Como se portar em uma entrevista de emprego

16/10/2012 • Por • 4,603 Acessos

São muitas as variáveis que influenciam no desempenho em uma entrevista. Na maioria dos casos são coisas simples, porém um erro em alguma delas pode ser fatal. Um simples descuido, e tudo vai por água a baixo. Por isso, os mínimos detalhes devem ser bem cuidados, a fim de fazer com que a entrevista seja a mais perfeita possível. Sabendo que simples cuidados, como ter sempre um bloco de notas em mão, para anotar algo importante se necessário, deve ser levado em consideração.  

A primeira impressão é sempre visual, portanto devem ser tomadas as medidas necessárias, para que essa parte fique impecável. Uma roupa mais escura, puxando para o preto, sempre é válida. Mas sem exageros, sem estampas, nada que chame muita atenção. Também se deve ter cuidado no exagero nos acessórios, principalmente das mulheres, pois isso é outra coisa que pode roubar a atenção. O cabelo sempre bem cortado e a barba feita são de praxe, sem esquecer-se das unhas, que devem estar bem aparadas. O sapato, no caso dos homens, deve sempre estar bem limpo, polido e brilhando. No caso das mulheres, nada de saltos exagerados. Tudo isso para dar uma boa primeira impressão. Outro grande cuidado deve ser no horário, sempre estar alguns minutos antes da hora marcada, e jamais se atrasar.

A preparação para a entrevista é fundamental. O entrevistado deve estar muito bem informado sobre a empresa, saber os mínimos detalhes sobre ela. Pois além de mostrar que está muito interessado na vaga, permite a ele, fazer perguntas inteligentes ao entrevistador. No mundo dos negócios, uma pessoa que não se prepara para a entrevista, chegando nela sem saber nada sobre a empresa, é uma pessoa que não está muito interessada na vaga, e assim logo é descartada. Sem esquecer-se de estar preparado para responder qualquer tipo de pergunta.

O cuidado na linguagem verbal é muito importante, porém tem de haver um grande foco na não-verbal também, pois o corpo pode falar mais que a boca em alguns momentos. Sentar-se de forma confortável, mas sem exagero, postura sempre reta e nada de espichar as pernas. Não é recomendado que o entrevistado fique brincando ou mexendo em algum objeto a sua volta. Na parte verbal, cada palavra deve ser pensada antes de ser dita, sempre adotando uma forma formal e extremamente profissional. Falar com confiança, dando sempre impressão de estar seguro no que está falando, e sempre de forma respeitável e cordial. Nunca tratar o entrevistador pelo seu nome, a não ser que este lhe de abertura para isso. Compostura, falar o que for necessário, porém sem exageros. Nada de enrolar muito.

Num simples gesto de desrespeito, como chegar à sala da entrevista e sentar sem o convite do entrevistador, pode decretar ou ruir as chances do entrevistado. Não chega a ser um desrespeito grave, porém conta pontos importantes que podem decidir no final. São esses poucos detalhes que devem ser seguidos com cuidado. Às vezes, de tão simples que são, acabam sendo esquecidos, porém, são eles que irão decretar o sucesso ou não do entrevistado.

Perfil do Autor

Michel Caetano

Recém começando, e buscando o seu espaço. Desta forma, resumidamente, me defino. Procuro aprender, e muito, e talvez ensinar algo que sei,...