Síntese da História da Filosofia Pragmática

Publicado em: 28/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 46 |

Uma Breve História da Teoria do Pragmatismo.

É uma epistemologia que nasceu no inicio do século XX, com o objetivo de dar continuidade a grande herança da filosofia deixada pelo filosofo Kant. Portanto, qual foi o objetivo de Kant em termos da teoria do conhecimento.

Para ele a teoria do conhecimento, ou seja, aplicação do racionalismo cartesiano tinha a seguinte finalidade, dar forma ao conhecimento por intermédio da experiência, desenvolvendo o uso prático observacional de um objeto em forma de estudo.

Mas a teoria desenvolvida por Kant não foi muito clara, não explicou objetivamente, como era o mecanismo de funcionalidade da mente.

Sua explicação essencialmente enigmática, os grandes filósofos pragmatistas procuraram solucionar essa questão fundamental para o pensamento.

Deram, com efeito, uma explicação também racionalista, mas completamente diferente, daquela dada por Kant, para eles a mente faz a verdade, mas antes decidindo o que é verdadeiro. O verdadeiro é tudo aquilo que é útil à sociedade.

Nessa ideologia da verdade, formulou uma nova epistemologia, sendo que o primeiro grande filosofo pragmatista, definiu o conceito, ainda preliminarmente, do seguinte modo, refiro aqui nesta análise, C. S. Peirce 1839- 1914, a verdade foi definida por ele com a seguinte objetivação.

Tudo aquilo que ao longo da tradição, a humanidade por algum critério definiu como verdade. Tal princípio pode muito bem ser questionado, como algo sem fundamento epistemológico.

Pelo critério ser histórico, e, fundamentar tão somente na tradição. A humanidade pode ser vítima de um engano duradouro.

Por exemplo, não é pelo fato de uma grande maioria acreditar em Jesus como Deus, que justifica a existência de Deus como verdade.

A resposta dada, é que a verdade é algo muito diferente, daquilo que as crenças acreditam e que no mundo funcional das coisas não tem nenhuma importância prática.

Por outras palavras, no mundo funcional, podemos dizer o que é importante acreditar como verdade, apenas o conceito epistemológico, que podemos atingir somente aquilo que faz sentido ao aspecto prático das coisas, ao seu desenvolvimento necessário ao mundo e suas aplicações aos modelos de desenvolvimento.

Portanto, não é qualquer tipo de crença que se deve levar em consideração, para aplicação da metodologia útil ao desenvolvimento da sociedade.

O que é importante inclusive a respeito do que descrevo é a desconsideração por qualquer princípio de fundamento metafísico.

Foi exatamente por esse caminho que outro grande pragmatista William James 1842-1910, tudo o que se deve acreditar precisa antes de tudo entender a sua finalidade de utilidade.

É em referencia ao aspecto pratico da utilidade que se deve construir a sua metodologia. Acredita-se apenas naquilo que é útil.

Posteriormente um famoso filosofo John Dewey 1859-1954, assume a seguinte ideia de epistemologia a respeito do critério como verdade de uma determinada coisa, ao que deve ser verificada exemplarmente.

O objetivo da filosofia, como fundamento das ciências, é desenvolver fundamentos essencialmente práticos necessários ao desenvolvimento social da humanidade.

Isso significa que no novo modelo de epistemologia a filosofia perdeu suas funções anteriores a outros modelos de desenvolvimento da sociedade.

A função do filosofo, não é mais encontrar razões e fundamentos para entender as crenças, a respeito do mundo, da vida ou de qualquer sistema mitológico.

A filosofia como instrumento de problemas funcionais ajuda apenas na questão da formulação das hipóteses com certa logicidade, posteriormente testá-las empiricamente, no sentido de atingir ou não suas objetividades.

Para algo ser reconhecido como verdade, a hipótese precisa ser coerente com a experiência e não só isso, pois só terá sentido se tiver utilidade prática, função necessária ao desenvolvimento do modelo de sociedade.

Se a hipótese for coerente e aplicável além de se ter à necessidade dela, deve ser considerada como científica.

Com efeito, uma coisa pode até ser científica, mas se não tem finalidade prática, não importa, portanto, com a sua razão científica.

O conhecimento prático torna se necessariamente parte da experiência já adquirida, levando consequentemente a outras hipóteses a testes, num processo contínuo de desenvolvimento epistemológico, isso empiricamente.

Numa relação dialética entre conteúdo e experiência e conhecimento sempre útil aos aspectos praxiológico do modelo de desenvolvimento, o que é importante para a filosofia norte americana, como princípio aplicado a liberalismo econômico.

Outras filosofias essenciais particularmente as de Popper, como também de outro famoso filosofo da epistemologia, Hampel, adotaram esse modelo epistemológico da associação da teoria com a Experiência.

Na investigação intima da relação necessária entre a teoria e a experiência, podemos também referendar o nome de John Dewey, cuja defesa para pesquisa da construção do método coerente com o aspecto desenvolvimentista da sociedade liberal a aplicação do fundamento aprender fazendo.

Edjar Dia de Vasconcelos.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/sintese-da-historia-da-filosofia-pragmatica-6272150.html

    Palavras-chave do artigo:

    a teoria da filosofia pragmatica

    Comentar sobre o artigo

    Paulo Roberto Frantz Bonilla

    O presente trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição para o desenvolvimento da prática da leitura de textos, em especial propagandas televisivas, nas aulas de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio, uma vez que a leitura é condição básica para acesso à cultura e à participação do indivíduo nos diferentes espaços sociais.

    Por: Paulo Roberto Frantz Bonillal Educação> Línguasl 13/09/2009 lAcessos: 3,396
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que é um projeto. Pedagógico. Genuinamente científico. Com propostas coerentes. Na perspectiva. Da interdisciplinaridade. Considerando os fatores. Transdisciplinares. Levando em consideração. A multirreferencialidade. No mecanismo do desenvolvimento. Das sínteses.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 28/10/2013 lAcessos: 31
    Marcelo Ferreira

    Neste trabalho, buscou-se abordar um pouco da relação entre gestores e funcionários dentro de suas organizações, apresentaram-se estudos feitos em cima de quatro teorias da administração, sendo elas: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria das relações humanas e por fim APO ( Administração por objetivos), tendo como base o papel dos gerentes e dos funcionários.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Administraçãol 17/06/2014 lAcessos: 32
    Nelson B. Sousa

    Vamos falar um pouco sobre a história da Administração. Seu surgimento, evolução e idéias durante o passar dos anos. Como era e como se entende hoje a Profissão de Administrador de Empresas. Texto baseado no original do informativo CRA/2005-Da autora Luncinda P Gomes.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Administraçãol 26/11/2008 lAcessos: 298,112 lComentário: 7
    Sergio Sebold

    O tema procura justificar a necessidade da criação dos cursos de tecnólogo, diante da gama de especialidades que a cada dia vem surgindo na sociedade pela demanda de novos produtos em satisfazer as necessidades do prazer e conhecimento, fruto do desemvolvimento científico dos dias atuais.

    Por: Sergio Seboldl Educação> Ensino Superiorl 10/12/2010 lAcessos: 243
    Maria Aparecida Franco Maganha

    O trabalho tem como objetivo refletir a importância da Filosofia e sua utilização na teoria e na prática enquanto uma busca constante para a formação do pensar sobre questões existenciais de forma crítica e consciente. Procurou-se estudar as correntes que influenciaram o próprio ato de conhecer, e então fazer uma pequena reflexão sobre os pensamentos que influenciaram a historia da filosofia.

    Por: Maria Aparecida Franco Maganhal Educação> Ensino Superiorl 04/11/2012 lAcessos: 115
    Gisele Leite

    Breve intróito sobre a teoria geral do direito, novamente de cunho didático.

    Por: Gisele Leitel Direito> Doutrinal 14/02/2010 lAcessos: 847

    RESUMO: Prefácio da 17° edição Cursos de Paula Baptista, Lopes da Costa, João Mendes Junior, João Monteiro, Manuel Aureliano de Gusmão, Gabriel de Rezende Filho, José Frederico Marques e Moacyr Amaral Santos.

    Por: DINEIA D SZA CSTAl Direito> Doutrinal 09/07/2012 lAcessos: 800
    RICHARD E. S. D'AVILA

    Esta obra aborda a idéia da inversão da sociedade atual, onde depois depois de sua leitura, ou frente a suas reflexões tendemos a enchergar nossa crise de identidade.Nossa "Deusa" publicidade se encarrega de seduzir corpos e almas em nome de um sistema econômico o capitalismo, que em sua sede desmedida torna-se globalização, do desesperol.

    Por: RICHARD E. S. D'AVILAl Educaçãol 27/06/2010 lAcessos: 732

    A descoberta dos números surgiu através de estudos sobre a humanidade e como se processa a aprendizagem da matemática em nosso cérebro.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana. A internet é, atualmente, uma fonte quase que inesgotável de informações e referências. Isso gerou algumas situações características...

    Por: Valter Ribeirol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Da cosmologia grega. As não substancialidades. Das essências. Tudo flui. Nada persiste o mesmo. Nem mesmo a mudança. O ser não é mais. O que virá a ser. Apesar de ser o futuro. A negação do eterno presente. Do mesmo modo o mundo. E todas as formas de movimento. A vida é uma eterna transformação. Nada se sustenta em si mesmo. Acepção do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014

    O termo reciclagem em geral, quer dizer, o retorno da matéria-prima, sendo usado pela população para indicar o conjunto de operações envolvidas no aproveitamento dos dejetos/detritos e seu futuro reaproveitamento. A intenção principal este projeto foi conscientizar e sensibilizar os alunos de que a participação efetiva é indispensável para a obtenção de um meio ambiente saudável, que promova o desenvolvimento sem destruir os recursos naturais.

    Por: Patrícia Maria Barros Piovezanl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014 lAcessos: 11
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A indiferença do povo brasileiro, em relação à Segunda Guerra Mundial, o governo de getulista desenvolve a compaixão popular, como forma de sustentação no poder, com o objetivo de ter em mãos o Estado.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Certa vez disse Einstein. A respeito da epistemologia. É necessário desenvolver centenas. De análises. Para que algum pensamento. Possa ter fundamento. Mas de certo modo, o conhecimento profundo. É apenas intuitivo. Desse modo pude chegar à natureza. Da essência do fundamento do mundo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014

    A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), publica documento de análise e construção de um marco quantitativo destinado ao setor educacional privado, de extrema utilidade para estudiosos e pesquisadores educacionais, tanto dos setores privado quanto público.

    Por: Central Pressl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Nessse artigo nossa abordagem será em torno da alfabetização das crianças de escolas públicas e a adoção do construtivismo enquanto metodologia e não como concepção de Piaget, face a exposição das crianças no campo da observação e experimentação.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 11/11/2014 lAcessos: 13
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Havia um ditado. Existia um ditado. Um ditado. Água tanto bate. Na pedra. Até a mesma furar. A pedra furada. A água continua batendo. A pedra acostuma com o furo. E o referido torna-se normal.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O maior conflito armado ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplifica-se, etimologicamente, uma determinada corrente filosófica, ou qualquer visão de mundo, como o cristianismo, a respeito da verdade, a estrutura do entendimento desenvolve a lógica das ideologias diversificadas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 17/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Da cosmologia grega. As não substancialidades. Das essências. Tudo flui. Nada persiste o mesmo. Nem mesmo a mudança. O ser não é mais. O que virá a ser. Apesar de ser o futuro. A negação do eterno presente. Do mesmo modo o mundo. E todas as formas de movimento. A vida é uma eterna transformação. Nada se sustenta em si mesmo. Acepção do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 16/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Caminhei silenciosamente. Por um trilho. Ataraxiologicamente. Por uma estrada. Em Minas Gerais. Na cidade de Itapagipe. Cheio de pedras e fendas. Vi árvores belas. Pássaros cantando. Como se tivesse celebrando. A ausência do tempo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 15/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A indiferença do povo brasileiro, em relação à Segunda Guerra Mundial, o governo de getulista desenvolve a compaixão popular, como forma de sustentação no poder, com o objetivo de ter em mãos o Estado.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 14/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Certa vez disse Einstein. A respeito da epistemologia. É necessário desenvolver centenas. De análises. Para que algum pensamento. Possa ter fundamento. Mas de certo modo, o conhecimento profundo. É apenas intuitivo. Desse modo pude chegar à natureza. Da essência do fundamento do mundo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 13/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A verdadeira cegueira. Encontra-se na memória. Os olhos veem. Mas não conseguem. Diferenciar o brilho da luz. Com o hidrogênio do sol Portanto, os olhos perturbam. Compreendendo a razão. Da escuridão. Acepção óptica. Da natureza do enxergar.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 11/11/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast