Dicas, nada convencionais, para entrevista de emprego a vaga de professor

25/07/2013 • Por • 4,603 Acessos

               DICAS, NADA CONVENCIONAIS, PARA ENTREVISTA DE EMPREGO A VAGA DE PROFESSOR.

    Primeiramente é importante que o individuo se identifique como um caso que dificilmente, pela legalidade,  conseguirá o emprego, sendo assim ,já na entrevista se porte de uma maneira que de a entender que não está muito interessado no serviço.Aja assim durante todo o primeiro contato com a escola.Geralmente os funcionários, diretores e coordenadores também não são  sinceros  ao apresentar a instituição."- A hora aula e tanto,mas nós já temos um aumento previsto para o mês que vem"(espere esse aumento sentado,meu amigo!!).

    Na sala de espera não demonstre preocupação ,tente agir naturalmente.Boceje ,jogue no celular , ligue ou simule ligar  para alguém marcando algo para o final de semana. Puxe assunto com os   professores concorrentes, comente  que você já deu aula em vários Colégios de prestigio.( dar aula em cursinhos pré-vestibular, apesar de serem caóticos e desumanos , sempre passa uma boa impressão) .

   Você deve ter um certo filtro para tomar a estratégia certa, isso vai  depender do nível da escola que  está te  entrevistando.Caso seja uma escola de estrutura boa, não deixe de enfatizar   que você é formado por uma universidade federal, que dá  aulas em outros  colégios muito bons,  e que o diretor ou coordenador, daquelas escolas, indicara-o para  aquela entrevista.Se for uma escola de  médio porte, você deve apelar para o velho bordão de que está procurando novas experiências profissionais, pois  novos desafios sempre  te motiva .Acaso aquela seja  uma escola de baixo nìvel, tenha decência e procure uma outra profissão, Ter de fazer  entrevista para dar aulas em escola ruim e degradante (compre uma barraca de  churros, sei La...!!).

    Ainda na sala de espera  é importante que  você  receba, ou simule receber,  algumas ligações das escolas em que leciona.Insinue que o coordenador, diretor e etc, estão precisando de você. Esbraveje coisas como: "Eu já conversei com esse pai e ele estava ciente da dificuldade do aluno, agora é tarde pois já o reprovei" ou "Não! ,pra mim não

dá ,coloque esse conselho para amanhã a noite, que eu dou uma passada ai...". Isso, inconscientemente, demonstra que você é muito importante, e que tem moral com  a administração  de onde leciona. (Geralmente professores tem a impressão que ter ,moral com coordenadores e diretores é bem mais importante que domínio de conteúdo e domínio de sala, se  perceberem que tem um concorrente com essas qualidades ,certamente ficarão temerosos e já entrarão desmotivados para entrevista.)

      Quando finalmente chegar sua vez de ser entrevistado (geralmente demora muito, o pessoal da escola também quer passar a imagem de ocupação),você deve entrar na sala preparado para o show .Comente que conhece alguém que já deu aula ali, invente um nome.(uma boa dica são professoras de Português que se chame Maria... alguma coisa, eu tive umas 10 dessas). Em seguida, procure algo para elogiar, mesmo que aquela espelunca seja um lixo. Caso seja o coordenador o responsável pela entrevista, elogie sua metodologia. Quando ele for te explicar como funcionam os diários, fechamentos de semestre, ou conselhos de classe; faça uma cara de afirmação e de admiração ,do tipo: nossa!! nunca havia pensado nisso antes!!.. Isso já é o bastante para ganhar  um coordenador .

    Geralmente os coordenadores são aqueles indivíduos que estão loucos por uma oportunidade de ser diretor,  eles necessitam ser elogiados e querem  que os professores o admirem, apesar de não hesitarem em  dispensá-lo só porque o diretor não gostou de alguma coisa que você tenha feito, ou até mesmo por  parecer que você tem perfil de coordenador e poderá tomar o cargo que ele tanto se orgulha.(Em suma, coordenador e aquele cara que saiu de sala de aula, pois não agüentou a pressão,  e agora  porque organiza horário ,acha que é o mandatário da escola .Muitos coordenadores  pensam que é deus ,são raras  as exceções) enfim ignore-o,  siga as dicas acima e o ganhará fácil.

   Acaso o entrevistador seja o diretor, tome cuidado, pois aquele individuo  poderá ser perigoso. Entenda, entrevista com professor, não é algo importante e quase sempre a escola está fazendo processo seletivo; se o diretor está o entrevistando, é por um desses três motivos : 1 ele pode ser o dono da escola, e quer saber como o seu futuro funcionário se porta (apesar de não ser nada relevante ,geralmente o dono quer ver se o concorrente a vaga é uma mulher bonita .Se acaso for um homem, a única preocupação é

se  o individuo tem jeito de pedófilo ).  2 O diretor pode ser  um cara extremamente metódico e chato, e quer saber  quem está  sendo contratado.Ou, numa terceira possibilidade, esse diretor pode ser um individuo inseguro que não quer dar chance de alguém da escola ,a não ser ele,  ter credito por uma boa contratação.(Na verdade, diretores são indivíduos que não fazem muita coisa, geralmente se ocupam de serviços administrativos e fofocas com as secretárias .Você pode notar que a maioria dos diretores são obesos ,devido ao tempo ocioso.Cuidado, muitos deles são indivíduos extremamente arrogantes e acham que professores são os culpados por tudo de ruim que acontece em uma escola.Se o coordenador acha que é deus ,o diretor tem certeza de que ele é o próprio)

      Voltando a entrevista, em todos os casos anteriores (seja o entrevistador: o coordenador, o diretor ou a tia da cantina), haja com o máximo de formalidade possível, utilize palavras difíceis, comente de projetos que participou na época da sua faculdade, fale também de escolas que deu ou ainda da aula ( que no seu  caso são as melhores da cidade),demonstre ser o melhor professor que aquele individuo já se deparou. Isso ira fazer com que o entrevistador queira contratá-lo imediatamente,mesmo não tendo noção de onde você tenha vindo ou qual suas intenções naquele estabelecimento.

         As escola não tem preocupação em averiguar a vida profissional de professor, não querem saber o motivo pelo qual  você saiu de outra instituição, não perguntam se você tem vícios, nem ao menos pede antecedentes criminais ,(cuidado seu professor pode está no regime semi aberto e você nem sabe).  Com isso, uma boa dica é você passar  números de telefone  de outros colegas alegando  ser o número dos donos das instituições em  que você é tão amado.

(Você deve se perguntar..., mas quem se ofereceria para se passar por dono de uma escola? Tem sempre um amigo sem noção, que faz coisas desse tipo só pelo prazer de sacanear  alguém ,principalmente no meio de professores ,atenção aos professores das exatas esses caras são totalmente pirados e com certeza aceitam facilmente a proposta.Você tem um amigo que faria isso!! Seja sincero sempre tem um galhorda disposto!!... ,Sempre tem..).

  

     Para que você ganhe a vaga, é importante  passar a imagem  de quem quer algo além da escola.Uma boa estratégia e dizer que está no mestrado,e que seu sonho e lecionar no ensino superior.O entrevistador vai amar essa idéia ,pois indiretamente está dizendo que não vai ficar muito tempo ali ,e certamente quando for mestre pedirá demissão ,livrando a escola de pagar qualquer ônus por sua saída .No meio da entrevista cite alguma frase  de Paulo Freire. As escolas amam  as frases de Paulo Freire, muitos não  o conhece e nem sabe a linha de pensamento que ele segue na educação,mas no meio acadêmico é chique citar Paulo Freire.(as escolas amam colar frases,filosóficas do Paulo Freire.Brega!!)

     Siga a entrevista olhando e ouvindo o que o entrevistador lhe disser e fazendo perguntas sobre os assuntos que ele propuser.Isso vai gerar nele a sensação de que você realmente está interessado nas baboseiras que ele está dizendo tentando te impressionar.

  Quando a entrevista estiver caminhando para o fim, pergunte sobre os horários a serem preenchidos, você é um individuo cheio de escolas e tem pouco espaço durante a semana (mesmo que esteja matando cachorro a grito. E apesar de você está só com o dinheiro do ônibus ,eles não precisam saber disso.) Assim que o entrevistador falar os horários, faça uma cara de surpresa e sorria como se estivesse terrivelmente impressionado com a coincidência .Logo depois, fale que é exatamente os dias que você  tem disponíveis.Não se esqueça de perguntar várias vezes, como um sinal de confirmação, já que você  não acredita que essa coincidência incrível  aconteceu entre você e a escola.

       Finalizando e garantindo a vaga, quando o entrevistador lhe falar o preço da hora aula .(eles sempre deixam a bomba pro final). Faça uma cara de surpresa negativa, mesmo que aquele valor supere suas expectativas. Esse momento é crucial para a sua contratação .Balance a cabeça e coce o queixo, levemente.Finja está desmotivado e termine perguntando em quanto tempo geralmente eles aumentam o valor das aulas.Isso comprovará que todas as cenas dramatizadas ate ali são verdadeiras.(toda escola gosta de ter um professor que é um pop star) Você não tem noção do quanto eles ficarão  impactados com sua entrevista (experiência própria).  Entenderão que está ali um professor de ponta, um cara que da aulas em todas as boas escolas ,é articulado e  ainda conhece Paulo Freire, isso já é o bastante para que nove entre dez escolas te contrate .

Perfil do Autor

RONI EVERSON DOS SANTOS

Formado em Letras pela UFG, bacharelando em literatura pela mesma universidade , professor de Literatura da rede particular e cursos pré...