Os problemas ambientais da atualidade – A água

Publicado em: 17/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 8,232 |

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista e de Produção

Água

Os problemas ambientais da atualidade, como o aquecimento global, desmatamento, desertificação, extinção de espécies, descartes inadequados de resíduos industriais (altamente contaminante) e lixo urbano, são objetos de estudos constantes dos especialistas.

São diversos os questionamentos sobre a própria continuidade e sobrevivência do planeta principalmente pela possibilidade da escassez de água pura em um futuro próximo.

O crescimento econômico mundial, a constante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável.

A sociedade se organiza e cobra esforços mais eficazes dos líderes mundiais para alterar esse quadro de previsões sombrias. Aos poucos começam a se disseminar um novo modelo sustentável de desenvolvimento, portanto, faz-se necessário a execução de ações e políticas públicas e privadas, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, e adoção de novas tecnologias não exaustoras do meio ambiente.

Precisamos investir no gerenciamento racional dos recursos naturais sustentáveis, que surgem para integrar os processos de crescimento econômico mundial, precisamos ainda preservar os recursos naturais ainda intocáveis.

As Empresas vivem hoje um grande paradigma, que é crescer sem causar impactos ao Meio Ambiente, como usar bem e de forma eficiente os recursos, e como incorporar a Qualidade Ambiental à Qualidade Total.

Os novos produtos ou serviços deverão estar em conformidade com Normas Ambientais tanto nacionais e até normas internacionais, utilizarem cada vez menos recursos ambientais não renováveis e serem Empresas reconhecidas pelo envolvimento na Responsabilidade Social e Ambiental.

O Cenário de Hoje

As altas taxas de crescimento, tanto populacional urbano quanto econômico, neste caso principalmente o industrial e o agrícola, traz um cenário que certamente será acompanhado pelo aumento da demanda de água. É fundamental a adoção de práticas como o uso racional e eficiente da água, gestão de efluentes e do reuso das águas, na redução de despejos de efluentes no corpo receptor e a reutilização dessa água com estabelecimento de níveis de tratamento recomendados.

As possibilidades e formas potenciais de reuso dependerão, evidentemente, de características, condições e fatores locais, principalmente decisões políticas, esquemas institucionais, disponibilidade técnica e fatores econômicos, sociais e culturais.

Os setores industriais, as agro-indústrias, os de serviços incluindo nesse caso os grandes Empreendimentos Comerciais e Condomínios, que são importantes usuários de água e grandes geradores de efluentes, precisarão adotar novos modelos de consumo e de geração desses efluentes.

Artigo Publicado no Engenharia no dia a dia - Disponível em: http://engenharianodiaadia.blogspot.com/

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/os-problemas-ambientais-da-atualidade-a-agua-2660393.html

    Palavras-chave do artigo:

    aia

    ,

    clima

    ,

    comunidade

    Comentar sobre o artigo

    rossana oliveira graffigna

    Acredita-se que foi a partir da Revolução Industrial que as mudanças climáticas tiveram seu aceleramento. Segundo dados científicos da Convenção-Quadro das Nações Unida sobre Mudanças Climáticas - da qual fazem parte mais de três mil cientistas - foi a partir daí que a emissão de gases poluentes na atmosfera tiveram um considerável aumento, causando significativas alterações climáticas. O presente artigo trata sobre as discussões mais relevantes em nível internacional sobre as mudanças do clima.

    Por: rossana oliveira graffignal Direito> Doutrinal 26/02/2010 lAcessos: 1,732

    O meio ambiente bem comum de uso do povo. O tema abordado neste trabalho tem como finalidade o seguinte questionamento: há instrumentos legais e administrativos para proteger e conservar o meio ambiente? O objetivo geral: confrontar aspectos positivos e negativos sobre a preservação e conservação ambiental, uma vez que há legislações e doutrinas, que disciplinam o tema, mas não conseguem atingir essa meta legal na sua totalidade.

    Por: joão batistal Direito> Legislaçãol 15/05/2012 lAcessos: 343
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em dezembro de 1922. Após a grande revolução Socialista Soviética. Comandada pelo exuberante intelectual Lenin. Foi organizado o Congresso Panrusso dos Sovietes. Com o seguinte objetivo. A fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. URSS.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Nunca transferi poder a ninguém. Portanto, toda forma de poder a meu respeito é ilegal. O que é verdadeiro a princípio. O poder fundamenta-se em fontes da ilegalidade. Pois o transferido não representa a vontade popular.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Maria Elena Guimarães Regiani

    Com o passar dos anos e o desenvolvimento da sociedade, temos a pretensão de formar cidadãos criativos, aptos a tomar decisões, coerentes, autônomos e competentes. E para esta formação é necessário que se enriqueça o cotidiano escolar com a ajuda do brincar, do interagir e estar juntos, pois o emocional e afetivo faz parte deste momento tão peculiar da infância.

    Por: Maria Elena Guimarães Regianil Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015 lAcessos: 15
    Edjar Dias de Vasconcelos

    De fato é algo magnífico, como o universo é infinito, nele mesmo encontram-se infindáveis planetas. Pensar em trilhões é muito pouco. O que mais encanta, toda essa beleza é obra do acaso, não existindo nenhuma razão ser. O universo é o mais profundo insignificado dele mesmo. Teve início pelo princípio do nada, ou seja, produção do próprio vácuo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A formação do povo grego resultou da miscigenação de quatro grandes povos indo europeus. Que são os Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios. O território grego no período homérico sofreu sucessivas invasões do ano 2000 antes de Cristo, a 1200 da mesma era. Esses povos fundaram diversas cidades. Com efeito, a cultura grega antiga como hoje entendemos não é originalmente grega, como erradamente entendida. O helenismo é produto do mundo indo europeu.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito do conhecimento científico, o real é sempre uma luz projetiva cheia de sombras. Bachelard formação científica com sustentação filosófica. A revolução desencadeada pela teoria da relatividade de Einstein possibilitou na Física uma eminente evolução sem parâmetros.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/01/2015
    Francisco Eudes Rocha

    A maioria dos seres humanos, a partir de sua infância, dentro de uma abrangência de mais de dois bilhões de crianças, nasceram na fé do criacionismo, foram orientadas e estavam convictos de uma linda origem, grandiosa e cheia de valores inestimáveis, ensinados que a partir de um ser superior e sobrenatural, movidos pela disciplina e exemplo, a partir da educação dos pais, tiveram que se orientar pela cultura lá fora.

    Por: Francisco Eudes Rochal Educação> Ensino Superiorl 22/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Uma flor. Perdida ao deserto. Ao meio do silêncio. Esperando pela madrugada. Na esperança que água do sereno. Possibilite suportar. O hidrogênio do sol. Ao meio dia. Evitando que sol. Queime o brilho Que exauriria de suas pétalas. Deixando. Suas rosas cheias de esperança. Os últimos sinais. Que pudesse no deserto. O sol diminuir a distância. Criar outras estações. E o brilho da luz. Desacochar-se no encantamento. Exaurindo o perfume suave. Das mais belas flores.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2015
    Eng. Jorge Paulino

    Os benefícios para a sociedade com a introdução de uma nova opção aos sistemas de transmissão de dados atualmente disponíveis no mercado com redução nos custos aos consumidores.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 213
    Eng. Jorge Paulino

    A importância da Engenharia de Manutenção aplicada a gestão das empresas, se torna cada vez mais visível a medida que a necessidade de se tornar competitivo de maneira sustentável se apresenta! O conhecimento e direcionamento para a aplicação de suas metodologias pode representar de maneira singular o diferencial para a obtenção do sucesso!! Depoimento do Leitor Thiago Dutra

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 576
    Eng. Jorge Paulino

    Em tempos de crise, o marketing assume um importante papel no desenvolvimento e fixação da marca e/ou do produto, pólos Comerciais e etc., pois o fator preço passa a ser um dos aspectos de avaliação do consumidor e, nessa balança de avaliação, o marketing trabalha com os principais aspectos de cada marca/produto; a qualidade, a confiabilidade, o tempo de vida e as inovações do produto.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 07/07/2010 lAcessos: 97
    Eng. Jorge Paulino

    Um olhar cético e uma visão pessimista sobre a sociedade, José Saramago foi a voz da genialidade e da picardia contra as injustiças, a Igreja e o poderio econômico massacrante de uma sociedade perversa, que ele via como uma das grandes doenças de seu tempo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/06/2010 lAcessos: 285
    Eng. Jorge Paulino

    Es fundamental el detalle de todos los costes, el estudio de las correlaciones entre el nivel de actividad, el volumen producido y los costos y los ingresos en un período determinado, dando al administrador de una visión general del desempeño de la producción y la salud financiera de la compañía.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Negocios> Planificación Estratégical 30/04/2010 lAcessos: 4,089
    Eng. Jorge Paulino

    Terminado el 20 de mayo de 2006, la energía hidroeléctrica de las Tres Gargantas es la más grande hidroeléctrica del mundo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 3,799
    Eng. Jorge Paulino

    Los primeros estudios de la electricidad atmosférica se ha hecho en el siglo XIII por Benjamin Franklin, a través de un experimento que consistió en colocar una barra de metal por debajo de una nube de tormenta. En el experimento que se dirigiría a un cuerpo aterrizó en contacto con la tierra, nubes, y la energía descargada por tallo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 455
    Eng. Jorge Paulino

    É fundamental o detalhamento de todos os custos, o estudo das correlações entre o nível das atividades, o volume produzido e os custos e as receitas obtidas em um determinado período, dando ao gestor o panorama do desempenho produtivo e a saúde financeira da empresa.Para os gestores, torna-se fundamental projetar o nível de produção que gerará receita necessária e suficiente para a cobertura dos custos totais, qual o volume de vendas necessário para obter determinado lucro...

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 27/04/2010 lAcessos: 6,089
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast