ser professor hoje

Publicado em: 01/06/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 2,158 |

Ser professor hoje

Os tempos mudam. Objetos eletrônicos são substituídos, relacionamentos são desfeitos; algumas profissões são substituídas por outras no decorrer do tempo. Será que a profissão professor também será substituída ou engolida por um sistema que cada vez mais oprime toda classe?

O governo usa propaganda a fim de instigar as pessoas a serem professores, mostra que o profissional da educação é o maior culpado do desenvolvimento do mundo. Ele quer perguntar pra você se não quer ser professor. Parece que ser professor é como você pegar um uniforme e dizer: "Hoje você vai dar aula em uma determinada escola do Estado".

O que vai acontecer em um futuro próximo é não ter mais profissional da área, porque não há investimento, incentivo e tão pouco apoio por parte da sociedade. Pergunte hoje quem quer ser professor. A maioria vai afirmar outras profissões. Pesquisadores afirmam que ocorrerá o caos na educação pública, pois as vagas deixadas por professores que se aposentam, que mudam de função, não serão supridas por outros profissionais.    

Ser professor hoje nesse contexto requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Deparam-nos por um lado com situações deprimentes: alunos intolerantes, violentos, sem perspectiva de futuro. Por outro lado, professores insatisfeitos, incompreendidos por uma sociedade que pensa em um professor perfeito, sem falhas, um herói, o qual não pode ter nenhum tipo de problema. Tudo à mercê de um sistema que prende as mãos e a cabeça. Nós, educadores, estamos sujeitos a situações constrangedoras, como sermos agredidos moral e fisicamente, ou até sermos mortos.

Embora a situação seja crítica, nós, educadores, não perdemos a esperança, já que todos nós temos compromisso com a educação de qualidade, profissionais qualificados e, sobretudo, com a educação de nossos filhos. O que precisamos, por conseguinte, é de apoio do governo no sentido de viabilizar nossos anseios, nossa esperança de sermos reconhecidos pelo que realmente fazemos.  Parabéns a todos educadores desse país.

Alailson Leal - professor  

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/ser-professor-hoje-2516874.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao professor equilibrio

    Comentar sobre o artigo

    Sendo o Projeto Pedagógico um documento referencial para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, o estudo aborda a importância da participação do professor na sua elaboração e na sua implementação. A pesquisa se baseia em nossa experiência em educação no Ensino Fundamental e Infantil onde percebemos que não é comum a participação dos docentes nos planos da escola, principalmente, o Projeto "Político" Pedagógico, e que o mesmo quase sempre não está à disposição da comunidade escolar. Assim,

    Por: Neide Pena Cárial Educação> Ensino Superiorl 26/06/2011 lAcessos: 12,079
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O seu livro é uma grande síntese. Epistemológica. Aborda a questão do multiculturalismo. E a educação intercultural. Na escola como projeto pedagógico. Também na perspectiva dos movimentos. Sociais. Objetivo da obra. Buscas os fundamentos para uma proposta. Para construção de práticas educativas. Para diversos grupos socioculturais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 10/11/2013 lAcessos: 35
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA - educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação on-line nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação ...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 148
    Verônica Carreiro

    O presente trabalho tem como objetivo ser uma contribuição para o debate acerca da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Nesse intuito o trabalho busca explorar as posições mais correntes acerca das atividades lúdicas e sua importância para a Pedagogia e a sociedade em geral. Para ampliar a discussão buscou-se embasamento teórico sobre o desenvolvimento da criança.

    Por: Verônica Carreirol Educação> Educação Infantill 22/02/2012 lAcessos: 756
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O artigo discute a contribuição da Educação Física no desenvolvimento bio-psico-social da criança na fase pré-escolar, contribuindo com o educador na realização de um trabalho onde se respeite o desenvolvimento sequencial e normal da criança. Também pretende colocar em evidencia a atividade física na pré-escola, visto ser importante no desenvolvimento global da criança, contribuindo assim com o desenvolvimento espacial, equilíbrio e postura do sujeito.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 06/07/2011 lAcessos: 3,167

    Busca-se apresentar os limites e possibilidades para que se possa inserir o malabarismo na escola. Visando através desse estudo superar o modelo tradicional de educação física. Num primeiro momento apresento um breve histórico do malabarismo e das artes circenses. Em seguida faço um resumo das principais tendências pedagógicas dessa disciplina escolar. Por fim busco mostrar que o malabarismo pode ser utilizado como conteúdo da cultura corporal capaz de recriar as aulas de educação física.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 01/07/2012 lAcessos: 340

    O presente estudo propõem uma reflexão sobre as limitações e possibilidades do ensino de Geografia na Educação Infantil. São objetivos da pesquisa através de leituras, caracterizar as etapas da criança segundo teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget; especificar os conceitos importantes para auxiliar obter noções espaciais; analisar a importância da orientação espacial e temporal; pesquisar estratégias para trabalhar o ensino de Geografia na Educação Infantil.

    Por: maristela brum peroniol Educação> Educação Infantill 28/03/2011 lAcessos: 9,274 lComentário: 1

    Vivemos em épocas distintas a dos nossos alunos; estamos sendo bombardeados de informações e técnicas cada vez mais sofisticadas, interessantes, dinâmicas que nem damos conta.Nossa geração! Não para a geração dos nossos alunos - geração Y - e principalmente para os seus filhos e netos, que provavelmente estarão presentes em 2100 em diante. Então devemos ser professores revolucionários e reencaminharmos os nossos alunos para a Educação, por meio dos 7 Caminhos da Postura Docente do Século XXI.

    Por: ADALBERTO ALABARCEl Educação> Ensino Superiorl 12/09/2012 lAcessos: 184
    marlucia pontes gomes de jesus

    Este artigo foi o artigo inaugural do blog Damarlu Educação (www.damarlueducar.blogspot.com) publicado no dia 6 de janeiro de 2010. Trata da importância dos conselhos municipais de educação, do seu funcionamento e de orientações para a sua implantação.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 27/04/2011 lAcessos: 1,254

    Esta pesquisa teve como propósito o estudo do dilema da teoria social, através de pesquisa qualitativa e, uso de técnicas bibliográficas e documental, baseados nos trabalhos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia apud Connell (2009).

    Por: Carlos Queirozl Educação> Ensino Superiorl 27/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Foi exatamente em tal contexto social e político que se desencadeou o cenário do Romantismo naquele país, possibilitando o nascimento de várias obras literárias, fundamentais ao desenvolvimento do Romantismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Não resultamos diretamente deles, mas parentes próximos. Numa acepção moderna, primos, o que significa muito para a comparação das espécies, a ponto de afirmar que, geneticamente, somos a mesma espécie.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Há uma arte projetiva. A linguagem é o mecanismo auxiliar. Da metodologia de projeção. Naturalmente. Não se projeta de qualquer forma. Porque são milhares de projeções. O que é o conhecimento fenomenológico. Em parte pelo menos. Produção de uma ilusão do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/09/2014
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014 lAcessos: 14
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/09/2014
    Ana Paula Assaife

    Este artigo analisa as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula para o uso das tecnologias voltadas para educação. Estudos sobre a modernidade mostra que esta dificuldade é muito comum nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo analisar os impactos da modernidade sobre a universidade e seus desafios. .Conceituar Modernidade e estudar novas prácticas para o l uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem.

    Por: Ana Paula Assaifel Educação> Ensino Superiorl 04/09/2014 lAcessos: 19
    ANTONIO ALAILSON LEAL DA SILVA

    Durante minha experiência em sala de aula verifiquei que há dois tipos de aluno na sala de aula: os que se interessam nas aulas, aproveitam toda explicação do professor; e os que atrapalham, além de induzir outros a fazem o mesmo. Entretando, ainda há como mudar de atitude, pois nunca é tarde para mudar. O maior sonho do professor é ver todos com o mesmo objetivo - a maior alegria de todos: professor, direção, aluno e os pais.

    Por: ANTONIO ALAILSON LEAL DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 27/05/2010 lAcessos: 357

    Comments on this article

    0
    Jurandina Barbosa Sales 22/07/2011
    Vejo a educação formal como algo que se resume na seguinte frase:
    "Contribuir no ensino não é ensinar, mas sim, oferecer subsídio para melhor qualificá-lo".
    0
    wilma leal 19/07/2010
    Gostei do artigo. Realmente vai chegar um momento em que não haverá mais professor, pois a profissão não é reconhecida....
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast