O Papel Do Professor No Processo Ensino - Aprendizagem Face Das Continuas E Rápidas Mudanças Advindas No Decorrer Do Séc. Xxi

Publicado em: 12/04/2008 |Comentário: 26 | Acessos: 368,666 |

O papel do professor no processo ensino - aprendizagem face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI.

As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.

Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão: A paixão faz parte da vida... a vida é uma paixão eterna. Aprender é uma constante e ensinar uma dádiva.

O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.


A secura e distanciamento entre professor e aluno devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que aluno seja levado a querer aprender... A desejar sempre mais e que o educador sinta-se como um elemento de importância fundamental na vida daquele aluno que levará para sempre os ensinamentos adquiridos.

Os docentes devem ser preparados para a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos.

Ocorre que ao ensino médio é exigida formação especifica para ministrar aulas, enquanto para o ensino superior não há tal exigência, fato este que deve ser mudado, uma vez que para transmitir conhecimentos não basta apenas tê-los... mais que isso o educador deve ter a formação necessária para tal.

Existem profissionais extremamente habilitados para militar em suas respectivas áreas e ainda munidos de profundo conhecimento, entretanto limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos.

Enfim, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo - aluno- e não, simplesmente, um transmissor de disciplinas. O professor deve ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 70 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-professor-no-processo-ensino-aprendizagem-face-das-continuas-e-rapidas-mudancas-advindas-no-decorrer-do-sec-xxi-385590.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino superior

    Comentar sobre o artigo

    Perspectiva e organização das políticas educacionais para o ensino superior em angola: contextualização dessa modalidade de ensino no período de 2000 a 2011. O presente trabalho trata da contextualização do Ensino Superior de Angola (2000-2011) em sua caracterização como Política Educacional. Trata das dificuldades encontradas na sociedade angolana de libertar-se dos grilhões do período colonial, buscando superar as diversas precariedades do sistema educacional ainda vigente no País.

    Por: JOANA PESSOA CARVALHOl Educação> Ensino Superiorl 29/05/2013 lAcessos: 342
    Suelem Pinto

    Este artigo tem o objetivo de analisar as possibilidades de atuação do Psicopedagogo no Ensino Superior, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e consequentemente com o sucesso acadêmico e profissional dos discentes.

    Por: Suelem Pintol Educação> Ensino Superiorl 26/08/2012 lAcessos: 250
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O objetivo deste artigo é a busca pela compreensão sobre a prática docente da Educação Física no ensino superior. Para tal partiu-se do estudo sobre as noções sobre educação, delineando-se o papel do docente no ensino superior, destacando ainda algumas de suas funções didáticas metodológicas. Tudo isso sem deixar de mencionar sobre o papel e funções do Estado e do governo na universalização brasileira.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 06/07/2011 lAcessos: 309

    O presente trabalho possui seu desenvolvimento baseado em pesquisas bibliográficas, acerca das dificuldades de acesso dos estudantes a formação profissional, pois os estes após o término do ensino médio devem escolher em relação a sua formação profissional, chega o momento de escolher pelo ensino técnico profissional de nível médio ou pela formação acadêmica, este trabalho se baseia em confrontar essas duas realidades.

    Por: HEBISONl Educaçãol 02/06/2011 lAcessos: 909

    Este artigo trata da expansão da modalidade Educação a Distância no ensino superior. Apresenta-se um breve histórico da educação a distância no Brasil, destacando os programas de educação a distância voltadas para o ensino superior, comentando sobre o uso das novas tecnologias na educação, observando os dados estatísticos referentes a instituições de ensino superior.

    Por: marcia pereiral Educaçãol 02/09/2009 lAcessos: 4,295

    Este artigo tem por objetivo fazer algumas considerações sobre o trabalho do docente de Ensino Superior. O professor desta modalidade de ensino tem em suas mãos a grande responsabilidade de educar outros profissionais e além de se preocupar com a sua própria formação é preciso estar atento em todas as inovações que surgem para evitar o sucateamento do conteúdo e consequentemente formar profissionais incapazes de suprir as necessidades do mercado e da sociedade.

    Por: Shirley S Zaccarol Educação> Ensino Superiorl 07/09/2012 lAcessos: 296

    Marialva de Sousa Oliveira Há de se considerar a necessidade de respeito à identidade das Instituições que se dedicam à nobre tarefa de educar que se propõem à formação de profissionais de nível superior. Contudo, o que se tem visto é a falta de compromisso por parte dos dirigentes com essa problemática. Palavras – chave: Ensino Superior, Educação nacional, respeito. Graduada em Geografia; pós-graduada em Gestão Ambiental e pós graduanda em psicopedagogia.

    Por: Maril Educação> Ensino Superiorl 27/09/2010 lAcessos: 508

    O artigo discute como um grupo de professores universitário atua utilizando novas tecnologias aplicadas á educação superior, em destaque o uso da Internet como meio auxiliar de aprendizado. Neste contexto utilizamos os referenciais de Masseto (2000), Law (1995), Almeida (2003), Ramos (1997), Rezende (2004), Borges (2000), Valzacchi (2003), dentre outros, fundamentando o tema deste trabalho. Para isto propomos um questionário para coleta de dados, onde analisamos 48 professores que atuam no ensino superior utilizando os recursos disponíveis que a internet oferece, tais como chat, fórum de debates, e-mails dentre outros, para melhorar a sua prática pedagógica.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educação> Ciêncial 06/09/2008 lAcessos: 56,692
    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    A evasão escolar tem sido um lema intensamente debatido, principalmente com relação ao ensino fundamental. O texto se propõe a discutir as questões relativas a evasão escolar no ensino superior, considerando as variáveis internas e externas ao fenômeno. Ao considerarmos os diferentes aspectos da evasão escolar em todos os níveis de ensino, especialmente no ensino superior apontamos, ao final, alguns dos aspectos mais relevantes do fenômeno. A evasão escolar é um problema muito grave desde a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ensino Superiorl 19/11/2013 lAcessos: 143
    Janaina Silveira

    O presente artigo tem por objetivo analisar a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior. Tendo em vista que a EaD constitui-se um importante recurso para as pessoas que necessitam obter uma graduação, mas não tem tempo para frequentar aulas presenciais por conta, principalmente, do trabalho, faz-se necessário que se analise como ocorre o ensino e a aprendizagem em cursos à distância.

    Por: Janaina Silveiral Educação> Ensino Superiorl 10/03/2011 lAcessos: 978

    A descoberta dos números surgiu através de estudos sobre a humanidade e como se processa a aprendizagem da matemática em nosso cérebro.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana. A internet é, atualmente, uma fonte quase que inesgotável de informações e referências. Isso gerou algumas situações características...

    Por: Valter Ribeirol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Da cosmologia grega. As não substancialidades. Das essências. Tudo flui. Nada persiste o mesmo. Nem mesmo a mudança. O ser não é mais. O que virá a ser. Apesar de ser o futuro. A negação do eterno presente. Do mesmo modo o mundo. E todas as formas de movimento. A vida é uma eterna transformação. Nada se sustenta em si mesmo. Acepção do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O termo reciclagem em geral, quer dizer, o retorno da matéria-prima, sendo usado pela população para indicar o conjunto de operações envolvidas no aproveitamento dos dejetos/detritos e seu futuro reaproveitamento. A intenção principal este projeto foi conscientizar e sensibilizar os alunos de que a participação efetiva é indispensável para a obtenção de um meio ambiente saudável, que promova o desenvolvimento sem destruir os recursos naturais.

    Por: Patrícia Maria Barros Piovezanl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A indiferença do povo brasileiro, em relação à Segunda Guerra Mundial, o governo de getulista desenvolve a compaixão popular, como forma de sustentação no poder, com o objetivo de ter em mãos o Estado.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Certa vez disse Einstein. A respeito da epistemologia. É necessário desenvolver centenas. De análises. Para que algum pensamento. Possa ter fundamento. Mas de certo modo, o conhecimento profundo. É apenas intuitivo. Desse modo pude chegar à natureza. Da essência do fundamento do mundo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014

    A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), publica documento de análise e construção de um marco quantitativo destinado ao setor educacional privado, de extrema utilidade para estudiosos e pesquisadores educacionais, tanto dos setores privado quanto público.

    Por: Central Pressl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Nessse artigo nossa abordagem será em torno da alfabetização das crianças de escolas públicas e a adoção do construtivismo enquanto metodologia e não como concepção de Piaget, face a exposição das crianças no campo da observação e experimentação.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 11/11/2014 lAcessos: 11

    Estamos chegando aos nossos limites! Estamos a cada dia, mais e mais, cansados de tanta corrupção, de tanta falta de respeito e, portanto, de tanto descaso para com os valores éticos. O consumidor tem os olhos atentos e a tendência é que fiquem mais atentos ainda às empresas destituídas de ética.

    Por: Degmar Augusta da Silval Negócios> Gestãol 25/01/2009 lAcessos: 4,352 lComentário: 1

    Mas a questão aqui tratada não é sobre o que comprar ou não comprar para o natal...aqui queremos relembrar que o significado do natal é muito maior que presentes e se tivermos que presentear alguém, esse alguém é Jesus, entretanto podemos presentear Jesus e nossos irmãos ao mesmo tempo...podemos através de gestos ou atitudes alegrar corações, abrir sorrisos em rostos tristes, amparar os desamparados e devolver esperança aos que já não as tem.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/12/2008 lAcessos: 405

    Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/12/2008 lAcessos: 13,831

    É bom ressaltar, que tais atitudes não devem se ater à épocas natalinas...onde todo cidadão enche o peito para dizer: eu ajudei a creche tal...eu comprei fraudas pro asilo fulano de tal...nós da empresa X promovemos uma arrecadação de alimentos. Que fique bem claro: Ser socialmente responsável não é nenhum favor prestado pela empresa e sim o complemento de um ciclo, uma vez que a empresa extrai da sociedade e do meio ambiente, recursos para sua produção.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/11/2008 lAcessos: 246

    A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 29/10/2008 lAcessos: 40,306 lComentário: 10

    Poucas são as pessoas que passam por nossas vidas e nos amam pelo que somos e não pelo que temos, e raras são as que nos acompanham nos piores momentos... por serem tão raras deveríamos dar mais valor as que estão ou estiveram ao nosso lado, pois um dia elas nos farão falta...

    Por: Degmar Augusta da Silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/10/2008 lAcessos: 270

    Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 10,796

    A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscarem o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 3,645

    Comments on this article

    0
    layse 27/10/2011
    Degmar,estou fazendo Docência no Ensino Superior, adorei seu artigo, gostaria muito de ter seu email para tirar umas duvidas achei que você tem uns pensamentos muito parecidos com os meus, pelomenos referente ao artigo, me sinto meio perdida no meio de professores que nao dao uma base para que possamos seguir em frente com nossos trabalhos academicos.
    0
    Manoel Gomes Vilanova 07/09/2011
    O metodo de avaliaçao aos nossos discentes, imposto pelo mec, no meu entender deixa muito a desejar, quer seja no ensino fundamental ou no ensino superior, pois avaliar corretamente nao é punir com reprovaçao, mas também nao significa da acesso ao próximo ano, quando percebemos que o aluno as vezes nem avaliado foi para está no ano que se encontra. E preciso muito cuidado na avaliaçao, pois temos muita quantidade e pouca qualidade, isso é ruim pros futuros profissionais.
    0
    Cláudio Sobrinho 05/09/2011
    O ensino superior é algo sublime para nossa carreira,mas precisamos de respeito pois as propagandas que saem a respeito do professor aquilo é tudo hipocresia.
    0
    Aristides Filipe 02/08/2011
    Vocês estão saindo bem, continuem colocando conteúdos educativos, pois é este o meu tema de defesa de graduação de ensino médio. Obrigado, muito obrigado mesmo por terem posto este artigo na net...One Love
    0
    Alice Cidalia 29/07/2011
    O ensino superior voltados anos e as transformaçoes dos seculos, tem vindo a aumentar mas e necessario que se exija a qualidade , no que concerne a formacao do docente
    0
    vera beatriz de medeiros 26/03/2011
    parabéns pelo teu artigo, pois sou professora, atuando a educação fundamental e ensino medío,temos que desenvolver aprendizagem, com muito carinho e atenção, amor em tudo que se faz.
    1
    MARIA DOS ANJOS TEODORO BARBOSA 12/01/2010
    Degmar.Parabéns!obrigada;parabéns pelo artigo;vou prestar concurso para o cargo de professor P1 domingo e um dos conteúdos de estudo é este.
    2
    Flávia 23/11/2009
    Gostei muito desse artigo, pois sou professora, atuando na educação infantil, onde está a base de todo odesenvolvimento da aprendizagem e concordo que tem que haver uma doação mútua e muito amor no que faz
    1
    Dhayyanna Silva 13/11/2009
    oi parabéns pelo artigo viu estou ja no final de minha pós garduação de pegagogia e adorei ler seu artigo parabéns e muito sucesso
    1
    Jurema Sprada 13/11/2009
    Degmar, Boa Tarde!
    Li o seu artigo, sou da área da educação há 24 anos, acompanhei muitas mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Concordo com você quando você se refere a formação docente, a dedicação do profissional e fazer com amor, mas chamo sua atenção aos reflexos das distorções dos princípios e valores decorrentes dessa corrida maluca por "ter". sugiro sua leitura do meu artigo, pois acredito que se completam.
    Forte abraço.
    Jurema Sprada
    1
    Lúcia Lopes 14/10/2009
    Li seu artigo e compartilho da mesma apinião de que o carinho e a empatia do
    aluno/professor faz a diferença no processo ensino-aprendizagem.Tendo em vista
    que os conhecimentos vão além dos conteúdos administrados em sala de aula.
    Parabéns.
    1
    lorena 05/10/2009
    quero beijar
    1
    juliana 16/09/2009
    Adorei o artigo é de grande contribuição para quem esta pesquisando para fazer trabalhos nesta aréa...
    Parabéns e obrigada.
    2
    janio de souza 10/09/2009
    Ola Degmar!
    Achei um pouco romantico... porem nossa gração é romantica né mesm!
    Obrigado!
    Quando andares... ande com seus proprios pés... no chão!
    2
    marajane vieira 02/09/2009
    nossa gostei muito do seu artigo...eu curso ciências biológicas licenciatura ,e tenho q apresentar um trabalho sobre aprendizagem e ensino,e o seu artigo me deu otimas ideias...e eu acredito q o professor nao deve ser um amaquina de ensinar, ele tem q selecionar objetivos,métodos de ensino diferentes para q o aluno poss ase interressar mais pelas aulas ...bjoooooosss...sucessooooo.....
    2
    celma 29/08/2009
    achei otimo esse texto, mostra uma coisa muito importante que é essa relação de paixão entre professor aluno, sou formada em pedagogia e estou sempre procurando coisas novas.
    4
    jassiara 18/05/2009
    eu preciso partisipar desse concuso
    2
    Leandra 07/05/2009
    Gostei muito do artigo.
    Parabéns!
    Estou na etapa final do meu curso e minha monografia é na área da educação, especificamente sobre "Insatisfação docente" e, irei tratar desse tema "Processo ensino-aprendizagem".
    Gostaria muito de saber se vc tem mais artigos nessa linha de raciocínio ou se tem algum outro material que possa me ajudar.
    Desde já, agradeço-a pela atenção!
    2
    Line 27/03/2009
    olá vou ser professora futuramente e gostei do seu artigo muito interesante uma ótima pesquisa para um bom trabalho trabalho escolar
    3
    Valda Santana 21/02/2009
    Prabens pelo artigo,etava pesquisando sobre a função do professor no ensino de ciêcia e este texo foi importante para meu tema,estou no V período de licenciatura em pedagogia.Obrigada continui a contribuir.
    2
    Degmar 09/02/2009
    Olá Vicente, obrigada por sua participação e desde já me coloco em posição partilhada aos seus comentários...Creio que exista um \\\\\\\"comodismo\\\\\\\" de ambas as partes e a sociedade num tdo sai perdendo...
    Abraços
    3
    Vicente 06/02/2009
    Olá Degmar gostei do seu artigo, sei da importância do professor transmitir bem o conhecimento, mas quero lembrar que o conhecimento não só é construído pelo professor, mas também pelos discentes que já vem com uma carga cultural muito grande de casa, e creio que isso não deve ser ignorado pelos professores.
    Mas um problema que eu vejo hoje na educação é que ainda estamos na cultura da educação bancaria, que o estudante espera tudo mastigado do professor, e este não ensina que o estudante pesquise, e que o conhecimento não fica restrito somente ao conhecimento do professor.
    Essa cultura que está fortemente presente na educação brasileira, por isso que no enade, e no enem os estudantes tem um baixo aproveitamento no desempenho, por causa dessa preguiça de se pensar, e o pensamento só é construído através da pesquisa.
    3
    Degmar 03/06/2008
    Obrigada Diego!
    bjus.
    2
    Diego 02/06/2008
    Deg sem dúvida um dos seus melhores artigos, já que de forma tão clara expõe a educação superior na atualidade.
    Beijos
    2
    Degmar 29/05/2008
    Obrigada e continue acessando...Bjus.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast