Elaboração de uma Carta de Candidatura

Publicado em: 25/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 777 |

Quando estamos à procura de trabalho, o passo seguinte à identificação de uma possível oportunidade de trabalho é a realização da candidatura, normalmente composta por uma carta de candidatura e por um curriculum vitae. Neste artigo vamo-nos debruçar sobre a carta de candidatura, nomeadamente sobre os seus conteúdos. Muitas pessoas obtêm modelos genéricos de cartas de candidatura na Internet ou através de amigos e usam-nos. Já fui responsável pela contratação de recursos humanos e cheguei a receber cartas de candidatura exactamente iguais umas às outras e essas candidaturas naturalmente não causavam uma boa impressão e não se diferenciavam das outras. As cartas de candidatura que causam uma boa impressão são pessoais, são cartas cujos conteúdos foram elaborados de raiz pelos candidatos.

Coloque-se no lugar do empregador, que características procuraria num candidato de sucesso à oportunidade de trabalho? Na carta de candidatura terá que transmitir ao empregador que possui ou que consegue desenvolver as características desejadas no candidato ideal.

Na carta de candidatura deve:

  • Começar por se apresentar, indicando a sua formação e experiência profissional relevante;
  • Demonstrar que conhece a empresa empregadora e o seu negócio;
  • Dar a conhecer os seus sucessos profissionais em trabalhos anteriores;
  • Indicar como a experiência/formação que possui faz de você a pessoa ideal para o trabalho;
  • Demonstrar entusiasmo pela possibilidade de vir a trabalhar para a empresa empregadora e em particular na posição para a qual concorre;
  • Indicar as razões que o levaram a candidatar-se à oportunidade de trabalho e/ou à empresa empregadora;
  • Manifestar a sua disponibilidade para uma entrevista;

As candidaturas de sucesso normalmente não são acompanhadas por uma carta de candidatura modelo mas sim por uma carta de candidatura que é única, pessoal e que demonstra o valor do candidato no âmbito da oportunidade de trabalho.

Uma boa carta de candidatura demora várias horas a elaborar e idealmente deve ser revista por pelo menos outra pessoa para além do candidato. A carta de candidatura pode fazer a diferença na obtenção de uma entrevista, pode inclusive compensar um curriculum vitae menos rico, por isso dedique-lhe o esforço que merece.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/elaboracao-de-uma-carta-de-candidatura-4475941.html

    Palavras-chave do artigo:

    carta de candidatura

    Comentar sobre o artigo

    Rafaela Simões

    A carta de apresentação é uma forma mais informal de comunicar diretamente com o departamento de recursos humanos da empresa, que apresenta resumidamente o seu currículo, com tudo o rigor necessário, que deve ser usado para manifestar a sua motivação e singularidade. Descubra como redigir uma carta de apresentação "vencedora", pensada para conseguir a entrevista de emprego que deseja.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Entrevistasl 19/04/2012 lAcessos: 562
    Adriano Celestino R. Barros

    Esta ação tem a finalidade de impedir o deferimento da candidatura de “candidato a candidato”, que não preencha as condições legais de elegibilidade. O âmbito de cognoscibilidade desta Ação de Impugnação de Registro é bem amplo.

    Por: Adriano Celestino R. Barrosl Direitol 28/02/2008 lAcessos: 1,246
    leopoldino dos santos ferreira

    Notícia de hoje no site da revista Veja mostra mais uma vez, entre tantas outras eleições passadas, a gulodice da chamada ´base aliada´ do futuro governo. Nada de base aliada! em vez disto o que se vê na realidade é o loteamento de cargos no governo. Agora a presidente eleita tem a singular oportunidade de romper esse círculo vicioso que impera há séculos na administração pública deste país.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedade> Polítical 17/11/2010 lAcessos: 51
    Conseguir Emprego

    Encontrar emprego nos tempos actuais exige da parte dos candidatos muito trabalho e dedicação. É uma tarefa árdua e desafiadora onde não existe soluções milagrosas. No entanto, uma das certezas que se tem é que ter o melhor dos currículos pode não ser suficiente, se a estratégia de procura de emprego for inexistente ou fraca.

    Por: Conseguir Empregol Carreira> Gestão de Carreiral 06/06/2011 lAcessos: 1,540
    Conseguir Emprego

    Seja honesto, mas não seja demasiado modesto Nunca se deve mentir num curriculum porque o entrevistador irá aperceber-se desse facto rapidamente. Poderá ser colocado numa situação stressante durante a entrevista e as suas hesitações poderão custar-lhe o emprego. No entanto, tal não significa que deva ser modesto. Não deve hesitar em evidenciar e dar realce a tudo aquilo que concretizou ao longo da sua carreira.

    Por: Conseguir Empregol Carreira> Gestão de Carreiral 13/06/2011 lAcessos: 116

    Neste modesto trabalho, tentaremos demonstrar que a LC nº 135/2010 não é só uma lei desnecessária; é uma lei inconstitucional; e, também, que a decisão do STF prolatada no RE 633.703, que impossibilitou a aplicação dessa lei ao pleito de 2010, foi uma decisão irresponsável, inconsequente e inconstitucional.

    Por: Ubiratan Pires Ramosl Direito> Doutrinal 04/11/2014 lAcessos: 11

    O presente trabalho tem como escopo tecer comentários a cerca das inovações trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei do Ficha Limpa), bem como debater as principais teses que permearam a celeuma jurídica jurisprudencial que culminou no controle concentrado de constitucionalidade afirmativo exercido pelo STF diante provocação das ADI 4578, ADC 29 e ADC 30. Igualmente, busca enfrentar as novas hipóteses sob os principais aspectos de harmonização com o texto da carta constitucional de 1988.

    Por: Fernando Quevem Cardoso Moural Direitol 20/04/2012 lAcessos: 612

    Neste modesto trabalho, tentaremos demonstrar que a LC nº 135/2010 não é só uma lei desnecessária; é uma lei inconstitucional; e, também, que a decisão do STF prolatada no RE 633.703, que impossibilitou a aplicação dessa lei ao pleito de 2010, foi uma decisão irresponsável, inconsequente e inconstitucional.

    Por: Ubiratan Pires Ramosl Direito> Doutrinal 04/11/2014 lAcessos: 11
    Karolini Tokarski

    O presente artigo trata de identificar: qual o papel da fidelidade partidária, a qual não consiste apenas em um processo de escolha de governantes pelos governados, mais visa garantir direitos aos cidadãos e criar mecanismos eficientes para assegurar a efetiva participação de toda a sociedade.

    Por: Karolini Tokarskil Direito> Doutrinal 26/07/2011 lAcessos: 597

    Como a idade afecta a nossa empregabilidade. A empregabilidade decresce com o passar dos anos.

    Por: rosa gonçalvesl Carreira> Entrevistasl 27/05/2014 lAcessos: 17

    Ter um bom currículo é importante, mas o que define quem será ou não contratado é a famosa entrevista de emprego. Nessa hora os candidatos suam frio e não sabem como se portar, por isso, montei para vocês este artigo que irá ajudar muito.

    Por: matheusl Carreira> Entrevistasl 24/03/2014 lAcessos: 37
    Almy Froes

    Mostrarei de forma simples e descomplicada como ir bem na sua entrevista de emprego, com dicas que podem fazer toda a diferença!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 21/02/2014 lAcessos: 11

    Veja Como se controlar o medo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

    Por: Flademirl Carreira> Entrevistasl 08/02/2014 lAcessos: 36
    Almy Froes

    Veja como ir bem em uma entrevista de emprego, com dicas simples porém altamente eficientes!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 02/11/2013 lAcessos: 44

    Dicas do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, especificamente para professores.o artigo também pode ser uma ajuda para aqueles que não tem pudor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.Uma abordagem simples, em uma linguagem gacil e bem humorada.

    Por: RONI EVERSON DOS SANTOSl Carreira> Entrevistasl 25/07/2013 lAcessos: 38
    Ricardo Miguel

    Aprenda no artigo de hoje 5 dicas de como procurar emprego e ser bem sucedido. Saiba como continuar motivado e não perder a esperança com as várias dicas que sugerimos para procurar trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Carreira> Entrevistasl 03/07/2013 lAcessos: 39

    Para iniciar a entrada no mercado de trabalho, o primeiro passo a ser tomado é a entrevista do emprego, de modo a conseguir obter o mesmo. Vários fatores de comportamento e personalidade têm influência no processo, e aqui vão algumas dicas que ajudam nesse momento:

    Por: Antoniol Carreira> Entrevistasl 07/06/2013 lAcessos: 37
    António Pestana

    Apresenta-se uma abordagem para a escrita de documentos onde se defende que a forma e conteúdos devem ser principalmente determinados pelo objectivo do documento em particular que se está a elaborar e não por templates e documentos de exemplo.

    Por: António Pestanal Educaçãol 29/03/2011 lAcessos: 171
    António Pestana

    Neste artigo vou apresentar-vos algumas dicas para a criação de anúncios de venda de carros usados na Web. Creio que estas dicas darão ao seu carro usado a maior visibilidade e sucesso possível junto dos potenciais compradores.

    Por: António Pestanal Automóveis> Carrosl 16/03/2011 lAcessos: 75
    António Pestana

    Apresenta uma nova ferramenta para a realização de pesquisas nos bens penhorados das Finanças e uma série de cuidados a ter quando se pretende realizar uma compra.

    Por: António Pestanal Internetl 13/09/2010 lAcessos: 653
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast