um analise sobre suas condições.

O corpo docente da universidade deveria estar devidamente preparado para responder aos desafios contemporâneos, especialmente as questões em sala de aula, pelo desenvolvimento de sua pratica pedagógica, pois o foco central do sucesso da atuação do professor está em sua formação, vale dizer que essas práticas e atualizações precisam ocorrer da forma mais abrangente e revolucionária possível, e que o ensino objetive a aprendizagem através do envolvimento integral do aluno.

Libâneo cita que: Poucas universidades brasileiras têm uma política definida em relação á formação de professores para o ensino fundamental e médio. Há um desinteresse geral dos Institutos e Faculdades pelas licenciaturas. Com isso, os professores saem despreparados para o exercício da profissão, com um nível de cultura geral e de informação extremamente baixo.

Parece importante reconhecer que o professor, para construir a sua profissionalidade, precisa recorrer a saberes da prática e da teoria. A prática cada vez mais vem sendo valorizada como um espaço de construção de saberes quer na formação de professores, quer na aprendizagem dos alunos. Entretanto, a prática que é fonte de sabedoria, torna a experiência um ponto de reflexão.

O professor não deve simplesmente conhecer com profundidade os conteúdos de sua disciplina, embora isto seja fundamental, mas precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e, com isso, ancorar os novos conhecimentos propostos. Ainda segundo Libâneo as emoções são muito mais fundamentais que os pensamentos, elas são a base para todas diferentes tarefas que um homem estabelece para si mesmo, incluindo as tarefas do pensar.

Há muitas razões para fortalecer os processos de pensar, uma delas é o potencial da educação e do ensino em desenvolver a reflexividade das pessoas, o que Giddens chama de nível de “reflexividade social”

As estratégias de ensino aprendizagem afirma “Anastasiou” é “A arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando á efetivação da ensinagem. As estratégias se articulam em torno de técnicas de ensino, as quais podem ser compreendidas como o conjunto de processo de uma arte, maneira, jeito ou habilidade de executar ou fazer algo (ação).”Muitas vezes a rotina e a repetição fazem o conhecimento prático tornar-se tácito e tão espontâneo que os profissionais não mais refletem sobre o que estão fazendo.

Daí a importância da reflexão como elemento fundamental para o desempenho da atividade prática. “Vasconcellos” nos explica que: ”o espaço de reflexão critica, coletiva e constante sobre a pratica é essencial para um trabalho que se quer transformador”.

Dentro da visão critica de avaliação é necessário observar o processo de aprendizagem, diagnosticar deficiências e ajudar o aluno a aprender. Aprender a olhar além do simples universo da avaliação classificatória, excludente, mas avaliar numa visão formativa buscar na essência uma melhoria na qualidade do próprio ensino. Precisa deixar de seu um instrumento de dar nota, punir, medir, quantificar para ser um instrumento de verificação das fraquezas dos alunos e também dos professores e de sua práxis, para atingir ao que o ensino se propõe: a aprendizagem

A avaliação da pratica do professor deve envolver também o aluno. Através de questionários abertos e livres sem medo de ouvir a verdade; por meio do dialogo com a classe, permitindo ao aluno expor suas duvidas criticas e propostas, o professor pratico reflexivo deve estar aberto a quaisquer sugestões e criticas que o ajudem a repensar-se como profissional a fim de reformular e melhorar a sua pratica.

Posso retirar das minhas aulas a diversidade dos temas e experiências que vivi, os bons exemplos que colhi nas discussões, nas novas perspectivas que me eram trazidas nas tuas aulas, nas reflexões que os temas propunha.

As aulas me proporcionaram um intenso exercício de produção do conhecimento contribuindo significativamente na minha profissão para desempenhar melhor meu papel de educador.

Mas para que as transformações das praticas se efetivem requer amplitude nas reflexões sobre á pratica desempenhada, sobre os contextos históricos, sociais e culturais da instituição na qual me encontro. Inserindo assim num processo de mudança para a construção de um novo saber-fazer que resgate a educação. Mas para isso cabe aos professores organizar, proceder ao conhecimento e á identificação de quem são seus alunos, o que pensam o que sabem suas expectativas, a visão que têm do que é ser um profissional.

É importante que tenhamos consciência de que o papel do professor e da escola, nesta nova sociedade mudou. Ainda que a escola e muitas vezes o próprio professor não tenha percebido isto.

A nova pratica pedagógica se baseia no diálogo constante entre a realidade vivida e a realidade passada, abolindo os conhecimentos prontos e acabados; viabilizando a reflexão, o debate, o questionamento da realidade facilitando a compreensão e interpretação dos fatos.

. Durante as primeiras aulas estive insegura sobre como seria meu desempenho, afinal teria que expor minhas duvidas, idéias para uma professora tão questionadora, desafiadora que faz pensar e tirar conclusões.

Que preza a pratica na formação do homem que pensa, analisa e encontra soluções para seus problemas. Observei que os conteúdos propostos exigiam esforços de aprendizagem e ajuda especifica onde você como mediadora nos tranqüilizava com segurança e sabedoria, nos fazendo refletir significativamente sobre o que aprendíamos demonstrando as contribuições no sentido de ajudar os alunos e a nós mesmos.

O contato com a disciplina e a mediadora foi prazeroso. Estou ciente de que vivenciamos algo diferente, especificamente ao realizar este memorial de fechamento da disciplina do curso. Esse processo auto-avaliativo diferente das demais que vínhamos fazendo, revelou sua necessidade de conhecer o ponto de vista da turma sobre a experiência vivenciada na construção do seu próprio conceito. Mesmo mediante leitura e releitura dos textos trabalhados nas aulas senti dificuldade em produzir algo, me senti insegura.

Depois de todas estas reflexões sobre os temas estudados que foram marcantes e significativos para mim, a meu ver é preciso muito empenho no processo de formação dos educadores, se desejamos contribuir para a mudança concreta da pratica educacional.

Referências Bibliográficas

VASCONCELLOS, Celso dos Santos, Para onde vai o professor?

Resgate do Professor como sujeito de Transformação. São Paulo: Libertad, 1995 (Coleção Subsídios Pedagógicos do Libertad; V.I)

Doutor em História e Filosofia da Educação. Professor Titular da UCG, no Departamento de Educação (EDU) e no Mestrado em Educação. E-mail: libaneojc@uol.com.br O texto refere-se a palestra realizada na UCG no dia 5 de agosto de 2003.

PIMENTA, Selma Garrido,

Docência no ensino superior/Selma Garrido Pimenta, Léa das Graças Camargos Anastasiou. –São Paulo: Cortez, 2002. - (Coleção Docência em Formação)

LUCKESI, Cipriano Carlos,

Fazer Universidade: Uma proposta metodológica/Cipriano Carlos Luckesi. [et.al] – 10 ed. São Paulo: Cortez,1998

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/metodologia-de-ensino-superior-1510206.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino superior

    ,

    aprendizagem

    ,

    universidade

    Comentar sobre o artigo

    Alcione Cunha

    Este artigo visa apresentar a importância do trabalho do coordenador pedagógico nas instituições de ensino superior, partindo do pressuposto que este profissional é fundamental no espaço acadêmico e que se mostra primordial o desenvolvimento de pesquisas que abordem a influência do mesmo na gestão de qualidade do ensino superior, a partir da formação e troca de experiências entre os profissionais desta área com objetivo de enriquecer os saberes e suas práticas.

    Por: Alcione Cunhal Educação> Ensino Superiorl 04/01/2012 lAcessos: 461
    Suelem Pinto

    Este artigo tem o objetivo de analisar as possibilidades de atuação do Psicopedagogo no Ensino Superior, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e consequentemente com o sucesso acadêmico e profissional dos discentes.

    Por: Suelem Pintol Educação> Ensino Superiorl 26/08/2012 lAcessos: 247
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O objetivo deste artigo é a busca pela compreensão sobre a prática docente da Educação Física no ensino superior. Para tal partiu-se do estudo sobre as noções sobre educação, delineando-se o papel do docente no ensino superior, destacando ainda algumas de suas funções didáticas metodológicas. Tudo isso sem deixar de mencionar sobre o papel e funções do Estado e do governo na universalização brasileira.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 06/07/2011 lAcessos: 306
    Fabiana Crivano

    Neste artigo, pretende-se refletir sobre o papel do ensino superior e a avaliação da aprendizagem no país. O ensino superior desenvolve habilidades críticas e criativas fazendo o cidadão pensar. É necessário educar, informar, qualificar e avaliar o cidadão, capacitando-o profissionalmente. As organizações educacionais geram fontes de recursos capazes de mover um mecanismo salutar, fornecendo bens coletivos aos cidadãos para o desenvolvimento do país.

    Por: Fabiana Crivanol Educação> Ensino Superiorl 01/08/2012 lAcessos: 758

    O artigo discute como um grupo de professores universitário atua utilizando novas tecnologias aplicadas á educação superior, em destaque o uso da Internet como meio auxiliar de aprendizado. Neste contexto utilizamos os referenciais de Masseto (2000), Law (1995), Almeida (2003), Ramos (1997), Rezende (2004), Borges (2000), Valzacchi (2003), dentre outros, fundamentando o tema deste trabalho. Para isto propomos um questionário para coleta de dados, onde analisamos 48 professores que atuam no ensino superior utilizando os recursos disponíveis que a internet oferece, tais como chat, fórum de debates, e-mails dentre outros, para melhorar a sua prática pedagógica.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educação> Ciêncial 06/09/2008 lAcessos: 56,688
    Janaina Silveira

    O presente artigo tem por objetivo analisar a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior. Tendo em vista que a EaD constitui-se um importante recurso para as pessoas que necessitam obter uma graduação, mas não tem tempo para frequentar aulas presenciais por conta, principalmente, do trabalho, faz-se necessário que se analise como ocorre o ensino e a aprendizagem em cursos à distância.

    Por: Janaina Silveiral Educação> Ensino Superiorl 10/03/2011 lAcessos: 965

    Este artigo tem por objetivo fazer algumas considerações sobre o trabalho do docente de Ensino Superior. O professor desta modalidade de ensino tem em suas mãos a grande responsabilidade de educar outros profissionais e além de se preocupar com a sua própria formação é preciso estar atento em todas as inovações que surgem para evitar o sucateamento do conteúdo e consequentemente formar profissionais incapazes de suprir as necessidades do mercado e da sociedade.

    Por: Shirley S Zaccarol Educação> Ensino Superiorl 07/09/2012 lAcessos: 289

    Este artigo trata da expansão da modalidade Educação a Distância no ensino superior. Apresenta-se um breve histórico da educação a distância no Brasil, destacando os programas de educação a distância voltadas para o ensino superior, comentando sobre o uso das novas tecnologias na educação, observando os dados estatísticos referentes a instituições de ensino superior.

    Por: marcia pereiral Educaçãol 02/09/2009 lAcessos: 4,264

    O presente trabalho possui seu desenvolvimento baseado em pesquisas bibliográficas, acerca das dificuldades de acesso dos estudantes a formação profissional, pois os estes após o término do ensino médio devem escolher em relação a sua formação profissional, chega o momento de escolher pelo ensino técnico profissional de nível médio ou pela formação acadêmica, este trabalho se baseia em confrontar essas duas realidades.

    Por: HEBISONl Educaçãol 02/06/2011 lAcessos: 905

    Este artigo trata da importância da postura do professor universitário no desenvolvimento do aluno e como uma Filosofia Confessional influencia neste propósito. Para isso verificamos o papel das Instituições confessionais protestantes no processo da Educação Universitária do país. Para melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória em forma de entrevista com alunos de uma Instituição confessional Protestante com o objetivo de saber qual a relação que eles têm com seus professores.

    Por: JACKSON ROBERTO DE ANDRADEl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014 lAcessos: 13
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em toda minha vida. Apenas sonhei. Em não ser. O que sou. Não teria nem mesmo preposição. Axiomática. Desejo ser diferente. O que de fato não sou. Serei todos os meus sonhos perdidos. Esquecidos no mimetismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 19/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que vejo no mundo político. Uma guerra indelével. Na defesa de duas tendências. Ambos as forças políticas. Defende o mesmo modelo. Fundamentado no liberalismo econômico. Nao existe ideologia de esquerda no Brasil. Apenas uma acepção imperscrutável. Ao silêncio da ignorância nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 18/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ver e perceber. Apenas a parcialidade da compreensão. E que poderá ser sempre a distorção. Como de fato costuma ser. Dado a natureza do mundo representativo. Significando o desejo do engano. As fantasias dos sonhos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito da teoria da evolução formulada por Charles Darwin 1809-1882, quem melhor organizou a ideia de como as espécies evolui a partir uma das outras, na superação de elos inferiores, criando as diversidades das mesmas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/10/2014
    Abrew Amambahy

    A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impu

    Por: Abrew Amambahyl Educação> Ensino Superiorl 23/10/2010 lAcessos: 498
    Abrew Amambahy

    Teorias abrangentes sobre os problemas sociais e culturais do ensino aos estudos mais detalhados sobre o que passa no dia a dia na relação dos professores com seus alunos. o compromisso com a necessidade de encontrar uma saída para as questões da educação brasileira,

    Por: Abrew Amambahyl Educação> Ensino Superiorl 23/10/2010 lAcessos: 523
    Abrew Amambahy

    Psicopedagogia, muitos ainda questionam sobre a função do psicopedagogo nos diversos âmbitos: educação, saúde, ação social, clínica e institucional.

    Por: Abrew Amambahyl Educação> Ensino Superiorl 09/01/2010 lAcessos: 1,473
    Abrew Amambahy

    Sabemos também que a atitude do professor, a forma como ele interage com a classe, como direciona o seu fazer pedagógico está relacionado às suas concepções de homem e de mundo, sejam elas conscientes ou inconscientes

    Por: Abrew Amambahyl Educaçãol 06/12/2009 lAcessos: 3,186 lComentário: 1
    Abrew Amambahy

    O psicopedagogo necessita de uma visão amplificada levando em conta seu mundo interno e externo, considerando o educando em sua inserção social, educacional e familiar, com enfoque psicanalítico clássico que contempla a questão da aprendizagem.

    Por: Abrew Amambahyl Educação> Educação Infantill 06/12/2009 lAcessos: 2,145
    Abrew Amambahy

    Os professores têm grande responsabilidade na construção da cidadania pela sua pratica social. Sendo referencias e exemplos para seus alunos, como mediadores tem também a responsabilidade de ajudar a organizar a auto-imagem do outro. Estimular debates, troca de experiências, o respeito a diversidade e á democracia, o direito de ter opinião, a pratica da argumentação e da defesa de idéias que tenham como objetivo maior garantir a liberdade, a justiça social e a igualdade. Quanto aos coordenadores devem estimular a participação, não ter um projeto pronto e impor essa proposta. Há que levar em consideração o valor dos colegas

    Por: Abrew Amambahyl Educaçãol 06/12/2009 lAcessos: 961
    Abrew Amambahy

    No século XVIII o corpo é descoberto enquanto uma fonte inesgotável de poder, enquanto máquina, sistema e disciplina. É simultaneamente dócil e frágil, algo possível de manipular e facilmente adestravel, enfim, susceptível de dominação. A disciplina dos séculos XVII e XVIII é diferente de todo o tipo de massificação anteriormente aplicado, foge largamente dos princípios de escravização e de domesticidade das épocas clássicas, é uma utilização do corpo para determinados fins. Ela fabrica corpos dóceis, submissos, altamente especializados e capazes de desempenhar inúmeras funções.

    Por: Abrew Amambahyl Educação> Ensino Superiorl 27/11/2009 lAcessos: 1,352
    Abrew Amambahy

    A página fala sobre a importância da reunião de pais e da participação das famílias dentro de um projeto educativo na escola e algumas dicas para os professores de como aproveitar ao máximo o encontro com os responsáveis pelos alunos.

    Por: Abrew Amambahyl Educaçãol 27/11/2009 lAcessos: 12,474

    Comments on this article

    0
    Expedito Rodrigues de Lima 04/05/2010
    Se possível queria receber informações concretas de como trabalhar a língua espanhola no ensino médio bem como a língua inglesa.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast