Trabalho Acadêmico

Publicado em: 18/11/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 61,260 |

Conceito

 

Trabalho acadêmico é o texto resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.

 

Finalidade

 

As diversas finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido.
Ao apresentar resultados, o texto acadêmico atende à necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento. A pesquisa realizada, a idéia concebida ou a dedução feita perecem se não vierem a público; por esse motivo existem diversos canais de publicidade adequados aos diferentes trabalhos: as defesas públicas, os periódicos, as comunicações e a multimídia virtual são alguns desses.
A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Assim, existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou transmissão do saber.
Difundir o conhecimento às esferas externas à comunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o texto correspondente a essa prática tem característica própria sem abandonar a maior parte dos critérios de cientificidade.
A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Com bastante freqüência, parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades e das pessoas; a recuperação e manutenção ativa da maior diversidade de saberes é finalidade importante de atividades científicas objeto da produção de texto.
Quase todo conhecimento produzido é contestado. Essa contestação, em que não constitua conhecimento diferenciado, certamente é etapa contribuinte no processo da construção do saber que contesta, quer por validá-lo, quer por refutá-lo.
As finalidades do texto acadêmico certamente não se esgotam nessas, mas ficam aqui exemplificadas. Para atender à diversidade dessas finalidades, existe a multiplicidade de formas, entre as quais se encontram alguns conhecidos tipos, sobre os quais procurarei estabelecer o conceito difuso.

 

Tipos de trabalhos acadêmicos

 

Apresento, a seguir, alguns dos tipos mais comuns dos trabalhos acadêmicos formais, não considerando provas, exercícios e outros textos menos significativos.

 

Há ainda sites, trabalhos de multimídia, encenações e outros que não são considerados, uma vez que o foco aqui é a produção escrita formal.

 

Tese

 

Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema mais ou menos amplo, com abordagem teórica definida. "É um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias" (SILVEIRA, 2002). A tese deve ser elaborada com base em pesquisa original. Visa à obtenção do título de doutor, pós-doutor ou livre-docente ou o acesso ao cargo de professor titular, em muitas instituições.

 

Em geral, a tese é produção de cerca de 200 páginas, podendo variar bastante esse número. É o trabalho final dos cursos de doutorado e pós-doutorado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; nesses casos é desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. É trabalho autônomo de pesquisador sênior, quando se trata de livre-docência ou acesso à titularidade. É defendida publicamente perante bancas de cinco ou mais doutores.

 

"Sabe tese, de faculdade? Aquela que defendem? Com unhas e dentes? É dessa tese que eu estou falando. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que já defendeu uma tese. Ou esteja defendendo. Sim, uma tese é defendida. Ela é feita para ser atacada pela banca, que são aquelas pessoas que gostam de botar banca.
As teses são todas maravilhosas. Em tese. Você acompanha uma pessoa meses, anos, séculos, defendendo uma tese. Palpitantes assuntos. Tem tese que não acaba nunca, que acompanha o elemento para a velhice. Tem até teses pós-morte" (PRATA, 1998).

 

Dissertação

 

Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação menos complexa e aprofundada sobre tema específico e mais bem delimitado. Pode ser elaborada com base em pesquisa original, apresentar resultado parcial de estudo experimental, ou expor estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa à obtenção do título de mestre.
Em geral é produção de aproximadamente 100 páginas, podendo variar um pouco o número. É o trabalho final dos cursos de mestrado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. É defendida publicamente perante bancas de três ou mais doutores.

 

Monografia

 

Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação pouco complexa e sobre tema único e bem delimitado. Raramente é elaborada com base em pesquisa original ou apresenta resultado de estudo experimental; normalmente é estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa geralmente à obtenção do título de bacharel ou especialista, sendo usada ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.
Em geral é produção de cerca de 60 páginas, variando pouco esse número. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida, em alguns casos, sob assistência de um orientador acadêmico. Raramente tem defesa pública.

 

Artigo

 

Trabalho acadêmico curto, apresenta o resultado de investigação sobre tema único e bem delimitado. Pode ser elaborado com base em pesquisa original ou apresentar resultado de estudo experimental ou bibliográfico. Pode visar à obtenção de título, sendo usado ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.
Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua qualidade relevância e adequação ao veículo.

 

Comunicação

 

Trabalho acadêmico curto, apresenta normalmente o estado de pesquisa em andamento. Tanto pode ser elaborada com base em pesquisa original quanto apresentar estudo experimental ou bibliográfico. Não visa à obtenção do título, nem é usada como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular, mas pode ser etapa de estágio, pesquisa ou ser resultado de sínteses de trabalhos maiores.
Algumas são feitas sob assistência de orientador acadêmico. São submetidas às comissões e conselhos dos colóquios, que decidem sobre sua relevância e adequação ao tema do evento.

 

Relatório

 

Trabalho acadêmico que apresenta o estado de pesquisa ou trabalhos de outra natureza. Tanto pode ser elaborado com referência a pesquisa original, quanto apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa.
É submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.

 

Resenha

 

Trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico.

Não deixe de ler: Revisando seus textos - Foco em revisão de teses e dissertações - O trabalho do revisor de textos

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/trabalho-academico-647359.html

    Palavras-chave do artigo:

    trabalho academico

    ,

    ensino superior

    ,

    tese

    Comentar sobre o artigo

    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    A evasão escolar tem sido um lema intensamente debatido, principalmente com relação ao ensino fundamental. O texto se propõe a discutir as questões relativas a evasão escolar no ensino superior, considerando as variáveis internas e externas ao fenômeno. Ao considerarmos os diferentes aspectos da evasão escolar em todos os níveis de ensino, especialmente no ensino superior apontamos, ao final, alguns dos aspectos mais relevantes do fenômeno. A evasão escolar é um problema muito grave desde a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ensino Superiorl 19/11/2013 lAcessos: 109
    Sonaly Beatriz Frazão Silva

    O presente artigo nasce do desejo de auxiliar estudantes na realização de seus trabalhos acadêmicos, em função de muitos concluírem a graduação e avançarem nos respectivos níveis, sem dominar a constituição e organização dos elementos mais básicos demandados numa produção e precipuamente com a tradicional dificuldade para descobrir os caminhos da investigação e as normas técnico-científicas.

    Por: Sonaly Beatriz Frazão Silval Educação> Ensino Superiorl 22/01/2010 lAcessos: 1,079 lComentário: 2
    Ana Paula Lopes

    Tomando como referência o processo de mercantilização da educação superior, objetivamos fazer uma análise-crítica em busca de identificar e problematizar os principais aspectos da precarização do trabalho docente no ensino superior no Brasil frente à ideologia neoliberal.

    Por: Ana Paula Lopesl Educação> Ensino Superiorl 03/11/2009 lAcessos: 954
    Mathias Gonzalez

    Acredita-se que as instituições de ensino superior, além de disseminadoras de conhecimento, sejam também o fértil celeiro de novas idéias, resultantes de pesquisas bem conduzidas por seus egressos. No Brasil, milhões de textos científicos, pesquisas acadêmicas, trabalhos de conclusão de cursos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado são produzidos anualmente. Para onde vão esses trabalhos? Quem os lê, além dos professores das disciplinas e raros coordenadores de curso?

    Por: Mathias Gonzalezl Educação> Ensino Superiorl 13/12/2009 lAcessos: 1,188 lComentário: 2

    O presente trabalho tem como ponto de partida a afirmação de Maritain que o principal instrumento do advogado é a razão. Não ocorreram diferenças significativas no desempenho entre alunos do primeiro e quinto ano, o que suscitou questionamentos sobre a qualidade do curso de Direito no que se refere ao desenvolvimento da razão e articulação lógica do raciocínio dos alunos.

    Por: Márcia Regina Amânciol Educação> Ensino Superiorl 29/10/2012 lAcessos: 183
    Vanzye Fargom

    O fenômeno da expansão e interiorização do ensino superior no Brasil pode e deve ser apropriado com vistas à invenção de espaços alternativos para produção e reprodução de convívios e saberes originais.

    Por: Vanzye Fargoml Educaçãol 28/03/2010 lAcessos: 197
    Alex-Sandro Pinheiro Cardoso

    O presente artigo refere-se a importância do ensino de História e Geografia nas escolas, pois as disciplinas tendem a proporcionar reflexões e criar criticidade no pensamento do aluno. A história e geografia são correlatas e influenciáveis uma pela outra. A abordagem bibliográfica, pretende-se enfocar as transformações da sociedade educacional e os reflexos no cotidiano entre educando e educador. Criando um paralelo entre o que se pede e o que se faz no processo da gestão no dia a dia escolar.

    Por: Alex-Sandro Pinheiro Cardosol Educaçãol 03/07/2009 lAcessos: 5,574 lComentário: 1
    Profª Bia Senday

    Estudo realizado mediante aos tipos de discurso sob a perspectiva da tradição e, através da nova metodologia proposta por Bernard Schneuwly, ao qual aborda a importância da aprendizagem –na escola – através de textos, pois a comunicação se dá a partir desta prática – produção de textos orais e escritos. Assim, terá o desenvolvimento da competência do aluno para o aprimoramento de seu desempenho nas mais diversas situações de comunicação.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 13/03/2010 lAcessos: 8,713

    A Educação a Distância (EaD), oferece substanciais possibilidades de contribuir com a ressignificação da educação escolar e da formação de professores. Pode oferecer ao docente, oportunidade de estudo, atualização, qualificação, investimento em sua formação contínua em qualquer tempo e lugar, por meio de metodologias diversificadas e mediadas por recursos tecnológicos.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 19/11/2010 lAcessos: 657

    Esta pesquisa teve como propósito o estudo do dilema da teoria social, através de pesquisa qualitativa e, uso de técnicas bibliográficas e documental, baseados nos trabalhos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia apud Connell (2009).

    Por: Carlos Queirozl Educação> Ensino Superiorl 27/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Foi exatamente em tal contexto social e político que se desencadeou o cenário do Romantismo naquele país, possibilitando o nascimento de várias obras literárias, fundamentais ao desenvolvimento do Romantismo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Não resultamos diretamente deles, mas parentes próximos. Numa acepção moderna, primos, o que significa muito para a comparação das espécies, a ponto de afirmar que, geneticamente, somos a mesma espécie.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 23/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Há uma arte projetiva. A linguagem é o mecanismo auxiliar. Da metodologia de projeção. Naturalmente. Não se projeta de qualquer forma. Porque são milhares de projeções. O que é o conhecimento fenomenológico. Em parte pelo menos. Produção de uma ilusão do entendimento.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/09/2014
    Carla Ravaneda

    A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superiorl 11/09/2014 lAcessos: 14
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superiorl 10/09/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/09/2014
    Ana Paula Assaife

    Este artigo analisa as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula para o uso das tecnologias voltadas para educação. Estudos sobre a modernidade mostra que esta dificuldade é muito comum nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Temos por objetivo analisar os impactos da modernidade sobre a universidade e seus desafios. .Conceituar Modernidade e estudar novas prácticas para o l uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem.

    Por: Ana Paula Assaifel Educação> Ensino Superiorl 04/09/2014 lAcessos: 19
    Públio Athayde

    As pessoas estão convencidas que escolhendo melhor podem corrigir o sistema, mas apenas podem mudar uns erros por outros, umas pessoas erradas por outras que errarão. Não adiantaria mudar pessoas: o sistema vigente não presta.

    Por: Públio Athaydel Notícias & Sociedade> Polítical 12/08/2012 lAcessos: 29
    Públio Athayde

    Os revisores devem ter em conta o sentido do texto, mas nunca se deixar levar pelo sentido ao ponto de reconstruir algo que não estaria na "letra" do texto e, tampouco, passar pelo texto passivamente – sem interferir nele. Há grande diferença entre a tarefa do revisor que relê um texto e a do leitor que lê um texto. A revisão pode ser vista como leitura ou releitura do escrito, processos que não se limitam a ações corretivas, mas tarefa de interpretação.

    Por: Públio Athaydel Educação> Línguasl 09/03/2012 lAcessos: 138
    Públio Athayde

    Preocupação constante de quem revisa textos está focada em manutenção, recuperação ou estabelecimento de coesão e coerência textual. Naturalmente, essas preocupações do revisor devem se sobrepor às do autor, no sentido que ele já terá pensado nelas ou as terá incorporado com subsunção da própria redação natural.

    Por: Públio Athaydel Educação> Línguasl 03/03/2012 lAcessos: 450
    Públio Athayde

    Consta por aí uma série de mitos sobre a redação do texto científico, muito vêm dos professores de redação que, não sem razão, preparam seus alunos para o vestibular e o ENEM, formas bem "engessadas" de redação. As recomendações gerais não são absolutas.

    Por: Públio Athaydel Educação> Ciêncial 05/02/2012 lAcessos: 157
    Públio Athayde

    Ao escolher um revisor de textos, muito do que se aplica a outros serviços vale, mas há sempre algumas questões específicas. Se você nunca precisou de um revisor, ou se já precisou e não se deu bem com o que encontrou, aqui vão algumas recomendações que podem se aplicar, principalmente para textos acadêmicos ou empresariais.

    Por: Públio Athaydel Educação> Ensino Superiorl 30/10/2011 lAcessos: 203
    Públio Athayde

    A universidade embarcou na moda e anseio de eleições diretas quando o país inteiro clamava "Diretas Já" e a adoção intracampi foi mais ou menos um lenitivo para a derrota da aspiração mais ampla. Por enquanto, que tal deixar as escolhas de reitor mesmo nas mãos de que tem poder político?

    Por: Públio Athaydel Literatura> Crônicasl 23/09/2011 lAcessos: 34
    Públio Athayde

    A Keimelion - revisão de textos edita e publica diversos e-news como forma de dar publicidade e visibilidade a sua atividade; leia e assine qualquer um deles ou vários, de graça.

    Por: Públio Athaydel Press Releasel 05/07/2011 lAcessos: 19
    Públio Athayde

    Pobrema (pronuncia-se póbrêma) – é um tipo de dificuldade inerente a pessoas pobres / Poblema (pronuncia-se pôblêma) – são as dificuldades inerentes a pessoas com ética, moral e participação social ativa / Probema (pronuncia-se como convier) – já são dificuldades mais específicas, no campo da disfonia.

    Por: Públio Athaydel Literatura> Crônicasl 02/06/2011 lAcessos: 161

    Comments on this article

    2
    Gledson 25/08/2011
    Me defina o que é um Paper, um Banner e comunicado técnico e como se elabora a sua criação
    1
    joice 13/08/2011
    muito obrigada pelos esclarecimentos..

    já está na minha bibliografia :)
    2
    Manoel 02/04/2011
    Excelente trabalho!!!!
    -2
    simone santos 14/11/2010
    Gostaria de saber mais sobre o objeto de estudo da Sociologia da Educação
    -2
    Desenvolvimento Curricular 14/11/2010
    gostaria de saber mais sobre o assunto,Desenvolvimento Curricular e o que vem ser o conceito na formação de um trabalgo academico ?
    -2
    graça 04/08/2009
    Dicas para que nao cometam erros em defender uma tese de um TCC (FACULDADE)
    -2
    vILMA G.Oliveira Martins 11/06/2009
    trabalho sobre os orgao e sentidos
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast