Como se portar em uma entrevista de emprego

Publicado em: 16/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 83 |

São muitas as variáveis que influenciam no desempenho em uma entrevista. Na maioria dos casos são coisas simples, porém um erro em alguma delas pode ser fatal. Um simples descuido, e tudo vai por água a baixo. Por isso, os mínimos detalhes devem ser bem cuidados, a fim de fazer com que a entrevista seja a mais perfeita possível. Sabendo que simples cuidados, como ter sempre um bloco de notas em mão, para anotar algo importante se necessário, deve ser levado em consideração.  

A primeira impressão é sempre visual, portanto devem ser tomadas as medidas necessárias, para que essa parte fique impecável. Uma roupa mais escura, puxando para o preto, sempre é válida. Mas sem exageros, sem estampas, nada que chame muita atenção. Também se deve ter cuidado no exagero nos acessórios, principalmente das mulheres, pois isso é outra coisa que pode roubar a atenção. O cabelo sempre bem cortado e a barba feita são de praxe, sem esquecer-se das unhas, que devem estar bem aparadas. O sapato, no caso dos homens, deve sempre estar bem limpo, polido e brilhando. No caso das mulheres, nada de saltos exagerados. Tudo isso para dar uma boa primeira impressão. Outro grande cuidado deve ser no horário, sempre estar alguns minutos antes da hora marcada, e jamais se atrasar.

A preparação para a entrevista é fundamental. O entrevistado deve estar muito bem informado sobre a empresa, saber os mínimos detalhes sobre ela. Pois além de mostrar que está muito interessado na vaga, permite a ele, fazer perguntas inteligentes ao entrevistador. No mundo dos negócios, uma pessoa que não se prepara para a entrevista, chegando nela sem saber nada sobre a empresa, é uma pessoa que não está muito interessada na vaga, e assim logo é descartada. Sem esquecer-se de estar preparado para responder qualquer tipo de pergunta.

O cuidado na linguagem verbal é muito importante, porém tem de haver um grande foco na não-verbal também, pois o corpo pode falar mais que a boca em alguns momentos. Sentar-se de forma confortável, mas sem exagero, postura sempre reta e nada de espichar as pernas. Não é recomendado que o entrevistado fique brincando ou mexendo em algum objeto a sua volta. Na parte verbal, cada palavra deve ser pensada antes de ser dita, sempre adotando uma forma formal e extremamente profissional. Falar com confiança, dando sempre impressão de estar seguro no que está falando, e sempre de forma respeitável e cordial. Nunca tratar o entrevistador pelo seu nome, a não ser que este lhe de abertura para isso. Compostura, falar o que for necessário, porém sem exageros. Nada de enrolar muito.

Num simples gesto de desrespeito, como chegar à sala da entrevista e sentar sem o convite do entrevistador, pode decretar ou ruir as chances do entrevistado. Não chega a ser um desrespeito grave, porém conta pontos importantes que podem decidir no final. São esses poucos detalhes que devem ser seguidos com cuidado. Às vezes, de tão simples que são, acabam sendo esquecidos, porém, são eles que irão decretar o sucesso ou não do entrevistado.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/como-se-portar-em-uma-entrevista-de-emprego-6251230.html

    Palavras-chave do artigo:

    entrevista de emprego

    ,

    formas de agir

    ,

    seriedade e comprometimento

    Comentar sobre o artigo

    Alisson Lopes

    O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio.

    Por: Alisson Lopesl Carreira> Recursos Humanosl 24/01/2012 lAcessos: 3,153

    PEDIDO DO BRASIL. EXPECTATIVAS QUE NORTEIAM O PEDIDO. ALTERNATIVAS SUGERIDAS PARA O CASO DE UMA EVENTUAL NEGATIVA DO PEDIDO DE EXTRADIÇÃO,

    Por: Ubiratan Pires Ramosl Direito> Doutrinal 05/05/2014 lAcessos: 31
    RICHARD E. S. D'AVILA

    expectativa de nossa sociedade, quanto à educação, é a preparação de cidadãos/alunos para a vida e sua formação para o exercício profissional, porém observamos vários fatores que têm desmotivado professores e alunos nesse processo. Em busca de soluções que levem modificações ao ensino, ressaltamos a importância daquelas que possibilitem a valorização e o aperfeiçoamento do professor, devido ao seu papel direcionador na relação pedagógica, de inegável relevância política e social.

    Por: RICHARD E. S. D'AVILAl Educaçãol 21/07/2010 lAcessos: 772
    José VIRGÍLIO Dias de Sousa

    Entre as maiores preocupações dos brasileiros na atualidade está a segurança pública (dever do Estado), mas que deve merecer responsabilidade de todos. Pesquisa IBOPE no ano 2011 da conta que mais de 70% da população tem medo de ser assalta. O último levantamento efetuado pelo Ministério da Justiça mostra que apenas cerca de 8% dos homicídios ocorridos no Brasil são elucidados, isto num universo de aproximadamente 50.000 (cinquenta mil assassinatos ano), segundo dados do Ministério da Justiça.

    Por: José VIRGÍLIO Dias de Sousal Notícias & Sociedade> Polítical 14/10/2012 lAcessos: 85

    Como a idade afecta a nossa empregabilidade. A empregabilidade decresce com o passar dos anos.

    Por: rosa gonçalvesl Carreira> Entrevistasl 27/05/2014 lAcessos: 12

    Ter um bom currículo é importante, mas o que define quem será ou não contratado é a famosa entrevista de emprego. Nessa hora os candidatos suam frio e não sabem como se portar, por isso, montei para vocês este artigo que irá ajudar muito.

    Por: matheusl Carreira> Entrevistasl 24/03/2014 lAcessos: 33
    Almy Froes

    Mostrarei de forma simples e descomplicada como ir bem na sua entrevista de emprego, com dicas que podem fazer toda a diferença!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 21/02/2014

    Veja Como se controlar o medo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

    Por: Flademirl Carreira> Entrevistasl 08/02/2014 lAcessos: 33
    Almy Froes

    Veja como ir bem em uma entrevista de emprego, com dicas simples porém altamente eficientes!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 02/11/2013 lAcessos: 38

    Dicas do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, especificamente para professores.o artigo também pode ser uma ajuda para aqueles que não tem pudor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.Uma abordagem simples, em uma linguagem gacil e bem humorada.

    Por: RONI EVERSON DOS SANTOSl Carreira> Entrevistasl 25/07/2013 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Aprenda no artigo de hoje 5 dicas de como procurar emprego e ser bem sucedido. Saiba como continuar motivado e não perder a esperança com as várias dicas que sugerimos para procurar trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Carreira> Entrevistasl 03/07/2013 lAcessos: 37

    Para iniciar a entrada no mercado de trabalho, o primeiro passo a ser tomado é a entrevista do emprego, de modo a conseguir obter o mesmo. Vários fatores de comportamento e personalidade têm influência no processo, e aqui vão algumas dicas que ajudam nesse momento:

    Por: Antoniol Carreira> Entrevistasl 07/06/2013 lAcessos: 32
    Michel Caetano

    Uma boa maneira de pensar sobre as tecnologias, e de que modo elas nos ajudam e auxiliam, e também de que maneira que elas nos prejudicam. Só colocando na balança os prós e contras para definir isso.

    Por: Michel Caetanol Tecnologia> Tecnologiasl 04/12/2012 lAcessos: 58
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast