O contexto escolar e a construção da visão interdisciplinar

Publicado em: 11/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 163 |

Nós professores devemos incentivar os nossos alunos a construir uma relação entre o que é discutido em sala de aula com a sua realidade, os nossos alunos devem perceber que a sua participação é importante para a escola. As atitudes voltadas para a superação de visões de qualquer ordem, sem encobrir ambigüidades torna-se necessário, sobretudo, para superar o individualismo e a falta de recursos, do contrário vai-se criar apenas um novo modismo em educação.

Dentro do contexto educacional, visualiza-se um futuro cada vez mais interligado as pesquisas interdisciplinares, apesar de se deparar constantemente com barreiras dentro do sistema escolar, onde ocorrem à dissociação do saber; quando na realidade, o que unifica este saber é a integração e a relação das disciplinas. Silva (1994, p.41) enfatiza que:

"[...] a inovação, ao provocar mudanças no cotidiano, alterando rotinas,

comportamentos cristalizados, hábitos arraigados, provoca reações

antagônicas entre os que querem continuar na rotina e os que querem

exercer a criatividade e o novo.

A rotina fincada na tradição reforça a segurança, pois representa o

conhecimento, o estabelecido, o automatizado, o hábito adquirido. E a

segurança de esperar que tudo continuará como está. A inovação fincada na mudança é a aspiração pelo desconhecido, onde a incerteza, a necessidade de novas aprendizagens e as dúvidas quanto aos resultados se a evoluo."

 

A interdisciplinaridade tem por finalidade transformar a realidade dos educandos dando a eles as possibilidades de reflexão e questionamento. Como então trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas? Ainda temos professores que não tomaram conhecimento do seu significado e não estão consciente de sua importância, os mesmos preocupam-se com questões mais corriqueiras como falta de material  básico escolar. Hoje a escola não conta exclusivamente com um próprio contexto para a construção do conhecimento, a família, a mídia, são fatores que interferem na construção dos conteúdos escolares. Na verdade, a interdisciplinaridade baseia-se nas possibilidades de relacionar as disciplinas em atividade e projetos de pesquisa e ação.

Podemos encaixar a informática como um recurso pedagógico capaz de facilitar a interdisciplinaridade, de reorganizar e estabelecer novas relações entre conceitos científicos e estes próprios com elementos capazes de explicar os princípios da informática. Na sociedade atual, os sistemas tecnológicos fazem parte do mundo produtivo, cirando novas formas de organização e transformação. Nesse sentido Machado (1995) conclui que:

"Juntamente com a informática e a Cibernética, o computador é um tema transdisciplinar e que favorece enormemente o trabalho interdisciplinar.

Ao usar o computador, o aluno deve tornar-se o responsável pela construção de seu conhecimento, através da busca, da seleção e do inter-relacionamento de informações significativas. Supera-se com isso a dicotomia ensino e pesquisa.

O professor deve, portanto, possibilitar, de forma intencional, o ciclo descrição – execução – reflexão - depuração ao planejar as suas atividades e, assim propiciar e garantir a construção do conhecimento de seu aluno com a utilização do computador como uma ferramenta para o trabalho proposto.

Na sociedade atual as transformações estão acontecendo de forma acelerada. A presença das redes eletrônicas no processo ensino aprendizagem cria um novo ambiente, fazendo com que a escola exija profissionais com uma qualificação mais plural.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-contexto-escolar-e-a-construcao-da-visao-interdisciplinar-5116161.html

    Palavras-chave do artigo:

    interdisciplinaridadem escola

    Comentar sobre o artigo

    A escola para a maioria das crianças brasileiras é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, e as crianças que durante sua vida escolar esporádica ou mais frequentemente os assim chamados, crianças com "distúrbios de aprendizagem" ou "problemas de aprendizagem" ou dificuldade de aprendizagem", quando não adequadamente tratados esses distúrbios, com certeza podem aumentar e se ampliar de tal forma que chegam a provocar acentuado insucesso escolar.

    Por: Cátia Martins Bernardes Lenzil Educação> Ensino Superiorl 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Resultado direto da Revolução Comercial, do mesmo modo, produto da ideologia política renascentista e posteriormente, da Filosofia iluminista.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplo da Inglaterra. O Parlamento resultou. De uma conciliação dos poderes. Entre a nobreza e a burguesia. Sendo que Coroa reina. Mas apenas a burguesia governa.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O seguinte motivo: não era nacionalista, Jesus defendia o domínio romano sobre os judeus, justificando que o povo pagasse imposto a Roma. Barrabás fora colocado em liberdade, pois defendia a luta armada para Israel libertar-se do domínio romano.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    Este artigo trata da importância da postura do professor universitário no desenvolvimento do aluno e como uma Filosofia Confessional influencia neste propósito. Para isso verificamos o papel das Instituições confessionais protestantes no processo da Educação Universitária do país. Para melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória em forma de entrevista com alunos de uma Instituição confessional Protestante com o objetivo de saber qual a relação que eles têm com seus professores.

    Por: JACKSON ROBERTO DE ANDRADEl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    RESUMO Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimensões continentais. A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em

    Por: Joiciane de Sousa Santosl Educação> Ensino Superiorl 21/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Dado ao caráter emergencial da fome generalizada, povos africanos têm que se alimentar de animais portadores de tais vírus, que são mortais ao organismo humano, como cobras, ratos, morcegos e o chimpanzé.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014 lAcessos: 15
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Motivado pelo conflito contra os ingleses com objetivo de controlar o norte da França, o referido monarca, formou um grande exercito, sustentados por impostos cobrados no território nacional.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/10/2014

    O Grupo Escolar Fausto Cardoso nasceu no governo do saudoso Gracho Cardoso, administração que primou pela a ação administradora do desenvolvimento da educação, dentro das possibilidades do tesouro; governo que compreendia que "a educação é um direito de qualquer indivíduo

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 129

    A geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que se perceba como participante do espaço que estuda, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 148

    Para entendermos melhor a relação professor e aluno, devemos voltar alguns anos atrás, mais precisamente para a velha Grécia a fim de revermos a situação do preceptor e o seu discípulo.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 287

    De acordo com Ivani Fazenda (ano) a interdisciplinaridade chega ao Brasil por volta da década de 60 com uma série de distorções, pois queriam se aventurar ao novo sem reflexão, sem mesmo saber o que significava, somente por que estava na moda, sem medir as conseqüências. No Brasil os movimentos da interdisciplinaridade repercutiram nas mesmas décadas da Europa: 70,80,90.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 371

    Para o entendimento de qualquer conceito devemos promover uma revisão histórica. Interdisciplinar é uma palavra do século XX. A origem intelectual do conceito de interdisciplinaridade subjacent'e, no entanto, é muito mais antiga. No Ocidente, as idéias fundamentais de ciência unificada, síntese e integração do conhecimento foram desenvolvidas pela filosofia antiga.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 360

    Quando falamos de memória oral, estamos falando da história de vida, da pesquisa, entrevista, todos eles são recurso que possibilita resgatar as memórias individuais, e coletivas, com o objetivo de poder interpretar todo esse material.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2011 lAcessos: 129

    Porque alguns alunos perdem o interesse em aprender geografia: acham muito chata, pois eles se preocupam mais com Português e Matemática por ser mais requisitada em concursos? Portanto, nós professores de geografia temos que buscar outras soluções de praticar nossas aulas de maneira que leve os alunos a terem uma participação, dando mais dinamismo.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2011 lAcessos: 230

    As novas tecnologias vêm modificando a relação do homem com o seu espaço, pois encontramos recursos tecnológicos em todos os lugares. A escola não pode ficar excluída dos avanços da tecnologia, mais na atualidade não precisamos nos preocupar com essas exclusão pois a chegada dos laboratórios de informática os LTE nas Escolas da rede Estadual de Ensino.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2011 lAcessos: 81
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast