Piaget e vygotsky: indispensáveis para a construção do desenvolvimento da aprendizagem cognitiva

Publicado em: 25/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 837 |

Parece haver muitas diferenças entre Vygotsky e Piaget, mas ambos partilham de muitos pontos, entendem que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados, que o conhecimento é adquirido de forma individual. Eles concordam que a sala de aula deve ser preparada para estimular a criatividade da criança onde requer uma interação social. Aceitam que o desenvolvimento e a aprendizagem é participativa, não acontece de maneira automática, pois a criança transforma tudo que aprendi de acordo com o que lhe é oportunizado. Preocupavam-se com o desenvolvimento intelectual das crianças.

Discordam dos processos da construção do conhecimento .para Piaget conhecimento parti da construção, invenção, que ocorre na mente da cada indivíduo ou criança. Para Vygotsky o conhecimento parte dos fatores sociais e culturais.

A linguagem para Piaget é facilitadora mas não produz inteligência, mas deve ser representada por símbolos, já para Vygotsky a linguagem é uma aquisição do meio social , um resultado entre o raciocínio e o pensamento intelectual.

No desenvolvimento cognitivo eles diferem no conceito de que a criança aprendi do seu interior para o exterior, é o que diz Piaget, este desenvolvimento está ligado as suas experiências genéticas, maturidade biológica,a criança aprendi e se acomoda,logo depois tem que se adequar a alguma situação, mas vindo um novo aprendizado a mesma terá que assimilar uma nova adaptação,e assim segui o processo do desenvolvimento cognitivo. No entanto Vygotsky diz que o conhecimento se dá de fora para dentro, esses conhecimento são influências sociais que são mais importantes do que o biológico. Seu desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com o meio onde vive, a troca de experiências com outras crianças ou indivíduos que são tomados como modelo.

Satisfatoriamente a cada um desses dois gênios, se assim podemos mencioná-los, podemos perceber que estavam decididos a observar, estudar e experimentar os processos e aspectos que envolvem os caminhos do desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo. Cada uma de seu modo elucidou o que estava ao seu alcance. Um priorizando o meio cultural, suas experiências sociais, a bagagem que traria do que está ao seu redor. Compreendendo que será necessário um modelo, uma referência, algo a ser visto e internalizado, gerando conceitos e olhares individuais, mas disposto a expressar-se conforme seu grupo social. Vygotsky foi claro neste aspecto, mas deixou claro que a crianças deve ter uma sala de aula que crie condições de receber o conhecimento de modo a trazer para o indivíduo o conhecimento complementar necessário para suas futuras construções intelectuais.

Piaget,com a observação do que vislumbrava diante de seus olhos, observou a partir das suas crianças, fases que lhe apontavam os processos da aprendizagem, diz o mesmo que se dá de dentro para fora, que vem da genética, vem dos estímulos, vem das condições favoráveis para o conhecimento da situação e a adequação da solução para determinados problemas, estes mesmos já vivenciados anteriormente e tendo que adaptar-se uma nova maneira de agir para resolver o novo problema, para isso as experiências anteriores servirão e novas ideias surgiram, pois neste processo a criança ou indivíduo são criativos inventam novas soluções, pesquisam, formulam e planejam suas ações.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/piaget-e-vygotsky-indispensaveis-para-a-construcao-do-desenvolvimento-da-aprendizagem-cognitiva-4475298.html

    Palavras-chave do artigo:

    aprendizagem

    ,

    vygotsky

    ,

    piaget

    Comentar sobre o artigo

    Marcia Soares

    A criança com dificuldade de aprendizagem só será capaz de se apropriar da linguagem simbólica após a apropriação e domínio das habilidades motoras, tal pensamento nos remete a uma reflexão acerca da importância das aulas de educação física para que os alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem, alcancem um desenvolvimento global satisfatório. Através do estimulo motor nas aulas de educação física é possível corrigir a disfunção psicomotora e promover a maturação neurofuncional nas crianças

    Por: Marcia Soaresl Educação> Educação Infantill 05/11/2012 lAcessos: 324

    Este trabalho toma como percurso a descrição da prática docente na utilização dos jogos tradicionais, em instituição particular, na cidade de Salvador-Bahia. As discussões estão pautadas em Kishimoto; Friedmann; Chateau; Freire; Piaget e Vigotsky. Partindo do pressuposto de que se as aprendizagens são variadas, é necessário que o professor esteja em constante renovação e reflexão de sua prática, para que alcance as necessidades da criança.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 6,838 lComentário: 1

    Neste artigo vamos apresentar os resultados da pesquisa sobre os métodos de aprendizagem que são utilizados na instituição Creche Grupo Fonte de Paz na cidade de Franca SP, para a inclusão das crianças no 1° ano do ensino fundamental e a colaboração para o preparo dessas crianças para a saída da creche. Este artigo foi baseado em uma investigação sobre a busca da compreensão dessas atividades dentro do contexto infantil. Os métodos utilizados foram questionário e a observação.

    Por: Jéssica de Lima Gomesl Educaçãol 28/10/2013 lAcessos: 56
    marilene ferreira lemes

    Este trabalho tem por objetivo a conclusão do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva, de caráter bibliográfico, que vise uma profunda meditação sobre a importância do lúdico no processo de socialização das crianças, assim como no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras.

    Por: marilene ferreira lemesl Educação> Ensino Superiorl 22/04/2013 lAcessos: 98

    O presente estudo aborda alguns aspectos relacionados ao contexto histórico e influências da filosofia de Immanuel Kant na gênese da obra de Jean Piaget. Considerado um dos grandes pensadores no que se refere a educação e ao educar, o pensamento de Piaget, mais precisamente no que se refere à gênese do conhecimento, transportado para suas obras, teve grande influência filosófica de Immanuel Kant entre outros.

    Por: Marco Aurélio Martins Rochal Educação> Ensino Superiorl 20/08/2013 lAcessos: 72
    Jonathas Rafael dos Santos

    Este artigo tem como enfoque defender que não é necessário um modelo regido por ideais hierárquicos e inflexíveis para se alcançar resultados satisfatórios no processo de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, ressaltando as principais concepções da sua teoria e as suas devidas contribuições para a ciência. A saber, a compreensão do desenvolvimento intelectual e moral do sujeito.

    Por: Jonathas Rafael dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 15/08/2014

    As dificuldades de aprendizagem podem ser explicadas pelas limitações dos sujeitos em processar ou utilizar, adequadamente, as informações que recebem do meio, mostrando-se como incapazes de aprender, de compreender, de ler, escrever, calcular, de conservar, reunir, ordenar, classificar, abstrair, etc.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educação> Educação Onlinel 23/06/2014 lAcessos: 18

    Este artigo aborda uma reflexão sobre os desafios enfretados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem.

    Por: Elza Maria Magalhães Limal Educaçãol 22/10/2009 lAcessos: 4,865

    O desenvolvimento da criança é constituído de dois elementos fundamentais, o desenvolvimento físico e motor e o psicológico e social. Com base nesses pressupostos o presente estudo tem por objetivo: Verificar a importância de compreender o desenvolvimento infantil até a adolescência como forma de dinamizar o processo de aprendizagem. Para sua realização foi realizada a pesquisa exploratória com a revisão de literatura sobre o tema abordado. Os resultados apontam que é preciso que se compreenda de forma completa como se dá o desenvolvimento social e a aprendizagem dos educandos para que se possa ter uma aprendizagem adequada na formação do cidadão critico e atuante da sociedade em que vive. Conclui-se ainda que é preciso que se crie ambientes que estimule o desenvolvimento social, afetivo e psicológico da criança para que esta possa ter um processo de aprendizagem adequado a cada faze de sua vida.

    Por: Ana Débora Mascarenhasl Educaçãol 12/10/2009 lAcessos: 20,124
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/09/2014
    Ana Paula Assaife

    Este artigo analisa as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula para o uso das tecnologias voltadas para educação. Estudos sobre a modernidade mostra que esta dificuldade é muito comum nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo analisar os impactos da modernidade sobre a universidade e seus desafios. .Conceituar Modernidade e estudar novas prácticas para o l uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem.

    Por: Ana Paula Assaifel Educação> Ensino Superiorl 04/09/2014 lAcessos: 12

    O presente artigo apresenta a resiliência em um ambiente educacional e o papel dos profissionais que ali trabalham para a formação deste aluno. A escola tem papel fundamental na educação de seres resilientes, capazes de transformar e reinventar novas formas para lidar com as adversidades do cotidiano. Sendo o professor uma espécie de facilitador da aprendizagem, exercendo um papel fundamental no incentivo, construção, articulação de informações e saberes na formação dos educandos.

    Por: Zípora Raquel de Paulal Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014

    Este trabalho verso a partir de Kant a problemática sobre o Esclarecimento, que irá mostrar a possibilidade do homem sair de sua menoridade, sendo assim, o mesmo terá capacidade suficiente para estruturar um pensamento autônomo, isto é de pensar por conta própria usando a liberdade de entendimento sem que dependa de outras pessoas para obter a maioridade, entretanto, com essa atitude atingir a própria independência intelectual.

    Por: Derivanial Educação> Ensino Superiorl 01/09/2014

    É inegável que nos últimos anos o tema "Diversidade" tem sido bastante discutido , principalmente no setor educacional. Estamos hoje vivenciando um novo momento em que já se admite, ainda que minimante, a existência de preconceitos diversos e racismo no território brasileiro. Quando o tema diversidade entra em cena, abrimos as portas para que o nosso ponto de vista sobre o outro, e de outros sobre nós sejam apercebidos sob uma nova ótica. Esta que torna "o diferente" tão belo quanto "o eu".

    Por: Ivanilda da Silva Cunhal Educação> Ensino Superiorl 27/08/2014
    Tony Monteiro

    Nos últimos anos, houve uma profunda mudança na maneira de construir, pois antigamente as alvenarias eram utilizadas como elemento resistente e de vedação e a sua estabilidade e resistência eram definidos em função de sua geometria.

    Por: Tony Monteirol Educação> Ensino Superiorl 26/08/2014
    pastorasoniapinheiro

    A Bíblia é de fato uma coleção de livros, escrito por homens escolhidos e inspirados por Deus, embora visto como um livro comum que relata acontecimentos da época segundo o olhar do escritor e suas experiências pessoais.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 12/09/2013 lAcessos: 28
    pastorasoniapinheiro

    Para uma melhor condição de análise de um texto bíblico, de forma a torn-a-lo valído encontramos formas de pesquisa e investigação lançando aquele texto no tempo e no espaço em que se deu sua escrita. Regras devem ser seguidas para excuir definitivamente dúvidas sobre o que de fato o autor está falando, com quem está falando, de onde está falando. Embora muitos textos sejam defíceis de elucidarmos estes questionamentos.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 17/04/2013 lAcessos: 92
    pastorasoniapinheiro

    Os métodos e princípios na hermenêutica são importantes no que se diz respeito a somatização final, do dados descobertos nas pesquisas investigatórias, no concernentes ao sentido e princípios na aplicação real que cada texto interpretado fala aos ouvintes ou leitores.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 16/04/2013 lAcessos: 90
    pastorasoniapinheiro

    Max diz que a religião faz o crente viver uma felicidade ilusória com o objetivo de esquecer a desgraça que se vive, ainda diz que a religião refleti a miséria de uma sociedade opressora, cada raio de conhecimento tra ao homem a condição de em liberdade e com o conhecimento religioso ser salvo para uma condição de reconhecer-se como alguém que através da educação religiosa vai receber e dar de si que que eticamente lhe foi exposto, suas atitudes e adeais serão transformados pelo saber.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2013 lAcessos: 30
    pastorasoniapinheiro

    Através dos estudos sobre a importância da Educação Religiosa nas escolas, percebemos que o indivíduo é um ser único, individual, sociável, que necessita do outro para interagir, vivendo em harmonia com os outros, numa relação de respeito, consideração de forma a aceitar as diferenças nas ideias, ideias, crença, refletindo por suas ações e palavras uma ética moral com práticas do censo crítico comum a todos.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2013 lAcessos: 73
    pastorasoniapinheiro

    Freud enfatiza a importância do conhecimento do universo da alma humana e das crenças e suas culturas, para que o paciente possa se analisado e dentro destes diversos saberes se construa e identifique o real processo de equilíbrio e desequilibrio do indivíduo consigo e com relação ao outro. O analista deve conhecer o todo do universo daquele indivíduo para que os sinais apontem para um descontrole de personalidade ou um recalque e conflitos psicóticos.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 10/04/2013 lAcessos: 76
    pastorasoniapinheiro

    A igreja católica, como também a igreja protestante, sofreram grandes transformações a partir dos séculos XVIII E XIX, quando o processo de modernização proporcionou mudanças significativas no homem , na ciência e na religião.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 07/03/2013 lAcessos: 116
    pastorasoniapinheiro

    Encontramos duas vias de um mesmo caminho, que aponta a capacidade do homem de ajustar-se as exigências do tempo em que vive acompanhando a mudança significativa durante séculos, causando um grande impacto no seu conhecimento e comportamento.

    Por: pastorasoniapinheirol Educação> Ensino Superiorl 05/03/2013 lAcessos: 20
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast