Como Se Comportar Em Uma Entrevista De Emprego

Publicado em: 03/01/2009 |Comentário: 60 | Acessos: 84,813 |

 

Em uma entrevista, a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é chegar no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistado. Outro item a ser observado é a roupa. Homens, opetem belo básico, verificando sempre a vaga para a qual está se colocando à disposição, não exagere em cores ou estampas, e caso a empresa não seja adepta do terno e gravata, é claro que não precisa usa-los durante a entrevista, uma boa sugestão seria o traje social esporte, que conta com calça social sem pregas e camisas meia manga. Quanto às mulheres, muito cuidado com as roupas, o bom mesmo é ser discreta: calças sociais, ternos, camisas, ternos femininos, cores sóbrias e pouca maquiagem; falando em maquiagem, gostaria de deixar claro que você não precisa combinar a cor da sombra com a cor da roupa que vai usar, você pode aderir a tons bege a café claro, ou ainda tons rosé para o dia, e nada de brilho, reserve as sombras brilhantes para o glamour da noite.

 

Você pode ser um ótimo profissional, mas lembre-se do ditado "você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência". Então capriche no visual.

 

O segundo passo da entrevista é demonstrar quais são suas qualidades e justificar os motivos pelos quais a empresa deveria contratá-lo. Por isso, faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como "quem é você?", "o que já fez?", "o que seu último empregador acha de você?", "quais os resultados que você conseguiu para a empresa?" e "o que você pode fazer pela nova empresa?". 

 

É muito importante também fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações possíveis sobre a nova empresa, para não se frustrar depois de contratado. Jamais demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.

 

Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Caso não entenda uma pergunta, não tenha vergonha de questionar, dizer que não entendeu a questão e pedir para o entrevistado repetir.

 

Apesar de estar em processo de competição com outras pessoas, procure esquecer os outros. Dê o seu melhor e se mesmo assim não for escolhido, é porque a empresa não é adequada para você. Afinal, se você se disponibilizou a ir a essa entrevista é porque você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo. Portanto, é preciso haver um encontro de interesses para dar certo. Muitas vezes, as empresas não estão atrás do mais inteligente, mas daquele que mais se adapta às necessidades delas.

 

Para ajudar você nessa etapa, preparamos algumas dicas. Confira:

 

1. Pense quais são seus reais objetivos, pontos fortes e pontos fracos

 

2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga

 

3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo

 

4. Preste bastante atenção no que irá usar. Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem. Tenha sempre em mente que não pode exagerar na roupa (você não está indo para uma festa), nem na maquiagem. Lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência

 

5. Leve um currículo impresso

 

6. Chegue no horário (ou, se puder, com 15 minutos de antecedência). Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do entrevistador e se existe alguma outra opção

 

7. Irradie entusiasmo

 

8. Respire fundo e tente manter a calma

 

9. Seja natural e espontâneo

 

10. Olhe nos olhos. Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo

 

11. Não fale mal da empresa anterior, dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe

 

12. Não fique mexendo em objetos, estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora. Isso demonstra ansiedade.

 

13. Deixe o celular desligado 

 

14. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua carreira profissional.

15. Não mude de assunto de repente

16. Não fume, não masque chicletes e nem use óculos escuros

17. Faça as suas perguntas

 

18. Se tiver dúvidas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!

 

19. Pergunte se há previsão para fechar a vaga

 

20. Confie em você. E se a resposta não for positiva, não se sinta um perdedor. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.

Milena Queiróz Gonçalves

www.inglescurso.net

www.profissionalizando.com

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 50 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/como-se-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego-707641.html

    Palavras-chave do artigo:

    carreira

    ,

    entrevista

    ,

    emprego

    Comentar sobre o artigo

    empregos.com.br

    Consultores de empresas dão dicas de como você deve responder a questões-chave para se dar bem em um processo de seleção

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 21/03/2012 lAcessos: 548
    empregos.com.br

    Supervalorização, linguagem inadequada e falta de foco são alguns dos principais deslizes que podem eliminar o candidato.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 21/09/2011 lAcessos: 402
    empregos.com.br

    Confira os principais fatores que determinam a realização profissional, de acordo com especialistas.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 13/09/2011 lAcessos: 177
    empregos.com.br

    Objetividade é característica mais recomendada por consultores na hora de responder as perguntas feitas pelos recrutadores. Por Rômulo Martins Fonte: Empregos.com.br

    Por: empregos.com.brl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/07/2011 lAcessos: 167
    empregos.com.br

    Mudança deve ocorrer quando esgotarem todas as possibilidades de resolver problemas, diz especialista.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 30/08/2011 lAcessos: 109
    empregos.com.br

    O Brasil se prepara para receber uma grande onda de investimentos, empresas, profissionais e turistas estrangeiros. Com a economia em expansão e às vésperas de sediar os dois principais eventos esportivos mundiais - Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio 2016 -, o mercado volta-se ao segmento de Tradução e Interpretação.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Entrevistasl 09/08/2011 lAcessos: 232
    Aparecido da Cruz

    Mais difícil que conseguir um emprego, hoje em dia, é conseguir uma boa entrevista. Por isso, essa grande oportunidade precisa ser bem aproveitada. Foi para esta finalidade que este artigo foi preparado, para auxilar você nesta tarefa.

    Por: Aparecido da Cruzl Carreira> Entrevistasl 29/12/2008 lAcessos: 7,449 lComentário: 3
    Luís Sérgio Lico

    Na hora da entrevista saiba quais as perguntas que terá que responder. Prepare-se com as dicas do Prof. Luís Sérgio Lico

    Por: Luís Sérgio Licol Carreira> Entrevistasl 01/10/2011 lAcessos: 562
    Rafael Higuti

    Atualmente com o mercado em ascensão, surgem novas necessidades em um ritmo acelerado e em um piscar de olhos tudo muda. Com a constante mudança do mercado, tornou-se necessário mudar também a maneira de avaliar os candidatos. Aprenda como responder as perguntas mais complexas dos recrutadores.

    Por: Rafael Higutil Carreira> Entrevistasl 11/01/2011 lAcessos: 997

    Como a idade afecta a nossa empregabilidade. A empregabilidade decresce com o passar dos anos.

    Por: rosa gonçalvesl Carreira> Entrevistasl 27/05/2014 lAcessos: 17

    Ter um bom currículo é importante, mas o que define quem será ou não contratado é a famosa entrevista de emprego. Nessa hora os candidatos suam frio e não sabem como se portar, por isso, montei para vocês este artigo que irá ajudar muito.

    Por: matheusl Carreira> Entrevistasl 24/03/2014 lAcessos: 37
    Almy Froes

    Mostrarei de forma simples e descomplicada como ir bem na sua entrevista de emprego, com dicas que podem fazer toda a diferença!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 21/02/2014 lAcessos: 11

    Veja Como se controlar o medo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

    Por: Flademirl Carreira> Entrevistasl 08/02/2014 lAcessos: 36
    Almy Froes

    Veja como ir bem em uma entrevista de emprego, com dicas simples porém altamente eficientes!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 02/11/2013 lAcessos: 44

    Dicas do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, especificamente para professores.o artigo também pode ser uma ajuda para aqueles que não tem pudor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.Uma abordagem simples, em uma linguagem gacil e bem humorada.

    Por: RONI EVERSON DOS SANTOSl Carreira> Entrevistasl 25/07/2013 lAcessos: 38
    Ricardo Miguel

    Aprenda no artigo de hoje 5 dicas de como procurar emprego e ser bem sucedido. Saiba como continuar motivado e não perder a esperança com as várias dicas que sugerimos para procurar trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Carreira> Entrevistasl 03/07/2013 lAcessos: 39

    Para iniciar a entrada no mercado de trabalho, o primeiro passo a ser tomado é a entrevista do emprego, de modo a conseguir obter o mesmo. Vários fatores de comportamento e personalidade têm influência no processo, e aqui vão algumas dicas que ajudam nesse momento:

    Por: Antoniol Carreira> Entrevistasl 07/06/2013 lAcessos: 37
    Milena Queiróz Gonçalves

    As dúvidas sobre a educação a distancia são muitas, dentre elas a eficiência dos cursos e se são realmente válidos para o mercado de trabalho. Neste artigo vamos desmistificar muitas dessas dúvidas para que todas as pessoas se sintam mais a vontade e confiantes para utilizar este meio que só cresce e gera muitos e bons resultados.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Educação> Educação Onlinel 14/03/2011 lAcessos: 431
    Milena Queiróz Gonçalves

    A fórmula para falar bem inglês sem ter que viajar para o exterior existe sim, e funciona! Quero provar isso dando minha própria experiência com o aprendizado da língua. O que separei aqui não são dicas de faz de conta, são dicas que realmente funcionam . Leia com atenção, e o mais importante: Coloque em prática o que ler aqui, pois foi assim que me tornei totalmente fluente em Inglês, professora, tradutora, sem nunca ter viajado para o exterior!

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Educação> Línguasl 02/06/2010 lAcessos: 1,370
    Milena Queiróz Gonçalves

    Muitas pessoas que estudam Inglês não conseguem desenvolver o idioma, por erros de aprendizado simples que podem ser consertados com ajuda de alguns recursos que levarão o aluno a pensar em Inglês. Dessa forma o aprendizado será efetivo e natural.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Educação> Línguasl 05/01/2010 lAcessos: 3,149
    Milena Queiróz Gonçalves

    Como a habilidade de falar inglês pode lhe ajudar no mercado de trabalho.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Carreira> Gestão de Carreiral 06/01/2009 lAcessos: 8,823 lComentário: 1
    Milena Queiróz Gonçalves

    Ter inteligência emocional nos dias de hoje é tão importante quanto ter um currículo vasto. A habilidade não é descrita no currículo, mas é logo observada pela empresa que contrata e vai muito além disso, a inteligência emocional faz com que a pessoa tenha desenvoltura para lidar com problemas de todas as ordens.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 06/01/2009 lAcessos: 12,727
    Milena Queiróz Gonçalves

    O artigo da dicas para resolução de problemas na vida pessoal e profissional, afinal, para se dar bem em todas as areas da vida é necessário saber lidar com os problemas dia após dia.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/01/2009 lAcessos: 42,528 lComentário: 5
    Milena Queiróz Gonçalves

    Especulações rondam uma palavra que para nós, brasileiros, é muito comum e denota nossa hospitalidade e afeto. Entretanto, em Inglês como é expressado esse sentimento? Existe ou não a palavra saudade em Inglês?

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Educação> Línguasl 03/01/2009 lAcessos: 12,128 lComentário: 3
    Milena Queiróz Gonçalves

    Uma descritiva sobre o que ocorre em nosso país, dado o desencontro de pessoas desempregadas sem qualificação devida e empresas sedentas por profissionais.

    Por: Milena Queiróz Gonçalvesl Carreiral 03/01/2009 lAcessos: 1,286 lComentário: 1

    Comments on this article

    2
    Daniela 21/10/2011
    legal, bem interessante mesmo..
    1
    Lucas 19/09/2011
    Nossa! Muito obrigado, eu estava um pouco nervoso pois tenho uma entrevista de emprego daqui alguns dias e como sou adolescente não tenho muita experiencia nisso. Eu estava nervoso pois não sabia o que responder, mas agora posso treinar algumas respostas.
    1
    Delany Emilia 22/08/2011
    Excelente colocação de pensamento, hoje em dia com os avanços tecnologicos e cientificos resultado da globalizão, as empresas querem que seus colaboradores produzam mais para serem mais competitivas. É necessário quebrar esses velhos paradigmas mecanicista e substituir por visão holística,confessso é difícil mas porém, com tudo entretanto, no entanto essa é uma das políticas que devem ser adotadas pelas organizações investir no seu pessoal.
    1
    Rosivania 01/08/2011
    Amei as dicas, vou respirar fundo e vou a entrevista amanhã rsrsrsrs bjsssss valeu!!!!!
    3
    Graycielle 08/07/2011
    Sou muito anciosa e nervosa, o que faço para transparecer calma?
    4
    tiago 25/06/2011
    que roupa usar em uma entrevista de dinamica em grupo.....
    0
    gilmario 08/06/2011
    muito obrigado são ótimas dicas.
    -1
    Samara 31/05/2011
    Parabéns ao escritor das dicas!
    esta tudo muito bem explicado, elas vão me ajudar muito!
    Agradecida...
    2
    WARLEY 20/05/2011
    essas dicas ajuda muito em nossa vida profissional.....
    0
    claudete 20/05/2011
    EU tenho muita vontade de trabalha de carteira assinada mas encontro muita dificuldade sempre trabalhe de domestica mas não era.Hoje estou batalhando com serviço gerais já estou com 33 anos. Será que consigo trabalhar ainda? VOCÊ PODERIA MIM AJUDAR.
    3
    Ronny 16/05/2011
    Minha entrevista já e amanhã .To muto nervoso .
    Essas dicas vão me ajudar muito (MENOR APRENDIZ )
    -1
    Edicléia Cardoso 30/04/2011
    Dicas muito boas, com certeza me ajudaram bastante Obrigada!
    1
    natacha 10/04/2011
    adorei as dicas, brigadooooooooooooo...
    2
    Maria 28/03/2011
    Nossa muito obrigado pelas dicas;foi muito bom pra mim;pois não tinha noção como seria minha primeira entrevista...
    1
    Bruna 26/03/2011
    me chamaram para fazer a segunda etapa de uma entrevista e eu estou super nervosa" eu sou menor aprendiz
    5
    ana beatriz 24/03/2011
    como devo me preparar para entregar um curriculun pela primeira vez
    -1
    Ana Goreti 24/03/2011
    Como disse Rogerio Martins, a respeito de um participante do curso, que se sentia excluido do mercado, pelo motivo da idade, isto é muito comum. Infelizmente, passamos uma vida lutando, trabalhando, adquirimos experiência, mas de repente...
    Ficamos desempregados, e vamos a luta para um novo emprego e encontramos o grande vilão: a idade. Estou com 47 anos e já perdi várias oportunidades de emprego, por este motivo. Cheguei em uma agencia uma vez e havia 2 vagas no Administrativo. Me informei e ela me disse: Esta vaga é somente até 35 anos. Em outra oportunidade, a própria entrevistadora do RH, me disse que era uma candidata qualificada e capaz, mas não seria aceita pela idade. Estou a mais de um ano procurando emprego, e infelizmente, é triste, ser capaz, estar interessada em trabalhar, ter capacidade para isso e ser barrada, por um único motivo: "IDADE".
    1
    fabiana silva abreu 18/03/2011
    valeu!!!!amei as dicas assim estarei preparada para uma entrevista..
    1
    leandro 17/03/2011
    Muito boa as dicas... adrei e pretendo segui-las !
    Obrigado !!!
    1
    alicia 14/03/2011
    adorei as dicas,vou segui-las
    2
    Maria amanda 26/02/2011
    Aprendi muito com esse artigo.é nota 10 p escritora
    2
    JOHN LENON 19/02/2011
    Estou pronto para aminha entrevista de emprego,'' vou arrebenta,vou pocar''
    4
    Patricia 15/02/2011
    Que legal,gostei muito das dicas,mas tenho uma dúvida,posso ir acompanhada em uma entrevista?????/
    Obrigado!!!
    1
    thiago 02/02/2011
    Futuramente vou concorrer a uma vaga de supervisor de seguranca, amei as dicas...
    4
    Gabriel 27/01/2011
    Esta artigos esta nota 1000000000
    Parabens para a escritora e boa sorte a todos que estao na mesma situaçao que a minha "sendo entrevistados para seu proximo emprego"
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast