Sociedade E O Assistente Social

Publicado em: 03/06/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 9,460 |

Sociedade e o Assistente Social

Gilmar dos Santos Nascimento*

 

Pensar o Brasil num contexto social, é construir uma ampla radiografia das questões sociais, cuja profundidade não permite, no âmbito de um artigo, realizar  maiores reflexões.. Assim, nosso caminho nesse terreno passa a ser pavimento por uma discussão da profissão do assistente social e consequentimente dos cursos que qualificação para  intervenção na realidade social. O olhar é de um sociólogo preocupado com a emergência de tantas questões e da perpetuação de tantas outras.

 

Nessa encruzilhada, estabelecer uma ponte entre o todo e as partes se faz oportuno. As cidades brasileiras, são fotografias das multifaces do Brasil, alem de uma população de migrantes com origem em diversas localidades, as questões sociais apresentam se na mesma amplitude, com um diferencial, somos um estado jovem, com emergência de numerosos problemas, em relação a outras partes deste Pais. Isso por si só não justifica, mas aponta alguns desafios entre os quais à necessidade da formação de profissionais para atuarem   e ampliação de políticas públicas preventivas.

 

A constituição de 1988, considerada “cidadã” já aponta São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

 

Certamente que os caminhos nesses mais de vinte anos apresentaram-se pouco pavimentados, ainda muitas pedras precisam ser retiradas, quando se desloca o olhar  para um Estado novo não seria demais  lembra dos diversos profissionais que aqui chegaram nas décadas de setenta e oitenta para assumirem as atividades técnicas na área social. Um sonho mediava as ações: colocar em práticas políticas sociais de atendimento ao combate às desigualdades.

 

Primeiro ponto, talvez o de maior relevância para os futuros assistentes sociais seja rompe a ideia preconcebida e preconceituosa de que o assistente social é o profissional do paternalismo, aquele que surge nas horas mais adversas para  trazer ajuda, atuando com ações paliativas, isso pode ser qualquer coisa mas não é o que defini o perfil desse profissional. O que norteia as atividades docentes é a compreensão de que as desigualdades  sociais precisam ser combatidas,  os benéficos serão para todos, a pobreza, a falta de empregos, a violência, não atingem apenas os desfavorecidos,mas as reflexões dessas questões  aparece em toda estrutura da sociedade.

 

Outro aspecto relevante da existência de um curso de serviço social, além de formação profissional é a produção que  será gerada, com discussões da problemática social local, a partir daí a possibilidade de elaboração de ações preventivas e conscientizadoras,O  perfil atual de Porto Velho, mesclado pela euforia desenvolvimentista e as grandes questões sociais que assolam qualquer cidade com suas características evidenciam a importância de formação de profissionais para o trabalho na área de políticas sociais.

 

Num processo de construção avanços  e recuos  são parte de um mesmo contexto, porem  criar as condições para que no presente e intervir nas questões Sociais. O espaço das faculdades são campos iniciais das discussões que se espalham por projetos  em comunidades, por pesquisas temáticas e analises das questões sociais que povoam o cotidiano., sempre com a preocupação,de estabelecer políticas preventivas.

 

 * Mestre em Sociologia e professor da Fimca

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/sociedade-e-o-assistente-social-952525.html

    Palavras-chave do artigo:

    sociedade

    ,

    assistente social

    ,

    cidadania

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo trás a tona importante discussão sobre a inserção do Assistente Social em âmbito da sociedade em decorrência do alto índice de desrespeito aos direitos constitucionais de grande parcela da sociedade. Atrelada a isto é notório alguns entraves comuns que precisam da atenção por parte das autoridades e de toda a sociedade tais como: índice de analfabetismo, crescimento da violência e a inserção de jovens no mundo das drogas, gravidez na adolescência, evasão escolar entre outros.

    Por: Sandra M. R. Borgesl Educação> Ensino Superiorl 22/01/2011 lAcessos: 730

    Consultora do IDORT apresenta uma reflexão sobre o papel destes profissionais na sociedade

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 14/07/2009 lAcessos: 21,718

    Esta pesquisa apresenta uma análise sobre atuação do assistente social na Base Aérea de Boa Vista-BABV , tem como objetivo geral compreender a prática, as perspectiva e desafios do profissional Assistente Social na BABV, por meio deste foi definido três objetivos específicos, sendo desvelar os aspectos da história do Serviço Social no Brasil; Relatar a respeito da Força Aérea Brasileira: Espaço Sócio Ocupacional de atuação do assistente social e conhecer sua prática do profissional na BABV.

    Por: tamires almeidal Educação> Ensino Superiorl 21/08/2014 lAcessos: 164

    A importância deste trabalho consistiu na constatação da relação do serviço social e sua relevância para a aplicabilidade do direito bem como sobre as legislações especiais abordadas no texto como a LOAS, o ECA e a legislação do assistente social. Assim, estes conhecimentos permite articular o serviço social ao direito, formando um campo de atuação de integração com o indivíduo e suas interações, que em muitas situações são conflituosas.

    Por: Mirian Bartassonl Educação> Ensino Superiorl 13/10/2011 lAcessos: 498

    O trabalho social na área de habitação é um constituinte indispensável da política urbana e habitacional, norteado por um ponto de vista político e socioeducativo, embasado em valores democráticos e justiça social. Visa à promoção da inclusão social, o acesso à cidade, o acesso aos serviços públicos e estimula a participação cidadã. O presente artigo se insere na temática "práxis do trabalho social como instrumento de acesso das pessoas a um direito social, ou seja, moradia digna".

    Por: Thayse Fernandal Direito> Doutrinal 31/05/2013 lAcessos: 122
    Roger S Souza

    É a profissão que lida com o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo à sociedade. O assistente social trabalha com questões que levam à exclusão social, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

    Por: Roger S Souzal Educação> Educação Onlinel 05/07/2013 lAcessos: 71
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, recebi apoio traduzido na inserção de manifestações oficiais dos titulares das respectivas pastas: Ou seja, os Ministros. Então optei por dividir a difícil tarefa de decidir por uma ou por outra com os nossos autores, na esperança de chegar a um consenso ou, no mínimo, a uma maioria. E ficamos surpresos com um resultado que dividiu em três.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 28/02/2014 lAcessos: 61

    O texto faz um breve análise sobre as estratégias de gestão das Políticas Sociais na prática profissional do serviço Social

    Por: Mirian Bartassonl Educação> Ensino Superiorl 13/10/2011 lAcessos: 1,552

    Este artigo tem por objetivo compreender como a política do Sistema Único da Assistência Social tem refletido na Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (Casa-Lar) e assim identificar como o assistente social atua neste território. Mesmo que se trate de uma política voltada à um publico em vulnerabilidade social, as crianças tem sido assistidas em sua integralidade, buscando reintegrá-las a um lar que possa amá-las e respeitá-las como crianças e adolescentes portadoras de direi

    Por: Agta Amoriml Lar e Família> Adolescentesl 05/09/2014 lAcessos: 24
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A sétima Constituição brasileira. Constituição de 1988. Retorno da democracia. Promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte. Foi denominada de Constituição Cidadã. Possibilitou o retorno dos direitos civis e políticos. Como também a defesa dos direitos sociais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 31/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Existirá um tempo. Que será o tempo. Negado na sua acepção. Posterior a ele. Um imenso vazio. Escuro. Sem nenhuma definição. Como se nada existisse.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Que pode estar na mão de uma pessoa ou de várias, mas a função do Estado político aristotélico dever-se ia ser a defesa do interesse coletivo e não de uma classe social.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 30/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Isso significa que o Estado é objetivamente um fato social, de natureza histórica, contrariamente, o desejo fundamental da manifestação formal apenas de um dado momento, na construção da sua institucionalidade.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 29/10/2014

    A escola para a maioria das crianças brasileiras é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, e as crianças que durante sua vida escolar esporádica ou mais frequentemente os assim chamados, crianças com "distúrbios de aprendizagem" ou "problemas de aprendizagem" ou dificuldade de aprendizagem", quando não adequadamente tratados esses distúrbios, com certeza podem aumentar e se ampliar de tal forma que chegam a provocar acentuado insucesso escolar.

    Por: Cátia Martins Bernardes Lenzil Educação> Ensino Superiorl 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Resultado direto da Revolução Comercial, do mesmo modo, produto da ideologia política renascentista e posteriormente, da Filosofia iluminista.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplo da Inglaterra. O Parlamento resultou. De uma conciliação dos poderes. Entre a nobreza e a burguesia. Sendo que Coroa reina. Mas apenas a burguesia governa.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O seguinte motivo: não era nacionalista, Jesus defendia o domínio romano sobre os judeus, justificando que o povo pagasse imposto a Roma. Barrabás fora colocado em liberdade, pois defendia a luta armada para Israel libertar-se do domínio romano.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 22/10/2014

    O artigo discute o contexto da globalização e suas implicações no ambiente escolar, procura-se desenvolver uma trajetória com o objetivo de compreender o papel da escola nessa sociedade, definida como do conhecimento. Será a escola instrumento de reprodução ou ela pode e deve se posicionar frente as ondas globais?

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/10/2013 lAcessos: 45

    O artigo propõe discutir a efetivação da gestão democrática e participativa na Escola, a partir da efetivação de prática que possibilite a construção do processo de gestão democrática. O entedimento do autor a Escola deve estar no centro e ser referência nas transformações na gestão e promova a construção de um novo modelo.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 24/10/2013 lAcessos: 47

    Apresenta uma discussão da relação campo/cidade versus modernização, procurando oportunizar uma analise critica das politicas publicas para o campo, especialmente a partir da década de sessenta, os equivocos entre modernização e mudança. As analise aqui defendidas apontam a Educação como principal condição de transformação da sociedade rural e do homem do campo

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 06/06/2012 lAcessos: 87

    A intenção aqui é refletir sobre al marca midiática do atual governo brasileiro, procurando perceber de que miséria estão falando.econômica com suas implicações sociais, culturais ou apenas garantia de acesso a comida?Partindo da constatação existente de que a miséria está presente na sociedade brasileira ,e hoje mais do que em qualquer outro momento - passou a ser- assumida através da mídia

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 24/11/2011 lAcessos: 179

    A reflexão proposta parte da discussão da utilização da educação como bandeira de campanhas políticas, aponta-se para necessidade de transformação na educação com reflexos direto na sociedade.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 01/02/2011 lAcessos: 135

    Discutir o conceito ampliado de Estado,apontado para a maneira como a sociedade enxerga sua relação com o mesmo e as divergencia que essa maneira de compreender provoca na sociedade.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 13/12/2010 lAcessos: 361

    Apresento algumas reflexões sobre a Educação Superior e o ser academico. O caminho trilhado aponta para o distanciamento das referências sociais e politicas que marcaram em décadas passadas, o papel do universitario e dos estudantes em geral.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 08/07/2010 lAcessos: 111 lComentário: 2

    Apresenta algumas reflexões sobre o momento presente, relacionado ao processo político que se aproxima e como os discursos são recheados de falas que se repetem ao logo dos anos. Os temas continuam sendo os mesmo, as questões sociais são cantadas e decantadas e continuam sem solução.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 04/04/2010 lAcessos: 153

    Comments on this article

    1
    neto 21/12/2009
    Parabens, pelos comentarios com objetividade e clareza sobre o tema
    0
    Sandra Rodrigues 02/07/2009
    Seu comentário é totalmente pertinente professor, e aflora algumas inquietações acerca das " questões sociais", ou melhor expressões da questão social, que pode ser resumida na contradição entre capital e trabalho.Onde a produção se dá coletivamente e a apropriação é individual.
    É também interessante, dentro de sua abordagem refletirmos sobre o papel das políticas sociais hoje, enquanto mecanismos de reprodução do status quo. A igualdade neste sistema não é possível com medidas redistributivas. Para que haja mudança na estrututra faz-se necessária mudanças radicais e não apenas superficiais.
    0
    GRAÇA SEIXAS 29/06/2009
    Como sabemos o objetivo da República Federativa do Brasil,é construir uma sociedade livre, justa e solidária. Garantir o "Desenvolvimento Social" para o bem de todos,sem preconceitos e origem,ou quaisquer outras formas de discriminação.O Serviço Social como bem disse o nosso querido professor vem para mostrar que as desigualdades sociais precisam ser combatidas. Nós como alunos desse mestre no referido curso, temos tudo para fazermos um ótimo trabalho no final do curso. Parabéns professor.
    -1
    Rita Andrade 25/06/2009
    Muito bom assunto professor, o senhor é 10 e é por isso que somos os felizardos em tê-lo como nosso professor no 2º. período de Serviço Social em Sociologia II. Parabéns e fique sabendo que esses seus textos nos são muito úteis em nossos trabalhos acadêmicos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast